Geração Internet


GERAÇÃO "INTERNET"

Antes de começar à ler esse post, leiam algo da definição do que é a internet:

Wikipedia:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet


 
Na música do grupo Legião Urbana, a Geração Coca Cola fazia referência a juventude daquela época, mas hoje, os tempos são outros e estamos no que chamo de Geração Internet, ou Geração Facebook (nome do aplicativo mais popular aqui no Brasil, acessado por pessoas de todas às idades, não só jovens).





Vejam abaixo uma definição que um cara na internet deu, para o que chamávamos de Geração Coca Cola:
 
"A música foi composta na década de 80 e naquela época, os adolescentes valorizavam tudo o que vinha dos Estados Unidos, fossem as idéias, a maneira de vestir, de falar, enfim, expressavam grande ódio pelo Brasil e verdadeira adoração pelos EUA. Renato Russo então, adotou a Coca-Cola, um dos maiores símbolos do capitalismo americano, para ilustrar o comportamento daquela geração."

Mas eu lhes pergunto, será que esse comportamento mudou?? Será que os jovens de hoje agem de maneira diferente, ou continuam enaltecendo tudo que vem do exterior, em especial dos EUA e desqualificando as coisas que são do nosso país??

Eu diria para vocês que a questão é muito mais complexa do que apenas isso. Sim, ainda existe muita gente, em especial os jovens, que enaltecem coisas oriundas do exterior, muito disso se dá, talvez pelo fato de terem hoje um acesso maior à esses outros países, seja assistindo um seriado, ou simplesmente acessando a internet, mas a questão é maior no sentido de procurarmos analisar as coisas, ou consequências que essa cultura tecnológica está provocando na formação desse jovem.



Vou dar exemplos:

A criança nasce aqui no Brasil, mesmo aquelas que os pais não são de classe média alta, conseguem em sua maioria ter um microcomputador em casa.
Essa criança já cresce sabendo tudo sobre jogos de computador, sabendo sobre filmes, seriados norte-americanos, pornografia, violência e tantas outras coisas.

Não quero ser hipócrita ao ponto de falar que o adolescente tem que crescer sem passar perto de informações sobre sexo por exemplo, é lógico que vai chegar uma certa idade em que o garoto de 14, 15, 16 anos, vai se deparar com informações à respeito de sexo e a as garotas também, mas o que é mais preocupante é vermos crianças de 4 a 9 anos, conversando em chats, conversando normalmente pelo Facebook ou algum outro programa desse tipo, com desconhecidos e muitas vezes os país nem sabem.


Temos inúmeros casos já registrados pela imprensa e pela polícia de pedofilia, de crianças que foram seduzidas por pessoas adultas e que vieram à sofrer algum tipo de agressão, seja física ou psicológica.

Mas o problema não pára por aí. Muitas dessas crianças e adolescentes jogam totalmente de lado o convívio social, as brincadeiras em céu aberto, o andar de bicicleta pelo parque, pelo indispensável (na visão delas) o computador.

O celular também já virou febre. Hoje a coisa mais fácil é você ver um adolescente ou uma adolescente andando por aí com cabeça baixa, com um fone de ouvido e teclando no celular.


Os pais não estão vendo que muitas dessas crianças e adolescentes estão perdendo o seu tempo, aonde poderiam estar aprendendo coisas que vão estimulá-las à serem mais criativas, em qualquer função que venha desempenhar profissionalmente no futuro, para ficar jogando, teclando, conversando ou simplesmente fazendo nada que seja realmente útil na internet.

Na sequência vemos alguns exemplos do que isso pode acarretar:


NOTÍCIAS




ADOLESCENTE MATA IRMÃO POR CAUSA DE COMPUTADOR

http://radiocaratinga.blogspot.com/2011/11/apos-briga-devido-ao-uso-de-computador.html 

CASOS DE PEDOFILIA SÃO RESOLVIDOS POR AJUDA DE PAIS

http://www.protejaseufilhonainternet.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=102:casos-de-pedofilia-terminam-com-suspeitos-presos-gra%C3%A7as-%C3%A0-a%C3%A7%C3%A3o-dos-pais&Itemid=191 

E tantas e tantas outras notícias que vemos todos os dias na mídia.

Acontece que tirando esses casos mais extremos, o problema maior, não está claro ainda para muitos.
As pessoas hoje, aí entram os adultos também no que vou dizer, (não só as crianças), hoje, não escrevem mais cartas!!!
Quer coisa mais gostosa do que receber uma carta de alguém, redigida de próprio punho??? Eu posso dizer que já recebi, agora será que o meu filho vai receber???

Acho muito difícil, o máximo que ele pode receber são emails.

Hoje o cidadão manda email para tudo. Perdeu-se a graça da coisa.


OBESIDADE



A obesidade é outro problema que apareceu com essa tecnologia exacerbada. As pessoas nem saem mais de casa, porque podem comprar pela internet. Não vão mais ao mercado, porque pode pedir alguns produtos pela internet também. Muitas pessoas, não se encontram mais com os amigos, só conversam com eles pela internet. E quando vão casar, convidam as pessoas, pela internet.

Pode parecer exagero meu, mas até aniversários, como antes, estão acabando. Hoje a pessoa vai fazer aniversário, não existe mais aquele negócio de convidar os amigos, para comer um bolo em casa. Você manda o convite pelo Facebook para que os amigos encontrem você numa balada.

As crianças não brincam mais, nem se machucar como antes, se machucam. Antigamente a coisa mais comum, era uma criança arrancar como muitos dizem "a tampa dedão do pé", ou fazer um galo na cabeça, por algum tompo. Hoje o máximo que essa criança pode se machucar é pegar um problema de coluna pelo uso exagerado do computador, normalmente meninas colocam o laptop em cima da cama e ficam horas e horas conversando com os namorados, ou ainda, podem pegar um problema sério na visão, o número de crianças com miopia aumentou muito, principalmente por causa de video games e computadores.


Outra coisa que mudou é que com a disseminação da informação, criou-se um pânico geral para tudo. Sim, ter informação é sempre muito bom, eu não estou falando para não se informarem, mas o que quero dizer é que às vezes uma coisa aconteceu muito longe daonde a pessoa mora e ela já está morrendo de medo, porque um amigo, ouviu de outro amigo que não sei quem disse na internet que tá coisa está acontecendo.

Pessoal, mais uma vez, eu não sou contra a tecnologia, nem contra a internet e muito menos os computadores, até mesmo porque trabalho com eles, eles são meu ganha pão, mas a geração de pessoas que está se formando, que não são mais tão criativas como antes, que não são mais talentosas como antes, e mais tantas outras coisas, é enorme.

Eu falei em talento, vou dar-lhes outro exemplo.



Pega um cantor como o Freedie Mercury, pega a tecnologia que ele tinha na época para cantar e compara hoje com o que temos. Hoje, muitos pseudos cantores, ganham milhões, "enganando",sim, enganando milhões de pessoas, usando recursos tecnológicos que deixam sua voz sem imperfeições e ao mesmo tempo que isso acontece, pessoas de talento, morrem no anonimato.

Eu citei o Freedie porque quem conhece o Queen, sabe da qualidade que esse grupo tem e da qualidade que esse cara tinha. Além de cantar muito bem, compunha, era formado, desenhava muito bem, era um verdadeiro Bombril, pois ele tinha mil e uma utilidades. Foi campeão de tênis de mesa, o cara era um gênio e sua voz, era boa independente de aparelhagem.

Será que daqui há 10, 20 anos, teremos outros artistas geniais como Geraldo Vandré??? Como John Lennon, como Michael Jackson e tantos outros que vimos no passado e que hoje, são referências para imitações muito da mal-feitas???



Será que teremos engenheiros bons, formados de uma geração que pronúncia o português todo errado. Desculpe se coloquei alguma frase num tempo errado, eu também posso errar, mas o que eu chamo de erro grotesco é coisas do tipo: naum, iskece, xurras, aew, #chatiado, aff, aki, aham, axo, bjo, cmg,  entre outras palavras que vemos no dia a dia os adolescentes escrevendo e falando o popular internetês???

Isso tudo me preocupa sim e muito. Professores hoje, não são mais respeitados. O aluno pega todo o trabalho pronto da internet e entrega e se o professor reclama, é ameaçado de morte.

É meus amigos a vida não está fácil atualmente. Nunca esteve para quem é pobre, agora menos ainda. É lógico que tivemos avanços importantíssimos graças à tecnologia atual, na medicina, na criação de itens que deixam à vida das pessoas mais confortáveis, na praticidade, mas temos sempre que tomar muito cuidado com o exagero.

A tecnologia está aí, mas devemos saber usá-la. Se sua filha anda muito quieta, se trancando no quarto e não saindo do computador, procure conversar com ela. Muitos pais hoje, só descobrem um filho drogado, depois que a situação já está crítica. Não existe mais diálogo. Não existe mais almoço de domingo com a família reunida em muitas famílias brasileiras. E isso é triste.

Eu sou um saudosista. Sinto muita saudade da minha infância e da minha adolescência. Sei que muitas coisas melhoraram dos anos 80 para cá, mas inúmeras outras pioraram. Temos que estar atentos à tudo e a todos.

Hoje até a sua casa, não está livre de observação, temos a ferramentas na internet que permitem que uma pessoa veja a sua rua e com o número da sua casa, saiba exatamente aonde a sua casa está, como ela é e como se faz para chegar lá.

LEI CAROLINA DIECKMAN



Precisou acontecer com uma atriz global, para que alguma medida fosse tomada. Medida que ao meu ver, não vai impedir os crimes virtuais, mas é um começo.

Ler mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Carolina_Dieckmann 

Hoje podemos sofrer todo tipo de crime na internet, desde termos uma senha de banco roubada, até termos nossas fotos pessoais expostas na internet.

Mas também muita gente facilita, é comum vermos pessoas dando mole com informações privilegiadas, guardadas sem nenhum tipo de proteção, nos computadores pessoais;

É comum vermos meninas de 15, 16 anos, ficam postando fotos fazendo caras e bocas e muitos país não veêm o perigo nisso. Ou, meninos que ao ver pessoas na internet ganhando massa muscular, começam a se entopir de suplementos e às vezes até anabolizantes, remédios para cavalo, para ficarem iguais ou parecidos com aquelas pessoas que eles consideram terem um corpo perfeito.

Existe também um comércio clandestino na internet de remédios com promessas milagrosas de todos os tipos. Remédios que prometem emagrecer, outros que prometem fazer a garota ou o rapaz ganharem coxas torneadas, braços fortes e por aí vai.

Uma coisa vocês podem ter certeza, todos os dias existem pessoas bolando novas maneiras de enganar outros pela internet, senha roubando dinheiro, roubado dados, ou divulgando dados sem autorização.


E TEM JEITO PARA MINIZARMOS O EFEITO DA TECNOLOGIA E DA INTERNET??


Por isso todo cuidado é pouco. Se você tem filhos, vigie seu filho, monitore. Se possível veja o histórico dos sites que eles acessaram, se eles não são de conversar muito, fique de olho pois todo cuidado é pouco e pense principalemente em tentar dar à eles, uma vida saúdavel, uma vida sem tanto computador, que ele possa se relacionar com outras crianças, que ele possa brincar, que ele possa se machucar para aprender à ser mais resistente na vida, pois tudo isso, pode fazer muita falta no futuro. Estamos vivendo uma mudança gigantesca com o advento da internet e se não tomarmos cuidado no rumo que dermos à nossa vida e das pessoas que amamos, podemos ter uma geração de pessos doentes, com problemas de visão, de coluna, de relacionamento, depressivas e tantas outras coisas ruins. Pensem nisso!!!

Vamos construir um mundo mais saúdavel, preocupado com o meio ambiente, com a saúde das pessoas, com a criatividade, porque vários gênios da musica, das artes, e de outros segmentos não tinham internet e nem por isso, deixaram de ser tão maravilhosos perante à sociedade e perante à história.

Para que uma criança como essa:



 Quem sabe se torne no futuro, um cara como esse abaixo:

Ludwig van Beethoven

Para quem conseguiu ler até aqui, um grande abraço!!! E outro para quem não leu tudo também...hehehehehe


Leonardo G. Pereira




















Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE