Misantropia

Pessoal, iniciando a série:
 
 "Isso é uma coisa que eu sempre quis saber", 


que se resume a posts que vou colocar aqui no Blog, sobre coisas curiosas e que muitas pessoas sempre quiseram saber, mas nunca pararam para pesquisar sobre o assunto, coloco hoje uma breve explicação do que seria Misantropia.

Sei que o artigo é grande, mais vale apena ler, quem sabe derepente, você conhece alguém assim:

Obs: A propósito, ouvi essa palavra pela primeira vez, no nome de um álbum da banda de black metal Dimmu Borgir que se chamava: Puritanical Euphoric Misanthropia.

Boa leitura!!!

MISANTROPIA



Misantropia é a aversão ao ser humano e à natureza humana no geral. Também engloba uma posição de desconfiança e tendência para antipatizar com outras pessoas. Um misantropo convicto é alguém que odeia a humanidade de uma forma generalizada. A palavra vem do grego misanthropía, a junção dos termos μίσος (ódio) e άνθρωπος (homem, ser humano). O termo também é aplicável a todos aqueles que se tornam solitários por causa dos sentimentos acima mencionados (de destacar o elevado grau de desconfiança que detêm pelas outras pessoas em geral).

O Misantropo

É uma pessoa que tem aversão ao convívio social, prefere viver em isolamento.
  • Aquele que não mostra preocupação em se dar com as outras pessoas, de ter uma vida social preenchida - tendência a ter uma pouca ou praticamente inexistente vida social.
  • Estado de reclusão que alguns indivíduos escolhem para viver.

Formas de misantropia mais comuns

Os misantropos expressam uma antipatia geral para com a humanidade e a sociedade, mas geralmente têm relações normais com indivíduos específicos (familiares, amigos, companheiros, por exemplo). A misantropia pode ser motivada por sentimentos de isolamento ou alienação social, ou simplesmente desprezo pelas características prevalecentes da humanidade/sociedade.

A misantropia não implica necessariamente uma atitude bizarra em relação à humanidade. Um misantropo não vive afastado do mundo, apenas é reservado (introvertido/timido fundamentalmente) e, é precisamente por este fato que é habitual serem poucos os seus amigos ou pessoas que estabeleçam um vinculo afetivo. Olham para todas as pessoas com uma desconfiança, é frequente serem feitos "juízos de cálculo" de cada um que se aproxime, embora muitas vezes não o demonstrem.

São pessoas que não gostam de grande agitação ao seu redor, pois não se sentem bem diante de muita gente, preferindo ficar em casa a sair para locais de diversão (indisposição para ir a lugares com muita gente, o que invariavelmente faz da pessoa uma caseira convicta). Podem ocorrer frequentes mudanças de humor: ora feliz, ora melancólico, o termómetro do estado de espírito fica louco, oscilando constantemente (poucas são as pessoas que vêem este seu aspecto, normalmente as mais próximas). Normalmente são muito perfeccionistas no que gostam de fazer e no que se comprometem a fazer. É muito frequente destacarem-se nas áreas em que estão inseridos (as que eventualmente têm um à vontade), pois dedicam grande parte do seu tempo ao trabalho.

A misantropia costuma aparecer desde logo durante a infância em crianças tímidas, introvertidas e caladas que têm dificuldades em fazer amigos, nomeadamente na escola, preferindo muitas vezes ficarem sozinhas. Com o passar dos anos, tendem a ser bastante sarcásticos/irônicos nas observações que fazem (pode-se dizer que em parte a grande timidez é disfarçada por estas duas características) - têm uma interpretação muito própria de tudo aquilo que vêem e de tudo aquilo que lhes é dito pelas outras pessoas, sendo bastante observadores e atentos ao que os rodeia embora, muitas vezes, não o pareça. Um fato notável é que são muito inteligentes, tendem a resolver desafios e enigmas com muita facilidade, já que vivem de um raciocínio puramente lógico embora não se deixam ser percebido. Também tendem a ser disléxicos, porém não em todos os casos.

Uma das explicações mais consistentes para esta aversão social deriva do fato de darem bastante relevância aos aspectos negativos que constatam nas pessoas ou simplesmente terem medo que estas os desiludam, daí as evitam. Têm uma forte sensibilidade ficando extremamente afetados com tudo o que os rodeia (mesmo que muitas vezes não estejam envolvidos diretamente) daí ser muito fácil, ao longo da vida, passarem por várias depressões.

Expressões evidentes de misantropia são comuns em sátira e comédia, embora a intensa seja geralmente rara. Expressões mais sutis são mais comuns, especialmente para mostrar as faltas/falhas na humanidade e sociedade.

É muito importante salientar que o misantropo tem dificuldades em assumir essas características tanto para si mesmo quanto para as pessoas mais próximas. Raros são os casos em que eles refletem acerca da possibilidade da misantropia ser integrante real das suas vidas, costumando negar a existência desta em todos os casos.

Vendo assim tudo que foi dito, até não parece ser algo tão raro assim, encontrar por aí pessoas misantrópicas, pode estar na sua sala de aula, no seu trabalho, ou até mesmo na sua casa.

Pesquisando sobre o assunto achei o relato dessa adolescente que mostra que um misantrópico, pode querer se livrar desse jeito de ser:

Tenho 16 anos e tenho nojo e aversão à lugares cheios e à pessoas desconhecidas. Só me sinto bem quando não estou cheia de pessoas por perto e gosto muito de solidão, de ficar em casa. Prefiro filmes, séries e livros do que a companhia dos outros. Me sinto, na maior parte do tempo, irritada e estressada com as pessoas - me irrito principalmente com a futilidade das garotas da minha série, que são alienadas pela mídia, só pensam em roupas e maquiagem, não conhecem nenhum filme, série ou livro de qualidade e só sabem falar de garotos. Por não conversar muito com ninguém no colégio, acabei com fama de "tímida". Não concordo realmente com isso - não tenho vergonha de falar com as pessoas, só sou indiferente. Não ligo se fazem ou não parte da minha vida.

Apesar disso, consegui evitar ser totalmente introvertida e consegui fazer alguns amigos de verdade e viver normalmente com isso. Porém, há mais ou menos dois anos, comecei a me sentir realmente infeliz após sofrer decepções em pessoas que eu confiava, me levando a preferir cada vez mais a solidão. Isso me levou a ter também um comportamento depressivo - penso todo dia em morrer.

Porém, eu não quero mais continuar assim. Quero parar de ter aversão às pessoas, quero fazer novos amigos, quero ter uma vida feliz.
Existe algum remédio ou tratamento para diminuir a aversão à sociedade? Alguma terapia ou algo do tipo? 


Na opinião de Christopher Lane, numa entrevista a Folha:

FOLHA - O sr. estudou em "Ódio e Civilidade" o comportamento anti-social. A misantropia virou doença?
LANE - É uma ação política classificá-la como doença. No século 19, os misantropos eram valorizados por serem pessoas críticas da sociedade.

Ou seja, para nem todos, a misantropia é considerada uma doença e sim uma maneira de classificar o comportamento humano, é lógico que existem casos extremos e assim como todo tipo de caso extremo, a pessoa pode ser requerer de um médico de preferência um psicólogo para tratar dele mesmo, ou de alguém que ele conheça que esteja agindo assim, de maneira tão diferente e que possa vir a prejudicar ele ou outras pessoas.

Comentários

SOCIALIZAR É UMA MERDA, MELHOR FICAR EM CASA

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE