A Taça Libertadores já tem novo dono...


ATLÉTICO MINEIRO CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2013


É meus caros, o Atlético Mineiro depois de muito sofrimento em especial nos últimos 3 confrontos da Libertadores, à saber: quartas de final, semi-final e final, finalmente o Galo sagrou-se Campeão da Libertadores da América. Para desespero dos cruzeirenses e de quem estava torcendo contra. Foi longa a espera por um título dessa importância, mas enfim, ela chegou ao fim.

O presidente Kalil dedicou o título aos prantos ao pai, que segundo ele, contribuiu e muito para que o Galo fosse o que é hoje.

E não adiantou a catimba do Olimpia, que veio para fazer anti-jogo como a maioria dos clubes fazem contra brasileiros, com exceção do Boca, que normalmente encara de frente os adversários mesmo longe de Buenos Aires.
E como castigo talvez, o Olimpia por fazer isso veio à sucumbir. Muito se falou que o goleiro Vitor se adiantou na defesa que foi fundamental para a vitória por 4 a 3 nos pênaltis, mas se formos corretos, o jogador Jô, foi agarrado pelo braço pelo zagueiro do time paraguaio no segundo tempo, pênalti claríssimo que o árbitro fez questão de ignorar. Poderia ter sido muito menos sofrida, essa conquista do Galo, ou não né?? Infelizmente ou felizmente, nunca saberemos

O Galo jogou muito, numa noite inspirada de Bernard, de Jô, de Ronaldinho Gaúcho, de Leonardo Silva, foi massacre, poderia muito bem ter ganho na prorrogação, se o goleiro do Olimpia não fosse tão bem.

A importância do técnico Cuca, também foi fundamental, justamente ele que sempre foi muito criticado, falavam que ele nunca ganhava nada de peso, que ele era ultrapassado, ele conseguiu manter o ambiente no clube saudável mesmo com tantas estrelas, aonde normalmente o ego é exacerbado e ao mesmo tempo, conseguiu fazer o time jogar quase que por música, um belo trabalho!

O jogo de ontem teve bola na trave, teve bola salva próximo do gol, teve até escorregão de Jô na hora do arremate, o fato é que agora o Galo de Minas, vai enfrentar o poderoso Bayern de Munique (clube alemão que nem tomou conhecimento do Barcelona de Messi) na final do mundial de clubes, no final desse ano.

Abaixo uma breve comparação da campanha do Galo de 2013 com a campanha do Palmeiras de 1999, para fazermos um paralelo entre os tempos, assim teremos como analisar o que mudou de lá para cá, times tradicionais perderam espaço, outros novos ganharam espaço, como por exemplo o Tijuana, enfim, resolvi fazer isso, porque além de gostar muito desse tipo de competição, gosto muito também da história do torneio e também resolvi fazer isso, porque eu vivia falando para todos, que achava a final do Palmeiras em 1999 contra o Deportivo Cali a mais "sofrida", a mais nervosa, a pior de "catimba" que eu já tinha visto na história da Libertadores. Mas ontem, o Galo superou e muito o Palmeiras no quesito "nervosismo".
Tive literalmente que me curvar ao jogo de ontem, porque eu nunca vi, um jogo tão sofrido, tão longo e tão suado como o de ontem, numa final de Libertadores.

Galera, o que tinha de gente roendo as unhas ontem no Mineirão, o que tinha de mulher chorando, o que tinha de homem chorando também, não estava escrito.
 Mas no final do espetáculo, para a alegria de milhares de torcedores do Clube Atlético Mineiro, eles puderam respirar aliviados e gritar finalmente: É Campeão!!! O Galo de Minas finalmente conquistou a América!!!

Comemoração merecida!

CAMPEÕES DA LIBERTADORES

CAMPANHA DO PALMEIRAS EM 1999


O Palmeiras em 1999 conquistou a América e não foi nada fácil.

O time tinha craques como Paulo Nunes, Oséas, Zinho, Euller, Evair e o goleiro Marcos entre outros. Ao longo da campanha, comando pelo técnico Luiz Felipe Scolari o Palmeiras teve altos e baixos na competição, mas conseguiu chegar à final com força e desbancou o "encardido" Deportivo Cali na final, vencendo nos pênaltis.

Segue abaixo à campanha do alviverde de Palestra Itália, mas embaixo mostrarei à campanha do Galo desse ano:

Turno e Returno da Primeira Fase

Palmeiras 1 x 0 Corinthians
Cerro Portenho 2 x 5 Palmeiras
Olimpia 4 x 2 Palmeiras
Palmeiras 1 x 1 Olimpia
Corinthians 2 x 1 Palmeiras
Palmeiras 2 x 1 Cerro Portenho

Oitavas de Final

Palmeiras 1 x 1 Vasco da Gama
Vasco da Gama 2 x 4 Palmeiras

Quartas de Final

Palmeiras 2 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 0 Palmeiras - 2 x 4 (pênaltis)

Semi-Final

River Plate 1 x 0 Palmeiras
Palmeiras 3 x 0 River Plate

Final

Deportivo Cali 1 x 0 Palmeiras
Palmeiras 2 x 1 Deportivo Cali 4x3 (pênaltis)

Retrospecto ->

Jogos: 14
Vitórias: 7
Empates: 2
Derrotas: 5
Gols Pró: 24
Gols Contra: 18
Saldo de Gols: 6

Agora a campanha do atual campeão:

CAMPANHA DO ATLÉTICO MINEIRO EM 2013


Turno e Returno da Primeira Fase

Atlético Mineiro 2 x 1 São Paulo
Arsenal de Sarandi 2 x 5 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 2 x 1 The Strongest
The Strongest 1 x 2 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 5 x 2 Arsenal de Sarandi
São Paulo 2 x 0 Atlético Mineiro

Oitavas de Final

São Paulo 1 x 2 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 4 x 1 São Paulo

Quartas de Final

Tijuana 2 x 1 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 2 x 1 Tijuana

Semi Final

News Old Boys 2 x 0 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 2 x 0 News Old Boys 3x2 (pênaltis)

Final

Olimpia 2 x 0 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 2 x 0 Olimpia 4x3 (pênaltis)

Restrospecto ->

Jogos: 14
Vitórias: 11
Empates: 0
Derrotas: 3
Gols Pró: 29
Gols Contra: 16
Saldo de Gols:13


ANÁLISE

Obviamente a campanha do Galo em números é bem melhor que a do Palmeiras em 1999. Mas, se formos analisar os adversários, alguma coisa muda. Por exemplo, na primeira fase o Palmeiras pegou Corinthians, Cerro Portenho e Olimpia, todos clubes de tradição na competição, já o Galo pegou: São Paulo, Arsenal de Sarandi e The Strongest. Ou seja, só o São Paulo a priori metia medo.

Depois nas oitavas, o Palmeiras já pegou o Vasco da Gama e o Galo, pegou o São Paulo, nesse confronto, eu acho que as partidas e os confrontos em si das duas equipes, se equivalem.

Nas quartas de finais o Palmeiras pegou nada mais nada menos que o arquirival Corinthians, enquanto o Galo enfrentou o clube que eliminou o Palmeiras, o Tijuana esse ano. O jogo contra o Tijuana o Galo venceu no finalzinho, ao meu ver, com a defesa histórica do goleiro Vitor, que viria à brilhar novamente nas semi e nas finais. Já o Palmeiras num jogo histórico também contra o Corinthians, fez o que muitos na época não acreditavam, passou por um time muito bem montado e que para boa parte da imprensa já estava nas semi-finais, ignorando o fato do Palmeiras poder passar;

Nas semi-finais, ambos os clubes, Palmeiras e Atlético, enfrentaram clubes argentinos, o Palmeiras enfrentou o River Plate, e ganhou muito bem a segunda partida, por 3 a 0, já o Atlético enfrentou o News Old Boys, em um jogo extremamente nervoso, muitos até falavam que um raio não poderia cair 3 vezes no mesmo lugar, em relação ao Galo passar pelo Olimpia na final, totalizando 3 confrontos dificílimos desde as quartas e mais uma vez o Galo saiu vencedor;

E isso aconteceu mais uma vez de forma dramática, enquanto o Palmeiras pegou o "catimbeiro" Deportivo Cali do folclórico goleiro Dudamel, numa partida também muito dramática,  o Atlético Mineiro venceu o Olimpia por 2 a 0 no tempo normal, empatou 0 x 0 na prorrogação e venceu por 4 a 3 nos pênaltis, por dois erros do Olimpia.

Parabéns ao Galo por essa conquista maravilhosa e que venha o Bayern, pois como diz o Galvão Bueno, o Atlético Mineiro é o Brasil no Mundial!!!

























Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE