RAIO X - TONY MARTIN


RAIO X - TONY MARTIN


Tony Martin


Anthony Philip Harford nasceu em Birmingham no dia 19 de Abril de 1957, conhecido mundialmente como Tony Martin já fez partes de diversas bandas, tendo o Black Sabbath como a banda de maior sucesso, que já integrou.

Ficou quase 10 anos na banda, sendo o músico com maior permanência nos vocais da banda, depois de Ozzy.

Apesar de sempre se apresentar como vocal, Tony é um multi-instrumentista.
Ele toca guitarra, baixo, violino, teclado, hrarmónica, gaita de fole e flauta. Nos seus álbuns solos, ele costuma tocar a maioria dos instrumentos, como exemplo, temos o álbum Scream de 2005.

Foto antiga


Em 8 dias, Tony até então desconhecido no mundo da música pesada, gravou o álbum The Eternal Idol em 1987. O time desse disco era: nos teclados Geoff Nicholls, no baixo Dave Splitz, na batera Eric Singer (que mais tarde iria se juntar ao KISS) e na guitarra, obviamente, Tony Iommi.

Eternal Idol

Em 1989, o Black Sabbath lança Headless Cross. Inclusive nesse álbum temos a faixa Whe Death Calls que possui solo de Brian May (Queen).

Em 1990 é lançado Tyr. O disco manteve a base musical do álbum The Eternal Idol.

Já em 1994 Cross Purposes, fez sucesso com a faixa "The Hand That Rocks The Cradle", que serviu de trilha sonora para o filme A Mão que Balança o Berço.

Em 1995, Forbidden foi lançado, o disco contou com Neil Murray no lugar de Geezer Butler e Cozy Powell no lugar de Bobby Rondinelli, retornando assim para a formação da era Headless Cross.

A passagem de Tony ficou marcada pela evolução técnica da banda e muitos fãs foram conquistados, mesmo com um vocalista que não era o Ozzy. Outra coisa interessante é a presença de baladas em alguns álbuns, algo não muito comum para uma banda como o Black Sabbath quando tinha Ozzy nos vocais.



Tony lançou diversos trabalhos ao longo dos anos, mas com o Sabbath seus trabalhos foram:

The Eternal Idol (1987)
Headless Cross (1989)
Tyi (1990)
Dehumanizer - não lançado, 1991
Cross Purposes (1994)
Cross Purposes Live (1995)
Frobidden (1995)
The Sabbath Stones (coletânea - 1996)




Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA