MANOWAR - Bandas que amamos!

MANOWAR 

Bandas que amamos!

Formação mais duradoura

INTRODUÇÃO

Na seção: "bandas que amamos" de hoje, vamos falar de uma banda que tem uma legião de fãs extremamente fiéis. Com o lema cerveja, mulheres e muito heavy-metal, ou como mesmo a banda classifica o seu som, com o true metal, o Manowar ganhou destaque no cenário mundial com seus álbuns de extrema qualidade e seus shows memoráveis.

São 40 anos de história. Então imaginem o desafio para mim, fã da banda, retratar a história dessa banda, de um jeito que eu consiga dar muitos detalhes que outros sites ainda não deram, mas ao mesmo tempo sem deixar o post cansativo. Sim, é um desafio enorme!!!

Vou tentar fazer o meu melhor, porque essa banda merece! Afinal, é a banda do meu coração! Essa banda é muito importante para mim e para formar o que sou hoje. Muito devo ao Manowar!!!

Sou muito grato ao Manowar, pelas músicas, pelas mensagens otimistas e de coragem, pelas pessoas que conheci por conhecer o Manowar e pelo respeito que tenho hoje de muitas pessoas, por ser fã dessa banda. Aliás, muitas pessoas no trabalho, na época da faculdade, sempre associavam a banda a mim, por eu ser um entusiasta da banda. Sempre ouvia coisas do tipo: E ae Manowar!!! Como você está cara??? Eu obviamente ficava feliz por essa associação.

Para vocês terem uma ideia, até no dia da minha formatura, eu fiz o símbolo segurando o punho, como a banda faz. A galera gritou: Manowar, Manowar, Manowar!!! Isso ficará para sempre na minha memória!!!

Eu conheci a minha esposa, em um fórum de fãs de Manowar, então não teria como eu não ter um carinho especial por essa lendária banda do mundo do heavy metal!!!

Espero, quem sabe, um dia poder contar todas essas histórias para a banda, pessoalmente.

Mas chega de babação de ovo e vamos ao que interessa!!!

Boa leitura!

FICHA TÉCNICA:

País: Estados Unidos
Local de fundação: Auburn, Nova Iorque
Ano de Fundação da banda: 1980
Vertentes: heavy metal, true metal, power metal.

Integrantes:

Eric Adams: vocalista
Joey DeMaio: baixista e letrista
Anders Johansson: baterista
E.V. Martel: (guitarrista brasileiro convidado para a turnê atual)
 
Ex-Integrantes:

Carl Kennedy
Ross The Boss
Scott Columbus (falecido)
David Shankle
Kenny Earl Edwards
Donnie Hamzik
Karl Logan (afastado)
Marcus Castilanni


COMO TUDO COMEÇOU...

Foto antiga da banda

Joey DeMaio nascido no dia 6 de Março de 1954 em Aurburn, Nova Iorque, Estados Unidos, é filho de mãe americana e pai italiano. Fã de artes marciais, musculação e amante de motocicletas, Joey era responsável por fazer efeitos pirotécnicos do Black Sabbath. Trabalhou como técnico de baixo de Geeze Butller durante a turnê de lançamento do álbum: Heaven and Hell que viria a ser o primeiro disco do inesquecível Ronnie James Dio, nos vocais do Sabbath. E foi nesse período, que ele conheceu Ross The Boss que era guitarrista do The Dictators formada no início de 1973 banda que teve como baixista, o até então desconhecido Mark "The Animal" Mendonza entre os anos de 1975 e 1976. Esse cara depois viria a ser baixista do Twisted Sister.

Nessa mesma época, DeMaio havia montado uma banda com seu amigo de escola Eric Adams. Essa banda chamada Looks. E o line-up da banda era: Duck McDonald nas guitarras, John Gagliano na bateria, Joey DeMaio obviamente no baixo e nos vocais: Eric Adams.

Ross The Boss posteriormente participou da banda Shakin' Street. Essa banda fez aberturas dos shows da banda Blue Oyster Cult e do Black Sabbath. O guitarrista também trabalhou na banda Lyre.

Joeu DeMaio

Não demorou muito para DeMaio querer que Ross The Boss tocasse com ele em uma banda e sugeriu uma troca, trazendo ele para a sua banda e levando o guitarrista Duck McDonald para a banda que Ross pertencia.

Ross The Boss

E foi da união desses caras que surgiu o Manowar.

Naquela época era muito comum músicos encontrarem bandas e bandas encontrarem músicos através de anúncios de jornal. Basta lermos as biografias de várias bandas que notamos isso com facilidade. O KISS por exemplo, conheceu seus integrantes dessa forma, entre tantas outras bandas de rock. E foi desse jeito que o recém formado Manowar conheceu Karl Kennedy, que se juntou ao grupo para ser o baterista.

O ano é 1981, a banda lança uma demo com essa formação: Joey Demaio no baixo, nas guitarras: Ross The Boss, na bateria Karl Kennedy e nos vocais Eric Adams. Eric já havia integrado as bandas: The Kids e Harlequin.

Eric Adams
Essa demo continha apenas duas músicas. E em pouco tempo Karl deixa a banda para a entrada de Donnie Hamzik.

Foi com essa nova formação que no ano de 1982, junto à gravadora Liberty que a banda lançaria um dos maiores clássicos do heavy metal. O álbum Battle Hymns é até hoje lembrado em qualquer lista de grandes álbuns de metal de qualquer jornalista especializado que se preze.  E esse álbum teve a ilustre participação de Orson Welles (ator, roteirista e diretor norte-americano), narrando um trecho de Dark Avenger.

Battle Hymns (1982)

Abaixo a lista das faixas desse álbum:

1) Death Tone
2) Metal Daze
3) Fast Taker
4) Shell Shock
5) Manowar
6) Dark Avenger
7) William's Tale
8) Battle Hymn

Nesse trabalho vemos uma espécie de embrião do que o Manowar iria se tornar no futuro. composições brilhantes, letras contagiantes e melodias que chamavam a atenção de quem ouvia o disco.

Vemos também em Battle Hymns uma clara influência do compositor alemão Richard Wagner, outra coisa que seria uma constante na carreira da banda.

Donnie Hamzik

A banda então recebeu um convite para fazer um show, no Reading Rock Festival na Inglaterra. Mas a gravadora da banda, a Liberty não tinha grana para pagar as passagens. Isso irritou a banda que pediu para cair fora.

Nessa época, um outro cara entra na banda. Seu nome? Scott Columbus. Ele entra e saí Hamzik. Teria uma sido uma amiga de DeMaio que havia recomendado Columbus para a banda. Columbus é daqueles casos que depois que tudo passa, vemos como o destino foi perfeito em unir ele à banda. Ele tinha a cara do Manowar e não demorou muito para se entrosar com o restante do grupo.

A banda então assina com outra gravadora, a Megaforce. Foi com essa gravadora, que a banda faz o lendário ritual de assinar o contrato com sangue. Isso lembra muito aquela história de que o KISS teria colocando o sangue de seus integrantes na tinta que fez os primeiros hq(s) do grupo.

Pacto?

E no ano de 1983, o Manowar consegue novamente atrair a atenção de jornalistas especializados e de bandas, com o lançamento do Into Glory Ride. No final desse ano, agora sim, com apoio dessa nova gravadora, a banda entra na estrada para uma turnê de dois meses pela Europa. Nessa viagem a banda passou pelos países: Inglaterra, Alemanha, França, Portugal e Espanha. Depois de tudo isso, retornam para a sua terra natal, os Estados Unidos.

Abaixo, a sequência de sons de Into Glory Ride:

Into Glory Ride (1983)

1) Warlord
2) Secret of Steel
3) Gloves of Metal
4) Gates of Valhalla
5) Hatred
6) Revelation's (Death Angel)
7) March For Revenge (by The Soldiers Of Death)

Nesse disco, temos a famosa introdução:

Wait, listen
Hey, what, what's this supposed to be?
She's only sisteen
Come here you
Hey, she wanted it, man

Essa polêmica introdução, traz sons de aparentemente duas pessoas tendo relações sexuais e derepente alguém descobre, provavelmente os pais da garota, o rapaz saí correndo, enquanto a suposta mãe da garota grita: -Ela só tem 16 anos!!! O rapaz diz: - Ela queria e saí correndo dando risada.

Ao ouvir, parece a voz do Eric, mas não tenho certeza.

O álbum é muito bom, mas teve muita gente que criticou por achar ele bem diferente do anterior. Para mim, a 2, a 3 e a 4 desse álbum são fantásticas, mas como fã da banda, sou suspeito para dizer algo.

O terceiro trabalho foi gravado no Canadá e lançando no início de 1984. Hail to England, foi uma homenagem que a banda fez aos fãs ingleses.

Segundo a banda, o país sempre recebeu o Manowar de braços abertos. Algo até bem comum, para norte-americanos. A relação entre norte-americanos e ingleses sempre foi muito boa. Isso inclusive entre os países e suas relações diplomáticas.

Abaixo, as faixas desse terceiro álbum oficial do Manowar.

Hail to England (1984)

1) Blood Of My Enemies
2) Each Dawn I Die
3) Kill With Power
4) Hail To England
5) Army of The Immortals
6) Black Arrows
7) Bridge of Death

Eu destaco a primeira canção que virou marca registrada das inesquecíveis baladas que eu ia na Led Slay em São Paulo, casa tradicional de rock, que infelizmente não existe mais. Ficava na avenida Celso Garcia em São Paulo.

E a terceira, que é a minha música favorita do Manowar, a que para mim representa melhor o espírito da banda: Kill With Power e que eu tive o prazer de ouví-la ao vivo em 2015, no show do Monsters of Rock no Sambódromo do Anhembi.

O Manowar fez a turnê Spectable Of Might Tour que fez com que novos fãs fossem conquistado pelo grupo norte-americano.

E a banda lança Sign Of The Hammer também no ano de 1984. 


Sign of The Hammer (1984)


Faixas:

1) All Men Play on 10
2) Animals
3) Thor (The Powerhead)
4) Mountains
5) Sign Of The Hammer
6) The Oath
7) Thunder Pick
8) Guyana (The Cult Of The Damned)

Esse disco faz a banda ir mais longe. Além da turnê européia que já era parada obrigatória para a banda, os norte-americanos deram as caras na Oceania, em países como Austrália e Nova Zelândia.

Ao lado do produtor Jack Richardson, que já havia trabalhado no álbum anterior, a banda deu sequência ao que havia feito em Hail to England. Um feito que devemos destacar é como a banda lançou dois materiais de alta qualidade em tão curto espaço de tempo. Teve gente que disse que Sign of The Hammer, havia sido resto de material que não teria sido aproveitado no disco anterior, mas DeMaio em algumas entrevistas, negou isso.

Banda e a paixão por motocicletas!

Dentre os destaques, Mountains, com uma atmosfera sombria e pesada, com temática do Vietnã. Amo essa música.

Outra que devemos destacar é a número 8. Essa música foi inspirada no suicídio coletivo ocorrido em 1978, da seita liderada por Jim Jones, seita que na época era chamada de People's Temple. Vemos também mais uma vez a parceria da banda com o artista Ken Kelly, que sempre deixou sua marca em trabalhos da banda.

Não percamos as contas, o quinto álbum da banda foi lançado pela Atlantic: Fighting The World.
Esse disco foi lançado no mês de Março em 1987.

A banda gravou um videoclipe para a faixa Blow Your Speakers, videoclipe esse que foi o primeiro que vi da banda.

Fighting The World (1987)

Seguem abaixo as faixas:

1) Fighting The World
2) Blow Your Speakers
3) Carry On
4) Violence and Bloodshed
5) Defender
6) Drums of Doom
7) Holy War
8) Master of Revenge
9) Black Wind, Fire And Steel

Dizem que os fãs mais fervorosos não gostaram desse álbum na época, alguns acusaram a banda de ter se vendido, após assinarem com a Atlantic Records.

E era óbvio que a gravadora tinha mais a oferecer a banda, mas nem de longe a banda havia se vendido.

Defender foi o último trabalho de Orson Welles com a banda que viria a morrer dois anos antes do lançamento oficial do álbum.

A partir desse disco, vemos o Manowar com um som menos sujo e mais cristalino. Talvez esse disco foi um divisor de águas para o que viria no futuro.

Gosto muito além de Blow Your Speakers, gosto muito de Carry On e Violence and Bloodshed. Mas muitos colocam Black Wind Fire And Steel como a principal faixa desse álbum.

Em 1988, a banda lança o álbum que é considerado talvez o melhor álbum ao lado do primeiro. Kings of Metal.

Kings Of Metal (1988)

1) Wheels Of Fire
2) Kings of Metal
3) Heart Of Steel
4) Sting of The Bumblebee
5) The Crow And The Ring
6) Kingdom Come

Pleasure Slave (que não saiu em alguns álbuns lançados em alguns países)

7) Hail And Kill
8) The Warrior's Prayer
9) Blood of The Kings

Esse álbum marca a saída de Ross The Boss, que logo depois que o álbum foi lançado, deixou a banda. 
No seu lugar entra David Shankle. Turnê se deu nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Foi nesse período que a banda bateu o recorde do Motörhead de banda mais alta do planeta. Recorde que entrou até para o Guiness Book.

Mas voltando ao álbum, o line-up da banda era: Joey DeMaio no baixo, Ross The Boss (guitarras), Scott Columbus na bateria e Eric Adams nos vocais. A banda lança um álbum com o título que os próprios fãs lhes deram: Os Reis do Metal!!!

Esse disco tinha que ser bom, tinha que ser um dos melhores!!!

E conseguiu ser, tanto é que muitas das músicas desse disco, são hoje obrigatórias em os shows da banda. Wheels Of Fire abre o disco com velocidade e é precedida pela faixa título que tem o famoso slogan que viria a ser marca registrada do Manowar.

The Other Bands Play, Manowar Kills!!

Que em português seria traduzido algo do tipo: "As outras bandas tocam, o Manowar detona!!!"

Depois temos a épica, linda canção que o Manowar futuramente cantaria em alemão, emocionando fãs alemães, Heart Of Steel. Uma declaração de batalha e persistência, uma música altamente motivadora.

Sting of The Bumblebee, uma interpretação de baixo para a obra de Rimsky-Korsakov chamada Flight Of The Bumblebee, novamente o tema de persistência e elementos de mitologia nórdica, algo muito comum também nos trabalhos da banda.

Eric Adams
 
The Crown And The Ring, um verdadeiro hino orquestrado que conta com a participação do Canoldir Choir, gravado na St. Paul's Cathedral em Birmingham (Inglaterra). Depois da excelente faixa 6, temos uma música que algumas fãs do Manowar mulheres não gostam muito, pois acham que é uma música machista. Pleasure Slave é uma bem sexualizada. Na letra a mulher está ali para agradar o homem e entre muitos gemidos de mulheres e gritos do Eric Adams ela se desenvolve, tendo no final uma espécie de orgasmo.

Depois temos Hail And Kill, uma das minhas favoritas de toda a carreira da banda, mais uma instrumental, que na verdade é um senhor contando uma história para uma criança e por fim a excelente Blood Of The Kings. 

Depois de tudo isso, Scott Columbus choca os fãs ao deixar a banda. O integrante da banda tinha um filho excepcional e precisava se dedicar ao filho, saiu da banda prometendo voltar quando pudesse. Rhino assumiu as baquetas manowarianas.

The Triumph of Steel foi lançado em um período em que o grunge ganhava força. O ano era 1992. Talvez o maior período que a banda ficou sem lançar um disco de carreira. O último havia sido o Kings Of Metal em 1988.

The Triumph of Steel (1992)


1) Achilles, Agony and Ecstasy and Eight Parts
2) Metal Warriors
3) Ride The Dragon
4) Spirit Horse of The Cherokee
5) Burning
6) The Power of Thy Sword
7) The Demon's Whip
8) Master of The Wind

Nessa época muita gente falava que o rock tinha morrido, ou melhor o heavy metal estaria morto. A resposta do Manowar foi com uma música extremamente rápida: Ride The Dragon.

Mas gosto muito de um som que está dentro da enorme faixa número 1.

Em 1993 foram lançados no mercado duas coletâneas:

-Secrets of Steel
-com os cds Into Glory Ride e Hail to England + 1 vídeo

Secrets Of Steel

Fotos internas:

parte interna do material

Em 1994, a banda faz novamente algo que chama a atenção. Em um show em Hannover na Alemanha, ao tocarem a veloz Black Wind, Fire And Steel, a banda alcança impressionantes 129 decibéis e oficializam o recorde da banda que atingiu o som mais potente do planeta até então.

O Manowar lança então Hell of Steel. Esse material, cobre uma boa parte da carreira da banda até esse momento e tem ainda uma versão em alemão de Heart of Steel, que ficou com o nome de: Herz Aus Stahl.

No fim da turnê, David Shankle deixa a banda. O Manowar fica um bom período sem guitarrista e em uma conversa dentro de uma loja de motos Harley Davidson, DeMaio conhece um rapaz, chamado Karl Logan.

A banda entra em uma batalha judicial gigante com a Atlantic Records, pois o desejo era assinar com a famosa Geffen, que já tinha nada mais, nada menos que os Guns N' Roses em seu cast de bandas.

Columbus nesse período manifesta também o desejo de voltar a banda.

Rhino já sabia que o dia que Scott quisesse voltar para a banda, ele teria que sair e saiu de boas, sem ressentimentos pelo que apurei. Com Columbus de volta, o Manowar parte para mais um disco, o excelente Louder Than Hell lançado em 1996.

Louder Than Hell (1996)

1) Return of The Warlord
2) Brothers of Metal Part I
3) The Gods Made Heavy Metal
4) Courage
5) Number 1
6) Outlaw
7) King
8) Today is a Good Day to Die
9) My Spirit Lives On
10) The Power

Esse disco é maravilhoso. Ouço ele quase que do começo ao fim. Fica realmente difícil falar de apenas uma faixa.

Gosto de todas! Talvez a 8, é a que menos gosto, por ser instrumental, gosto muito mais de músicas cantadas.

Foi nessa época que a banda desembarca pela primeira vez no Brasil. Um show no Olímpia em São Paulo e outro no Rio de Janeiro na casa Imperator.

O show de São Paulo seria dia 15 de Novembro de 1996 e o do Rio dia 20.

Eric Adams desferia em entrevistas o ódio pela música eletrônica e sobrava até para o Metallica. Disse ele que o Manowar nunca tocaria nada que não fosse metal e não trairia seus fãs como o Metallica segundo ele, teria feito.

Eric ainda elogiou o Sepultura, dizendo que a banda tocava rápida como o diabo e que eles faziam isso tão bem ao vivo, como em estúdio e isso para ele, era heavy metal.

Hell on Wheels foi lançado em 1997, devido ao grande número de discos piratas a banda viu a necessidade de lançar algo oficial ao vivo.

Hell on Wheels (1997)


1) Manowar
2) Kings of Metal
3) Kill With Power
4) Sign Of The Hammer
5) My Spirit Lives On
6) Piano Interlude
7) Courage
8) Spirit Horse Of The Cherokee
9) Blood of My Enemies
10) Hail And Kill
11) Warriors Of The World

cd 2

1) Wheels Of Fire
2) Metal Warriors
3) Army Of The Immortals
4) Black Arrows
5) Fighting The World
6) Thor The Power Head
7) King
8) The Gods Made Heavy Metal
9) Black Wind Fire And Steel
10) Return Of The Warlord
11) Carry On
12) Battle Hymn

Cada faixa desse álbum é gravada em um país que o Manowar possui um número expressivo de fãs. A que corresponde ao Brasil é Blood Of My Enemies.

Eu acho esse disco ao vivo, um dos melhores discos ao vivo da história do heavy metal. Ele é simplesmente fantástico!!!

E para compensar as músicas que ficaram de fora, afinal, uma banda como o Manowar não tem como colocar todos os clássicos em apenas um disco ao vivo duplo.

Foi lançado em 1999 o disco: Hell on Stage Live.

Hell on Stage Live (1999)


1) Metal Daze
2) Dark Avenger
3) March For Revenge (By The Soldiers of Death)
4) Hatred
5) Gates of Valhalla
6) Bridge of Death
7) William's Tale
8) Guyana (The Cult Of Damned)
9) The Warrior's Prayer
10) Blood of The Kings
11) Sting Of The Bumblebee
12) Heart of Steel
13) Master of The Wind
14) Outlaw
15) The Power
16) The Crown Of The Ring (Lament Of The Kings)

E MAIS LANÇAMENTOS....

O Manowar sempre foi pioneiro em muita coisa. E sempre prezou pelo capricho de seus materiais.
A banda já lançou dezenas de EP(s), vou destacar aqueles que acho mais importantes e os álbuns mais recentes da banda.
 
Em 1997 a banda lança o disco Anthology, sim, esse é aquele da capa polêmica que a banda aparece mais nova e com os corpos besuntados de óleo, sei, é realmente algo chocante, mas isso não muda em nada a minha opinião sobre a importância dessa banda para o cenário da música pesada.

Anthology (1997)

Em 1998 a banda lança The Kingdom Of Steel

The Kingdom of Steel (1998)


Em 2002 a banda lança Warriors Of The World, um álbum que era muito esperado, depois de um longo período sem um álbum de carreira.

Warriors of The World (2002)

Esse disco é um dos mais bem produzidos do Manowar. Tudo é impecável e vemos como isso mudará quando formos analisar um outro disco do Manowar, mais a frente.

A primeira música excelente, tem aquela pegada Manowar, seguida pela 2 que é uma música bem americanizada ao meu ver, mas não deixa de ser boa, Nessun Dorma a obra de Puccini, seguida por Valhalla.

A número 5 uma balada que foi uma das músicas mais bem executadas no show que fui da banda em 2002 na casa de shows paulistana Credicard Hall.

Depois temos aquela música que o Elvis cantou, na sequência The March e a música título do álbum que rendeu um videoclipe.

Hand Of Doom, House of Death e Fight Until Will Die é uma sequência matadora para finalizar o disco, que realmente impresssiona!!!

O show que fui em 2010, decepcionou alguns fãs que esperavam ansiosamente pela banda, fãs como eu que não tinham participado do Monsters of Rock em 1998 e que não tinha assistido a banda em 96 no Olímpia.

Nesse show eles só tocaram músicas consideradas novas. A banda fez a tradicional cena de levar mulheres ao palco que levantaram a blusa mostrando os seios e que agradaram um outro fã que subiu ao palco para tocar guitarra. Desespero das namoradas presentes!!!

No final, ainda teve uma polêmica quando um fã jogou algo do Iron Maiden no palco, Joey de Maio jogou no chão e disse: Isso não é heavy metal!!!

O que irritou alguns fãs que não eram exclusivamente fãs da banda.

Abaixo o set list do álbum.

1) Call To Arms
2) The Fight For Freedom
3) Nessun Dorma
4) Valhalla
5) Swords of The Wind
6) An American Trilogy
7) The March
8) Warriors of The World
9) Hand of Doom
10) House of Death
11) Fight Until Will Die

Em 2002 a banda lança o EP Dawn Of Battle

Dawn of Battle (2002)
 Em 2006 a banda lança o EP Sons of Odin, que podemos ver a capa abaixo:

Sons of Odin (2006)

Em 2007 Gods Of War foi lançado.

Confesso que quando ouvi esse álbum a primeira vez, achei ele extremamente longo e cansativo. Mas com o tempo foi gostando dele e mesmo longo, ele tem muita qualidade e algumas canções muito boas.

Destaque para: as faixas 6, 10 e 12.

Gods Of War (2007)

1) Overture to The Hymn Of The Immortal Warriors
2) The Ascencion
3) King of Kings
4) Army Of The Dead Part I
5) Sleipnir
6) Loki God Of Fire
7) Blood Brothers
8) Overture to Odin
9) The Blood Of Odin
10) Sons Of Odin
11) Glory Magesty Unity
12) Gods Of War
13) Army Of The Dead Part II
14) Odin
15) Hymn Of The Immortal Warriors
16) Die For Metal

E no mesmo ano de 2007 Gods Of War Live, o aovivo dessa turnê:


Eu tenho muito material da banda, mas esse cd acima, é um dos itens que faltam para a minha coleção.

Se alguém quiser me dar de presente, eu passo a caixa postal...hehehehehe

Seguindo, ufa, é muita coisa!!!

Em 2009 Thunder In The Sky (EP)



Em 2010 Battle Hymns MMXI, preza por remasterizar o clássico debut da banda e com uma capa reestilizada.

Linda a capa desse disco!!!

Battle Hymns (2010)

A MORTE DE SCOOT COLUMBUS

Eterno Scott

Em 2011, os fãs de Manowar, receberam aquela notícia que nenhum fã gosta de receber. Um integrante da banda havia morrido.

Eu fiquei muito triste, pois sempre sonhei ver a banda com a formação da foto principal desse post, mas Columbus nos deixou.

Scott Columbus morreu aos 54 anos! Scott teria revelado em entrevista anos anteriores, que não saiu da banda, porque seu filho precisava de sua ajuda, saiu por divergências com DeMaio, mas depois voltou e quando saiu pela última vez, não foi revelado o motivo.

Aliás muito mistério envolve a morte de Scott.

Um post anônimo no site Babblermouth postou algo do tipo: "Eu sei como o Scott morreu". Segundo esse fã, Scott teria tido uma briga feia com a namorada e se enforcado. Segundo essa pessoa, de perfil anônimo, Scott queria se tornar uma lenda, ele tinha problemas com o alcool e talvez isso tenha colaborado.

Não dá para confirmar essa versão porque a própria família e a banda, não dá qualquer informação sobre isso.

Sua filha: Teresa Columbus Burgdoff escreveu:

"Algumas pessoas entraram em contato com a família fazendo perguntas quanto à causa da morte do meu pai. Eu sei que há boatos. Eu entendo a curiosidade das pessoas, já que ele era uma pessoa tão admirada. Por favor, entendam que a minha família e eu estamos tentando manter isso privado. Estamos optando por celebrar a sua vida fabulosa. Isso é o que ele teria querido. Obrigado pelo seu apoio e compreensão. Eu sei que isso significa o mundo para o meu pai".

A postagem foi feita em uma página Remembering Scoot Columbus criada e administrada pela própria filha de Scott.

CONTINUANDO...

Em 2012 The Lord of Steel.

Preciso dizer algo sobre esse material.

Eu não tenho, mas ouvi o EP, primeira versão do disco, essa capa abaixo e mais adiante o disco que eu tenho.

Esse disco é infinitamente melhor que o que foi lançado depois. O som do disco que ficou como o "de carreira" é abafado, músicas sem alma, fracas, para mim, é duro dizer isso, mas eu acho o pior disco do Manowar. E olha que para o Manowar lançar algo que eu como fã classifico como ruim, é porque é ruim mesmo.

Se um dia quiser comprar opte por essa primeira capa, porque o disco é ruim.

The Lord of Steel (EP)

The Lord Of Steel

Em 2014 Kings Of Metal MMXIV

Mais um disco que me falta a minha coleção:

Kings Of Metal MMXIV  (2014)

Em 2019 lança The Final Battle I (EP)

The Final Battle I (2019)

Obs: Não vou falar dos DVDS, porque quero fazer um post especial sobre isso, falando da minha coleção pessoal.

A PRISÃO DE KARL LOGAN

Karl Logan sob a moto!

Depois da morte de Scoot Columbus, outro fato choca os fãs da banda. No dia 8 de Agosto de 2018, o guitarrista da banda Karl Logan, foi preso nos Estados Unidos por posse de material pornográfico e o que é pior, infantil.

A prisão ocorreu em Charlotte, Carolina do Norte. Sua fiança foi estipulada em 35 mil dólares, algo em torno de 130 mil reais na época.

A notícia foi dada pelo site Babblermouth. O xerife do condado de Mecklenburg disse que foi apreendido com ele, material com fotos de menores nuas.

A banda se posicionou dizendo que continuaria a turnê sem Karl, até que tudo fosse resolvido.

E segue sem ele, para o seu lugar foi chamado um guitarrista brasileiro, chamado: E. V. Martel que já tocava em uma banda cover do Manowar.

Inclusive é ele que tem feito os shows da Final Battle World Tour.

Essa turnê foi apresentada por alguns sites, como sendo a última turnê do Manowar. Mas o próprio baixista da banda e presidente da Magic Circle Music, manager também do Rhapsody Of Fire Joey DeMaio desmentiu, dizendo que sim, a banda vai dar uma pausa, mas não parar em definitivo e que isso não passa pela cabeça da banda no momento, de parar em definitivo.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A BANDA...

Fãs do Manowar

O Manowar é uma banda icônica.
Tem várias histórias sobre ela. Como por exemplo a de que uma fã teria saído correndo pelada de um hotel, porque não aguentava mais o apetite sexual de Joey DeMaio.
E a banda não se priva ao falar das mulheres.

Mulheres no palco!

Inclusive nos dvds, que pretendo fazer um post separado, podemos ver muitas dessas fãs subindo ao palco ou entrando nos quartos de hotéis que a banda se hospeda ao redor do mundo.
Pouco se sabe sobre a vida pessoal dos integrantes da banda, se são casados, com quem, eles são muito discretos em relação à isso. Mas uma coisa é fato, eles aprontaram muito ao longo desses 40 anos.
Em Curitiba por exemplo, uma fã aparece no primeiro dvd em uma festinha particular com a banda e outra mulher.

Joey teria dito nessa ocasião: I love Curitiba!!!

Essas cenas são bem comuns nos shows da banda;

Foto emblemática!

-Mas existem outras coisas para se falar, como por exemplo o fato da banda ser a primeira a gravar um material em 18 idiomas!!!
-Eles dizem que foram os primeiros dentro do metal a gravarem com orquestra.
-Primeira banda a gravar um material com a tecnologia Dolby 5.1 com a SACD (Super Audio Compact Disc)
 
-A primeira banda a criar e desenvolver suas próprias paredes de auto-falantres para suas guitarras.
São tantas coisas que fazem dessa banda mais que especial.

Eu já os vi duas vezes: em 2010 no Credicard Hall e no Festival Monsters of Rock em 2015 e se Deus me permitir, quero vê-los mais uma vez, vamos ver se consigo.

Abaixo fotos que peguei do próprio site oficial da banda. do show que fui, último no Brasil até o momento, dia 26 de Abril de 2015:

Foto 1

Foto 2

Foto 3

E como diz o lema do Manowar: Born to rock, to drink and fuc**!!! Espero que tenham gostado!!!






































































































 





































O Judas Priest, outra banda que eu amo, junto do Motörhead consegue relativo sucesso nos Estados Unidos

























































































Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE