TOP 13 - DINOSSAUROS DO ROCK

TOP 13 - DINOSSAUROS DO ROCK

Post Especial: Dinossauros do Rock N' Roll


Faz tempo que eu quero fazer um post como esse aonde listo as bandas mais importantes para o rock and roll, de todos os tempos.

Obviamente, que essa lista tem um quê muito pessoal, mais num geral, as bandas que vou citar aqui e com uma breve descrição, são obrigatórias para todo roqueiro que se preze, ou para aqueles que estão conhecendo o estilo e querem referências. E poderiam tranquilamente figurar entre top(s) 10 de outros blogueiros, músicos, jornalistas especializados e afins.

Como já fiz aqui no The Informetal e por gostar do número 13, vou citar abaixo 13 bandas que transformaram o mundo do rock, com sua influência e que consequentemente gerou outras centenas de bandas e na sua importância na música, não só para quem gosta de rock.

Ah, recado importante: Não vou colocar bandas que são grandes no hard rock e no heavy metal, pois como o foco desse blog é falar justamente sobre essas  duas vertentes do rock, achei melhor deixar nessa lista APENAS AS BANDAS que são um pouco alheias a essas categorizações. Bandas pilares, que ajudaram a formar estilos e vertentes dentro do mundo gigantesco que compoe o rock.

Por isso, bandas que amamos e respeitamos como: Judas Priest, Guns N' Roses, Iron Maiden, Metallica, Van Halen, Aerosmith, e outras, estão fora da lista.

Quero muito que esse post seja lido principalmente pela garotada, tenho visto muito menino e meninas também aprendendo a tocar guitarra, baixo, bateria e isso me dá um orgulho imenso, saber que o rock tem futuro e que bandas boas podem surgir. Um exemplo recente e que tem sido muito falado é a banda Greta Van Fleet que é formada por 3 irmãos e mais 1 amigo e que tem um som, que está sendo comparado ao som do lendário Led Zeppelin.

Bom, sem mais delongas, vamos para o décimo terceiro lugar da lista!!!

13) THE SEX PISTOLS 

The Sex Pistols

Os declarados inimigos número 1 do Reino Unido, deram um sacode no mundo da música, quando apareceram em 1975. Com apenas 2 anos e meio na ativa e com apenas 4 singles lançados, é inegável a importância dessa banda para o rock and roll. Liderados por Johnny Rotten (John Lydon), com o guitarrista Steve Jones, o baterista Paul Cook e o baixista Glen Matlock, a banda foi gerenciada pelo controverso empresário Malcolm Maclaren. O que já era polêmico, ficou ainda muito mais polêmico com a entrada no lugar Matlock, do jovem Sid Vicious, até hoje, para muitos, o cara que mais representa a imagem do punk rock no mundo. Sid não sabia tocar e deixaram ele muitas vezes com o instrumento desligado, apenas para tê-lo como uma espécie de alegoria em cima do palco. Sid infelizmente morreu vítima de uma overdose de cocaína em Fevereiro de 1979. A banda terminou um pouco antes, em Janeiro de 1978. Eventualmente alguns dos membros remanescentes se reúnem para algumas apresentações ao redor do mundo.

Minha música predileta: Bodies.

12) THE CURE

The Cure

Para alguns, os Reis da Música Gótica, para outros, simplesmente uma excelente banda de rock. The Cure liderado por Robert Smith, nasceu em 1976, em Crawley, Inglaterra. O Cure teve diversas formações, mais o único músico que continua firme e forte na banda, é o icônico Robert Smith. A banda se catapultou para o sucesso nos anos 80, nos anos 90 teve uma queda, boa culpa, por um não aceitamento da imprensa e nos anos 2000 se consolidou como uma das bandas mais influentes do rock alternativo. Esse ano, a banda foi reconhecida no Hall da Fama do Rock and Roll. Acredito que no mundo gótico, talvez só o Sisters of Mercy e o Joy Division tenham fama do nível do The Cure.
Como eu queria ser uma formiguinha para andar na época quem o Cure e outras bandas góticas frequentavam a BatCave, lendária balada londrina, ponto de encontro dos góticos que influenciaram toda uma geração de fãs ao redor do planeta.

Minha música predileta: The Caterpillar

11) AC/DC

AC/DC

O AC/DC é um ponto fora da curva nessa lista que possue tantas bandas inglesas. Eles são da Austrália. Teve em seu primeiro vocal, Bon Scott que morreu de excesso de alcool, foi encontrado no banco de trás de seu carro, um Alisair Kinnear e para o seu lugar entrou Brian Johnson. A banda foi formada em 1973, a banda foi projetada pelos irmãos Malcolm e Angus Young. Back in Black é o álbum de uma banda, até hoje, mais vendido da história. Em 2016, devido a um problema muito sério no ouvido, o vocalista Brian Johnson foi afastado e quem o substituiu, foi nada mais nada menos que o líder supremo dos Guns N' Roses, Mr. Axl Fuck'n Rose!!! O AC/DC é uma banda de números astronômicos, já vendeu mais de 200 milhões de discos no mundo inteiro, sendo 70 milhões apenas nos Estados Unidos.

Minha música predileta: Heatseeker

10) THE RAMONES

Dee Dee, Tommy, Joey e Johnny

Se existe uma banda no rock que foi injustiçada, essa banda é o Ramones. Fazendo um som simples, direto, honesto e com muita energia, essa banda atravessou gerações e teve um certo reconhecimento apenas já perto do seu fim.
Formada em Forest Wills, no bairro do Queen's em Nova Iorque no ano de 1974, os Ramones são considerados até hoje, os Reis do Punk Rock. Joey Ramone, Dee Dee Ramone e Johnny Ramone compunham a primeira formação. Mais para frente entraram outros músicos, entre eles, Tommy e Marky Ramone. Com 2.263 shows, a banda teve a sua última apresentação em 1996, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
É uma das bandas que mais gosto até hoje. O sentimento pelos Ramones é algo estranho e engraçado. Infelizmente não foi a nenhum show deles, mas é como se tivesse ido. Joey Ramone para mim, é uma das figuras mais importantes do rock and roll.

Minha música predileta: Beat On The Breat ou Palisades Park.
Obs: É impossível decidir por uma ou outra, amo essas duas canções.

9) KISS

KISS

Mais uma banda na lista dos Estados Unidos. E essa é uma megabanda!!! Sinônimo de espetáculo, o KISS vem com seu letreiro iluminado, realizando sonhos dos adolescentes e dos adultos também, desde a sua formação em 1973. E eles também são de Nova Iorque, assim como os Ramones. Paul Stanley (vocal e guitarra), Gene Simmons (baixo), Ace Frehley na guitarra e Peter Criss no baixo, foi a formação mais clássica. Mais outros grandes músicos tocaram com a banda, como o saudoso Eric Carr, que morreu infelizmente. Também estimasse que a banda tenha vendido mais de 200 milhões de álbuns mundo afora. Para alguns críticos o KISS constituem um dos maiores impactos culturais na música nos anos 70. Os shows do KISS são algo único. Explosões, bateria levitando, sangue, Paul voando sobre o público, entre outras loucuras que tive o privilégio de vê-los duas vezes no Brasil. Uma em 1999 em Interlagos e outra em 2016, no festival Monsters of Rock.

Música(s) predileta(s): Let Me Go Rock and Roll / Shandi.

8) MOTÖRHEAD

Motörhead

O motor do rock and roll, como muitos carinhosamente chamam o Motörhead, formou-se em 1975, pelo baixista e compositor, Ian Fraser Killmister, ou mais conhecido como Lemmy. Para alguns, foi uma das bandas precursoras da NWOBHM, que já falei aqui nesse blog. Mais para Lemmy, o Motörhead era apenas uma banda de rock and roll. Suas letras falavam de guerras, o bem contra o mal, abuso de poder, o sexo promíscuo, abuso de drogas e jogos de azar.
A banda acabou em 2015, com a morte infelizmente, do saudoso Lemmy. Com 22 álbuns de estúdio, 10 gravações ao vivo, 12 compilações e 5 EPs a banda ficou conhecida como um power trio, guitarra, baixo e bateria. Em 2018, outra grande perda para os milhares de fãs da banda ao redor do planeta, morre o guitarrista Eddie Clarke. De Motörhead para frente agora, só bandas inglesas nesse top 13.

Minha música predileta: Sacrifice


7) DEEP PURPLE

Deep Purple

Formada em Hertford, Hertfordshire, Inglaterra, em 1968, juntamente com Black Sabbath e Led Zeppelin, que falei mais adianta, o Deep Purple é considerado uma das bandas responsáveis pelo surgimento e crescimento de dois estilos que falamos muito aqui no blog, o hard rock e o heavy metal. Por isso, achei interessante em não falar nas bandas maiores dentro desses dois estilos, justamente porque queria falar das bandas que ajudaram a formar esses estilos. Diversas formações ao longo dos anos, fizeram muitos músicos passarem pelo Purple, mas uma das mais conhecidas e reconhecidas foi: Ian Gillan (vocais), Ritchie Blackmore (guitarra), John Lord (teclados), Roger Glover (Baixo) e Ian Paice na batera. Mas vejam outros nomes que já integraram esse super time: Gleen Hughes, David Coverdale, Joe Lyn Turner, Joe Satriani, Rod Evans, Nick Simper, Nick Fyffe, Steve Morse e Don Airey.
O Deep Purple entrou para o Hall da Fama do Rock em 2016.

Minha música predileta: Highway Star


6) PINK FLOYD

Pink Floyd

Formada em 1965, uma das mais antigas dessa lista, essa banda não poderia de forma alguma ficar fora de qualquer lista que tivesse a intenção de falar das maiores bandas de rock de todos os tempos. Os reis do Rock Progressivo e Psicodélico, com letras filosóficas, muitas experimentações a banda que já teve os falecidos: Syd Barrett e Richard Wright, ainda teve em seu cast, músicos do calibre de: Nick Mason, David Gilmour e Roger Waters.
A banda entrou no Hall da Fama do Rock em 1996. Em 2013, a banda já somava mais de 250 milhões de discos vendidos em todo mundo. E em 2017, teve uma nova espécie de Camarão, dado o nome da banda, em homenagem. Synalpheus Pinkfloyd.
De 1971 a 1975, a banda atingiu seu ápice criativo e tem obras, classificadas pelos críticos, como obras primas, como por exemplo The Dark Side of The Moon e Wish You Were Here.

Minha música predileta: Wish You Were Here.


5) BLACK SABBATH

Black Sabbath

Formada em 1968, na cidade de Birmingham, pelo compositor e guitarrista Tony Iommi, Geezer Butler no baixo e também compondo, Bill Ward na bateria e nos vocais, o Príncipe das Trevas, Mr. Ozzy Osbourne.  Engraçado, que no início a banda tocava blues. Mais com o tempo a banda foi tomando uma postura diferente e uma sonoridade mais sombria. Suas letras falavam de instabilidade social, corrupção política, o perigo das drogas e profecias apocalípticas consequência de guerras.
No ano que eu nasci, Ozzy foi tirado da banda, por abuso nas drogas e no álcool. Para o seu lugar, entrou um carinha fraco...rss Ronnie James Dio que era vocalista do Rainbow. Depois a banda sofreu diversas mudanças. Pela banda passou nomes de peso como: Ian Gillan, Gleen Hughes, Ray Gillen e Tony Martin. Em 2005 a banda entrou para o Hall da Fama do Rock. E já venceram duas vezes o Grammy Awards.
Na minha opinião, o Black Sabbath e o Deep Purple, foram fundamentais para a criação do heavy metal, obviamente, assim como o Judas Priest. Para o hardrock, o Led Zeppelin, teve vital importância.

Minha música predileta: Headless Cross


4) ROLLING STONES

The Rolling Stones

O que falar dos Rolling Stones? Extraterrestres? Como uma banda tão antiga como eles, formados em 1962, podem ainda estarem atuando e fazendo shows mundo afora? Pois é, a turma de Mick Jagger e cia não pára!!! Junto com os Beatles, foram chamados de Invasão Britânica em 1960. Já venderam mais de 240 milhões de álbuns no mundo inteiro. E até hoje, detém uma marca impressionante. No Guinness Book, são considerados a banda que fez o show para o maior público até hoje, 2 milhões de pessoas na Praia de Copacabana em 2006 e esse aqui que vos escreve, estava lá.
As perdas dos Stones estão por conta de Ian Stewart e Brian Jones. Hoje a formação da banda segue a linha com Jagger, nos vocais, Keith Richards nas guitarras, Ron Wood no baixo e na bateria: Charlie Watts.
Os Rolling Stones sempre despertaram em mim a curiosidade de imaginar como seria o Queen, minha banda predileta, na ativa. Todo ano que eles vinham para o Brasil e a tv passava seus shows, eu sempre ficava imaginando o Queen no lugar deles. Confesso que tinha um pouco de bronca da banda, mais hoje eu me rendi a sua qualidade, ao seu material riquíssimo, que só uma banda desse tamanho, pode nos proporcionar.

Minha música predileta: Ruby Tuesday

3) THE BEATLES

The Beatles

The Beatles. A banda dos hits. A banda que chacoalhou o mundo com seu som. Não eram tão rebeldes como os Stones, mais fizeram tanto sucesso quanto. Ficou marcada, pela morte de um dos seus maiores componentes, John Lennon, assassinado por um fã, em 8 de Dezembro de 1980. A banda surgiu em 1960 na cidade de Liverpool, Inglaterra. John Lennon (vocais e guitarras), Paul McCartney (baixo, piano e vocal), George Harrison (guitarra e vocal) e na bateria Ringo Starr.
Os Beatles foram mais que uma banda. Foi quase uma religião. Foi com eles que surgiu o fenômeno Beatlemania, para algumas pessoas eles foram a encarnação de ideias progressistas e sua influência se estendeu inclusive até as revoluções sociais e culturais da década de 60.
Abastecidos de equipamentos musicais fornecidos por Brian Epstein, eles fizeram famas nos pubs de Liverpool e Hamburgo.
Sgt. Pepper's Lonely Heats Club Band de 1967 é para muitos críticos musicais, a perfeição em forma de um álbum de rock.
Os números dos Beatles são de outro mundo. Venderam mais de 1 bilhão de discos em todo mundo. Venderam mais álbuns nos Estados Unidos, que qualquer outro artista. Em 2001 George Harrison morreu de câncer, mais Ringo Starr e Paul McCarney continuam na ativa, inclusive esse último fez show semana passada no Allianz Parque (Estádio do Palmeiras) em São Paulo.
Para mim, os Beatles encontraram um nível de perfeição e uma criatividade nas melodias, que dessa lista, talvez só o primeiro lugar da lista atingiu. São realmente merecedores de todos os louros e de todos os elogios que pessoas do mundo inteiro já fizeram. Não dá para saber o que seria do rock, sem eles.

Minha música predileta: Ob-La-Di Ob-La_Da

2) LED ZEPPELLIN

Led Zeppelin

Formado em Londres, no ano de 1968, esse grupo é um dos mais influentes grupos de rock and roll do planeta. Com o guitarrista Jimmy Page, nos vocais, como o meu primo de Campinas diz, o anjo do rock and roll Robert Plant, o baixista e tecladista, John Paul Jones e na bateria, o icônico: John Bonham.
Antes chamados de New Yardbirds, esses caras nunca gostou de lançar suas músicas como singles. Viam seus discos como algo indivisível e uma experiência complea de escuta que não poderia ser apreciada de outra maneira, que não, em um disco. Venderam mais de 300 milhões de discos, sendo 110 milhões só nos Estados Unidos, que é um mercado extremamente disputado e exigente. Uma das bandas mais pirateadas da história e para críticos, o Led Zeppelin foram para os anos 70, o que os The Beatles foram para os anos 60.
Em 24 de Setembro de 1977 Bonham foi levado por Rex King, para ensaiar, no Bray Studios, mas o músico passou mal e no dia seguinte veio a notícia que ninguém queria ouvir, o batera do Led, havia morrido. Provavelmente engasgado no próprio vômito. No dia 4 de Dezembro de 1980 a banda fez um comunicado que dizia: "Queremos que saibam que a perda do nosso querido amigo e do profundo sentimento de harmonia indivisível sentida por nós mesmos e nosso empresário nos levaram a decidir que não poderíamos continuar como éramos" assinado Led Zeppelin. Em 1995, introduzidos por Steven Tyler e Joe Perry do Aerosmith a banda foi incluída no Hall da Fama do Rock. De 1971 a 1975, foi considerado por muitos da crítica especializada a maior banda do mundo!!!

Minha música predileta: Rock and Roll

1) QUEEN

Queen

Bom, o primeiro lugar não poderia ser de outra banda, para esse Queenmaníaco. Me perdoem aqueles que não gostam da banda, mais fã é fã até nessa hora...rss
Junto com o Guns N' Roses foi a minha primeira banda de rock. Foi paixão a primeira vista, por influência do meu pai.
Engraçado que existem muitos músicos que consideram o Queen a maior banda que já pisou nesse planeta Terra. Entre alguns deles, André Matos (ex-Viper, ex-Angra, ex-Shaaman), Axl Rose do Guns N' Roses entre outros.
Fundada em 1970, a banda formada por Brian May (guitarras e vocais), John Deacon (Baixo), Roger Taylor (Bateria e vocais) e no vocal / piano o maior de todos, o extraterrestre Freddie Mercury!!!
Mas na verdade o embrião do Queen foi o Smile, formado por Brian, Roger e Tim Staffell. Com o fim do trio, a banda se junto com Deacon e Freddie e formaram o Queen. Uma curiosidade da banda é que o Queen não tocou por muito tempo em lugares pequenos. Já assisti dezenas de documentários sobre a banda e foi algo que vi se repetir, foi essa afirmativa. O Queen era uma banda de grandes palcos, anfiteatros, estádios. Foi a primeira banda a trazer para o Brasil por exemplo, em 1981, equipamentos nunca antes visto em nosso país.
O Queen também é responsável por favor pelo menos 3 shows que são lendários para a história do rock. Um deles é o show beneficente Live Aid, no dia 13 de Julho de 1985 que tinha como objetivo arrecadar dinheiro para as pessoas que sofriam da miséria na Africa, uma luta contra a fome. Fez também o primeiro Rock in Rio em 1985 aonde tocou para um mar de pessoas que cantaram em uníssono Love of My Life, reconhecida pela banda, como a maior apresentação da banda junto do Live Aid e ainda o show de 1986 em Wembley, aquele que Freddie veste a famosa jaqueta amarela.
E por falar em Freddie, ele que contraiu o vírus da HIV em 1987, foi um música ímpar. Dono de um talento nato, atingia notas que nenhum outro cantor conseguia atingir. Freddie era um cara da noite. Vivia dando festas grandiosas que já falei inclusive aqui nesse blog. E na época em que ele contraiu o vírus, o mundo ainda não dispunha dos coquetéis que dispõe atualmente. Se ele tivesse contraído o vírus anos depois, quem sabe, pudesse estar vivo. Mas como nessa vida, algumas coisas precisam acontecer para que o mundo mude, a morte dele, teve um impacto gigantesco e foi a partir dela, que diversas organizações foram criadas no mundo inteiro, para combater a doença que infelizmente ainda não tem cura. O Queen vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo todo. 15 álbuns de estúdio aproximadamente.
E Bohemian Rhapsody música que é título do filme que foi lançado recentemente, contando a história da banda, foi considerado o maior hit da história da música. Ficou mais de 5 anos em primeiro lugar em algumas paradas de sucesso na Inglaterra e fez muito sucesso também nos EUA. A banda segue ainda na ativa, com o vocalista Adam Lambert, como uma espécie de convidado. Queen + Adam Lambert. Porque não tem como substituir o eterno Freddie Mercury.

Espero que tenham gostado!!!

Ah e a minha música predileta do Queen é: Don't Stop Now.
Mas como é difícil escolher só uma: Bohemian Rhapsody, Killer Queen e Liar.

E termino esse post ao som de Bohemian Rhapsody...

























Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE