O NOVO LADO FEMININO DO METAL


O NOVO LADO FEMININO DO METAL




Performance de Diane
INTRODUÇÃO


As mulheres ocuparam de vez o lugar delas, dentro do mundo do heavy metal e porque não dizer também do hard rock certo?


Pois bem a cada ano, surgem novas bandas com mulheres nos vocais, ou tocando algum instrumento seja guitarra, baixo, teclado ou até mesmo bateria.


Resolvi então fazer um top 10, com nomes mais recentes, tendo em vista que já fiz um post tempos atrás com nomes mais conhecidos, de mulheres já consagradas como Tarja Turunen, Doro Pesch, Simone Simons entre outras.


Detalhe, não coloquei as meninas do Nervosa, nesse post, pois fiz um post recente delas, mas elas se encaixariam totalmente no post, que busquei colocar nomes femininos novos ou que estão em ascensão dentro da música pesada.


Aqui vocês verão garotas de diversos países, todas muito gabaritadas na música. Nenhuma aqui, caiu de pára-quedas nesse mundo, todas tiveram alguma influência de conhecidos e(ou) estudou música, para chegarem aonde chegaram.


Diferente do Brasil, aonde qualquer um pode virar artista, vi ao ler a biografia de todas elas, que a maioria ralou muito para chegar aonde estão hoje e se hoje, possuem destaque, é merecido, pois foram anos de estudo, treino e muita dedicação.


Bom chega de papo e vamos à esse novo top 10, com as mulheres revelações do mundo do heavy metal.


Começamos o do décimo lugar, com Diane Van Giersbergen do Xandria, banda que conheci não faz muito tempo e que estou gostando bastante.






10) DIANE VAN GIERSBERGEN (XANDRIA)



Diane Van Giersbergen





A holandesa Diane Van Giersbergen nasceu no dia 3 de Junho de 1985 em Liempde. Além de dar aula de canto, Diane já pertenceu há duas bandas de heavy metal o Ex-Libris e atualmente integra o Xandria (banda alemã de metal sinfônico), aonde iniciou seus trabalhos em 25 de Outubro de 2013.

Muito elogiada por suas performances vocais, ela vem ganhando o respeito da mídia especializada internacional.





9) STELA ATANASOVA (METALWINGS)


Stela Atanasova





Metalwings é uma banda búlgara que descobri no You Tube recentemente e que me impressionou logo de cara, com a qualidade de sua melodia. A sua vocalista é Stela Atanasova que além de cantar na banda ainda toca violino. A banda tem muita influência celta e suas canções contrastam a bela voz de Stela com as guitarras e o violino. Para quem não conhece, vale muito apena conhecer. 


Assistam o vídeo Crying of The Sun da banda. Eu viciei nesse som deles, principalmente no momento em que a Stela sola no violino. Simplesmente 10!!!





8) MIZUHO LIN (SEMBLANT)




Mizuho Lin





 

Essa cantora, compositora e musicista brasileira, (acredito que a única brasileira na lista, já que tirei as meninas do Nervosa do post por motivos explicados acima) nascida em 26 de Maio de 1990 integra a banda de metal melódico Semblant.


Filha de taiwaneses, Mizuho teve seu primeiro contato com o mundo da música aos 7 anos de idade, quando começou a cantar num coral infantil em Foz do Iguaçu, Paraná aonde ficou até os 16 anos. Em 2010 substituiu a vocalista Kátia Shakath, assumindo o posto de segunda vocalista do Semblant. A banda em 2014 lançou com ela o álbum Lunar Manifesto que alçou a carreira dos músicos para o mercado internacional e ainda contribuiu para que a banda assinasse um contrato com EMP Label Group. Mizuho toca teclado, piano e guitarra.   




7) MANUELA KRALLER


Manuela Kraller



Manuella nasceu dia 1 de Agosto de 1981 é uma cantora lírica soprano alemã. Já pertenceu às banda Haggard e ao Xandria.

Começou sua carreira musical em 2005, cantando num grupo de coral finlândes. Como cresceu ouvindo rock e metal, resolveu seguir esse caminho na carreira. Antes de pertencer a Haggard, ela já havido cantado na banda suíça chamada Nagor Mar.

Em 2013, decidiu seguir um novo rumo em sua carreira e deixou a banda de heavy metal Xandria que foi substituída por Diane Van Giersbergen.



6) MARY ZIMMER (WHITE EMPRESS)


Mary Zimmer





Mary Zimmer é vocalista da banda White Empress, que tem como integrante o guitarrista ex-Cradle of Filth, Paul Alender.

Já integrou as bandas norte-americanas Earthen, Luna Mortis, Ottoman Empire. Atualmente está no White Empress aonde faz um vocal gutural, devido ao som estremo da banda.

Ela também dá aulas de técnica vocal.








5) LINDSAY SCHOOLCRAFT (CRADLE OF FILTH)

 


Lindsay Schoolcraft





Vocalista do projeto solo Schoolcraft e tecladista do Cradle Of Filth.

Amiga de Melissa Ferlaak da banda Plague Od Stars e ex-Visions of Atlantis fez o elo entre Lindsay e Paul Allender, que na época estava no Cradle.

Ela enviou uma audição para ele e não demorou muito para se integrar a banda, para ela um sonho, ela disse em entrevista recente, que não acreditava que aquilo estava acontecendo com ela. Lindsay chegou até a tocar com o Cradle aqui no Brasil e disse, que foi uma das apresentações mais enérgicas que ela já presenciou na vida.




4) CHARLOTTE WESSELS (DELAIN)

 


Charlotte Wessels





Charlotte nasceu dia 13 de Maio de 1987. Em Zwolle, Holanda. É vocalista da banda de metal sinfônico Delain.

Estudou jazz e música clássica. Entrou no Delain em 2004 e pertence à banda até os dias atuais. Suas principais inflûencias: Pink Floyd, Deep Purple, Genesis, Led Zeppelin e Kate Bush.




3) HEIDI SHEPERD E CARLA HARVEY (BUTCHER BABIES)



Butcher Babies (Heidi e Carla)









Heidi Shepherd (loira) e Carla Harvey (morena) ex-coelhinhas da Playboy são as integrantes principais da banda de trash metal norte-americana Butcher Babies.

Com performances cheias de sensualidade, agressividade e muita energia, elas estão na banda desde 2010. Ambas sempre foram fãs de Black Sabbath e Slipknot. Fazem um vocal agressivo com letras também agressivas e cheias de energia.



Butcher Babies



O Line-up da banda é:


Heidi Shepherd - Vocal

Carla Harvey - Vocal

Henry Flury - Guitarra

Jason Klein - Baixo

Chris Warner - Bateria


A banda de Los Angeles apresenta além de um thrash metal da melhor qualidade performances dignas de Alice Cooper e algumas letras também bem explícitas.


Heidi falou ao The Houston Express sentir que alguns fãs de metal desprezam sua aparência, pois acham que ela destoa dos fãs de metal.


"Muitos elitistas do metal, vamos dizer assim, falam coisas tipo 'olhem para ela, não pertence ao metal. Ela com certeza não gosta do gênero por causa de sua aparência'. É interessante pois foram as mesmas pessoas que me estenderam as mãos quando comecei a fazer metal. Mas acho que é apenas uma pequena elite que pensa tipo, se você não tem um monte de tatuagens, não é uma legítima banger. Ou mesmo se você é uma garota não pode pertencer ao gênero. Não sei como as garotas devem se parecer no metal, mas no fundo não estou nem aí como elas devem ser (risos). Apenas acho curioso que as pessoas que me aceitaram no começo são as mesmas que hoje me rejeitam".





2) FLOOR JANSEN (NIGHTWISH)



Floor Jansen




Nascida nos Países Baixos em 21 de Fevereiro de 1981, Floor Jansen ingressou na carreira musical 1997 e ganhou notoriedade na banda After Forever. Hoje no Nightwish, conseguiu dar uma projeção ainda muito maior a sua carreira. Em Setembro de 2016, descobriu que estava grávida, mas mesmo grávida, ainda vem atuando com a sua atual banda.

Ela é considerada uma soprano lírico dramático, toca piano, teclado, guitarra e até flauta. Também fez parte da banda Re-Vamp (2009-2016).



1) ALISSA WHITE-GLUZ (ARCH ENEMY)



Alissa White-Gluz




Não consegui pensar em alguém que pudesse ficar com o primeiro lugar, (dentro da linha de pensamento que coloquei nesse post), que não fosse a atual vocalista do Arch Enemy que teve a imensa responsabilidade de substituir Angela Gossow, nascida em 31 de Julho de 1985 Montreal, Quebec, Canadá, Alissa White-Gluz.

Alissa  já foi integrante das bandas The Tempest e The Agonist e hoje, está a frente como disse acima, da banda sueca Arch Enemy. Ela também é ativista e integra o grupo PETA. Além de tudo isso, namora um dos membros do Misfist, Doyle Wolfgang e é vegana.








Seu vocal é predominatemente gutural e apesar de eu particularmente, achar que a Angela, ser insubstituível, gosto muito do vocal da Alissa e até comprei o primeiro cd que ela gravou com o Arch Enemy, War Eternal.

Em entrevista à revista Revolver Magazine, Doyle (seu namorado) disse que até chorou no dia que ficou sabendo que Alissa fora chamada para integrar o Arch Enemy. Disse também que tem muito orgulho dela, que é tanto que não pode nem descrever e que ela é uma filha da pta...durona...rss

Ela realmente faz muito homem ficar no chinelo, com um vocal extremamente agressivo e que encaixa perfeitamente na música do Arch Enemy.

Recomendo para quem ainda não a conhece, assistir qualquer um dos clipes que ela fez com a banda, é simplesmente matador.

Espero que tenham gostado!!!

Não deixem de deixar um "like" no face e o seu comentário aqui na página do blog The Informetal.
















Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE