SÉRIE DIRETORES - STANLEY KUBRICK


SÉRIE DIRETORES : STANLEY KUBRICK

Stanley Kubrick

Galera do The Informetal, hoje vou iniciar uma nova série de matérias aqui no Blog. Já tivemos matérias sobre algumas Casas Noturnas Lendárias, já tivemos Perfis de Músicos, os famosos Top 10 e Top 5 de filmes são muito reocorrentes aqui no blog e agora vou criar uma série de matérias para falar um pouco a vocês de alguns diretores de cinema que fizeram história.

Porque é impossível falarmos de cinemas, de filmes, de atores e esquecermos de quem dá vida a todo esse universo maravilhoso que é a nossa querida sétima arte. 

E não poderia começar de maneira diferente que não falando de um dos maiores diretores que o cinema já nos proporcionou, o genial e inigualável : Stanley Kubrick.

ORIGEM

Nascido no dia 26 de Julho de 1928, o nova-iorquino cineasta, roteirista, diretor e fotógrafo Stanley Kubrick era o filho mais velho do casal judeu Jacob Leonard Kubrick e Sadie Gertrude Kubrick. Sua irmã: Barbara Mary Kubrick, nascida em 1934.

O garoto criado no famoso bairro do Bronx não era muito chegado à escola. Mas em pouco tempo se tornou muito bom em jogos de xadrez e depois de ganhar uma máquina fotográfica, se apaixonou pela fotografia. Mas não era exatamente pelo xadrez ou pelas fotos que ele iria vir a ser conhecido no mundo todo. O cinema, foi sua grande paixão e que transformou Kubrick em uma lenda da sétima arte.

Começou com pequenas obras, curtas aos 22 anos e aos 25 anos de idade recebeu uma bela ajuda do pai, que chegou penhorar uma casa, para ajudá-lo na produção de Fear and Desire de 1953.  Essa produção foi o seu primeiro longa metragem.

Medo e Desejo

Mas mesmo com boas críticas, não gostou do trabalho e tirou de circulação em pouco tempo. Até hoje, não é possível encontrar em catálogo esse trabalho. Em 1955, lançou Killer's Kiss (A Morte Passou por Perto), que seguiu o mesmo caminho do seu antecessor. Pouquíssimo divulgado. Em 1956, lança The Killing (O Grande Golpe) e é a partir desse trabalho, que as coisas realmente começam à acontecer na vida do jovem Kubrick.

Spartacus

Spartacus de 1960, faz uma parceria com Kirk Douglas. Apenas com 29 anos, ele substitui o diretor Anthony Mann, mas por diferenças de idéias com Kirk, não faz o filme da maneira como gostaria. Foi aí que decidiu não fazer mais o que os outros lhe pediam para fazer e sim o que ele queria fazer. Ele se muda então para a Inglaterra no ano de 1962. E lá inicia as filmagens de Lolita.

Lolita

Dois anos depois lança Doutor Fantástico (Doctor Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love The Bomb). Nesse filme, ele trabalha com Peter Sellers. Esse trabalho lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar. É nele que vemos a icônica cena aonde um major cowboy desce do céu montado em uma bomba atômica.

Em 1968, talvez o filme que mais faz o público lembrar de Kubrick. 2001 Uma Odisseia no Espaço, considerado até hoje por muitos críticos um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos!

2001 - Uma Odisseia no Espaço


E os efeitos especiais desse filme, ganham o Oscar da categoria.

Logo depois, lança outro clássico. Laranja Mecânica. Aonde 4 jovens de classe trabalhadora, saem a noite para roubar, bater nos outros, estuprar e outras atrocidades. O filme chocou o mundo e teve como protagonista Malcolm Macdowell do polêmico Calígula.

Laranja Mecânica é considerado até hoje um clássico. E não é difícil você ver por aí pessoas usando camisetas que se assemelham ao cartaz do filme, que podemos ver na figura abaixo:

Laranja Mecânica


Em 1975 lança Barry Lyndon, que foi mal nos EUA, mas não na Inglaterra. Filme até hoje, elogiadíssimo por diversos críticos de cinema. Que consideraram que Kubrick trabalhou com esmero nessa película. 

Em 1980 o versátil diretor, que já havia feito filmes épicos, de guerra e de ficção científica, se aventura pelo terror e faz um dos filmes mais cultuados por quem ama o gênero. O Iluminado de 1980, com Jack Nicholson no papel principal do home que junto do filho e da mulher se hospedam num hotel e vivem experiências que beiram a loucura e o terror.

O Iluminado

Muita gente acha a cena de Nicholson batendo o machado na porta, ou perseguindo a família no jardim labirinto, cenas assustadoras, mas para mim, o menino andando de triciclo pelo hotel vazio e uma mulher velha nua, que mostra no filme, são muito mais assustadores. Pequenas amostras da genialidade desse diretor que com muita sutileza, conseguia nos transmitir emoções de dó, tristeza, alegria, medo e pavor.

Em 1987, Nascido Para Matar, outro grande filme de Kubrick.

De Olhos Bem Fechados, de 1999, um dos seus últimos trabalhos, teve Tom Cruise e Nicole Kidman no elenco.

De Olhos Bem Fechados


Kubrick faleceu no dia 7 de Março de 1999 de infarto, dormindo. Ainda esteve envolvido na produção de AI - Inteligência Artificial de Steven Spilberg, mas não como diretor.

Sua obra é retratada em 13 filmes, a saber abaixo:

Primeiro os curtas:

Flying Padre (1951)
Day of The Fight (1951)
The Seafarers(1953)

Agora os filmes:

Fear and Desire (1953)
Killer's Kiss (1955)
The Killing (1956)
Paths of Glory (1957)
Spartacus (1960)
Lolita (1962)
Doctor Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love The Bomb (1964)
2001 - A Space Odyssey (1968)
A Clockwork Oraneg (1971)
Barry Lyndon (1975)
The Shinning (1980)
Full Metal Jacket (1987)
Eyes Wide Shut (1999)

Stanley Kubrick, tinha a maestria de fazer filmes bem feitos. Se aventurou nos mais diversos estilos cinematográficos, fazendo clássicos. Ele não era um diretor de fazer um ou dois filmes bons e pronto. Todos os filmes em que ele trabalhava, repercutiam muito no mundo do cinema. Seus personagens e suas histórias ficaram marcadas para sempre na história do cinema, mas as cenas que ele gravou, ficaram ainda mais eternizadas em nossas mentes.

Quem não lembra de Lolita? Ou o personagem de Jack Nicholson atacando sua mulher com um machado, em O Iluminado?

Ou ainda os macacos do ínicio de 2001 - Uma Odisseia no Espaço?

Kubrick, que foi referenciado por outros diretores, nunca ganhou um Oscar. Isso mostra o quanto eu tenho razão em dizer que nem sempre o Oscar acerta. O Oscar ao meu ver, comete mais injustiças do que justiça.
Mas independente de ter ganho ou não, ele pode ser considerado um dos maiores diretores cinematográficos que já passou por esse planeta.

FRASES DE KUBRICK

"Gosto de pensar que meus filmes têm uma qualidade que se mantém quando são vistos, pela segunda, terceira, quarta vez..."

"Para fazer um filme inteiramente sozinho, algo que fiz inicialmente, talvez você não precise saber muitos sobre outras coisas, mas você precisa saber sobre fotografia".

"Um cineasta tem quase a mesma liberdade que um romancista tem quando compra um pouco de papel".

"É um erro confundir dó, com amor".

"Quando um homem não pode escolher, ele deixa de ser homem".























  


















Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE