Os melhores filmes biográficos


OS MELHORES FILMES BIOGRÁFICOS

Sid & Nancy

Como todos aqueles que acessam meu blog com uma certa frequência sabem, eu adoro fazer os famosos top 10 e essa semana resolvi fazer um sobre os melhores filmes biográficos, detalhe: (tive a idéia logo depois de assistir Tim Maia, esses dias).

Pois bem, resolvi dividir em 10 filmes nacionais e 10 internacionais. Os melhores que já vi, extraídos da minha lista de filmes assistidos..

Como a lista foi baseada em todos esses filmes que assisti, com certeza existem alguns que fatalmente estariam nessa lista, mas que ficaram de fora, porque eu ainda não assisti. Quem sabe no futuro, faço um outro top 10, mais atualizado, mais por enquanto, é o que tem para hoje.
Espero que gostem e fiquem à vontade para comentar, reclamar, discordar, concordar, enfim, o que quiserem escrever...

Organizei o top 10, do menos importante, (mas não que seja ruim, muito pelo contrário), para o mais importante....

Abraços à todos!!!

Na capa do post, está um dos melhores filmes que já vi contando a história de uma personalidade do mundo da música. Sid Vicious.

O filme conta o ínicio do romance entre Sid e Nancy Spungen, sendo Sid interpretado por Gary Oldman e Nancy (Chloe Webb) e a passagem meteórica dele, que nem sabia tocar baixo, na gigante e lendária banda Sex Pistols. Todo o submundo das drogas no final dos anos 70 retratado de forma brilhante pelo diretor Alex Cox. Para mim, um filme imperdível, inesquecível e inigualável, que só quem assiste, que pode ter uma idéia do que estou falando.

Agora vamos ao top 10, começando pelos filmes feitos no Brasil.



NACIONAIS

10) Villa Lobos - Uma Vida de Paixão


Sinopse: O filme contra a história de vida do considerado maior compositor do Brasil e da América Latina. O filme começa com ele já velho, relembrando momentos de sua história. Destaque para Marcos Palmeira, com boa atuação.


9) Lula O Filho do Brasil


Sinopse: Filme que contra a trajetória do ex-sindicalista e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até ser lançado Nosso Lar, era o filme mais caro da história já produzido no Brasil. Foi baseado no livro de Denise Paraná. O filme fala do começo de vida pobre no sertão do Nordeste, até a morte da mãe de Lula e do período que ele viveu na Ditadura Militar além é claro, da luta sindical no abc paulista. Destaque para o ator que interpreta Lula, numa bela atuação.


8) Meu Nome Não É Johnny


Sinopse: João Guilherme Estrella nasceu numa família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um ex-diretor do extinto Banco Nacional cresceu no Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente boa parte dos anos 80 e 90. Nesse período ele conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar os seus pés numa favela. Logo, tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então passou a frequentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro. 

7) Nosso Lar


Sinopse: Filme que conta a história do espírito de André Luiz, médico que depois de morto, tem sua jornada pós vida contada nesse filme, que se baseou no livro de mesmo nome. Desde o momento que ele se dá conta que está morto, até o momento em que é resgatado por espíritos de luz. O filme é extremamente bem feito e muito bem dirigido. Superou Lula - Filho do Brasil no que se refere ao valor gasto na produção do filme.


6) Bicho de Sete Cabeças


Sinopse: Rodrigo Santoro faz o papel de filho neto de Othon Bastos. A relação dos dois é extremamente complicada a ponto do avô/pai, resolver internar o garoto em um manicômio. Excelente atuação de Santoro, para mim, até hoje, o melhor filme da carreira desse ator brasileiro.E olha que eu nunca botei muita fé no Santoro, até ver esse filme. Ele literalmente me provou o contrário. O ator agora vira e mexe aparece em alguns filmes hollywoodianos. Já participou de As Panteras, participou de Simplesmente Amor, aparecendo bem mais que em As Panteras, mas sem sombra de dúvidas, seu personagem de maior destaque até hoje, em Hollywood foi o papel de Xerxes no filme 300 de Esparta, que inclusive teve uma continuação recente, aonde Santoro aparece ainda mais que no primeiro filme da franquia.


5) Cazuza


Sinopse: Filme que conta a vida de Cazuza, desde os primeiros sucesso com a banda Barão Vermelho, até os momentos difíceis após descobrir que estava com o vírus HIV. Excelente atuação de Daniel de Oliveira e Marieta Severo. Era um filme que não tinha como eu deixar de colocar nessa lista. Eu gosto de filmes que me fazem viajar no tempo e esse filme, além de uma excelente trilha sonora, conseguiu esse objetivo de fazer o expectador voltar aos anos 80. A juventude carioca, à noite carioca, é retratada nesse filme. Boas atuações de Reginaldo Farias como pai de Cazuza e de Leandra Leal que interpreta a cantora Bebel Gilberto, que é filha do cantor João Gilberto.


4) Olga



Sinopse:  Berlim, início do século XX. Olga Benário interpretada por Camila Morgado é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejavam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.


3) Tim Maia




Sinopse: Filme que conta a vida do genial Tim Maia. Desde a sua adolescência até a sua morte. 50 e poucos anos vividos intensamente, ou como o próprio filme diz, vivendo a vida no volume máximo. O filme retrata também a sua viagem aos EUA, sim, para muitos que não sabiam disso, o Tim Maia morou nos EUA um bom tempo e depois temos o retorno dele ao Brasil, quando Tim começa a fazer sucesso. Explêndidas atuações de Robson Nunes, Tim jovem e Babu Santana, Tim já adulto.Cauã Raymond e Aline Moraes também fazem parte do elenco, Cauã como o amigo Fábio de Tim, e Aline como Janaina, namorada de Tim.

2) Chico


Sinopse: Filme conta a tragetória do médium, líder maior do Espiritismo no Brasil: Chico Xavier.
No filme vemos o começo da vida sofrida de Chico, (vida sofrida que se perdurou até os seus últimos dias), até a sua velhice.
Destaque para a participação no programa Pinga Fogo, aonde Chico dá uma longa entrevista para a tv, sendo bombardeado de perguntas por vários jornalistas e ainda nesse mesmo filme, presenciamos o famoso caso que ganhou enorme repercussão no Brasil, de um amigo que matou o outro por acidente e que culminou na absolvição de um juíz, que encarou como prova, uma carta psicografada de Chico Xavier que inocentava o acusado. O pai ateu do rapaz acusado, foi vivido por Tony Ramos e a mãe, Cristiane Torloni.

1) Senna



Sinopse: Junho de 1984, GP de Mônaco de Fórmula 1. Seis atuais ou futuros campeões mundiais estavam na pista, mas as atenções ficaram voltadas para um jovem que largara em 13º lugar e estava apenas em sua sexta corrida. Ultrapassando um a um, ele alcançou seu primeiro pódio e apenas não venceu devido a uma questão técnica. Seu nome era Ayrton Senna. A trajetória do tricampeão mundial, contada desde a ascensão no automobilismo até sua morte em pleno GP de San Marino, em 1994, passando pela rivalidade com Alain Prost e os problemas enfrentados nos bastidores da Fórmula 1.Simplesmente o melhor documentário biográfico que já vi na vida.



INTERNACIONAIS


10) Jesus de Nazaré


Sinopse: Robert Powell talvez seja para mim a maior representação da imagem que crescemos vendo, nas igrejas, na tv e nos livros, daquele que teria sido a figura de Jesus Cristo.
O filme é uma deliciosa viagem no tempo. Me transportei para o tempo de Cristo ao ver esse filme maravilhoso. Sei que muita gente já deve ter visto, porque todo ano a TV Record passa na época de Paixão de Cristo, mas para quem ainda não viu, é extremamente recomendado.

9) Eu Cristiane F, Drogada e Prostituída



Sinopse:  O filme conta a história de Cristiane, uma garota que mora com sua mãe e sua irmã mais nova num típico apartamento da Berlim dos anos 70. Ela fica fascinada para conhecer a "Sound", uma lendária casa noturna. Apesar de menor de idade, ela pede para uma amiga levá-la ao local e lá, conhece o terrível mundo das drogas. Primeiro o álcool, depois a maconha, assim passo a passo a coisa vai piorando. Depois do vício a prostituição. Um filme chocante, com cenas bem fortes que fazem a gente refletir sobre esse problema mundial. No filme vemos um trecho de um show de David Bowie, que nos faz sentirmos como s estivessemos la Alemanha, naquela época, vivendo toda aquela cena do rock que estava explodindo na Europa.

8) Dragão - A História de Bruce Lee
 


Sinopse:  Biografia do grande lutador de artes marciais que conseguiu popularizar sua modalidade no cinema e se transformou num mito ao morrer de um edema cerebral, em 1973, aos 33 anos.
Baseado em obra escrita por sua viúva, Linda Lee Cadwell.

7) Elizabeth Bathory


Sinopse:  Suspeita de torturar jovens virgens para se banhar em seu sangue, buscando a eterna juventude, a bela condessa húngara Erzsebeth Bathory foi proclamada como a mais prolífica e mortal vampira da história da humanidade. Seria mesmo culpada, ou apenas vítima da elite política? Inspirada em uma famosa personagem, esta é uma história que se passa em um século de guerras religiosas e caça às bruxas, mesclando ficção e realidade, nas diversas faces de uma lenda na época medieval.

Esse filme é bem grande. Tenho ele em dois dvds. Mas garanto à vocês que vale apena. Diferente de outros filmes e livros sobre a Condessa Elizabeth Bathory, nesse filme, vemos um lado mais humano da Condessa e que foge um pouco das histórias fantásticas que lemos sobre ela na internet. Para aqueles que tiveram a mesma visão que eu sobre esse filme, verão que o diretor tentou tirar um pouco ela do papel de vilã e mostrar que ela não foi tão vilã assim, ou quem sabe, era nem tenha sido essa pessoa má que alguns descreveram.


6) Ray


Sinopse:  Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista. Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pois sua vida pessoal e profissional é afetada ao se tornar um viciado em heroína. Belíssima atuação de Jamie Foxx.

5) The Doors


Sinopse: Anos 60. A ascensão de Jim Morrison (Val Kilmer), vocalista da banda de rock The Doors. Em meio ao sucesso e o uso indiscriminado de drogas, Morrison se relaciona com Pamela Courson (Meg Ryan) e com a jornalista Patricia Kennealy (Kathleen Quinlan), uma mulher mais velha que adota o sadomasoquismo.
Dizem, que o ator Val Kilmer ficou tão envolvido com o seu personagem, que chegou à acreditar que seria alguma coisa do tipo, como uma reencarnação do Jim Morrison, ou ele próprio. Eu não sei se isso é verdade o fato é que o filme é uma viagem tão louca, que a impressão que temos é que viajamos junto com Jim, passeando por mundos psicodélicos e bem loucos. Recomendo assistir sem que a pessoa esteja com sono, porque "as viagens", podem fazer a pessoa se perder no filme. Excelente filme.

4) Alexandre


Sinopse: Junho de 323 A.C., Babilônia, Pérsia. Quando faltava um mês para completar 33 anos, morre precocemente Alexandre, o Grande (Colin Farrell), que tinha conquistado 90% do mundo conhecido. Alexandria, Egito, 40 anos depois. Ptolomeu (Anthony Hopkins), um general de Alexandre que o conhecia bem, narra para Cadmo, um escriba, que se tornou o guardião do corpo de Alexandre, que ali está embalsamado à moda egípcia (Ptolomeu se tornou faraó, pois ficou com o Egito quando o império foi dividido). Tristemente Ptolomeu frisa que as grandes vitórias dos exércitos de Alexandre foram esquecidas e diz para Cadmo que Alexandre era um deus, ou a pessoa mais perto disso, que já vira. Apesar de ser chamado de tirano, Ptolomeu diz que só os fortes governam, mas Alexandre era mais, pois mudou o mundo. Antes dele havia tribos e depois dele tudo passou a ser possível. Surgiu a idéia que o mundo poderia ser governado por um só rei. Era um império não de terras e de ouro, mas da mente, uma civilização helênica aberta a todos. No oriente, o vasto império persa dominava quase todo o mundo conhecido. No ocidente, as outroras cidades-estado gregas, Tebas, Atenas, Esparta, haviam perdido o orgulho. Os reis persas subornavam os gregos com ouro, para usá-los como mercenários. O pai de Alexandre, Felipe, o Caolho (Val Kilmer), começou a mudar tudo isso, unindo tribos de pastores ignorantes das terras altas e baixas. Com sua coragem e seu sangue criou um exército profissional, que subjugou os traiçoeiros gregos. Então voltou-se para a Pérsia, onde se dizia que o rei Dario, em seu trono na Babilônia, temia Felipe. Foi dessa viril guerreira que nasceu Alexandre, em Pela, Macedônia. A mãe, a rainha Olímpia (Angelina Jolie), era chamada por alguns de feiticeira e diziam que Alexandre era filho de Dionísio ou Zeus. Mas não havia um homem na Macedônia que, vendo pai e filho juntos, não tivesse dúvidas, mas nenhum poderia imaginar o fabuloso destino de Alexandre.

3)  A Fera do Rock


Sinopse:  A história do cantor, compositor e pianista, Jerry Lee Lewis, um dos músicos pioneiros do rock and roll na década de 50. Ele enfrentou diversos conflitos por conta de sua arrogância, seu incrível talento e seu estilo de vida inconvencional. Um homem polêmico que enfrentou diversos problemas com a indústria musical e foi, muitas vezes, condenado pelo público, principalmente por se envolver amorosamente com sua prima menor de idade e tratá-la como esposa. Para quem gosta de história do rock and roll, esse filme é mandatório.

2) A Lista de Schindler


Sinopse:  A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

1) Coração Valente


Sinopse: No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias. Para vingar a amada, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o cruel Rei inglês Edward I (Patrick McGoohan). Com a ajuda de Robert e Bruce, ele vai deflagrar uma violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas.

Esse filme é talvez o melhor dos épicos, juntos com Ben-Hur, Alexandre e Gladiator. Eu particularmente gosto muito desse filme e já o vi e revi dezenas de vezes.
Mel Gibson faz o papel de William Wallace o responsável pela revolta que gerou a independência da Escócia em relação à Inglaterra. Acredito que a maioria dos filmes de guerra depois desse, foram inspirados em suas cenas de batalhas, extremamente violentas.

Uma banda de heavy metal chamada Grave Digger teria se oferecido para fazer a trilha, mas o pedido foi negado pela produção do filme. Se ouvirem o álbum Tunes of War, verão que engano a equipe do filme cometeu. Não existe no mundo uma trilha sonora mais perfeita para esse filme, que esse álbum dessa banda alemã. Destaque para a música William Wallace, que faz você sentir-se dentro do campo de batalha do filme. Inesquível, clássico eterno esse filme.





Comentários

Pullbass disse…
Boa lista. A maioria eu assisti, os que não, por algum motivo passei longe!!! Bons filmes....dessa lista, os que mais gostei foram o Ray, Bicho de 7 cabeças e Senna. O resto, a fantasia do cinema maquiou demais. (Em minha opinião)
Dalva da Silva disse…
Adorei a lista!! Adoro filmes e os que mais me marcaram foram A Lista de Schindler, Eu, Cristiane F. e O bicho de sete cabeças. Alguns aí, eu não assisti, mas tenho vontade... outros já nem tanto.

Gostei do seu blog!

Até mais!

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE