Anna Varney Cantodea and Sopor Aeternus

ANNA VARNEY CANTODEA

Anna Varney

Pesquisando hoje sobre artistas bizarros do rock, encontrei por acaso o nome de Anna Varney Cantodea. A figura estranha dela logo de cara, me chamou atenção, aliás coisas que fogem do comum me chamam à atenção, principalmente na internet aond encontramos de tudo. Resumindo, não pude deixar de pesquisar sobre essa artista.

Descobri que se trata de uma artista alemã, que possue uma vida muito misteriosa. De acordo com informações que colhi da internet, ela se recusa a se apresentar ao vivo, entrevistas são raras e a banda é ela mesma. Ela compõe e elabora tudo sozinha. Dizem que ela é proeminente de Frankfurt, Alemanha.

Antes de falarmos mais sobre essa estranha figura, vamos explicar o seu nome.
Seu nome é formado pelo nome Anna, Cantodea é um vernáculo feminino em latim para som, canção ou cantora e Varney é o nome do vampiro que protagoniza o folhetim Varney The Vampire, or the Feast of Blood (1847), atribuído ao autor James Malcolm Rymer.

Quando falamos também da sexualidade de Anna Varney, muitas dúvidas surgem. Na internet, alguns dizem que ela é um ser andrógino. Outros dizem que é homem, mas que edita através do computador, suas imagens removendo o orgão sexual masculino e colocando no lugar o formato de uma vagina. Outros ainda dizem que Anna seja um hermafrodita, o fato é que as suas imagens na internet são extremamente bizarras e até em alguns casos sua aparência é assustadora, digna de algum personagem de filme de horror.

Vejam:

Anna Varney

Anna Varney

Anna Varney


 














Por outro lado me encantei pela sua música. Seu som gótico cativa pela beleza e pelas belas melodias. Mesmo que sombrias e com letras que cultuam a morte e a solidão, conseguimos enxergar algo diferente dos sons que ouvimos ultimamente. Sem sombra de dúvidas é algo novo e muito criativo. Alguns podem dizer, novo para você, porque a banda não é tão nova assim. (Informações datam a origem da banda em 1989, sendo já 12 álbuns lançados).
Sim, concordo, porque eu realmente não conhecia e acredito que muitos também não o conheçam, mas quis dizer no sentido de algo diferente, algo que não ouvimos nas rádios, ou na tv, no mainstream.
Sua voz é forte e sua pronúncia muito clara, mesmo para quem não entende inglês tão bem como eu. Certas músicas, ela parece declamar um poema ao invés de cantar e costuma alternar em estrofes cantadas num tom mais lento, para outras mais aceleradas.

Por falar em imagem, lembrei de um fantasma do filme Insidious, que lembra muito a imagem de Anna, vejam:

Insidious

Insidious



Insidious



Em algumas canções, lembro de bandas como The Sister of Mercy, New Order e The Cure. Também senti uma semelhança, com algumas melodias do Moi Dix Mois, banda japonesa da qual sou fã.

Moi Dix Mois
Outras influências de seu som, que podemos citar são neoclássico darkwave, folk, neo medieval.
Como disse acima a banda já possue 12 álbuns de estúdio, sendo o mais recente lançado nesse ano de 2014 chamado Mitternacht. 

Anna afirma que suas músicas são inteiramente compostas por influência das almas que a rodeiam. Desde a infância, suas músicas são feitas para si própria, nunca em contato direto com o mundo e que ainda seu trabalho com o Sopor Aeternus (nome da sua banda) é uma forma de trabalhar seus próprios conflitos em busca de elevação espiritual.

Vou colocar aqui duas músicas que me chamaram muito à atenção, espero que gostem.

1) The Lion's Promise

Essa tem uma pegada eletrônica bem interessante e uma ótima melodia.


2) We have a Dog to Exercise

Já essa lembra uma mistura de tudo que foi feito de melhor do gótico dos anos 80, com bela melodia também e uma levada que mesmo repetitiva, não enjoa ao se ouvir.




3) A Strange thing to Save

Esse vídeo é assustador...rsss
Não vou falar nada, vejam...




fonte: Google, You Tube e Wikipedia.
















Comentários

Anônimo disse…
Faltou a sublime musica Beautiful, Dreamland, In der palastra, Hello... Anna Varney é sem duvidas um brilhante talento oculto que conforme você aprende, compreende e conhece mais as musicas se torna intimo dessa célebre obscuridade!

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA