GÓTICOS


GÓTICOS


garota gótica

rapaz gótico






Fala galera, tudo em paz?? Espero que sim. :)

O tema de hoje são os góticos. E a sub-cultura gótica em si. Seja na moda, seja na arquitetura, na pintura, você já deve ter ouvido falar essa palavra e desse estilo de vida.
No post de hoje vou me ater ao estilo musical, falarei um pouco do estulo de vida dessas pessoas e falarei um pouco também da moda gótic.
Nesse blog, mesmo eu me considerado uma pessoa mais voltada ao heavy metal, eu gosto muito de explorar outros estilos e conhecer outras tribos do rock e pop. Como já falei aqui dos heabangers que curtem o bom e velho metal tradicional, como já falei dos black metallers, dos glams e suas bandas, nada mais justo do que falar também de um estilo que ganhou força na Inglaterra e que depois de alguns anos, se espalhou para o restante do mundo. O gótico anda paralelamente junto da música e do estilo de vida. Quem nunca viu alguém todo vestido de preto e associou essa pessoa, ao gótico, pois bem, vou tentar nesse tópico explicar melhor o que é ser gótico, quais as bandas que influenciaram esse movimento e um pouquinho também da maneira como se expressam, seja através da literatura, ou da moda.

Boa leitura à todos!!!


CONCEITO GÓTICO ESTILO DE VIDA

Garota Gótica

Pouco aceitos na sociedade os góticos são adeptos de um estilo de vida bem peculiar. Maquiagem, penteados com cabelos desfiados, desarrumados, coloridos muitas vezes ou desgrenhados) amantes da literatura e da música que glamorizam a decadência, o nilismo, o hedonismo e o lado sombrio.

O estilo surgiu no Reino Unido, no final da década de 70, começo dos maravilhosos anos 80, falo maravilhosos, (porque eu simplesmente adoro tudo que é relacionado de maneira positiva, à essa decada), derivado principalmente do pós punk, essa subcultura abrange um estilo de vida, muito associado à música Darwave/ Gothic Rock, Pós Punk, Ethereal Wave.


UM POUCO DE HISTÓRIA



No século XVIII, como reação ao Iluminismo, surge o Romantismo que idealiza uma Idade Média, que na verdade nunca existiu. Nesse período o termo Gótico passa a designar uma parcela da literatura romântica. Como a Idade Média é conhecida também como a "Idade das Trevas", o termo é aplicado como sinônimo de medieval, sombrio, macabro e por vezes, sobrenatural.

A palavra gótico originalmente deriva-se de Godos, povo germânico considerado bárbaro que se diluiu próximo de 700 d.c.


E NA MÚSICA??

góticos

Desde ao movimento beats dos anos 40, até chegarmos nos anos 80, muita coisa aconteceu, para resumirmos e não nos estendermos demais, vamos adiantar a fita, até o surgimento do punk que veio para ir contra o rock progressivo que já vinha dominando o final dos anos 70. Algumas dessas bandas que ousavam ir contra a música comercial, com músicas de simples execução e com temas sociais importantes, exemplos Talking Heads e Patti Smith Group. Depois de algum tempo, em 1978 o termo caía em decadência e já era considerado clichê pelo seu sucesso em 77. O diretor da gravadora Sire Records, Seymour Stein, considerou que estas bandas tinham o mesmo felling vamos dizer assim, que o dos filmes do movimento cinematográfico francês, de características Noir (obscura) e contra- culturais chamado de "Nouvelle Vague" "New Wave" em inglês, "Neue Welle" em alemão.

Dessa forma o New Wave e o Pós Punk (Póstumo ao Punk), seriam os termos usados para classificar essas bandas que no começo eram chamadas de punk antes que o termo "punk" atingisse o fim de seu auge. Paralelo à isso, algumas dessas bandas são afiliadas a sub-cultura Gótica. O que de fato aconteceu é que o termo New Wave passou a ser utlizado para as bandas mais pops e Pós-Punk e para as mais underground. Ainda então, bandas da sub-cultura Gótica eram classificadas de ambas as formas. Mas posteriormente deixou-se o new wave para as bandas com um visual mais colorido e para as bandas que adotaram uma tendência mais sombria, acabou-se por usar o termo pejorativo gótico, que de certa forma, acabou pegando.

Nos anos 80, os góticos dividiam espaço com outras tribos. Não necessariamente algumas das que vou citar, são do começo dos anos 80, mais em sua maioria se originaram nessa época, só para nível de curiosidade: Carecas, Cyberpuks, New Age Travellers, Pscychobillies, Soulboys, Straight Edges e Emos.

AONDE TUDO COMEÇOU??

BAT CAVE


Essa casa foi uma das mais importantes casas, (ou nighclub como preferir) que ajudou a divulgar as bandas e os artistas que tinham algo haver com o gótico. Podemos dizer que o gótico com certeza começou nessas paredes. Como já disse no post anterior, sobre baladas lendárias, esse clube foi construído a partir da idéia dos musicos da banda Specimen.

Abaixo uma foto do interior do local que era frequentado por Robert Smith do The Cure, Bauhaus, Foetus entre outros membros da cena. 



Abaixo um cartaz do show da banda Alien Sex Fiend:

















Foto daonde eu acredito que seja o Bat Cave, procurei muito uma foto da faixada do Nightclub, mais não encontrei, aí procurando na rua Meard e, Soho, eu acredito que esse seja o prédio da Bat Cave.


Possibly building of the Bat Cave in Meard Street - Soho, London

Aqui no Brasil o Madame Satã foi o local que se tornou point para os góticos dos anos 80.

Madame Satã

ALGUMAS BANDAS QUE FORAM IMPORTANTES PARA O MOVIMENTO GÓTICO


JOY DIVISION

Joy Division

Banda pós punk formada em 1976, em Manchester Inglaterra. Teve seu fim em Maio de 1980 após o suicídio do vocalista e guitarrista Ian Curtis. Após o término os 3 membros renanescentes (Bernard Summer, Peter Hook e Stephen Morris) formaram o New Order.

Obs: Como disse acima, vocês vão ver muitas bandas pos-punk sendo formadoras e influenciadoras diretas de outras bandas mais propriamente góticas que vieram a surgir mais para a frente. Para entender, vamos pensar assim, existiu o rock progressivo, depois que ele perdeu força, quem mandou foi o punk, depois do punk, o pós punk, e depois o rock gótico e a new wave, formados e consolidados já nos anos 80.

NEW ORDER

New Order

Banda inglesa de rock e synthpop, formada em Manchester no ano de 1980. Com Bernard Summer, Peter Hook e Stephen Morris, membros remanescentes do Joy Division com o acréscimo de Gillian Gilbert.

Obs: Observe que a maioria das bandas góticas mais importantes da história, ou que são importantes para o movimento, são da Inglaterra.


THE MISSION

The Mission

O The Mission ou The Mission UK é uma banda de rock gótico formada em 1986 na Inglaterra. Fundada por Wayne Hussey e Craig Adams logo depois terem deixado o The Sisters of Mercy por divergência musicais com o líder da banda Andrew Eldritch. 

DEPECHE MODE

Depeche Mode

Banda inglesa de música eletrônica formada em 1980 em Essex, Inglaterra. Inicialmente o grupo era formado por David Gahan (vocalista), Martin L. Gore (tecladista, guitarrista, vocalista e compositor a partir de 1981). Vince Clarke deixou a banda após o lançamneto do álbum de estréia em 1981, tendo formado os duos Yazoo e Erasure Foi subsituído por Alan Wilder, membro de 1982 à 1995. Após a saíde de Wilder, o Depeche Mode continuou carreira como um trio.

BLUTENGEL

Blutengel
Anjo de Sangue é o significado do nome dessa excelente banda alemã que tem seu estilo voltado para o Futurepop e de estilo gótico. A banda é formada pelo seu fundador, Chris Pohl, que também é integrante e criador do Terminal Choice, Tumor, Pain Of Progress e Seelenkrank, todos seus projetos musicais. As letras normalmente são escritas em inglês e alemão e misturam-se vocais masculinos e femininos.
O Blutengel pode ainda ser considerado influenciado por EBM, Darkwave e música eletrônica.

BAUHAUS

Bauhaus


Fundada em 1978, em Northampton, Inglaterra. Composta pelo guitarrista Daniel Ash, o baixista David J., baterista Kevin Haskins que atuaram como trio até formar um quarteto com o vocalisa Peter Murphy.

Apoiados no descontentamento social pós-punk, reuniram características desde movimento musical criando uma sonoridade nova, mais de acordo com o período nuclear (guerra fria e cortina de ferro) e crise econômica que apelava à ausência de cores tal era a desconfiança no futuro. A despreocupação estética do punk deu lugar a uma nova valorização de estilos e conceitos neo-românticos e depressivos como à ausência de reais conquistas sociais. A idéia a princípio era satirizar elementos do Expressionismo, dando uma vertente de teatro aos filmes como Drácula, inspirados no horror desses filmes criaram a música Bela Lugosi's Dead que acabou fazendo com que fossem considerados um dos fundadores do rock-gótico, criaram um estilo minimalisa, experimental apoiado em guitarra reverberada e acordes frios e distantes de teclados. A voz de Peter Murphy é uma presença forte e contribuiu para o culto da banda. Em 2008 lançaram um novo álbum "Go Away While", que garantiram ser o marco final da banda.

THE SISTERS OF MERCY

The Sisters Of Mercy

The Sisters Of Mercy

Banda britânica de rock gótico, formada em Leeds, em 19080 por Andrew Eldritch (vocais), Gary Marx (guitarra), à eles se juntam Ben Gunn (guitarra, substituído por Wayne Hussey, em 1983) E Craig Adams (baixo).
Sua música reúne elementos de psicodelia, dance e punk. O nome da banda vem de uma música de Leonard Cohen e de uma ordem religiosa de freiras católicas.
Muitas gente, se lembra da banda, também por causa de sua ex-integrante Patricia Morrison, que entrou na banda à convite de Andrew Eldritch. Sua saída da banda se deu no ínicio da década de 1990.

Patricia Morrison


Jennifer Park disse certa vez:

"A escolha de Patrícia Morrison como baixista - começando com o seu trabalho no álbum "Floodland"(1987) - não foi uma decisão tomada sem a sua pesagem no valor estético. Músicas, vídeos e fotografias promocionais, a perfeita garota gótica, com suas altas sobrancelhas arqueadas, lineador preto, vermelho-sangue nos lábios, cabelos esmiuçados, unhas pretas longas, uma reunião de fetiche e da renascença com roupas teatrais"

THE CURE

The Cure

Talvez a mais famosa de todas, o The Cure surgiu em 1976, em Crawley, Inglaterra. Roberth Smith é o líder da banda e o único elemento constante desde a sua formação. Além disso, ele é o responsável sozinho por sua direação musical, sendo produtor, cantor, compositor e multi-instrumentista.
Rock gótico, pós-punk, rock alternativo e new wave são alguns dos gêneros que podemos moldar o The Cure.

Robert Smith ícone gótico

Aclamados no final dos anos 80 e ínicio da década seguinta, foram negligenciados na segunda metade dos anos 90, mas com a chegada do novo século, a banda foi reconhecida mundialmente.
Para muitos, não só para mim, a imagem de Robert Smith, é a que mais faz nos lembrarmos do gótico. Com cabelos enormes, desgrenhados, olhos com lápis preto, pó branco no rosto e batom vermelho na boca, a imagem dele, se tornou íconica e muitos o consideram uma lenda viva do rock, por toda a sua contribuição a cena musical gótica e à música internacional em si.

Até 2004 a banda estimava já ter vendido cerca de 27 milhões de álbuns.


SPECIMEN

Specimen


Banda britânica formada em 1980, sua música mistura glam, gótico, punk e pós punk. Muitos creditam à banda o título de os pionerios da subcultura gótica, não são musicalmente mais como visualmente também.
A banda é original de Bistol, Inglaterra pelo vocalista olli Wisdom e o guitarrista John Klein. O primeiro show deles fora numa festa de rua celebrando o casamento do príncipe de Gales com a Lady Diana em 1982, a banda se realocou  em Soho, Londres, aonde Wisdom fundou o lendário clube Bat Cave (que falei no post anterior à esses, sobre as baladas lendárias).
Ian Astbury descreveu certa vez a banda como única híbrida de punk e glam desde David Bowie.


OUTRAS BANDAS NÃO MENOS IMPORTANTES


Echo and The Bunnymen, Alien Sex Fiend, Love and Rockets, Field of the Nephilim, Siuoxsie and the Banshees, Christian Dead, The Cult, The Cruxshadows, The Damned, etc...



A SUBCULTURA GÓTICA NO CINEMA

O CORVO

The Crow


O gótico é colocado até hoje, em vários filmes, mas sinceramente eu não lembro de um filme que mais tem haver com tudo que envolve o gótico, como o filme de 1994 The Crow. Adaptação cinematográfica da história em quadrinhos homônima de James O'Barr. O filme foi dirigido por Alex Proyas e produzido por David J. Schow e John Shirley.

Na história o jovem Eric Draven morre, após um ataque de bandidos, que o matam e estupram sua noiva, antes de se casarem. (Se eu não estou enganado, eles não tinham se casado ainda). Só que depois Eric revive com a ajuda de um corvo e saí caçando impiedosamente todos os seus assassinos.

O filme é marcado pela morte do ator Brandon Lee, filho de Bruce Lee, durante as filmagens. O mais impressionanente no filme é que mesmo sendo substituído por outro ator, não percebemos isso ao longo do filme. A direção do filme, teve autorização da família para prosseguir com o projeto mesmo após a morte de Brandon.

Uma das cenas rodadas para o filme requeria que uma arma fosse carregada, engatilhada e apontada para a câmera mas, por causa da curta distância do take, a munição carregada era de verdade mas sem pólvora. Após a realização desta cena, o assistente do armeiro (não o armeiro, que já havia deixado  o set) limpou a arma para retirar as cápsulas, derrubando um dos projéteis no cano. A cena seguinte a ser filmada envolvendo aquela arma era o estupro da personagem Shelly, vivida por Sofia Shinas, sendo que a arma foi carregada com festim (que normalmente tem duas ou três vezes mais pólvora do que um projétil normal, para justamente fazer um barulho mais alto). Lee entrou no set carregando uma sacola de supermercado contendo um saco de sangue explosivo. No roteiro constava que Funboy deveria atirar em Eric Draven, quando ele entrasse na sala, estourando o saco de sangue. O projétil que estava precso no cano da arma foi disparado em Lee, através da sacola que ele carregava, o levando a óbito.


MODA E ESTILO DE VIDA


Alguns estilos de se vestir da subcultura gótica e comportamento também, são listados abaixo. Com certeza você já deve ter visto alguns desses considerados tipos de góticos.
Interessante ver como as bandas mudam de um estilo para o outro e de como as roupas e o modo de agir de cada um pode ser bem diferente do outro.

OLD SCHOOL

Old School

Esse é o gótico tradicional, formado pela primeira geração dos anos 80. Muito influenciado pelo movimento punk, o old schol faz o uso de muito preto, maquiagem pesada, piercins, coturnos, jaquetas de couro. Fãs de clássicos como The Sisters of Mercy, Bauhaus, Siouxsie and the Banshees e The Cure, acreditam que a atual cena gótica está morta e já não é mais a mesma.


MEDIEVAL

Medieval
Além do fascínio por construções antigas, como igrejas e cemitérios, o gótico medieval consiste em uma visão romântica desse período tão sombrio. O canto gregoriano e a cultura celta são as maiores inspirações para as roupas simples e de pouca maquiagem. Tantos os homens quanto as mulheres podem trazer os cabelos compridos naturais, visto que durante a Idade Média e o Renascimento haviam poucos ou nenhum método seguro de alisamento. Bandas: Dargaard e Dead Can Dance.

VITORIANO


Inspirado nos anos 40, ano aonde viveu a Rainha Vitória que vestiu-se certa vez somente com roupas pretas desde a morte do seu marido o príncipe Albert, até o fim de sua vida. Esse estilo procura resgatar a dignidade e a compostura da Inglaterra do século XIX. Corseletes, luvas, vestidos longos e armados, ternos, casacas, chapéus e bengalas, prezando sempre rendas e babados exageradamente brancos, figuram ao lado de uma pele pálida. Gostam de uma banda chamada Rasputina e normalmente leêm Bram Stoker e Edgar Allan Poe.

FETICHISTA





Muito difundido nos anos 80, o fetich goth como é chamado em inglês, transmite a idéia de explorar novas possibilidades e é um comportamento muito mais sexual do que propriamente social. Sensual e provocante as roupas em couro ou vinil são predominantemente de cunho sadomasoquista (S&M), utilizam-se de muito vermelho e costumam vir acompanhadas por todo tipo de acessórios imagináveis, como algemas e coleiras. Hábito inspirado pela banda Bauhaus. Musicalmente falando, a preferência é voltada para o new wave e para nomes que tenham traços de música eletrônica como o Depeche Mode.



VAMPÍRICO




Pálidos, aversos ao sol, tendem a ser pessoas divertidas, atraentes e amantes do famoso clichê vinho tinto.
São baseados na lendária faixa Bela Lugosi's Dead, trilha sonora do longa metragem The Hunger (Fome de Viver, 1983), gravado pela banda Bauhaus, esses são os góticos mais ligados ao vampirismo. Livros da Anne Rice e o clássico Carmilla são as principais referências. 

DEATHROCKER




Versão mais sombria do punk. As roupas rasgadas, acessórios e moicanos, tornam praticamente impossível diferenciá-los como góticos à primeira vista. Bandas: Chstian Death, Tragic Black e Alien Sex Fiend.

INDUSTRIAL


Conhecidos como rivet heads (cabeças de prego), não se consideram góticos. Normalmente rejeitam o rótulo e o convívio com a cena. Provavelmente são chamados de góticos porque as bandas que curtem e as roupas, são encontrados na mesma seção de lojas especializadas. Bandas Throbbing Gristle, Rammstein, Nine Inch Nails, Terminal Choice. Filmes que se inspiram: Matrix. 

CYBER



Uma das subdivisões mais radicais, talvez a mais diferente de todos os tipos de góticos. O Cyber Goth é uma cena puramente eletrônica e futurista. Atualmente a popularidade deles aumenta a cada ano e não costumam ser apreciadores da cena mais tradicional. Talvez ainda são chamados de góticos pelas músicas que ouvem ainda possuírem elementos depressivos. Inspirados na ficção científica, costumam usar roupas com cores fortes, fluorescentes e pretto. Nos pés plataformas altíssimas. Nos cabelos dread falls cyberlox. Curtem muito Future Pop, como o da banda Blutengel, Android Lust, Das Inch e Frant 242.

BABYBAT


São aqueles que estão começando na cena. Classificados como bebês góticos. Influenciados pela falsa idéia que a mídia passa, costumam ouvir Marilyn Manson, Him e Lacrimosa.

HEADBANGER


Um metaleiro não é necessariamente um gótico, mas o fato é que a atual geração está cada vez mais ligada às mais variadas vertentes do metal. A música gótica e o rock pesado tem muitas diferenças, mas também têm muita coisa em comum e a prova disso são os subgêneros doom metal, sinfonic metal e o próprio gothic metal.
Nightwish, Epica, Tristani, Type O' Negative, Theatre of Tragedy, Lacuna Coil, Orphanage são algumas bandas que possuem esses elementos e que são admiradas por parte desses headbangers.

LOLITA



Recente, o gothic lolita teve início no Japão. Formado por adolescentes que tiveram contato com a cultura através do cosplay (costume play, hobbie de caracterizar-se como um personagem). Marcado pela androginia, nada mais é do que uma mistura piegas entre elementos punk e glam, vestidos delicados e curtos em preto, sombrinhas, sapatos mary jane e homens com o máximo de características femininas possível. Na música, as bandas de visual key, são suas influências. Algumas que posso citar. Malice Mizer, Versailles e Moi Dix Mois.

ROMÂNTICO 


Sensual, obscuro e misterioso, o gótico puramente romântico com traços presentes em quase todos os outros tipos, é também melancólico e sonhador. Laços, crânios e rosas mortas refletem a influência da poeasia de Byron e Shakespeare e da música clássica de Wagner e Bach.







HIPPIE


Apreciadores de bandas como Faith and The Muse e Inkubus Sukkubus, a única diferença basicamente desses hippies góticos para os hippies anos 70, é o fato de usarem preto e curtirem o paganismo, wicca. Normalmente são pessoas amáveis, não necessariamente vegetarianos ou ativistas.





REFERÊNCIAS

O Corvo Blog - www.ocorvoblog.blogspot.com
Wikipedia
Google
www.saopauloantiga.com.br
www.uol.com.br
www.terra.com.br
www.virgula.com.br















Comentários

Anônimo disse…
eu sou gotico

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE