RAIO X - UDO


RAIO X - UDO

U..D.O.

Fazia tempo que não escrevíamos nessa seção e reascendeu essa vontade de voltar a fazer o Raio-X após uma conversa com um seguidor da página. É muito legal ouvir feedbacks positivos sobre a página, pois tudo que faço aqui é com muito carinho, pois falar de cinema, de heavy metal e de hard rock, é pura diversão para mim. E com a colaboração desse seguidor, que curte o The Informetal e que quis contribuir com material para a página, vamos falar um pouquinho desse excelente músico alemão: UDO.

Obs: Caso você seguidor ou seguidora, que também queira fazer como o nosso amigo fez e quiser contribuir com material para enriquecermos ainda mais essa página, entre em contato comigo pela tag de mensagens do Facebook.

Texto de: Roberto Ernane Schäfer

UDO DIRKSCHNEIDER

Nome Completo: Udo Dirkschneider
Nascido: 6 de Abril de 1952
Local de Nascimento: Wuppertal, Alemanha
Gênero: Heavy Metal, power metal
Ocupação: Cantor e letrista

No Raio-X de hoje não poderia faltar a figura marcante do cantor Udo Dirkschneider sempre associado aos tempos de glória do grupo alemão: Accept. Sua voz inconfundível anasalada e estridente enquanto vestia uma gandola militar durante as performances lhe tomou icônico entre as demais figuras extravagantes do metal.

Desde a juventude no fim dos anos 60, Udo cantava e tentava tocar teclado. Bem no começo da década seguinte monta uma banda com o guitarrista Michael Wagener, a fundação do Accept estava tomando alguma forma ali. Udo larga os teclados de vez e concentra-se no canto e Michael desiste de ser guitarrista para virar depois um produtor bem sucedido no mercado do rock e metal chegando a participar dos primeiros trabalhos do Accept.

O grupo começa a despontar na Alemanha e na Europa. Passa a chamar atenção pela agressividade musical, velocidade e letras. Vale lembrar a conquista do estilo num cenário gradativamente mas fascinado pela música mecanizada estabelecida pelos sucessores do krautrock dentro do próprio mercado germânico.

Udo com Accept

Junto do Priest, o Accept foi parte da cartilha de artistas posteriores da música pesada. E como devia se esperar, certos clichês foram inerentes a ele também. A busca em produzir mais composições que agradassem o público norte-americano causou rupturas internas tendo a saída de Udo para uma longeva carreira solo com mais de 15 discos lançados.

Capa do álbum Balls To The Wall

Pouco depois da saída, Udo entrelaça sua nova carreira com o retorno ao Accept até meados dos anos 90, onde ocorre um hiato. Nesse ínterim, o vocalista sofre a era negra das baixas vendagens dos discos de heavy metal, desinteresse das casas de show por suas apresentações sob a marca U.D.O. e quando o Accept retorna apresentando um novo cantor, comparativos de quem toca melhor os clássicos passam a vir à baila.

Udo

Com tudo isso, Udo retoma gradativamente uma audiência da qual havia perdido e novas gerações de ouvintes passam a segui-lo junto do constante aumento pelos festivais de metal. É interessante buscar a sua música paralela daquilo acontecido no Accept pois Udo sempre investiu tempo desenvolvendo a parte lírica e preservou na suas devidas proporções o seu alcance vocal.

Udo cercado de mulheres em videoclipe

























Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE