GRANDES CLUBES BRASILEIROS: GRÊMIO


GRANDES CLUBES BRASILEIROS




Hoje contando um pouco da história de:


GRÊMIO: O IMORTAL


Na série Grandes Clubes Brasileiros, que começo esse mês, falaremos do imortal tricolor gaúcho, o Grêmio.

GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE


FICHA TÉCNICA

Nome: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Fundação: 15 de Setembro de 1903
Torcedor: Gremista, tricolor
Estado: Rio Grande do Sul
Estádio: Arena do Grêmio
Capacidade: 60.540 pessoas
Presidente atual: Fábio Koff
Ranking de Torcedores: 6 Maior torcida do Brasil
Mascote: Mosqueteiro
Patrocinadores: Banrisul, Tramontina, TIM, Unimed e Coca-Cola 
Material Esportivo: Topper.

INTRODUÇÃO:

O Grêmio sempre foi um clube respeitado pelos seus adversários, mesmo nos piores momentos de sua história, a tradição, sempre o colocou como um clube difícil à ser batido, pela garra de seus jogadores e pela maneira de como os jogadores gremistas entram normalmente em campo, sempre com muita gana e vontade de vencer.

Tendo como o Internacional, o seu maior rival, o Grêmio teve nos anos 80, talvez alguns dos melhores times que o campeonato brasileiro já viu jogar. Atingiu o ápice da sua história com o título mundial de 1983.

O Grêmio originou-se de uma bola. Sim, tudo iniciou-se quando o paulista Cândito Dias da Silva trouxe a primeira bola, para a cidade de Porto Alegre. Ele fez uma espécie de reunião de amigos, para bater uma bolinha e acabou mostrando como se jogava esse novo esporte. O grupo gostou tanto da experiência que decidiu formar um clube de futebol

E no dia 15 de Setembro de 1903, 33 homens se reuniram em um restaurante no centro da cidade. Carlos Luiz Bohrer foi eleito o primeiro presidente do clube.

O primeiro título nacional veio em 1981, vencendo o São Paulo por 1 a 0 no campo do adversário. A torcida do São Paulo com mais de 100.000 torcedores, se calou diante do Imortal.

E em 1983 o Grêmio conquistava a Libertadores da América e logo em seguida o mundial, vencendo o Hamburgo em Tóquio.

Depois disso, conquistou duas vezes a Copa do Brasil, em 1995 chegou ao Bi da Libertadores e em 1996 Campeão Brasileiro novamente.
 


Uniforme atual

O Grêmio realizou o primeiro jogo apenas no dia 6 de março de 1904, quase meio ano depois da sua fundação. O primeiro uniforme do Grêmio foi azul e havana. Mas como não havia suficiente tecido desse tipo, o havana foi substituido pelo preto,por isso o uniforme do Grêmio foi azul e preto até 1912, quando começou a aparecer o branco em várias combinações. O modelo final da camiseta (tricolor em listras verticais azuis, pretas e brancas) surgiu em 1929.
   
O primeiro estádio do Grêmio foi o da Baixada, no Moinhos de Vento, ao lado de um antigo hipódromo. O terreno foi comprado da família Mostardeiro.
A inauguração ocorreu no dia 4 de agosto de 1904.Os próprios associados ajudaram a limpar o terreno. Depois, plantaram plátanos atrás da primeira arquibancada.

Em 1909, dia 18 de julho, o Grêmio jogou pela primeira vez contra o recém fundado Internacional. 

O Primeiro Gre-Nal foi na Baixada. O grêmio jogou com camisetas em azul e preto inglesas, o inter com italianas vermelho e branco. O Grêmio ganhou o jogo por 10 a 0. Em 1910 o Grêmio participa da fundação da Liga de Futebol de Porto Alegre, e ganhou o campeonato da cidade pela primeira vez em 1911. Sete anos depois, em 1918, foi um dos clubes que fundaram a Federação Rio-Grandense de Desportos, FRGD (hoje Federação Gaúcha de Futebol, FGF), para a realização do campeonato estadual, vencido pelo Grêmio pela primeira vez em 1921. Um dos campeonatos mais festejados é o de 35, o "Campeonato Farroupilha".
 

Até hoje, em 73 participações, o Grêmio foi campeão gaúcho 33 vezes, obtendo a sua maior série com o hepta (62-68). Além de ganhar a Copa Libertadores em 83 e 95, o Mundial de clubes em 1983, venceu diversos torneios internacionais.
O Clube foi também campeão brasileiro em 1981 e 1996, da copa do Brasil em 1989, 1994, 1997 e 2001. Na relação de títulos ainda se incluem 33 vezes em que obteve o campeonato de Porto Alegre.


TÍTULOS MAIS IMPORTANTES:


Campeão Mundial: 1983
Campeão da Libertadores:  1983 - 1995
Campeão Brasileiro Série A: 1981 - 1996
Campeão Brasileiro Série B: 2005
Copa do Brasil:  1989 - 1994 - 1997 - 2001
Campeonatos Gaúchos:  36 títulos

Informações sobre outros títulos:  

Link:  http://www.gremio.net/page/view.aspx?i=id_869

BATALHA DOS AFLITOS



Batalha dos Aflitos é o nome usado pela imprensa brasileira para se referir ao último jogo do Campeonato Brasileiro Série B de 2005 disputado no sábado, 26 de novembro de 2005 entre Náutico e Grêmio. 
É quase impossível se falar de Grêmio e não falar desse histórico jogo que virou até filme.

O nome, Batalha dos Aflitos, é usado em referência ao estádio do Náutico, o Estádio Eládio de Barros Carvalho conhecido como o estádio dos Aflitos, em Recife, onde a partida foi disputada e também à enorme tensão demonstrada por ambos os clubes durante o partida, por isso, batalha. O eventual vencedor seria promovido para o Campeonato Brasileiro Série A em 2006, neste caso, o Grêmio.

O Grêmio precisava de, no mínimo, um empate para se garantir na Série A do ano seguinte e de uma vitória para ser campeão da Série B.
Vale salientar que, em 2005, apenas o campeão e o vice-campeão se classificavam para Série A do ano seguinte. O Náutico precisava vencer a  partida para garantir o acesso junto com o Santa Cruz.


O Santa Cruz precisava vencer a Portuguesa no Estádio do Arruda, também em Recife, para se classificar, pois se empatasse poderia perder a vaga para Náutico, se este derrotasse o Grêmio. Por outro lado, se o Santa Cruz vencesse bastava o Náutico empatar, para o tricolor pernambucano ser, pela primeira vez em sua história, campeão nacional. Isso formou uma especulação que poderia haver suborno chamado "mala branca" do Santa Cruz ao Náutico para que este vencesse sua partida.

O JOGO
 

O jogo é lembrado como um jogo inacreditável já que o Náutico jogava em casa, e o Grêmio teve quatro jogadores expulsos e teve 2 pênaltis marcados contra ele. Além, é claro da pressão da torcida do Náutico. Anderson foi o salvador do Grêmio, ao fazer o gol do título e do acesso.
Um produto do jogo foi o documentário Inacreditável - a batalha dos aflitos, 1 2 que depois foi motivo de disputa sobre direitos autorais entre a produtora e o clube.


ARENA DO GRÊMIO:

Recentemente o Grêmio ergueu uma Arena super-moderna à altura da história do clube. O Estádio fica próximo ao aeroporto de Porto Alegre e já foi inaugurado. Para muitos torcedores mais saudosistas, o Olímpico ainda deveria ser a casa do Grêmio, mas numa votação interna o clube decidiu construir essa nova Arena que ficou pronta muito antes de outras arenas de clubes grandes que estão em construção como por exemplo o Itaquerão, nova Arena do Corinthians e a Arena Palestra, novo estádio do Palmeiras.


Arena do Grêmio

imagem interna

Antigo Estádio Olímpíco Monumental

Antes de ter essa arena moderna, que vimos nas fotos acima, o Grêmio teve posse de um estádio lendário, o Estádio Olímpico Monumental inaugurado dia 19 de Setembro de 1954. Com capacidade para: 46.000 pessoas. 

Hoje, ele será demolido, para construção de condomínios residenciais. Fotos abaixo.

 foto do interior do estádio 


 foto externa

foto áerea

Mais informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Ol%C3%ADmpico_Monumental
 
ÍDOLOS
 
Ao longo de sua história, como todo grande clube o Grêmio colecionou ídolos, abaixo, alguns deles:

Eurico Lara

 Renato Gaúcho

De Léon

 Éder

 Paulo Nunes

 Jardel

Mais ídolos: http://esporte.uol.com.br/futebol/clubes/gremio/idolos-e-craques/ 

TORCEDORES ILUSTRES


O Grêmio também tem sua lista de torcedores famosos. Entre atores, atrizes, cantores, cantoras, modelos, políticos, o Grêmio tem torcedores famosos de todos os seguimentos, segue uma lista abaixo, com um certo apelo de torcedor sim, mas nada que comprometa. Falei apelo de torcedor, porque colocar o Ozzy Osbourne como gremista é demais (risos).

http://clicgremio.blogspot.com/2010/10/torcedores-famosos-do-gremio.html  

MASCOTE



HINO DO GRÊMIO

(letra de Lupicínio Rodrigues)



Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo e que nós estaremos
Com o Grêmio onde o Grêmio estiver

50 anos de glória
Tens imortal tricolor
Os feitos da tua história
Canta o Rio Grande com amor

Nós como bons torcedores
Sem hesitarmos sequer
Aplaudiremos o Grêmio
Aonde o Grêmio estiver

Lara o craque imortal
Soube seu nome elevar
Hoje com o mesmo ideal
Nós saberemos te honrar

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo e que nós estaremos
Com o Grêmio onde o Grêmio estiver

Link do aúdio: http://letras.mus.br/hinos-de-futebol/402224/ 













Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA