TOP 10 - FILMES TRASH
TOP 10 - FILMES TRASH
O top 10 desembarca mais uma vez nesse humilde blog e dessa vez a categoria de filme escolhido para comentarmos, é o trash.
O trash para quem não sabe é uma vertente do gênero horror. Muitos não se atentam à isso, mas o horro tem vários gêneros, alguns deles: terror psicológico, slashers, trash etc, etc, etc.
Portanto o trash é uma dessas variações do gênero que normalmente é meio marginalizada no cinema, muitos não vêm com bons olhos, mas por outro lado, também existem aqueles que adoram esse tipo de filme.
No trash é comum vermos filmes de baixo orçamento, considerados filmes B ou C alguns até muito mal-feitos, mas também encontramos filmes trash de boa qualidade.
O termo trash não quer dizer necessariamente que o filme é sempre um lixo, trash porque contem elementos que o torna um filme trash, um filme sem muito respeito à regras, ao convencional, ao bom senso principalmente, vejamos alguns exemplos de elementos que encontramos em filmes trash:
-Filmes com cenas extremamente exageradas, que mostram desde uma cabeça cortada até vísceras, sangue e miolos para todos os lados;
-Filmes que misturam o terror com cenas de sexo, aonde o ato em si, sempre pode ser uma prévia de alguma morte que estar por vir ou apenas tem o objetivo mesmo, de mostrar a personagem nua, para chamar um pouco mais a atenção da história que está sendo contada;
-Filmes que mostram monstros, criaturas, ou qualquer outro tipo de bichos que não estamos acostumados à ver em filmes categoria A;
-Assassinos em série e zumbis, também são muito comuns em filmes trash;
-E sangue, sangue e muito sangue, normalmente filmes trash, possuem cenas de sangue em exagero. E mortes idem.
Bom agora que você já tem uma noção mais ou menos do que é um filme trash, chega de papo e vamos aos meus 10 filmes prediletos do gênero trash.
10) GROTESQUE (1988)
Grotesque é um filme que leva a sério o importância de ser trash. O filme tecnicamente, não poderia estar numa lista dos melhores, porque é extremamente ruim. Mas no trash, nem sempre o filme precisa se apegar ah elementos que normalmente nos filmes A, são vistos e respeitados. Para se ter uma idéia de como esse filme é trash, você consegue ver claramente o ator usando uma máscara que na história do filme, seria um monstro.
A sinopse: Uma guangue de punks vagabundos invadem uma casa de família, massacrando todos em busca de dinheiro, porém o que vão encontrar é um ser monstruoso escondido em um dos cômodos da casa, que irá realizar uma terrível vingança.
Existe um outro filme com o mesmo nome de 2009, esse eu não vi, mas creio que não tenha nada a ver com esse de 1988.
9) NASCIDO NO INFERNO (2001)
O nono lugar desse top 10 é um filme estrelado pelo vocalista da banda inglesa de heavy metal Cradle of Filth, Dani Filth.
O filme conta a história de um ser vindo do inferno que de certa forma atrai algumas pessoas e depois as mata.
O filme é dividido em histórias isoladas de alguns personagens que interagem diretamente ou indiretamente com o personagem de Dani.
A primeira parte conta a história de uma garota que o conhece numa balada. A garota é perseguida por ele, até a sua morte.
A segunda conta a história de um casal que um dos dois, possui deficiência física e a terceira (se não esqueci de nenhuma) é de um rapaz que fica viciado em um jogo macabro da internet.
O filme é filmado bem ao estilo amador, tem horas que nem parece um filme e sim, esses vídeos que pegamos no You Tube. Mas não é de se jogar fora não, especialmente a última história é muito boa.O filme também é relativamente longo, para um filme desse gênero, 120 minutos. Dirigido por Alex Chandon.
Além de atuar, Dani contribui com a trilha sonora também, com músicas do Cradle Of Filth.
8) BONECAS ASSASSINAS (1992)
Arqueólogo liberta espírito malígno ao violar momumento sagrado no México. O espírito mau se esconde numa linda boneca, que vai parar nas mãos de uma garotinha. Violentas mortes começam à acontecer. Quem cruzar o caminho da boneca, está ameaçado.
Esse filme é a mesma coisa do Grotesque. De tão ruim, chega a ser bom. A boneca tem uma feição assustadora e o filme tem algumas poucas cenas boas.
Boneca sem capeta |
Boneca com o capeta |
Pode ser dizer que ele veio antes de Annabelle, outro filme que se trata de boneca assassina, mais bem mais recente.
7) CREEPSHOW - SHOW DE HORRORES (1987)
O que vou comentar é o Creepshow 2.
3 histórias nesse excelente filme. A primeira, um casal de idosos que possui uma loja de antiguidades, são assassinados por bandidos. Depois disso, um índio de madeira, que ficava dentro da loja ganha a vida e vai atrás de um por um dos assassinos.
A segunda história é de um grupo de jovens que resolvem acampar perto de uma lagoa. Só que o que eles não sabiam é que uma mancha negra dentro do lago, pode matar cada um deles. Conforme as coisas vão acontecendo, um a um vai sendo morto, o que deixa a história ainda mais intrigante.
E a terceira história é de uma mulher que dirigindo à noite, numa estrada deserta, atropela um suposto funcionário de rodovia e não presta socorro. Depois disso, o cadáver do atropelado a persegue, causando pânico e desespero na mulher.
Esse série de filmes, tem muitos outros títulos, mais esse em específico é o meu predileto. Até hoje eu tento achá-lo para ver denovo, pois mesmo sabendo que as histórias são aparentemente bobas, as 3 fazem com que a gente sinta a agonia que alguns dos personagens passaram. Não podia ficar de fora da lista.
6) PALHAÇOS ASSASSINOS DO ESPAÇO SIDERAL (1988)
De todos os filmes aqui nessa lista, esse é um dos filmes que mais ouço comentários do tipo: -Nunca mais eu quero ver esse filme, é muito assustador, etc etc etc.
Dois estudantes Mike Tobacco e Debbie Stone descobrem um circo que é habitado por aliens assassinos que se parecem com palhaços. Esses seres aterrorizam uma pequena cidade norte-americana.
O filme tem algumas cenas engraçadas, mas acredito que por misturar a figura de um palhaço, que normalmente é um ser que provoca alegrias e risos, vinculado com a imagem de um extraterrestre e assassino ainda por cima, faz com que nem todo mundo veja isso com bons olhos. Para aqueles que já temem os palhaços considerados normais, esse filme deve ser então o maior dos terrores.
A minha esposa mesmo, não gosta....rss
5) PLANETA TERROR (2007)
Refilmagem de filme homônimo dos anos 70, dirigido por Robert Rodriguez (um dos meus diretores favoritos) conta a história de um casal de médicos William (Josh Brolin) e Dakota Block (Marley Shelton), que são surpreendidos em um hospital por uma multidão de homens e mulheres cheios de feridas e mutilações, que por sua vez, vagam entre os corredores com olhares perdidos. Entre eles está Cherry (Rose McGowan), uma dançarina de boate cuja perna foi arrancada num ataque noturno. Com uma metralhadora no lugar da perna decepada, ela vai liderar, acompanhada por El Wray (Freddy Rodríguez), um exército de inválidos assassinos.
William faz o típico médico esquisitão e Dakota uma médica loira sexy e de olhos grandes. Ainda temos no filme uma breve participação da cantora Fergie do grupo Black Eyed Peas.
Sem contar que nesse filme, é mostrado o trailer de um filme que não existia mas que anos depois virou filme de verdade, que é o Machete. A repercussão desse trailer dentro do filme, foi tão grande que resolveram fazer um filme com o ator Danny Trejo no papel principal.
Planata Terror chocou alguns, por colocar uma personagem com a perna amputada e no local da perna, uma metralhadora calibre 45. Só por isso, já merecia estar em uma lista de filmes trash, pois Planeta Terror é trash ao extremo.
4) UMA NOITE ALUCINANTE II (1987)
Ash (Bruce Campbell) leva sua namorada Linda (Denise Bixler) até uma casa abandonada, onde encontra uma fita de áudio, deixada por um professor. Ash coloca a fita para tocar, ouvindo citações do livro dos mortos. Os encatamentos despertam as forças do mal na floresta ao lado, transformam Linda em um monstruoso Deadite. O objetivo é fazer o mesmo com Ash, mas ele recebe a ajuda da filha do professor, de um mecânico que trabalha com ele e sua namorada.
Dirigido por Sam Raimi esse filme é considerado por muitos a refilmagem do primeiro. Mostra no começo a cena de Ash com a namorada como contei acima, mas logo depois ele é obrigado a matar a própria namorada que está possuída. Nesse ponto, comeca a nova história de fato. O espírito invísivel ataca e possui Ash, que consegue voltar a si com a luz da manhã.
Eu não vou contar o resto do filme, mas esse filme precisava estar na lista primeiro, pela qualidade das maquiagens feita nos personagens. Segundo pelas diversas cenas engraçadas e ao mesmo tempo mórbidas que o filme proporciona e pelo final do filme, que até hoje é lembrado por muitos fãs da franquia.
Recentemente esse filme foi refilmado, só que com uma roupagem mais séria, sem momentos cômicos e eu particularmente, gostei muito.
3) DIA DOS MORTOS (1985)
Como a gente vira e mexe volta a falar dos anos 80 né?? Seja na música, na tv e principalmente no cinema. Esse filme de 1985 é dirigido pelo mestre do terror, quando o assunto é zumbis, George A. Romero. É o terceiro filme da saga de filmes de sumbis Dead Series. É precedido por Night Of The Living Dead e Dawn of the Dead. O próprio diretor descreve o filme como "uma tragédia sobre como uma deficiência de comunicação humana causa caos e colapso mesmo nessa pequena fatia de torta de sociedade". A película estrela Sherman Howard, uma pequena aparição no papel de Bub, além do maquiador Gregory Nicotero no papel de Pvt. Johson fazendo tamném os efeitos de maquiagem do filme.
A história é de que os zumbis dominaram os Estados Unidos da América, exceto por um pequeno grupo de cientistas e oficiais militares que residem em uma base subterrânea no município da Flórida. Os cientistas andam usando os mortos-vivos em experimentos, para conseguir achar a cura, mais os militares não concordam com o método adotado. Finalmente, a milícia descobre que um de seus homens foi usado nos experimentos, banindo os mesmos para a caverna que abriga os mortos vivos. Infortunamente, os zumbis terrestres descobrem o caminho até a base militar. E ae o caos impera.
Filme muito bom, um dos melhores que já vi sobre o gênero.
2) RE-ANIMATOR (1985)
Baseado no conto do escritor H.P. Lovecraft e dirigido por Stuart Gordon em 1985, Re-Animator é um filme de terror com T maiúsculo.
Apesar de ter momentos engraçados e de sabermos que o conto de Lovecraft era de puro horror, Re-Animator consegue dosar bem ambos os sentimentos. Nele conhecemos o Dr. Herbest West, um médico pesquisador com um futuro promissor e que segue os passos de um renomado Doutor que morreu na Suíça vítima de seus experimentos. Depois de acontecido esse fato, ele muda-se para os Estados Unidos e acaba por dividir casa com Daniel (Bruce Abbot), um estudante de medicina que namora a filha do reitor que se chama Megan Halsey (Barbara Crampton).
Após ver West trazer de volta à vida um gato, Daniel acaba seduzido pela oportunidade de fama e ajuda West em seus experimentos macabros.
Megan Halsey sendo aterrorizada pelo Doutor Macabro |
Famoso pela cena em que uma cabeça decepada molesta a garota numa sala de autópsia, o filme fez sucesso aqui no Brasil, mas parte dessa cena e outras foram cortadas do filme, pelo motivo de quando ele foi passado no Brasil, a maioria das vezes foi no Cine Trash, antigo programa já extinto da Tv Bandeirantes. Como o programa passava de tarde, eles não podiam mostrar cenas de nudez e cenas muito chocantes de violência, então se quiser ver tudo na íntegra, recomendo assistir o dvd original da franquia.
O filme custou apenas 900 mil dólares e rendeu aproximadamente 2 milhões de dólares nos EUA.
1) FOME ANIMAL
Enfim chegamos no filme que é trash em todos os sentidos. O melhor de todos na minha opinião. Dirigido do Peter Jackson, sim, o mesmo que dirigiu a Trilogia de O Senhor dos Anéis, esse filme extrapola todos os clichês de filmes trash, mas com competência.
O filme conta a história de Lionel, um jovem rapaz que mora com a sua mãe num casarão um tanto quanto afastado da cidade. Sua mãe é extremamente dominadora e pouco deixa o rapaz fazer algo de vontade própria. Em uma das raras visitas de Lionel ao centro da cidade, ele conhece Paquita, uma moça que está desesperada procurando um namorado.
Mas a base da história, nem está no amor dos dois e sim, num macaco-rato que é capturado e colocado irresponsavelmente num zoológico. Esse macaco acidentalmente morde a megera mãe de Lionel e essa vira uma espécie de zumbi.
Só que Lionel não aceita aquele tipo de situação e paralelo o namoro com Paquita, ele vai procurando esconder a mãe zumbi das pessoas. Até que um tio dele, muito aproveitador, aparece para complicar ainda mais a sua vida.
Eu não vou contar o resto do filme, mas o que tenho à dizer é que o filme é extremamnete divertido. Cenas de gore, de monte, sangue, sangue e muito sangue, um padre metido à Bruce Lee, um bebê zumbi, tudo isso você vai ver em Fome Animal, para mim, de longe o melhor filme trash da história do cinema.
Cine Trash |
Mulher Vampira |
Zé do Caixão e suas assistentes |
Só mais uma coisa, na Rede Bandeirantes de Televisão, hoje Band, (nos anos 90), passava um programa chamado Cine Trash. Entre os apresentadores tivemos uma mulher vestida de vampira e o famoso Zé do Caixão, entre outros. Esse programa exibia todas as tardes, filmes trash, portanto, se um dia você quiser mergulhar de cabeça no mundo dos filmes trash, assista a alguns dos filmes desse link, que mostra todos os títulos que foram exibidos nesse programa. Por um tempo ele também se chamou, Cine Sinistro e trocava sempre de apresentadores.
http://maratonatrash.blogspot.com.br/p/todos-os-filmes-do-cine-trash.html
MENÇÃO HONROSA
Para o Zé do Caixão que já fez muito desses filmes, vou destacar um que assisti, que cairia muito bem nesse top 10: Encarnação do Demônio.
ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO (2008)
O filme recebeu 1 milhão de reais de uma lei de incentivo a cultura, acredito que tenha sido o filme mais caro já produzido pelo Zé.
Conta a história dele próprio, sendo libertado de uma cela para doentes mentais após quarenta anos. Novamente nas rias, o sádico coveiro ajuda o corcunda Bruno e outros seguidores para comprir a mesma meta que o levou preso: encontrar a mulher que possa lhe gerar um filho perfeito. Ele então entra numa favela e vai para dentro de um covil aonde entra em conflito com um capitão da polícia Osvaldo Pontes odiado pelos moradores por ser violento ao ponto de executar crianças. O militar possui um irmão, chamado Claudiomiro, que lembra de Zé e conta como perdeu um olho para o irmão capitão. Assim os militares declaram guerra ao Zé, aliados à um padre vingativo chamado Eugênio que acusa Zé de ter matado o próprio pai. Enquanto não é encontrado, ele segue seu caminho pela cidade de São Paulo deixando o seu rastro de horror e enfrentando leis não natuais e crendices populares.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem....