MARVEL X DC


MARVEL X DC




INTRODUÇÃO

A briga entre fãs da Marvel e da DC não é de hoje, mais obviamente se intensificou muito depois que essa onda de filmes contemporâneos começou.

Mas muito antes do Homem de Ferro de Robert Downer Jr. de 2008, dar as caras nas telas do cinema pela primeira vez, já tivemos séries e filmes de heróis conhecidos no mundo inteiro.

Nesse post vou tentar abranger alguns desses filmes antigos e mostrar principalmente para os fãs da Marvel, que não é só a DC que possuem versões mais simplórias de seus heróis.

Abaixo o Batman de Adam West que faleceu há pouco tempo atrás. Muitos fãs como eu, da DC Comics, sempre foram "zuados" por esse Batman abaixo da série de 1966. Mas como não amar essa série? Ela foi a uma das mais importantes séries de super heróis e muitas das coisas que vemos nela, foi ideia para outras que surgiram depois.





Vamos embarcar nessa viagem?


CAPITÃO AMÉRICA (1944)



Grant Gardner. Sim, esse era o nome do Capitão América que foi adaptado dos gibis para uma série que passava nos cinemas norte-americanos. Dick Purcel era o ator que vestia a roupa do herói norte-americano e o seriado era produzido pela Republic Pictures. Ainda em branco e preto, para vocês verem como o Capitão América é velho. Acho que só perde para o Fantasma e o Spirit.

HOMEM ARANHA (1977)



Em 1977, o herói da roupa vermelha e azul já dava as caras nas telas. Tinha uma série e dessa série foi produzido um filme para a TV. A Danchuck Productions não agradou o mestre Stan Lee que não gostou do resultado final e achou tudo muito infantil.

O desenho dos anos 80 é muito parecido com esse filme. Faça a comparação qualquer dia no You Tube.
Nos extras de alguns dvds dos filmes do Homem Aranha com o ator Tobey Maguire, conta um pouco da história desse herói tão popular não só nos Estados Unidos mas no mundo inteiro.

HOMEM ARANHA (1978)



Série japonesa, produzida em 1978, pela lendária Toei Company. Sim, a mesma que produz as séries de tokusatsu: Jaspion, Changeman e Kamen Rider.

Teve 41 episódios exibidos pela Tokyo Channel do dia 12 de Maio até 14 de Março de 1979.

DOUTOR ESTRANHO (1978)



Doutor Estranho também possui sua versão de 1978. A Universal Television foi a responsável desse filme para TV. E pela primeira vez tivemos a adaptação de um vilão dos gibis para as telas. Morgana Le Fay.

SUPERMAN (1978)



Christopher Reeve vive o Homem de Aço, dirigido por Richard Donner com orçamento de 55 milhões de dólares, faturou 300 milhões de dólares.

Conta a história do jovem que vive na cidade rural de Smallville e que se torna o jornalista Clark Kent e Super Homem. No elenco além de Reeve, Marlon Brando, Gene Hackman e Margot Kidder.

SUPERGIRL (1984)



Considerado por alguns sites especializados, o pior filme de herói de todos os tempos. Por sorte, Reeve não participou desse filme, existia planos para ele participar.
Helen Slater é a protagonista. Ela inclusive foi escalada para ser a mãe da protagonista na série homônima mais nova lançada.


O RETORNO DO INCRÍVEL HULK (1989)



Outro filme adaptado para a tv, que traz a dupla de atores que atuaram na série, Bill Bixby e Lou Ferrigno e um dado interessante é que Thor é introduzido nesse filme, muito antes desse Thor que conhecemos.

No ano seguinte, esse filme teve uma continuação e Bruce Banner foi defendido por nada mais, nada menos que O Demolidor.

O JUSTIÇEIRO (1989)



No mesmo ano do filme do Huk, outro herói que teve uma versão nas telas, foi O Justiçeiro vivido pelo ator de filmes de ação Dolph Lundgren. Dolph também viveu um outro herói bem famoso nos EUA, He-Man e existem boatos de que pode sair um novo filme desse desenho sucesso absoluto nos anos 80.

CAPITÃO AMÉRICA (1990)



Não foi lançado nos cinemas norte-americanos, mas mesmo só em vídeo, fez um belo estrago na imagem do herói hoje tão cultuado.
Em 1979, ele já havia tido um filme, também pouco conhecido do grande público, mas esse de 1990, é sem sombra de dúvidas, o que mais envergonha os fãs da Marvel. Tanto é que muitos nem consideram esse filme. Falam que o primeiro filme do Capitão América, seria o de 2011 Capitão América: O Primeiro Vingador. Em 2014, Capitão América: O Soldado Invernal. Em 2016, Capitão América Guerra Civil e

QUARTETO FANTÁSTICO (1994)



Antes de vermos Jessica Alba e Chris Evans nas telas, veio esse filme do Quarteto Fantástico. Na verdade ele não foi oficialmente lançado e o próprio Stan Lee disse que fizeram esse filme, só para não perderem os direitos autorais.

Eu confesso que não gostei nem da versão mais nova que Alba participa. Acho muito chato esse filme.

DREDD (1995 e 2012)

1995

versão de 2012


Dizem que Sylvester Stallone se recusou a ficar o tempo todo com o elmo. Talvez porque não aceitaria a idéia de passar o filme inteiro sem mostrar seu rosto. O filme tem bons figurinos, prédios enormes e cenário até bem convicente, mas se você assistir Dredd de 2012, com Karl Urban, terá um filme com o espírito do HQ e esse sim, me agradou muito. Recomendo fortemente!!! Violento, cru, moderno e o ator não tira o elmo em nenhum momento.


GENERATION X (1996)

Nunca lançado, foi um piloto para ser uma série de tv, poderia ter sido o primeiro filme dos X-Men, mas para a alegria dos fãs, não foi adiante.

AÇO (1997)



Esse eu nem vou falar muito. Só vou dizer que Shaquille O' Neal é Aço. Preciso dizer mais alguma coisa?

Veja essa foto, pois uma imagem vale mais que mil palavras.

SPAWN (1997)




Criação de Todd Macfarlane, o mesmo que criou Dredd, fez um filme até bem fiel aos quadrinhos. Eu gostei, mas muitos fãs acham que o filme tinha que ser mais "pesado" se é que me entende. E não falo do peso do personagem vivido por John Leguizamo, que a crítica elogiou muito. Dizem, que uma versão atualizada será lançada em breve. Vamos ver se supera esse dos anos 90.

Uma curiosidade, o artista que desenhou Spawn fez a capa do cd da banda de heavy metal Iced Earth, Alive In Athens cd triplo.

Alive In Athens


NICK FURY: AGENTE DA S.H.I.E.L.D (1998)



Escrito por David Goyer, um cara que nada mais nada menos, ajudou Bryan Singer a escrever o primeiro X-Men, ajudou também Christopher Nolan a fazer a trilogia de Batman, (os melhores filmes já produzidos do Homem Morcego) e ajudou também Zack Snyder a fazer o Homem de Aço. Esse mesmo cara, fez esse filme que deixou muitos fãs indignados. David Hassellhoff, da série Baywatch era um dos atores principais. E não, esse filme não tem a participação de Samuel L. Jackson. (O homem que trava o Wikipedia).

MULHER GATO (2004)



Esse de todos os filmes de herói que vi, é disparado o pior de todos. Michelle Pfeiffer, Ashley Judd, quase foram a Mulher Gato, na verdade, Michelle foi nos filmes de Batman, da era Tim Burton, mas a escolhida foi Halle Berry. Ela é uma boa atriz, mas nesse filme não foi bem. A história é ruim, as cenas são ruins, os dialogos são ruins e a única coisa boa de se ver, é a bela Halle em roupas apertadas, de resto, pouco se aproveita.

BATMAN BEGINS (2005)


Revi esse filme há pouco tempo e hoje concluo que toda a trilogia de Christopher Nolan é muito boa. Não tem essa de um filme é melhor que o outro. O 2 é sim, o mais famoso, até por ter tido Heath Ledger que morreu pouco depois do filme, mas o 1 e o 3 não deixam a desejar. Se não viu nenhum dos filmes, assista-os na ordem e verá que cada um deles tem sua importância.

Esse primeiro conta a história do menino Bruce, que vê seus pais serem assassinados, herda uma fortuna, empresas e vira Batman com a ajuda do seu mordomo. O personagem de Liam Neeson no filme também é sensacional, veja esse filme e depois nos diga o que achou. Nada lembra os filmes de Batman antes dele.


MOTOQUEIRO FANTASMA (2007 - 2011)

2007

2011

Muita gente criticou esse filme. Eu gostei. Mas concordo que poderia ser bem sombrio. Se fosse mais para o lado de um filme de terror, ficaria melhor ainda. Agora a escolha do ator Nicolas Cage é polêmica. Tem hora que acho que poderia ter sido feito por um ator mais novo. O primeiro filme tem a presença da bela Eva Mendes como namorada de Johnny Blaze.

Gostei muito da caracterização do personagem com fogo no rosto e andando na moto saindo fogo. A cena do primeiro filme, que ele está numa cadeia e fala para o menino: - Nice Jacket!!! é hilária!!!


HOMEM DE FERRO (2008)



Esse foi o filme que deu o pontapé inicial nessa onda de filmes de heróis. Pelo menos do lado da Marvel. Ele é sem dúvida o maior responsável por hoje, as empresas estarem investindo tanto nesse mercado e não se trata só da bilheteria dos filmes, mas também em jogos de videogame e produtos licenciados que vão desde camisetas, action figures até cadernos, etc.

Homem de Ferro de 2008, lançado no dia 30 de Abril, conta a história do bilionário Tony Stark que realiza testes bélicos no exterior, mas é sequestrado por terroristas que forçam a construir uma arma devastadora. Ao invés disso, ele constrói uma armadura blindada e enfrenta seus sequestradores. Voltando para os EUA, ele aprimora essa arma ainda mais e a usa para combater o crime.

O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008)


O melhor de todos. O filme que mudou meu conceito sobre filmes de heróis. Junto dos dois primeiros Homem Aranha, esse filme mudou a maneira e a importância que eu dava para esse tipo de filme. Heath Ledger está hipnotizante no papel do Coringa. Um Coringa sarcástico, perigoso e que possui quase que uma obsessão por Batman. Para ele, não importa dinheiro.

Ele quer a todo tempo infernizar a vida do Homem Morcego. Bale faz um Batman que se vê ao mesmo tempo como herói e vilão. Abdica da alcunha Batman e deixa toda responsabilidade nas mãos de Aaron Eckhart que vive Harvey Dent, o vilão Duas Caras. Antes de todas as cenas de ação mais longas, soa uma sirene. O filme é impecável. Te prende a respiração, te prende a atenção, te faz rir, te faz ficar tenso, disparado o melhor filme de heróis que já vi na vida.

O ator Michael Caine confessou que ficou nervoso ao ensaiar perto de Ledger. Disse que até estava com dificuldades para decorar o texto, pois a figura de Heath vestido de Coringa era tão real, que o incomodava de alguma maneira. Curiosidades desse filmaço. Heath recebeu um Oscar póstumo por esse filme.

HOMEM DE FERRO 2 (2010)



Em 2010, podemos ver novamente nas telas, Tony Stark que dessa vez se vê pressionado pelo exército para que ele compartilhe os segredos de suas armaduras mas ao mesmo tempo em que sofre essa pressão, ele teme que seus tesouros caem nas mãos de pessoas erradas.

LANTERNA VERDE (2011)



Hal Jordan, um vaidoso piloto de testes, recebe um poderoso anel, e é recrutado por um esquadrão intergaláctico chamado Lanterna Verde para lutar contra um poderoso inimigo que pretende acabar com o equilíbrio do universo.

O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (2012)


Bane é um vilão com V maiúsculo. Juro que pensei que não iria gostar desse filme, depois de ver Batman: O Cavaleiro das Trevas (segundo filme da franquia de Nolan), mas gostei muito desse filme. E mesmo a presença incomoda da Anne Hathaway, (não gosto quando colocam atrizes magérrimas) para fazer papel de mulheres fortes, nem isso não fez com que estragasse a minha diversão quando vi esse filme. Nolan concluiu a trilogia de uma maneira muito satisfatória. Obviamente não é melhor que o 2. Mas vale muito apena ver a conclusão da trilogia de Nolan.

OS VINGADORES (2012)



Loki (Tom Hiddleston) rouba o cubo cósmico dentro das instalações da S.H.I.E.L.D e seu líder Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca heróis que jamais haviam atuado juntos. Homem de Ferro (Robert Downer Jr.), Steve Rogers - Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner - Hulk - (Mark Ruffalo), Natasha Romanoff - Viúva Negra (Scarlett Johansson).

Força eles possuem juntos, mas o ego é igualmente proporcional e esse é o grande desafio de Nick, conseguir fazer todos trabalharem juntos, sem que o ego de cada um supere o do próximo.


HOMEM DE FERRO 3 (2013)



Um vilão deixa em pó, tudo que Tony Stark havia construído. Ele precisa se reerguer do zero. E principalmente lutar contra o medo do fracasso. Vemos aqui uma situação ainda mais complicada para Tony, nunca antes vivida por ele. Parece que o mundo conspira contra ele e ele precisa reunir forças e sua inteligência para dar a volta por cima.

OS VINGADORES 2: ERA DE ULTRON (2015)



Tony Stark traça um plano para proteger o planeta de ameaças, construindo um sistema de inteligência artificial que tinha como maior objetivo, cuidar da paz mundial. Mas as coisas dão errado e isso gera o nascimento de Ultron. Todos aqueles que citei acima, mais o Gavião Arqueiro unem forças novamente, para sanar mais essa ameaça.

ESQUADRÃO SUICIDA (2016)



Falaram tanto que Jared Leto faria um Coringa tão bom, quanto do de Heath Ledger, mas o que vemos é um filme que só tem uma estrela: Margot Robbie. Nem o Will Smith chamou atenção nesse filme. Fraco, sem muita coisa para chamar atenção, na época que ainda estavam passando os trailers, parecia que seria ótimo, ainda mais com a trilha da banda Queen. Mas Esquadrão Suicida decepcionou. Já tem um 2 pronto para 2019. Vamos aguardar.

BATMAN VS SUPERMAN (2016)



Podem falar que a história é bobinha, que forçaram a barra para esse filme parecer legal, que Jesse Eisenberg imita Heath Ledger ao interpretar Lex Luthor, o fato é que eu gostei desse filme. Achei divertido, achei que tem bons momentos de ação e só não gostei do vilão final.

Ben Affleck foi muito bem no papel de Batman, mas admito que longe de chegar ao nível de Bale no Batman de Christopher Nolan.

Superman aparece de maneira magistral e vive um conflito entre usar todo seu poder, ou deixar o povo se virar sem ele. E Batman dá uma sova no Superman, que muita gente iniciou uma discussão se realmente ele Batman, um homem comum, poderia bater tanto num ser extraterrestre como o Superman. No final das contas, para mim, o que vale é a diversão e esse filme me divertiu.

DEADPOOL (2016)



Wade Wilson um ex-agente especial passou a trabalhar como mercenário. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando um terrorista o desfigura completamente. Ele se transforma em Deadpool. Um herói sarcástico, que zoa com seus inimigos antes de bater neles. Violento, engraçado, uma bela surpresa para os fãs de filmes de heróis. O filme tem uma atriz brasileira.

LIGA DA JUSTIÇA (2017)



Esse filme eu vou fazer um post especial sobre ele, quando assistir, como ainda não vi, prefiro não opinar.
Mas podemos adiantar que a presença de personagens como Flash, Aquaman e Victor Stone, faz tudo ficar ainda mais interessante. Além de ter é claro a Mulher Maravilha, que também possui um filmaço que pretendo falar depois aqui no blog e que não falarei dessa vez porque o post já está grande demais. O mesmo pretendo fazer sobre o filme Demolidor e sobre as séries baseadas em heróis também.


OS VINGADORES 3 - A GUERRA INFINITA (2018)



Thanos é o inimigo dessa vez. Um inimigo à altura dos heróis. Thanos planeja usar as 6 pedras infinitas para realizar seus planos contra a humanidade.
Esse filme é considerado principalmente pelos fãs da Marvel, o melhor filme de heróis de todos os tempos. Para vocês que seguem esse blog, não existe segredo quanto a minha opinião. Ainda não vi esse filme, mas até o momento, o meu filme predileto é O Cavaleiro das Trevas. Segundo filme da trilogia de Batman, feita por Christopher Nolan.

Como o post ficou enorme, pretendo listar outros filmes que ficaram de fora desse post. E pretendo colocar posts especiais para falar de três heróis que possuem uma longa lista de filmes, à saber: Super Homem, Batman (preciso falar dos filmes antigos) e é claro, o Homem Aranha. O filme é enorme, todo mundo que viu, disse que é muito grande, mas que vale apena cada minuto.

Até lá!!!

Os 3 atores que viveram o Spiderman






























Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE