A HORA DO PESADELO


A HORA DO PESADELO

Freddy Krueger

A Netflix colocou dois filmes da franquia A Hora do Pesadelo, em seu catálogo. Um deles, vi ontem: A Hora do Pesadelo: Guerreiros dos Sonhos. E também liberou o A Hora do Pesadelo: Mestre dos Sonhos.

Mas no post de hoje, vamos fazer um "resumão" de tudo que já foi lançado, dessa franquia tão conhecida mundialmente, que traz o demônio Freddy Krueger aterrorizando a vida de jovens, através de pesadelos.

A franquia começou com o diretor Wes Craven, mas como todo filme que tem sequências, teve diversos diretores a frente desses respectivos filmes.

Nos anos 80 principalmente, Freddy foi um fenômeno de vendas, desde lancheiras, até brinquedos e outros souvenires. Em número de filmes, perde para Jason de Sexta-Feira 13, mas junto de Mike Myers d Halloween, Pinhead de Renascido do Inferno e Leatherface de O Massacre da Serra Elétrica, ele se tornou ícone do horror. Alguns fãs, o preferem a outros filmes de horror, já tem aqueles que preferem o Jason, como esse que vos escreve, mas é inegável a importância desse vilão para esse tipo de filme. E para o cinema em si.

Bem, sem mais delongas, vamos entrar nesse mundo sombrio de muitos sustos, com o rei dos pesadelos, o sr. Freddy Krueger!!!

Boa leitura!!!

1). A HORA DO PESADELO (A NIGHTMARE ON ELM STREET - 1984)



O primeiro filme da franquia, foi feito no ano de 1984. Dirigido por Wes Craven, o filme tem 1 hora e 31 minutos. No elenco: Johnny Depp, Heather Langenkamp, John Saxon, Lin Shaye (que voltou aos holofotes após os filmes da saga: Invocação do Mal e que nesse filme, faz o papel de uma professora. O filme tem Mimi Craven, que eu creio ser filha do Wes Craven. Amanda Wyss e obviamente Robert Englund, o ator que dá vida ao personagem Freddy Krueger.

Sinopse: Tudo começa quando a jovem Nancy começa a ter pesadelos assustadores. Enquanto ela guarda apenas para si estas terríveis experiências noturnas, suas amigas do colégio também estão compartilhando o mesmo de sonho terrível. Porém, após a morte brutal de uma das jovens, Nancy procura a polícia. Como já era de se esperar, a polícia não acredita nos relatos de Nancy. Que entende que não existe outra alternativa a não ser encarar essa dura realidade.

2). A HORA DO PESADELO 2 - VINGANÇA DE FREDDY (1985) -A NIGHTMARE ON ELM STREET - FREDDY'S REVENGE



Nesse segundo filme da franquia, passa-se 5 anos, desde que Freddy havia sido enviado ao inferno. Dessa vez é um garoto que é assombrado com os pesadelos terríveis. Freddy tenta possuir a alma do garoto, para voltar a ativa.

rssss

Esse filme é considerado um dos piores de toda franquia. Mas vale uma observação sobre esse filme. Ele foi considerado um dos filmes mais gays de todos os tempos. Não por ter uma temática gay ou algo do tipo, mas pela vítima principal de Freddy ser um homem e não uma mulher. O ator Mark Patton, que é homosexual na vida real, disse que sofreu um certo preconceito na época do filme que foi lançado bem naquela época em que a AIDS estava aparecendo para o mundo. Em entrevistas que o ator já deu, ele diz que o filme acabou se tornando gay, por diversos motivos. Em uma das cenas, ele vai a um bar gay, aonde vários homens estão usando roupas de couro e Freddy mata o treinador dele, que queria agarrá-lo. Outra cena polêmica é uma cena em que ele foge da namorada e vai para a cama de um amigo. E o amigo acaba morto. Além do fato de ele ficar 60% do filme só de cueca. Alguns garotos na época, adoravam a cena em que Freddy enfia a mão na boca do personagem. E alguns rapazes ainda tinham pedido ao ator, que autografasse o VHS, por aparecer em uma cena de cueca, por volta dos 20 minutos e pouco do filme, como todo garoto fica quando acorda. Outro fato que deixa o filme, com esse tipo de conotação, segundo o ator, que abandonou a carreira artística após e filme que só retomou depois de muitos anos, é que Freddy, sempre é muito cruel com as garotas e nesse filme, ele não é durão com o personagem de Matt. Pelo contrário, até o protege, atua como uma espécie de guardião.

Depois de 30 anos do filme, o ator confrontou David Chaskin, que escreveu o roteiro do filme e que disse que na época quis fazer um filme homofóbico, para que os héteros tivessem nojo e no entanto, o filme acabou ficando bem gay, porque o jeito como Matt atuou no filme, demonstrava que ele era muito gay.

O ator lançou Screem Queen: My Nightmare On Elm Street aonde ele conta tudo que passou, depois que esse segundo filme da franquia A Hora do Pesadelo foi lançado. Os rapazes na época, que eram héteros, queriam ver uma garota ser aterrorizada e o fato de ser um homem a vítima, fez explodir um mundo de críticas em cima do filme e principalmente em cima de Matt, que vive Jesse Walsh.

Para vermos, como o preconceito, que ainda hoje é muito latente, era ainda maior naquela época, a ponto de um ator não querer mais atuar, por causa das críticas de um filme de terror.

Com direção de Jack Sholder, o filme tem 1 hora e 27 minutos de duração.
No elenco: Mark Patton, vivendo o papel de Jesse Walsh, Kim Myers (Lisa Webber), Robert Rusler (Ron Grady), Clu Gulager (Mr. Walsh), Hope Lange (Mrs. Walsh), Marshall Bell (Coach Schneider), Melinda O. Fee (Mrs. Webber), Sidney Walsh (Kerry) e Christie Clark (Angela Walsh).

3). A HORA DO PESADELO 3: GUERREIROS DOS SONHOS - 1987 - A NIGHTMARE ON ELM STREET - DREAM WARRIORS



No terceiro filme da franquia, co-escrito por Wes Craven, vemos o assassino de volta. Freddy Krueger é filho de Amanda Krueger. Quando jovem, ela ficou trancada por acidente em uma ala de um hospital psiquiátrico e fora estuprada por dezenas de maníacos e desse estupro, nasceu Freddy Krueger. Freddy atacava crianças e por essa razão, foi queimado vivo por alguns moradores da rua Elm.

Nesse filme, os últimos garotos da rua Elm, estão internados em um hospital psiquiátrico. Freddy, como era de se esperar, torna a vida nesse hospital, ainda mais aterrorizante para esses garotos.
O grupo é muito interessante, cada personagem tem características bem pessoais. Vou citar alguns deles: Kristen Parker é vivida pela experiente atriz Patricia Arquette, que nesse filme ainda está bem novinha. Ken Sagoes, faz o papel de Kincaid, ele também aparece no próximo filme da franquia, A Hora do Pesadelo 4. Rodney Eastman faz o papel do mudinho Joey. Jennifer Rubin, faz a ex-viciada Taryn. Gostei demais do personagem dessa garota. A típica garota rebelde do grupo, que reclama de tudo, mas ao mesmo tempo é corajosa e valente, lembrou muito uma personagem da série Glitch, que assisti há pouco tempo atrás. No grupo ainda temos: Bradley Gregg (Phillip), que faz o papel de um escultor, que não pode fazer seus bonecos com outros materiais, porque o pessoal do hospital acredita que ele pode se suicidar. Temos também o paraplégico Will, vivido por Ira Heiden.

Belíssima cena!!!

Todos esses jovens são cuidados, pela diretora do hospital, Dra. Elizabeth Simms vivida pela atriz Priscilla Pointer, Neil Gordon, é o médico, vivido por Craig Wasson, que se apaixona pela jovem médica que vem para o hospital, ajudar, Heather Langenkamp, que foi a Nancy Thompson do primeiro filme.

Aí já tem algo que eu gostaria de comentar. É engraçado como os Estados Unidos, tinham o costume de colocar certos galãs mais velhos, para contracenar com garotas novas. Fica evidente como Craig Wasson é mais velho que Heather Langekamp. Quando eles vão ao encontro do pai dela, John Saxon, isso fica ainda mais gritante.

Pois bem, Nancy, por já ter vivido o problema no primeiro filme, vem com experiência para ajudar aqueles jovens e ganha logo a confiança deles. Mas tanto o Dr. Neil Gordon, como a responsável pelo hospital a Dra. Elizabeth Simms, são resistentes no início ao tipo de tratamento que a Dra. Nancy propõe. E ela fica em uma sinuca de bico, porque não pode contar abertamente sobre o Freddy, pois ninguém acreditaria nela, ainda mais dois profissionais que lidam com jovens problemáticos há anos.

Para mim, esse filme, é o melhor de todos com o Robert Englund. Ele mistura toda aquela atmosfera dos anos 80, com glichês de filmes de terror dessa época, mais uma história cativante e bem amarrada. Uma curiosidade, fica pela participação do ator que fez Morpheous em Matrix. Laurence Fishburne, que aparece nos créditos como Larry Fishburner, faz um enfermeiro boa praça. Confesso que demorei um tempo para reconhecê-lo.

Personagem Taryn vivida por Jennifer Rubin

Além dele, ainda tem um enfermeiro meio taradão que dá em cima de tudo quanto é mulher que ele vê, inclusive ele tenta uma investida contra a paciente Taryn, mostrando aquele lado obscuro que é relatado em muitos filmes que envolvem manicômio, aonde os enfermeiros, tentam agarrar a força, pacientes mulheres.

Stacey Alden como Marcie e Joey vivido por Rodney Eastman

Stacey Alden, é a enfermeira Marcie, parceira desse enfermeiro, a típica enfermeira gostosa, loira, bonita, ela também está na mira do enfermeiro mal caráter e é a grande paixão platônica do garoto mudo Joey.

Outra curiosidade desse filme é o pequeno papel de Zsa Zsa Gabor. Ela tem uma pontinha no filme, em um programa de entrevistas.

Direção de Chuck Russell com 1 hora e 36 minutos de duração.

Capa do disco da banda Dokken, trilha do filme!!!

O filme tem trilha sonora da banda Dokken. Into The Fire and Dream Warriors, são duas excelentes canções que podemos ver no final do filme. Filme de terror, norte-americano, com trilha de hard rock, é a combinação perfeita!!! E esse filme tem toda atmosfera para isso. Recomendo os amigos que acompanham o The Informetal, assistirem ao clipe, que podemos encontrar facilmente no You Tube.

Freddy e Dokken
O destaque das mortes, fica por conta da morte da paciente que sonhava em ser uma estrela de tv. Para mim, a melhor morte desse filme. Um pouco acima coloquei uma foto dessa cena.

Freddy e a banda Dokken

4). A HORA DO PESADELO 4 - O MESTRE DOS SONHOS (1988) - A NIGHTMARE ON ELM STREET - THE DREAM MASTER



O quarto filme da franquia, Freddy busca aniquilar o que sobrou dos jovens do filme anterior. Kincaid, Joey e Kristen, estão de volta nesse filme, mais curiosamente, a atriz que vive a loirinha, não é mais Patricia Arquette e sim a atriz: Tuesday Knight. Patricia Arquette estava grávida nesse ano, por isso não pode fazer o filme.

Com direção de Renny Harlin, com 1 hora e 33 minutos, esse filme é inferior ao anterior.

Renny Harlin, já dirigiu filmes como Duro de Prender (1988), Duro de Matar 2 (1990), Risco Total (1993), A Ilha da Garganta Cortada (1995), Do Fundo do Mar (1999), Alta Velocidade (2001), O Exorcista - O Início (2004), Caçadores de Mentes (2004), o Pacto (2006) entre outros.

É engraçado, falarmos de um filme de terror, no meio desses vários filmes de ação.
Para fazermos um paralelo, esse quarto filme da franquia A Hora do Pesadelo, contrastava com o sétimo filme da franquia Sexta-Feira 13. Muitos dizem que o maior rival de Freddy não é Michael Myers de Halloween e sim, Jason Voorhees de Sexta-Feira 13.

Cena icônica da pizza

Brinquedo Assassino, se lançava para o mundo, com seu primeiro filme, nesse mesmo ano de 1988.

Olha que ironia, um cachorro, em uma cena muito engraçada, mija fogo e desse evento, Freddy volta a vida. Detalhe, sabem o nome desse cachorro? Jason.

Cena agoniante!!!

Considerada a última remanescente dos jovens, filhos de pais responsáveis pela morte de Freddy, Kristen faz uso de um dom, de conduzir as pessoas para os sonhos, leva a amiga Alice (Lisa Wilcox) que é irmã de seu namorado Rick (Andras Jones), transferindo essa capacidade para essa outra garota. Sendo assim, Freddy começa a usar essa outra garota. Outra atriz que fez esse filme, Toy Newkirk vive a personagem Sheila e Brooke Theiss vive Debbie, uma das que morrem mais feio nesse filme.

5). A HORA DO PESADELO 5 - O MAIOR HORROR DE FREDDY (1989) - A NIGHTMATE ON ELM STREET - THE DREAM CHILD



Quinto filme da franquia é o único que eu não assisti. Então tudo o que falar aqui, foi de pesquisa que fiz na internet.

Com 1 hora e 29 minutos e com direção de Stephen Hopkins. O legal dos filmes do Freddy, que normalmente um ator ou uma atriz, normalmente atriz, que fez o filme anterior, pode fazer o filme posterior. E nessa sequência temos novamente a atriz Lisa Wilcox e o ator Danny Hassel.

Freddy dessa vez utiliza-se de de um feto para alcançar seus objetivos. No entanto, talvez o grande mérito dessa quinta edição, seja o trabalho feito com a parte cenográfica e a direção de arte. Os ambientes são melhor trabalhados nesse filme e algumas mortes ficaram bem interessantes. Detalhe, o diretor teve apenas 1 mês para filmar tudo e editar o que foi filmado.

O que espanta Alice, é que ela começa a descobrir que Freddy está na ativa novamente e ela não está dormindo dessa vez, é aí que ela descobre que ele está atuando através de um feto e ela está grávida.

A freira misteriosa que aparece no terceiro filme, volta a dar as caras nesse filme também. Beatrice Boepple, faz o papel de Amanda Krueger. O caminho para que o mal possa ser vencido mais uma vez, passa por Alice e Amanda.

E a vida do filho de Alice, está em jogo nessa trama toda.

Freddy abusa dos disfarces nessa sequência, passa por cozinheiro e até por um super-herói. A personagem Alice, se estabelece como uma das maiores final girls que o cinema do horror já produiu. Ela é muito querida entre os fãs e nesse filme, faz um mix de vítima e heroína sexy. Cogitou-se até a volta dessa personagem no polêmico Freddy vs Jason de 2003. Mas infelizmente acabou não acontecendo.

Isso é que é comer a força!!!


Alice é junto de Nancy Thompson, as garotas perseguidas por Freddy, mais queridas dos fãs desse filme.

Nancy aparece no 1, no 3 e no 7.

Uma pena desse filme é saber que a equipe de produção enxugou muito o filme e tirou várias cenas extremamentes violentas, para poder passar na censura. Às vezes reclamamos dos diretores e produtores, mas eles até que se esforçam para fazer um filme de terror bem divertido, o problema está justamente na hora de passar na censura, muitas boas cenas infelizmente ficam pelo caminho.

Outra curiosidade desse filme é que foi o primeiro filme da franquia que o atoe Robert Englund aparece totalmente sem a indumentária de Freddy. Stephen King, foi convidado para trabalhar no filme, mas recusou o convite.

Cena do banho

Uma cena desse filme, que vi no You Tube e que achei fantástica, é a do banheiro. Uma mulher vai tomar banho e começa a voltar uma água amarelada do ralo. De repente o chuveiro aumenta a pressão e começa a encher de água por todos os lados, fazendo o box virar uma espécie de quadrado cheio de água, parecidos com aqueles que vemos em números de mágicos. A Garota desesperada consegue sair do box e nua, entra no mundo de Freddy.

6). A HORA DO PESADELO 6 - PESADELO FINAL - A MORTE DE FREDDY KRUEGER (1991) - FREDDY'S DEAD - THE FINAL NIGHTMARE



Sexto filme da franquia. O ano é 1991, direção de Rachel Talalay. 1 hora e 29 minutos de duração.

No elenco: Robert Englund, Lisa Zane, Shon Greenblatt, Ricky Dean Logan, Breckin Meyer, Yaphet Kotto, Tom Arnold, Roseanne Barr, Elinor Donahue e Johnny Depp.

Para muitos, esse junto do filme 2, são considerados os piores filmes da franquia. O próprio ator Robert Englund que vive o assassino Freddy, já deu declarações de que esse seria o pior filme, na opinião dele. O filme conta a história de John Doe (Shon Greenblatt) que vai parar em uma clinica psiquiátrica, comandada por Maggie Burroughs (Lisa Zane). Ao encontrar um elo entre os sonhos dela e do rapaz, ela decide então viajar até a cidade de Springfield, para tentar entender tudo aquilo. Freddy por sua vez, está a procura do último descendente vivo, para tentar aumentar seu poder.

Hilária a cara dele nessa foto!!!

Os mini-flashbacks trazem bons momentos. Mais os fãs ficaram extremamente irritados com as supostas explicações de onde viria todo o poder sobrenatural do assassino Freddy.

O filme não tem uma sequência nos próximos, que pretendem seguir outras linhas e não aproveitam nada desse.

Existe uma história de que Peter Jackson teria feito um roteiro para que Freddy sofresse nas mãos de jovens vingativos. Mas a diretora não gostou e preferiu trabalhar com Michael de Luca, que optou por matar o assassino nesse filme.

7). O NOVO PESADELO: O RETORNO DE FREDDY KRUEGER (1994) - WES CRAVEN'S NEW NIGHTMARE



Finalmente, tendo o seu criador de volta, Wes Craven filma essa sétima continuação da franquia e em comemoração aos 10 anos da marca, eles fazem esse filme que foi muito elogiado por alguns fãs.

O filme começa com uma cena, remetendo ao primeiro filme, um homem construindo uma luva com navalhas. Logo depois vemos a atriz do primeiro filme: Heather Langekamp , vivendo novamente a personagem Nancy, numa espécie de set de filmagens e com seu filho Dylan (Miko Hughes), o pequeno Cage de Cemiério Maldito e o seu marido Chase Porter (David Newson), quando derepente a mão ganha vida e ataca dois assistentes de Chase. Tudo não passava e um sonho e Nancy acorda. Nancy não, na verdade Heather vive ela mesmo, como se ela estivesse vivendo a vida real, após ter filmado o filme de 1984 mas, notando alguns acontecimentos estranhos.

O fato é que nesse filme, vivemos uma história como se fosse real. Inclusive Heather conversa várias vezes com o diretor Wes Craven, que fala para ela, que existia um espírito maligno no primeiro filme e que possivelmente esse espírito é que vem atormentando ela e o filho.

Heather Langekamp

O filme tem participações de Lin Shaye, tem Nick Corri que fez o papel de Rod no primeiro filme e a querida Tuesday Knight que também trabalhou no quarto filme da franquia.

É um filme feito para os fãs. Por isso tem várias referências aos filmes anteriores. Outro fato muito curioso é que Wes Craven relevou que ficou com vergonha de pedir para Johnny Depp participar desse filme e mais para frente, Depp teria dito que teria aceitado o convite, se Wes o tivesse feito.

Wes assistiu todos os filmes anteriores para garantir que nenhum deles, fosse melhor que esse.

Freddy and Julie

Julie, é vivida pela atriz Tracy Minderdoff, que faz uma espécie de babá do filho de Heather. Heather recebe um convite de Robert Shaye, diretor da New Line Cinema, empresa que detém os direitos sob o filme de Freddy. Robert diz para ela que gostaria de fazer ela reviver o personagem, mas ela está tão assustada com os pesadelos, com o fanatismo de alguns fãs e até com alguns terremotos, que ela recusa o convite.

Ao retornar para casa, ela sofre um acidente, dorme no volante e Freddy tem influência nesse acidente.

Os pesadelos, os ataques de sonambulismo do filho faz Heather procurar Wes Craven, que como já disse acima, releva que um espírito do mal estava preso ao filme e que ela, era o elo para manter aquele mal longe.

Freddy Krueger

O fato é que Julie amiga e cuidadora da criança é morta de maneira brutal e a cena é considerada pelos fãs, uma das melhores cenas do filme em anos.

Enfim, o filme mexe com vários sentimentos e se torna muito interessante por fazer essa mistura entre fantasia e realidade. Outra curiosidade, a filha de Wes, faz papel de uma enfermeira no filme.

8). HORA DO PESADELO - REMAKE (2010)



Ùltimo filme até hoje da franquia, não vou incluir Freddy vs Jason, pois um dia pretendo falar apenas desse filme, me ative nesse post apenas a falar dos filmes oficiais da franquia. Não que Freddy vs Jason não seja oficial, mas é um filme que foge um pouco da franquia, justamente por ter outro grande assassino dos cinemas, o insistente Jason Voorhess.

Com direção de Samuel Bayer e com produção de Michael Bay de Transformers. Esse filme feito pela Platinum Dunes, que já havia feito os remakes de A\Morte Pede Carona e Horror em Amityville.

Uma curiosidade, o direto desse filme, dirigiu o icônico clipe Smells Teen Like Spirit do Nirvana.

Jacie Earle Haley foi convocado para o papel de Freddy. Wes Craven se manifestou publicamente contra esse filme.

Os créditos inicias do filme abrem com uma montagem aonde vemos um café em Springfield aonde Nancy Holbrook (Rooney Mara) trabalha como garçonete. Lá Kris Fowless (Katie Cassidy),  vê o namorado Dean Russell (Kellan Lutz), desesperado por não poder dormir. Afirma que tem pesadelos com um homem com rosto queimado, vestido com um suéter rubro-negro e luvas com garras de navalha. Pouco tempo depois Dean cochila e no sonho esse homem corta a garganta do rapaz. Na vida real, Kris vê Dean com uma faca cortando o seu próprio pescoço.

Durante o funeral do rapaz, Kris vê uma foto dela e Dean juntos enquanto eram crianças. porém ela não lembra de tê-lo conhecido até o colegial. Agora ela começa a ter pesadelos com Freddy e começa a não querer dormir. Jesse Braun (Thomas Dekker), ex-namorado da garota aparece na mesma noite para lhe fazer companhia enquanto ela dorme. Contudo Kris se torna a próxima vítima.

Animal essa cena!!!

Todo coberto de sangue, Jesse corre para a casa de Nancy procurando explicar o ocorrido.E é revelado que a própria Nancy tem pesadelos com Freddy. A garota não pode evitar a prisão de Jesse. Ela e seu amigo Quentin Smith (Kyle Gallner) percebem finalmente que dormir é um ato mortal com Freddy e buscam uma maneira de matá-lo, antes que o sono se torne incontrolável.

A tão temida luva de Freddy

Muitos fãs e alguns críticos criticam e muito esse filme. Falam que ele não tem alma própria, que os atores são ruins, que as atuações idem, que o roteirista estava perdido, enfim, só coisas negativas. Mas eu gostei. Sempre quis ver um filme de Freddy, com menos palhaçada, com menos firula e esse filme tem isso. Sei que faz parte dos filmes do Freddy, ser meio palhaço e ter cenas e cenários loucos, porque afinal, estamos tratando de sonhos, mas mesmo com todas as críticas e comentários negativos, eu achei esse filme muito interessante. Alguns tiraram sarro, dizendo que o filme colocou o ator que fez Freddy, com uma voz muito semelhante a voz de Christian Bale em Batman O Cavaleiro das Trevas, mas nem isso, tirou o meu tesão pelo filme.

Inclusive tem uma cena que a menina pede ajuda a Deus. E e Freddy diz: God, no, just me!!!


Fontes:

Wikipedia
IMDB
Coming Soon.net
You Tube
Adoro Cinema
Boca do Inferno
Movie Web.com
moviedatabase.fandom.com
IGN.com
ScreenCrush.com
horrorfanzine.com
















































































Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE