Girls on metal


GIRLS ON METAL




Para aqueles que acham que metal é coisa apenas para homens, elas estão aí para provar o contrário.
Hoje o mundo da música pesada, dá inúmeros exemplos de garotas bem sucedidas em suas respectivas bandas e projetos. Obviamente, algumas se destacam mais que as outras, mas definitivamente, o mundo do metal, não é mais área exclusiva para homens. Sim, com certeza os homens ainda estão em maior número, mas essa realidade tende a mudar.

Abaixo listei 10 artistas que já conheci o trabalho de alguma forma, seja através da internet, ou da tv, artistas que admiro.
Faltarão nomes com certeza, de algumas até melhores dos que as que listei abaixo, mas procurei listar apenas aquelas que tenho conhecimento do trabalho, até mesmo porque não se dá para avaliar algo, que você nunca ouviu e mesmo alguma dessas abaixo, eu não posso dizer que sou profundo conhecedor de seus respectivos trabalhos.

Sei que muita gente vai sentir falta por exemplo da ex-vocalista do Tristania, Vibeke Stene, entre outros nomes, mas seria impossível colocar todas numa lista de apenas 10. Acho que no final das contas, até que fui justo.

Vamos aos nomes por ordem de menos destaque para maior destaque.



10) ASHLEY ELLYLLON (ORB)

Ashley Ellyllon

Ashley em ação tocando seu teclado

Ashley  "Ellyllon" Jurgemeyer nasceu dia 30 de Julho de 1984, em Scottsdale, Arizona, EUA.
É uma pianista norte-americana, tecladista e letrista.
Conheci o trabalho da Ashley Ellyllon numa banda da qual sou fã, o Cradle of Filth. Ela tocou teclado na banda num curtíssimo período. Entrou na banda em 2009. Com a banda gravou o álbum
Darkly, Darkly, Venus Aversa. E gravou o clipe The Deah Of Love também com a banda.
Já fez parte de outras duas bandas Abigail Williams e atualmente está no Orbs.
Desde os 6 anos de idade, ela já tocava piano, conseguiu seu bacharelado em composição e teoria da Arizona State University e começou logo depois disso a sua carreira como membro fundador da banda Abigail Williams em 2005.
Já o trabalho com o Orbs, em conjunto com Dan Briggs veio tão logo depois que ela saiu do Cradle, aonde está até hoje.

website: www.myspace.com/ellyllon

9) ELIZE RYD (AMARANTHE)

Elize


Elize em ação

Elize nasceu dia 15 de Outubro de 1984 em Gotemburgo, Suécia. É integrante da banda de power metal melódico Amaranthe. Lançou o primeiro single Leave Everything Behind em 2008 e seu primeiro álbum Amaranthe, em 2011.
Elize já realizou trabalhos nas banda norte-americana Kamelot e na finlandesa Avalon, de Timo Tolkki.
Aliás, a música que rendeu um vídeo no You Tube Enshrined My Memory, é simplesmente fantástica. Eu particularmente viciei nessa música, já vi o clipe dezenas de vezes. A música além de ter uma melodia muito gostosa de ouvir, também conta com os famosos solos de Timo Tolkki que fecha uma parceria muito boa com Elize. Timo Tolkki para quem não sabe foi fundador e guitarrista por muitos anos da banda finlandesa Stratovarius.


8) AMANDA SOMMERVILLE (SOLO)


Amanda Sommerville
Amanda Sommerville e Simone Simons (Epica)

Amanda Sommerville nasceu dia 7 de Março de 1979 em Flushing, Michigan, EUA.
Desde 1999 ela tem residido e trabalhado na Alemanha e Holanda. Sua voz é de alto alcance vocal e seu estilo vai da música clássica ao soul.
Ficou muito conhecida no mundo do metal, pela participação que fez em várias bandas, dentre elas o Epica.
Eu particularmente a conheci em seu trabalho no dvd do Epica: We Will Take You With Us, mas ela já trabalhou com Shaaman, André Matos, Edguy, Kamelot, Projeto Avantasia, Michael Kiske entre muitos outros músicos, não necessariamente de heavy metal.
Simone Simons confessou certa vez que teve algumas aulas de inglês com Amanda, bem no começo do Epica, porque devido ao fato de ter nascido nos Países Baixos e ter origem holandesa, ela queria aperfeiçoar o idioma no sotaque norte-americano.

Página Oficial: http://www.amandasomerville.com//

7) DORIS YEH (CHTHONIC)

Doris Yeh
Doris com sua banda Chthonic
Doris é taiwanesa e faz parte da banda Chthonic aonde toca baixo.
Na banda possue o apelido de Thunder Tears. Curiosamente, como outras garotas aqui desse post, também começou aos 6 anos de idade, tocando piano. E algum tempo depois, baixo. Seu pai é baixista. Tocando sozinha aprendeu a dominar o instrumento e logo formou uma banda na escola chamada Evil Eyes, está na banda Chthonic desde 1999. Ela e Freddy Lim (lead singer) fazem trabalhos de ativismo político e direitos humanos em Taiwan.
Ela costuma ser a porta voz da banda também para a imprensa.

Site oficial:  http://chthonic.tw/2009/en/index2013.php
 
6) SARA JEZEBEL DEVA (ANGTORIA)

Sara Jezebel Deva

Sara e Dani Filth (Cradle Of Filth)


Sarah Jane Ferridge, nascida dia 25 de Fevereiro de 1977 em Forest Gate, leste de Londres, Inglaterra.
Foi vocalista de bandas como: Cradle Of Filth, Therion, Mistic Circle, Mortiis e também da sua própria banda, chamada Angtoria.
Atualmente ela segue em carreira solo e está lançando um álbum chamado  A Sign Of Sublime.
No Cradle, ela ficou de 1996 até 2012. Gravou 16 álbuns com a banda.
Recomendo quem tiver como assistir o dvd Peace Through Superior Firepower do Cradle, aonde ela aparece em vários momentos em um documentário, inclusive brincando com a banda, com um balão de gás hélio, fazendo vozes muito engraçadas.
Sua voz ficará eternamente marcada pelas participações nos maiores clássicos do Cradle.

Site oficial: https://www.facebook.com/SarahJezebelDeva


5) ORIANTHI PANAGARIS (ALICE COOPER)

Orianthi Panaganis
O Rei do Pop e Orianthi

Dá para imaginarque essa moça australiana sofria bullying na escola? Pois é, sofreu tanto com isso que teve que mudar de escola várias vezes e isso fez com que ela frequentasse a prestigiada escola Cabra Dominicana College aonde encontrou a tão sonhada paz. Aprendeu a tocar violão aos seis anos de idade, por culpa do pai, que deixava guitarras em vários pontos da casa.
Aos 15 anos, deixou sua casa, para de dedicar a sua carreira. o começo dela foi fraco, sua primeira apresentação solo contou com o apoio de nada mais nada menos que Steve Vai. Aos 18 conheceu Santana e tocou com ele. Depois de tocar com Santana em 2006 assinou um contrato com a Geffen Records. Atualmente vive nos EUA.

Mas mesmo tendo tocado com duas lendas vivas da guitarra, com certeza seu maior momento foi com Michael Jackson.
Vejam o depoimento dela:
-Eu não sei exatamente porque é que ele me escolheu, mas ele viu os meus vídeos no You Tube e adorava-os. Ele teve outros guitarristas como opção, mas quando veio assistir à minha audição, toquei o solo de "Beat It" para ele. Depois disso, ele ficou tão feliz que se levantou e agarrou o meu braço começando a andar para cima e para baixo no palco comigo. Ele disse, "Você pode tocar outra vez para mim?" Depois disso contratou-me, naquela noite. Eu gostaria que ele ainda estivesse aqui. Ele fez com que eu acreditasse mais em mim e eu aprendi muito com ele. Quando fui para os ensaios, pensei que iria só fazer solos de guitarra. Mas a maioria das vezes tocava acordes em ritmos funky.

Desde Agosto de 2011, ela integra a banda de Alice Cooper.

Site: https://www.facebook.com/Orianthi




4) SIMONE SIMONS (EPICA)

Simone Simons






Simone Simons ao vivo



Simone nasceu dia 17 de Janeiro de 1985. Simone Johanna Maria Simons. A mezzosoprano Nasceu nos Países Baixos.
Iniciou-se seus estudos aos 10 anos de idade, quando passou a frequentar aulas de flauta, instrumento que prática até os dias atuais.
Em 2000 ouviu pela primeira vez a banda Nightwish, e ao se deparar com a voz de tarja Turunen no álbum Oceanborn, acabou se apaixonando pela voz da filandesa. Depois decidiu estudar canto lírico. Em 2002 integrou o gurpo coral holandês e como coralista aprimorou sua técnica. Nesse mesmo ano conheceu Mark Jansen, ex- After Forever, que quem se tornou amiga e mais tarde viria a ter um relacionamento amoroso. Em 2002, Mark chamou Helena Michaelsen, para ser vocalista da banda que antes se chamava Sahara Dust e que veio se chamar Epica. Não chamou Simone, porque ela ainda tinha 17 anos e julgava ser muito nova para assumir tal responsabilidade.
Nesse mesmo ano de 2003 a banda lançou Cry For The Moon and The Phanton Agony, os primeiros álbuns de Simone como profissional do mundo fonográfico.
Hoje em dia ela vive em Stuttgart na Alemanha e é casada com Oliver Palotai, tecladista da banda norte-americana Kamelot. Simone foi mamãe no dia 2 de Outubro de 2013, o filho deles, se chama Vicent G. Palotai.

Site: http://epica.nl/



3) TARJA TURUNEN (SOLO)

Tarja Turunen

Tarja em ação
Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli, nascida em Kitee, Carélia do Norte, Finlândia no dia 17 de Agosto de 1977, é uma cantora lírico-dramática (soprano), compositora e pianista.
Ao meu ver ela revolucionou o mundo da música pesada, ao apresentar-se para o mundo junto a banda finlandesa Nightwish. Em 1996, ela fundou a banda ao lado de Tuomas Holopainen e Erno Vuorinen, aonde ficou até 2005, quando foi demitida através de uma carta aberta à imprensa. Em Dezembro do mesmo ano, ela já ingressou numa turnê de concertos natalinos e em 2007, lançou seu disco solo My Winter Storm, quando iniciou uma turnê mundial que só terminou em 2009.
Tarja é a cantora mais popular da Finlândia, seu país de origem. Eleita a voz da Finlândia pela presidente Tarja Halonen. Já foi indicada para seis Emma Awars e em 2009 foi pré-nomeada ao Grammy Awars por um trabalho em conjunto com o artista Schiller. Seu perfil vocal se enquadra em soprano lírico-spinto, com aplitude de 3,5 oitavas.
Estima-se que ela tenha vendido mais de 1 milhão de cópias em carreira solo no Brasil e 3 milhões com o Nightwish.

Site oficial: http://www.tarjaturunen.com/en/



2) DORO PESCH (DORO)


Doro

Queen of Metal

Dorothee Pesch, nascida em 3 de Junho de 1964, em Dusselford na Alemanha.
Sua primeira gravação foi uma demo com 7 faixas, da sua banda Snakebite em 1980. Em 1981 ela ingressou a banda Beast e em 1982, entrou no Warlock, aonde viria fazer o maior sucesso de sua carreira.
Passam boa parte do ano tocando no circuito de clubes alemães e Vão construindo uma forte legião de fàs. No final de 1983, gravam uma demo e assinam com a gravadora independente Mausoleum e em Novembro do mesmo ano, já estava em estúdo gravando o primeiro álbum.

Em 1987, entram no Powerstation Studios, em Nova Iorque, para gravar o quarto disco. Em setembro sai Triumph And Agony. Prodizem clipes para All We Are e Für Immer. Fazem uma turnê na Europa como banda de abertura do Dio. No ano seguinte, fazem a primeira turnê nos States, abrindo para o Megadeth. Mais mudanças na formação. Desta vez, saíram o baterista Michael Eurich e o guitarrista Niko Arvanitis, entrando Jon Devin na guitarra e o ex Rainbow Bobby Rondinelli na bateria. Doro e a nova formação entra no estúdio e começam a gravar o próximo disco. Mas ao invés de continuar com o nome Warlock, ela assume uma carreira solo, usando apenas Doro. Em fevereiro de 1989, sai o primeiro disco, chamado Force Majeure.

Em 2006 interpretou a personagem "Meha" no "Anuk-Der Weg des Kriegers" filme rodado na Suíça.
Já se apresentou com Blaze Bayley ex-Iron Maiden, já tocou com Twisted Sister, Jorn Lande entre outros músicos.
Muitos headbangers a chamam de Queen of Metal, devido aos anos e anos de dedicação ao estilo.
Atualmente segue em carreira solo.

Site oficial: http://www.doro.de/



1) ANGELA GOSSOW (ARCH ENEMY)

Angela Gossow

Angela Gossow de Black Metal


Angela Nathalie Gossow nasceu dia 5 de Novembro de 1974 em Colônia, Alemanha. Ex-vocalista da banda sueca Arch Enemy. Seus grupos anteriores incluem Asmodina e Mistress.
Coloquei ela em primeiro, porque além de ser a mina mais metal que eu conheço de bandas, ela é considerada uma das poucas bem-sucedidas cantoras de metal que conseguiram usar um gutural como o seu estilo de cantar primário.
Suas principais influências são Jeff Walker do Carcass, David Vicent do Morbid Angel, Chuck Billy do Testament, John Tardy do Obituary, Chuck Schuldiner do Death, Dave Mustaine do Megadeth e Rob Halford do Judas Priest.
Angel ainda admira muito as bandas Scorpions, Slayer, Cannibal Corpse, entre outras já citadas acima.
Em Março desse ano, ela surpreendeu o mundo da música pesada, anunciando que encerraria sua participação na banda como cantora, sendo substituída por Alissa White-Gluz (namorada do ex-guitarrista da banda The Misfits Doyle Wolfgang Von Frankenstein), mas alegou que vai continuar trabalhando para a banda como empresária.
Angela é atéia, se considera anarquista, vegan e mezzo-soprano com grunhido death growl.

Destaque para o vídeo Nemesis e para ela cantando Kill With Power do Manowar, simplesmente destruidor!!!

Site Oficial: www.angelagossow.com















Comentários

Pullbass disse…
te recomendo: a Anneke ;..ex Gathering e atual Aqua de Annique.

A banda Nervosa; Volkana.....

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE