O LADO REALMENTE ROCK DO ROCK IN RIO 2017


O LADO REALMENTE ROCK DO ROCK IN RIO 2017


Logo Oficial do evento


Toda edição do Rock In Rio, a nação roqueira, headbangers e afins, sempre fazem a mesma pergunta ou observação: -Poxa, mais porque colocam ainda o nome de Rock In Rio se até cantores de axé cantam no festival?? Outros mais radicais dizem: -Rock in Rio aonde?? Só se for Pop in Rio. O fato é que o festival que já é conhecido a anos de brasileiros e gringos sempre teve esse lance de misturar vários estilos. Não é novidade alguma vermos bandas que nada tem a ver com rock, fazendo shows no Rock In Rio. Tudo bem que no começo, tinham muito mais bandas de rock, metal e hard rock do que de outros estilos, mas o que não acontecia antes e agora acontece é vermos artistas de outros segmentos musicais sendo estrela do palco principal, que no caso do Rock In Rio (RNR) é o Palco Mundo. Sim, aquele maior, mais bonito, que normalmente recebem as bandas já consagradas.

Eu não vou discorrer nesse post sobre a história do festival, pois já o fiz nesse mesmo blog, em um post de anos atrás. Depois coloco o link aqui para vocês, o objetivo principal dessa vez é falar das atrações desse ano que são voltadas para o hard & heavy ou alguma outra variante do nosso bom e velho rock and roll.

Bom, já me adiantei e coloquei abaixo aqui o link que falo do lendário Rock In Rio 85.

http://theinformetal.blogspot.com.br/2013/10/rock-in-rio.html 

Tem coisas na vida da gente, que não precisamos vivenciar, para saber a dimensão daquilo tudo. Eu nunca fui à uma edição de Rock In Rio, mas acompanho o festival há anos e sei da importância que ele tem para o cenário musical. O Rock In Rio foi o primeiro festival a trazer nomes grandes da música, principalmente do rock, como Ozzy Osbourne (primeiro rockstar a assinar um contrato de show do o Rock In Rio), Scorpions, Whitesnake, Iron Maiden e Queen.

Cresci, me imaginando naquele Rock In Rio (1) de 1985 que teve o Queen como atração principal, junto é claro de Iron Maiden e Ozzy. Me emocionei ao ver o Guns de volta no Rock In Rio III. Mas confesso que mesmo que tivesse condições de ir hoje ao festival, sei que iria sofrer um pouco, porque ir à um festival não é brincadeira não é bem cansativo e ainda mais quando a sua banda é uma das últimas a se apresentar.

No Rock In Rio III por exemplo, quem ficou para ver o Maiden, teve que passar o dia inteiro na Cidade do Rock e o show só começou na madrugada do dia seguinte. Imaginem suportar o calor do Rio de Janeiro, ficar o dia inteiro comendo besteira, debaixo do sol, rodeado de um monte de gente de preto e ainda só poder cantar com a sua banda predileta de madrugada, aja disposição!!!

Aí você fica refém dos preços abusivos cobrados por qualquer festival aqui no Brasil, porque não é só o Rock In Rio que mete a faca, quer um exemplo recente? O Lollapalooza é um perfeito exemplo de como o público é explorado em nosso país quando o assunto é shows internacionais. Você já paga uma grana no ingresso, tem praticamente que hipotecar a casa, para ver o seu ídolo e depois quando quer tomar um refrigerante ou uma cerveja, gasta uma nota para refrescar a sua sede, agora imagina se a sua banda só for entrar meia noite ou uma da manhã???

Pois bem, eu já estive em grandes festivais como: Live and Louder, Monsters of Rock, tive também no histórico show dos Stones em Copacabana que até hoje é o maior show em lugar aberto registrado no Brasil com público de 2 milhões de pessoas, por isso falo isso com propriedade. Já assisti mais de 30 shows de bandas internacionais e nacionais, então sei que não é fácil, mas é recompensador, com certeza.

Maaaaasssss se você tem pique e tem menos que 30 anos, vá e curta muito, pois uma experiência como essa é para toda vida, ainda mais quando se vê o seu artista do coração.
Ou mesmo que tenha mais de 30, se quer ver a banda que ouvia quando mais jovem, vá, leve a família, porque festivais grandes apesar de cansativos, sempre valem apena.

Chega de mais delongas, vamos aos nomes divulgados até agora que são voltados ao rock and roll. Lembrando que Ozzy Osbourne ainda pode pintar nessa lista, segundo informações que apurei na internet.

Ahh e o local dessa vez, será aonde tivemos as Olimpíadas do Rio, em um local de parte da Vila Olímpica muito melhor e de fácil acesso, se comparado com outras versões do festival.

DIA 16 DE SETEMBRO DE 2017

Maroon 5

Maroon 5 (Não é considerado rock, por quem realmente gosta de rock and roll, vamos dizer que é um pop rock, mas achei interessante colocar na lista para nível de informação).

Nesse dia também teremos a Blitz no palco Sunset.

Blitz


DIA 21 DE SETEMBRO DE 2017

Os fãs de hard rock irão pirar nesse dia, com 3 bandas muito ligadas ao estilo. O gigante Aerosmith, não menos gigante o Def Leppard e ainda de quebra, o fantástico Alice Cooper.

AEROSMITH

Aerosmith

DEF LEPPARD

Def Leppard


Nesse dia no Palco Sunset terá Alice Cooper com Arthur Brown

Alice Cooper
Arthur Brown

DIA 22 DE SETEMBRO DE 2017

O grande nome do dia 22 de Setembro de 2017 será o Bon Jovi. A banda tem milhares de fãs no Brasil e inúmeros hits para poder tocar nesse dia. Será uma grande noite para os fãs do norte-americano Jon Bon Jovi.

BON JOVI

Bon Jovi


ALTER BRIDGE

Alter Bridge


DIA 23 DE SETEMBRO DE 2017

Por incrível que pareça, a novidade não será o Guns N' Roses nessa noite, devido as inúmeras vindas da banda ao país. Eu mesmo, já os vi no antigo Palestra Itália e agora mais recentemente com a formação quase original, a banda tocou na nova Arena do Palmeiras, o Allianz Parque. Mas como eu vinha dizendo, a novidade fica por conta do The Who, que segundo o que sei, é a primeira vez que toca em nosso país.

GUNS N´ROSES


Guns N' Roses

THE WHO

The Who


INCUBUS

Incubus


TITÃS

Titãs


DIA 24 DE SETEMBRO DE 2017

Nesse dia, teremos o Red Hot, que eu particularmente não gosto e o Offspring. Único nome importante, representante mais punk, do festival. 

RED HOT CHILI PEPPERS

Red Hot Chili Peppers

THE OFFSPRING

Offspring

Nesse dia também no palco Sunset, teremos SEPULTURA e SUPLA / DOCTOR PHEABES

Sepultura

Doctor Pheabes + Supla


Dessa vez não teremos aquele tão comentado DIA DO METAL no Rock In Rio. Lendo algumas matérias na internet, descobri que vários fatores foram determinantes para isso.

Primeiro que em 2015, bandas como Sliknot e System of a Down não tiveram ingressos esgotados como esperado. Jornalistas reportaram diversos espaços vazios na pista.
Segundo é que o momento vivido pelo nosso país, com o presidente Michel Temer no comando, favorece mais ao apelo pop, do que investir em shows de bandas que tem públicos mais segmentados. A crise pegou pesado e principalmente os headbangers, foram muito afetados. Muitos infelizmente estão sem emprego e isso tem dificultado e muito a ida de shows.
Já notamos um pouco disso no ano passado, com alguns shows internacionais com uma não comum dificuldade para vender ingressos. Realmente os bangers estão se segurando e aqueles que estão trabalhando, guardam dinheiro para ir em shows de bandas que gostam muito, diferente do que aconteceu há poucos anos atrás, que sujeito ia em show de metal ou hard rock que nem era muito fã, para conhecer melhor a banda que ali estava se apresentando.

Terceiro que o Lollapalooza de certa forma, roubou o Metallica (grande atraçã) do RNR, algo que sempre foi muito comum no festival tendo em vista que o Metallica já se apresentou cerca de 3 vezes no RNR e ainda teremos esse ano o Maximus Festival que trará diversas atrações mais pesadas, como Slayer, Prophets of Rage, Rob Zombie, Ghost além de outras bandas.


DIA DO METAL??? 

E talvez o principal, é que o chamado DIA DO METAL foi algo que meio que aconteceu por acaso, pois durante alguns anos, coincidiam de bandas mais pesadas fecharem contrato com a turma de Roberto Medina e com isso, eles procuravam da melhor maneira possível, ou nem tanto colocar essas bandas no mesmo dia. Infelizmente, ou felizmente para quem está sem grana como eu, não terá o Dia do Metal.

Vamos a uma breve lembrança do que aconteceu no passado.


ROCK IN RIO 1985

Em 1985 tivemos o que pode ser considerado, o mais perto que o RNR chegou de um dia da música pesada, pois tivemos no mesmo dia Erasmo Carlos (que levou uma enxurrada de coisas do chão arremessados pelos headbangers), Baby Consuelo e Pepeu Gomes. Whitesnake, Scorpions e AC/DC.

Queen

Iron Maiden
AC/DC

Ozzy Osbourne

Scorpions

Whitesnake


Isso no dia 19 de Janeiro, porque no dia 11 de Janeiro de 1985 as atrações foram: Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Pepeu + Baby, Whitesnake, Iron Maiden e Queen fechando a noite como atração principal.

O Queen ainda tocou no dia 18 que contou com Kid Abelha, Eduardo Dusek, Lulu Santos Gogo's, B52's e Queen.

ROCK IN RIO 1991

Em 1991 tivemos: Sepultura, Lobão, Megadeth, Queensryche, Judas Priest e a grande atração da noite Guns N' Roses. 

Megadeth em 1991 no RNR

Judas Priest em 91

Guns N' Roses em 91

A galera do Faith No More com garotas no RJ em 91

 
ROCK IN RIO 2001

Em 2001 a sequência se deu com: Sheik Tosado, Pavilhão 9, Queens Of Stone Age (sim, aquela fita que o cara ficou peladão só se cobrindo com o baixo e que acabou sendo preso), Sepultura, Rob Halford e Iron Maiden como a grande atração do dia.

Axl e sua famosa capa de chuva amarela


Halford em 2001


Maiden em 2001
ROCK IN RIO 2011

Já em 2011, o povo começou a chamar esse dia de "Dia do Metal", nesse dia tivemos: no palco Mundo: Cohheed And Cambria e Gloria, Motörhead, Slipknot, Metallica enquanto Sepultura + Tambours du Brownx, Angra + Tarja Turunen, Korzus + The Punk Metal Allstars e Matanza + B Negão no palco Sunset. E ainda tivemos uma noite new metal, no dia de encerramento do festival com o System Of A Down e o Evanescence, junto de Guns N´Roses, Pitty e Detonautas.




ROCK IN RIO 2013

Em 2013 podemos até arriscar à dizer que tiveram não apenas um, mais dois dias do metal. Numa noite tivemos Almah + Hibria, Sebastian Bach, Bullet For My Valentine, Rob Zombie (que esse ano estará no Maximus Festival), Les Tambours du Bronx + Sepultura, Ghost, Alice In Chains e Metallica.

Helloween



Sebastian Bach

Rob Zombie


Na outra tivemos: Viper, Destruction + Krisiun, Kai Hansen + Helloween, Zé Ramalho + Sepultura, Kiara Rocks, Slayer, Avenged Sevenfold e os britânicos do Iron Maiden.




ROCK IN RIO 2015

Em 2015 tivemos 3 noites com mesclas, vamos aos nomes:

Noturnall + Michael Kiske, Angra + Doro Pesch + Dee Snider (vocalista do Twisted Sisters), Burton C. Bell + Ministry, Korn, Gojira, Royal Blood, Mötley Crüe e Metallica.

Metallica em 2015

Mötley Crüe

Fábio Lione com Dee Snider e Doro Pesch


John Wayne + Project 46, Halestorm, Lamb of God, Deftones, CPM 22, Hollywood Vampires (banda que tinha o ator Johnny Depp e Alice Cooper), Queens of The Stone Age e System of A Down.


Nightwish em 2015 no RNR já com a Floor Jansen

Depp e Alice Cooper

Derrick Green (vocalista do Sepultura) + Clássicos do Terror, Moonspell, Tony Kakko (vocalista da banda de power metal finlandesa Sonata Arctica) + Nightwish, Camerata Florianópolis + Steve Vai , De La Tierra, Mastodon, Faith No More e Slipknot.


Steve Vai

Faith No More em 2015

Obs: Se outro grande nome do rock, vir a entrar nessa lista, eu colocarei aqui no blog.

Informações sobre a pré-venda de ingressos do dia 6 de Abril no site abaixo:

http://rockinrio.com/rio/pt-BR/ingressos

Abraço galera e fiquem com Deus!!!


THE INFORMETAL



Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA