FILMES NOIR



FILMES NOIR

Filmes Noir


Sempre tive uma idéia do que seria um filme noir, mas nunca havia lido ou estudado mais afundo o real significado do termo. Pois bem, nesse post tentarei explicar o que é e quais são os filmes mais conhecidos e puramente noir.

DEFINIÇÃO:

Filme noir é o resultado de uma combinação de estilos e gêneros de cinema e também das artes plásticas.
A estética do film noir é fortemente influenciada pelo expressionismo alemão à época do regime nazista. Muitos diretores alemães, como Friz Lang, Billy Wilder e Robert Siodmak, foram forçados a emigrar, levando em sua bagagem as técnicas que haviam desenvolvido e realizaram nos Estados Unidos, alguns dos mais famosos filmes noirs, aonde recursos de iluminação tinham total importância, em alguns momentos, destacando aspectos psicológicos dos personagens ou simplesmente para criar uma espécie de tensão no expectador.

Historiadores também consideram que o embrião dos filmes noir, foram os filmes que nasceram depois do final da segunda guerra mundial, naquela época, tudo que era proibido para exibição em grande circuito, era considerado noir. 

PERÍODO CLÁSSICO:

Décadas como as de 40 e 50, para muitos historiadores da sétima arte, é considerado o período clássico dos filmes noir. Stranger on the Third Floor (1940) é considerado como o primeiro filme noir genuíno e Touch of Evil (1958) de Orson Welles, seria o último grande filme noir desse período clássico.

Os mais populares exemplos desse tipo de filme, giravam em torno de uma mulher com virtudes questionáveis e eram também conhecidos por bad girl movies. Normalmente nos grandes estúdios, as mensagens eram mais positivas. Em geral, nos filmes noir, o personagem poderia ser fraco e moralmente ambíguo, enquanto os personagens secundários raramente possuíam alguma profundidade ou autonomia. Nos filmes A por exemplo, era quase uma regra o uso de iluminação sofisticada e interiores luxuosos, com sets de filmagem externas ricamente elaborados. Já o film noir ficou conhecido por narrar dramas inteligentes e austeros permeados por niilismo, desconfiança, paranóia e cinismo, em ambientes realistas urbanos e utilizando-se de técnicas como narração confessional e movimentos de câmera com o ponto-de-vista do protagonista. Gradativamente, o estilo noir, influenciou a estética do cinema, mesmo fora de Hollywood.

CARACTERÍTICAS DE UM FILME NOIR

O universo do filme noir é bem amplo, mas normalmente é comum em filmes desse tipo, vermos personagens desesperados em um ambiente de crimes, geralmente assassinato, ciúmes também, são muito comuns em filmes noir, corrupção, fraqueza moral entre outros elementos. A maioria dos filmes noir contém personagens do tipo (femme fatales, policiais corruptos, maridos ciumentos, corretores de seguro e bodes expiatórios). 



Já analisando os elementos cinematográficos, é muito comum vermos fotografia em preto e branco, ou cores lavadas, não-saturadas, ângulos baixos de filmagens, ângulos incomuns e técnicas expressionistas de fotografia; sequências e efeitos visuais incomuns, cenários noturnos e interiores sombrios e uso de narração;


Os temas podem variar de senso de fatalismo, obsessão sexual ou romântica, corrupção social, ou humanitária inerente, emboscadas e niilismo.


Já no que se refere a roteiro, que é a parte do cinema, que eu mais gosto, vemos muito em filmes noir, o uso de flashbacks para explicar determinada cena, roteiro intricado, sobreposições narrativas, presença do protagonista em quase todas as cenas, assassinatos e roubos como tema principal da história, falsas acusações, traição, fracasso do protagonista, final aberto ou ambíguo.


Em sua maioria, o que podemos dizer é que o filme noir traz um retrato ou uma visão muito pessimista e cética do mundo.



Personagens dúbios são muito comuns também. Por exemplo, um detetive que ao mesmo tempo que parece ser um herói na trama, dá sinais de que não é tão bonzinho assim, ao mesmo tempo comete atos criminosos.

Outra coisa importante para falar de filmes noir é que eles possuem uma atmosfera de mistério que seduz o espectador. Finais nem sempre felizes e personagens marcantes, fazem a gente ficar pensando em como o filme poderia ter tomado outro rumo, logo depois de assistí-lo, isso é uma das coisas que eu mais gosto depois de ver um filme noir.

O elemento noturno, com cenários ambientados em lugares chuvosos, escuros, becos, bares com pouca gente, aquela mulher bonita e misteriosa fumando, tomando um drink e falando coisas que nos fazem pensar, tudo isso é marcante no estilo. Existem diretores que prezam muito por diálogos inteligentes, que fogem do óbvio.

O filme noir, para quem gosta de cinema, é puro entreternimento.

NEO NOIR

Cineastas da década de 60, como Arthur Peen, Robert Altman e Sam Peckinpah, criaram alguns filmes inspirados em filmes noir originais. Em The Long Goodbye, o detetive criado por Altman é apresentado como um idiota azarado que não consegue evitar sua derrota numa batalha moral. Talvez o mais bem sucedido filme neo-noir tenha sido Chinatown (1974) de Roman Polanski.




O Homem que não estava lá e Gosto de Sangue são exemplos de filmes influenciados pelo subgênero noir. 

Outra coisa interessante é que o ponto-de-vista muitas vezes cínico e pessimista dos filmes noir, influenciou fortemente os criadores do gênero cyberpunk e ficção científica no ínicio dos anos 80. Blade Runner com Harrison Ford e o desenho Akira, são alguns bons exemplos disso que estou falando.

Blade Runner

Akira


Alguns críticos consideram que o diretor David Lynch também tenha forte influência noir em alguns de seus filmes, como Blue Velvet, Lost Highway e Mulholland Drive.



ALGUNS EXEMPLOS DE FILMES NOIR

Antigos



Relíquia Macabra
He Walked by Night
Strangers on a Train
Criss x Cross
O Homem de Olhos Esbugalhados (1940)
O Falcão Maltês (1941)
Laura (1944)
Pacto de Sangue (1944)
Alma em Suplício (1944)
À Beira do Abismo (1946)
Gilda (1946)
Os Assassinos (1946)
A Dama de Shangai (1947)
Fuga do Passado (1947)
A Força do Mal (1948)
Paixões em Fúria (1948)
O Terceiro Homem (1949)
Fúria Sanguinária (1949)
O Segredo das Joiás (1950)
Crepúsculo dos Deuses (1950)
Pacto Sinistro (1951)
Cinzas que Queimam (1952)
Só a Mulher Peca (1952)
Anjo do Mal (1953)
Os Corruptos (1953)
A Morte num Beijo (1955)
O Mensageiro do Diabo (1955)
O Grande Golpe (1957)
A Marca da Maldade (1958)



Mas recentes considerados Neo Noir



Um Perigoso Adeus (1973)
Chinatown (1974)
Blade Runner (1980)
Gosto de Sangue (1984)
Veludo Azul (1986)
Cães de Aluguel (1992)
Fargo (1996)
Estrada Perdida (1997)
Los Angeles: Cidade Proibida (1997)
Gattaca (1997)
O Grande Lebowski (1998)
Um Plano Simples (1998)
Amnésia (2000)
O Home que não estava lá (2001)
Insônia (2002)
Minority Report (2002)
Beijos e Tiros (2005)
Sin City - A Cidade do Pecado (2005)


 
MEUS FILMES NOIR(s) PREDILETOS

O Homem  Errado

Um Corpo que Cai

Sin City


É muito difícil para quem já viu quase 2.000 filmes, lembrar de todos, procurei listar aqui alguns dos meus filmes prediletos, que considero noir.
Pode até ser que alguns deles, não sejam noir em sua essência, mas com certeza possuem elementos suficientes para ser considerado pelo menos influenciado por filmes noir.


O Homem Errado
Um Corpo que Caí
Sedução Perigosa (Danger Seduction)
Minhas Idéias Assassinas
Um Tiro de Misericórdia (State of Grace)
Assassinos Por Natureza
Dublê de Corpo
Corpo em Evidência
A Cor da Noite
Amor À Queima Roupa
Showgirls
Instinto Selvagem
O Corvo
Pulp Fiction
Sin City a Cidade do Pecado
Spawn
Batman Begins



















Comentários

Unknown disse…
https://youtu.be/vsxJomLWuCo

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE