ÉPICOS - TOP 10


TOP 10 - ÉPICOS






Hoje o já conhecido top 10 que faço sempre aqui no The Informetal Blog, falará dos filmes épicos.

Mas primeiro vamos explicar melhor, o que seria um filme épico, ou o que faz um filme ser considerado épico.
Cinematograficamente falando é o gênero responsável por retratar contos de grandes heróis, aonde todo o centro da história, baseia-se em apenas um personagem ou em um povo. Normalmente, conta com uma grande produção e faz muito o uso de temas dramáticos. A narração por sua vez, tende à ser objetiva.
Outra característica forte nos épicos são os figurinos e cenário. A fotografia também é muito importante, normalmente são filmes que tendem a retratar alguma época passada de maneira muito criteriosa e detalhista.
Bom agora que você já sabe o que é um filme épico, vamos aos meus 10 filmes prediletos do gênero.

Como todo top 10 que faço, sempre pode faltar alguma coisa e com certeza um ou outro, poderia estar a frente ou abaixo na sequência que montei, por isso não se apegue muito a sequência que montei baseada no meu gosto pessoal, do menos importante, para o mais importante. Não que o décimo lugar seja ruim, muito pelo contrário, só de estar nessa lista, ele já é diferenciado com certeza, mas pode ser que o seu gosto pessoal, inverta a ordem de alguns filmes, ou até quem sabe, tire algum filme da lista e inclua outro.

Vamos lá!!!



10) OS 10 MANDAMENTOS (The Ten Commandments)



Os 10 Mandamentos de 1956 ficou muito famoso, principalmente pela cena da travessia do mar, feita por Moises, que nesse filme tem Charlton Heston como interprete. Na pele de Ramses, Yul Brynner, aliás até hoje, toda vez que falam em faraó, lembro da imagem dele, interpretando a autoridade egípcia. Ficou muito marcado para mim o rosto dele e a maneira como caracterizaram ele nesse filme.
Esse filme foi até responsável, por eu entender pela primeira vez, o que seria um filme épico de verdade, grandiosidade, super produção, tudo o que um épico precisa ter, a gente encontra nessa película que entrou para a história do cinema mundial.
E pelo fato também de tratar de um tema bíblico, que já tem toda uma grandiosidade por si só, quando assistimos ao filme, nos sentimos como se estivéssemos numa máquina do tempo, voltando ao passado e tendo a oportunidade de ver como tudo aconteceu. Obviamente que aqueles que não acreditma em nada do que a Bíblia diz e em especial o Velho Testamento, não terá esse mesmo sentimento daqueles que acreditam em algumas passagens da Bíblia, ou até mesmo aqueles que creem nela por completo.

Filme recomendadíssimo para quem curte épicos e em especial, o épico religioso, esse para mim é talvez o maior filme épico-religioso que já vi em toda minha vida.


9) A BÍBLIA - NO INÍCIO (The Bible - The begining)




Esse filme de 1966 narra os primeiros 22 capitulos do livro Gênesis. Bem detalhista e com passagens interessantes, ele marcou para mim, porque até então, eu lia a Bíblia, mas nunca tinha assistido nada, sobre o assunto. A imprensão que me deu, ao ver esse filme, é que eu estava assistindo à uma espécie de animação da Bíblia, ou como se estivesse assitindo a Bíblia sendo contada em movimento, por isso não poderia faltar à esse top 10.

Junto com os 10 Mandamentos citado acima, ele nos transporta para aquele tempo antigo e força a nossa imaginação à tentar separar o que pode ter sido verdade e o que realmente foi fantasia. O fato é que são histórias que muitos de nós crescemos ouvindo e não tem como ficarmos indiferente ao reviver tudo isso, assistindo ao filme.

Obs: a cena da Arca de Noé é muito boa, destaco ela e principalmente a passagem de Adão e Eva, muito interessante também.


8) TRÓIA (Troy)



Confesso que fiquei na dúvida entre Nero e Tróia. Escolhi Tróia, por esse ter um apelo comercial maior e por ter alcançado um público maior, devido ao fato de ter atores mais conhecidos, como Brad Pitt e Orlando Bloom. Não que o filme que conta a história de Nero, não seja bom, muito pelo contrário, são dois dvds, um filme muito extenso, mais muito bom, foi apenas opção pessoal mesmo, deixá-lo de fora do top 10 e colocar Tróia no lugar.
Tróia é passado em 1193 A.C, Paris, vivido por Orlando Bloom, é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Krueger), de seu mardo Menelaus, vivido por (Brendan Gleeson). Tem início uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança de Priam (Peter O'Tolle), rei de Tróia, está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia e seu filho Hector vivido pelo ator (Eric Bana) que já fez Hulk.

Tróia tem grandes cenas, quando por exemplo aparece o personagem Aquiles, lutando contra um brutamontes que tem quase o dobro do tamanho dele e principalmente a cena de quando as tropas chegam de barco, a Tróia e todo mundo ali presente, sente que a guerra é iminente.
Eu particularmente não gosto muito das atuações do Brad Pitt, mas ele não comprometeu nesse filme. O filme também ficou marcado pela beleza da atriz que interpreta Helena de Tróia, Diane Krueger, lembro que na época, todo mundo que via o filme, queria saber que atriz é essa, se era o primeiro filme que ela tinha feito, etc etc etc.
Outra cena que me recordo, desse filme e que marcou bastante é a hora em que o Cavalo de Tróia chega a cidade. Muito bem dirigida e com fotografia bem encaixada no contexto do filme.

  
7) O SENHOR DOS ANÉIS (TRILOGIA) - (The Lord of the Rings)



Antes de falar qualquer coisa, que fique claro que não quis separar os filmes dessa trilogia. Então resolvi juntá-los todos num só, para poder colocar aqui no sétimo lugar da lista.

Senhor dos Anéis não poderia ficar de fora de qualquer lista de filmes épicos. Mesmo que alguns possam classificar ele como fantasia, aventura ou alguma outra categorização, ele não deixa de ser ou ter todos os elementos que filmes épicos possuem.

Produção grandiosa, grandes personagens, grandes figurinos, cenários mais grandiosos ainda, muita computação gráfica, fotografia excelente, som, tudo que possamos imaginar.

Conquistou 11 estatuetas do Oscar, já no primeiro filme. No elenco: Ian Mackllen, Elijah Wood, Liv Tyler, Hugo Weaving, Orlando Bloom, Christopher Lee entre muitos outros. A direção ficou por conta de Peter Jackson, sim o mesmo que um dia dirigiu o trash Fome Animal.

Além de tudo isso, ainda foi um dos filmes pioneiros no uso de atuação digital, no caso desse filme, usado no personagem Smeagol.

Eu particularmente gostei dos 3 filmes, mas se tivesse que destacar um, destacaria o segundo.

A sinopse seria algo do tipo, num lugar fantástico chamado Terra Média, um hobbit (criatura pequena, menor que um anão) fica responsável pelo transporte e depois destruição de um anel que á séculos traz a guerra aos povos. O hobbit é vivido por Elijah Wood que com a ajuda de Gandalf, Ian Mackleen, se junta à outros e formam um time, chamado de Sociedade do Anel. Esse grupo tem a missão de chegar a Mordor e destruir o anel que causa tanto mal às pessoas, seja pela ganância que ele faz a pessoa começar a ter e pelo poder sobrenatural que o anel invoca em cada um que o têm. 



O filme é muito fiel aos livros e pelo que fiquei sabendo, os fanáticos pela obra do escritor J.R. R.Tolkien também aprovaram o filme, o que já faz o filme ganhar um respeito ainda maior.

Simplesmente imperdível.



6) JESUS DE NAZARÉ (Jesus of Nazareth)



Esse filme e de 1977, mas desde aquela época, até hoje, ainda é o meu predileto, quando o assunto é contar a tragetória de Jesus Cristo.
Conta com Robert Powell no elenco, encarnando o personagem de uma maneira, como eu nunca tinha visto antes, perfeito. Já li em críticas de críticos renomados, que Powell está hipnotizante nesse filme, retratando fielmente a imagem conhecida pelo ocidente de Jesus Cristo.
Anne Brancoft faz papel de Maria Madalena e Olivia Hussey, perfeita no papel da mãe de Cristo, Maria de Nazaré. Ah o elenco ainda tem o ator Christopher Plummer.

Aliás, como disse acima, de todas as imagens do mundo ocidental que vemos de Cristo, a que eu acho que mais se assemelha à ele, foi justamente a imagem que o ator Robert Powell nos proporcionou. Curiosamente, quando ele fez o filme, ele tinha a mesma idade de Cristo, 33 anos.


O filme narra desde o começo da vida de Cristo até a sua morte e ressurreição. Por ser antigo, principalmente para mim, faz parecer ainda mais real e intrigante. Toda vez que vejo esse filme reprisar na TV Record, eu mesmo já o tendo assistido inteiro, paro para ver nem que seja alguns minutos novamente. Perfeito, não poderia ficar fora da lista.
 
5) GLADIADOR (Gladiator)



Gladiador é outro filme épico que não poderia estar fora dessa lista. Conta a história de um general romano Maximus Décimus Meridius, vivido por Russell Crowe, que ainda tem no elenco Joaquim Phoenix, Connie Nielsen, Oliver Reed, Richard Harris, entre outros. 

A história é mais ou menos o seguinte: O rei deseja passar o poder para o general, mas antes que isso aconteça seu filho Cômodo, mata o pai assumindo o controle e Maximus vira escravo dele.  
Pouco tempo depois Maximus vira um gladiador famoso no Coliseu de Roma.

Esse filme conquistou 5 oscars de 12 indicações. A cena áerea que mostra o Coliseu no filme, pela primeira vez, é icônica. As batalhas são animais, literalmente, por envolvem homens e animais, como tigres, leões e faz com que a gente entenda como era difícil a vida de quem se aventurava a lutar dentro do Coliseu de Roma.

Apesar da história ser fictícia, acaba homenageando diversos escravos que viraram gladiatores e que tinham na época, o mesmo prestígio, que hoje possuem os jogadores de futebol. O filme mostra também que aquela velha idéia do pão e circo, que em outros moldes existe ainda hoje, já existia naquela época.


Destaque para a cena em que Maximus passa a mão nas folhas de cevada, ao relembrar da mulher. Inesquecível e Imperdível.

4) 300 (300)



Tem filmes que marcam para sempre na vida da gente e esse é um dos que me marcaram. Quando vi 300 pela primeira vez, não consegui compreendê-lo da forma que o compreendi da segunda vez que o vi. A primeira foi no cinema, a segunda em casa. Depois com calma, analisando todos os detalhes do filme, personagens, cenários, falas, ângulo de câmera, vi que 300 foi extremamente bem feito e mesmo que não tenha ganho grandes prêmios, para mim é um filme intenso, que consegue o seu objetivo principal, contar uma grandiosa história com entreternimento elevado ao nível extremo.
As cenas de batalhas, as frases emitidas pelo ator Gerard Butler, como Rei Leonidas e tudo que cerca o filme, para mim, foi feito com muita competência. Sou literalmente um fã do filme, que teve uma sequência, mas que diferente do primeiro filme, não me agradou muito.
Voltando ao primeiro, o filme já começa com um orador espartano contando a vida do jovem rei Leonidas, relevando o rigor da disciplina que não só ele, mas todas as crianças nascidas em Esparta, eram expostas logo nos primeiros anos de vida. Apesar de dar uma boa noção de como Esparta era uma cidade diferente das demais, na época, o filme foca na histórica Batalha de Termópillas.  

O filme foi baseado nos quadrinhos de Frank Miller sobre o mesmo tema. Grande parte do filme foi realizado em Chroma Key. Para quem não sabe o que é isso, é uma técnica que consiste em substituir o fundo da filmagem para isolar os persongens ou objetos de interesse, para então combiná-los com outra imagem de fundo ou cenário virtual.
No elenco ainda temos Rodrigo Santoro no papel de Xerxes, que é o imperador asiático que tenta esmagar Esparta e a região ao redor.

Frases como essa, ficam para sempre na sua memória:

Do Rei Leonidas para seus soldados:

"Homens, façam um bom café da manhã, porque hoje à noite, jantaremos no inferno"

De Xerxes para o Rei Leonidas

"Eu sacrificaria qualquer um de meus homens, pela vitória" 

De Leonidas para Xerxes

"E eu daria a minha vida, para salvar a vida dos meus soldados"

Obs: Esse clipe "fan-made" ficou bem legal, misturando imagens do filme com a música Sons of Odin, da banda norte-americana de heavy metal, Manowar:

https://www.youtube.com/watch?v=cQgEV7uNB2c



3) ALEXANDRE (Alexander)


Outro filmaço.

Essa superprodução contou no elenco com Colin Farrell, no papel de Alexandre, Angelina Jolie, Val Kilmer, Rosario Dawson, Jared Leto e Anthony Hopkins.
Pensem comigo, você tem  20 anos e já é Rei e em pouco tempo é dono de 80% do que era considerado mundo descoberto.

A tragetória de Alexandre é contada nesse filme. Imaginem um homem que conquistou um império que ia dos Balcãs à Índia, incluindo também o Egito e a Báctria (aproximadamente o atual Afeganistão). Que se tornou Faráo, mesmo não sendo originalmente da terra deles e que criou o império maior e o mais rico antes visto.

Seus êxitos militares muito se davam por Alexandre ser um general de enome habilidade e sagacidade. Quem sabe, o melhor de todos e isso tem fundamento, aliás, ele nunca perdeu uma batalha sequer e a expansão territorial que ele proporcionou é também uma das maiores da história e tudo isso, em um curto período de tempo. Além de tudo isso, era conhecido por ser um homem muito corajoso e de muita sorte também.
 

Voltando ao filme, 

O filme narra desde a infância de Alexandre até a sua morte. Simplesmente obrigatório para quem curte filmes épicos.

Farrell interpreta Alexandre, sua mãe Olympias no filme é vivida por Angelina Jolie, ambos tem excelente atuação, principalmente Jolie. Temos também o Rei Philip, vivido por Val Kilmer e Hephaistion, companheiro fiel de Alexandre, vivido pelo rockeiro Jared Leto que fará o Coringa no novo filme Esquadrão Suicida, que ainda não tem data de lançamento.  

No filme, fica claro a bisexualidade de Alexandre que ao mesmo tempo em que é apaixonado por
Hephaistion, se casa com a rainha Roxane interpretada por Rosario Dawson.



2) CORAÇÃO VALENTE (Braveheart)

 
Uma obra prima. É como defino o maior filme épico da era moderna do cinema. Coração Valente extrapolou tudo. Com Mel Gibson no elenco, vivendo William Wallace, Sophie Marceau, vivendo a Princesa Isabelle, Catherine McCormack como Murron e Patrick McGoohan como Rei Edward esse filme feito em 1995 ganhou oscar de melhor filme. Também venceu nas categorias, Melhor diretor, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e melhor Efeitos Sonoros. O filme conta a história de William Wallace, escocês que após ter toda a família morta pelo exército inglês, resolve deflagar uma violenta batalha com o objetivo principal de libertar o povo da Escócia do domínio inglês.

Algumas curiosidades sobre esse filme:

-Mel Gibson também assina a direção do longa metragem.
-Descendentes de Wallace atuaram como extras no filme;
-O nome verdadeiro da esposa de William Wallace é Marian, mas foi trocado para Murron, com o intuito de evitar confusões com um dos personagens de Robin Hood.
-Sean Connery seria o rei Edward I;
-Muitas cenas de batalha precisaram ser regravadas, porque muitos dos figurantes usavam óculos escuros e relógios de pulso.

Obs: A banda de heavy metal alemã Grave Digger tem um álbum dedicado à William Wallace, chamado Tunes of War e a música número 4 do álbum tem o nome do homenageado.

Nesse link vocês podem ouví-la, uma pena não ter entrado na trilha do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=MOOCF8pqwi4 

Mel Gibson na minha opinião, tem o maior papel de sua carreira nesse filme. Ele consegue nesse seu segundo filme como diretor, passar a atmosfera da Escócia do século XIII, seja nos ângulos de câmera, seja em como fazer para os atores parecem os mais reais possíveis em suas atuações, seja na garra, na luta e até nos momentos em que o filme tem momentos de descontração. As cenas de batalhas são extremamente bem feitas e violentas. Enfim, obrigatório para quem curte épicos.



1) BEN-HUR (Ben-Hur)



E finalmente chegamos no primeiro lugar do top10, Ben-Hur. Primeiro filme que conseguiu conquistar 11 oscars. Excelente roteiro, elenco, trilha sonora. O que mais surpreende é ele ter sido feito no ano em que foi produzido, 1959.
Vejamos a sinopse: Em Jerusalém, no início do século I, vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vinagança que ninguém pode imaginar. Além dos dois citados acima, o filme ainda tem a presença de Jack Hawkins vivendo Quintus Arrius e Haya Harareet, vivendo a personagem Ester.
O filme tem mais de 3 horas e 40 minutos, mas a narrativa é tão empolgante e tudo que vai acontecendo no filme, que você nem percebe ao final do filme que todo esse tempo passou.
Destaque para a cena em que o personagem Ben-Hur, cruza o caminho de Jesus Cristo, simplesmente emocionante, espero que você também tenha entendido a mensagem por trás dessa cena.
Aliás, Ben-Hur terá uma refilmagem, feita pelo diretor Timur Bekmambetov e Rodrigo Santoro está escalado para fazer o papel de Jesus Cristo nessa nova filmagem.
Ben-Hur também tem cenas de batalhas, que entraram para a história do cinema, principalmente a cena das carruagens, veja e depois me digam o que acharam.
Por todos esses motivos, ele é o número 1 desse top 10, espero que tenham gostado.
Curiosamente Charlton Heston, aparece em dois filmes que citei nesse top 10, ele pode ser considerado "O cara", quando se trata de filmes épicos.
























Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA