Libertadores 2013
LIBERTADORES 2013
Restam poucos dias para o começo de um dos torneios mais cobiçados pelos clubes latino e norte-americanos, a Taça Libertadores da América.
E essa cobiça é muito forte também principalmente para os clubes argentinos e brasileiros que estão disputando o torneio. Muito pela rivalidade que possuem esses dois países e também pela qualidade de seus jogadores, afinal Brasil e Argentina exportam jogadores para o mundo inteiro.
Pelo lado brasileiro temos os seguintes participantes:
Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2012), Corinthians (Atual Campeão da Libertadores 2012), Atlético Mineiro e Grêmio (classificados pelo Brasileirão 2012), Fluminense (Campeão Brasileiro 2012) e São Paulo (atual Campeão da Copa Sulamerica).
e pelo lado argentino:
Boca Jrs., Tigres, Arsenal de Sarandi, Velez Sarsfield e Newell's Old Boys.
O torneio terá 8 grupos com 4 equipes cada um. Primeiro se disputa uma fase Pré Libertadores e os vencedores desses confrontos entram na segunda fase, aonde todo mundo de cada grupo se enfrenta ida e volta. Depois é mata mata, oitavas, quartas, semi e finais.
CLUBES BRASILEIROS
Abaixo uma lista dos clubes brasileiros que já tiveram o privilégio de erguer a Taça Libertadores da América e os respectivos anos desses títulos, podem observar que Santos e São Paulo são os maiores vencedores, seguidos por Grêmio, Cruzeiro e Internacional. Totalizando: 16 títulos.
Santos - 1961 - 1962 - 2011
São Paulo - 1992 - 1993 - 2005
Grêmio - 1983 - 1995
Cruzeiro - 1976 - 1997
Internacional - 2006 - 2010
Flamengo - 1981
Vasco da Gama - 1998
Palmeiras - 1999
Corinthians - 2012
CLUBES ARGENTINOS:
Os clubes argentinos também são tradicionalíssimos nesse torneio. E boa culpa disso é da torcida. A torcida argentina tem grande papel no torneio. Arrisco à dizer que a torcida argentina é a mais cantante e incentivadora em comparação com os outros países e seus clubes sabem muito bem fazer uso dessa força que tem o Independiente como o maior vencedor da história do torneio com espetaculares 7 títulos.
O Boca Jrs. segue com 6 títulos, Estudiantes 4 títulos, River Plate com 2 títulos, Racing com 1 e Velez com 1, Totalizando: 22 títulos argentinos
Independiente -1964 - 1965 - 1972 - 1973 - 1974 - 1975 - 1984
Boca Jrs. - 1977 - 1978 - 2000 - 2001 - 2003 - 2007
Estudiantes - 1968 - 1969 - 1970 - 2009
River Plate - 1986 - 1996
Racing - 1967
Velez Sarsfield - 1994
Argentino Júniors - 1985
URUGUAI e PARAGUAI
O Uruguai seria a terceira força na Libertadores. Possuem 2 times de muita tradição e que normalmente são clubes difíceis de serem batidos.
Merece destaque o Peñarol com 5 títulos, sendo que esse clube, foi o primeiro clube à levantar a taça do torneio, depois outro clube que merece um destaque é o Olimpia do Paraguai com 3 títulos e o Nacional do Uruguai também com 3 títulos.
Peñarol - 1960 - 1961 - 1966 - 1982 - 1987
Olimpia - 1979 - 1990 - 2002
Nacional - 1971 - 1980 - 1988
OUTROS PAÍSES
O Colo Colo do Chile tem um título em 1991, a LDU de Quito no Equador, surpreendeu à todos com o título em 2008 e maior surpresa ainda foi o título do Once Caldas da Colômbia em 2004.
TORNEIO AONDE O FATOR CASA FAZ A DIFERENÇA
Alguns estádios são verdadeiros templos lendários de tantos inesquecíveis confrontos. Meu pai sempre me contou histórias por exemplo de quando o Palmeiras jogava em La Bombonera ou no estádio do River, e jogavam de tudo em cima dos jogadores, rádios, pedras, a pressão era enorme. Hoje, não vou dizer que isso não exista, mais diminuiu muito.
Os clubes argentinos sempre cultivaram a pressão como uma maneira de intimidar os jogadores adversários de clubes de outros países. Muitas vezes o clube nem era tão forte assim, mas ganhava pela pressão que exercia sobre o outro time.
Jogadores já deram depoimentos de entrarem com as pernas tremendo para jogar em estádios como esses.
Mas também existem aqueles jogadores que não sentem a pressão, como por exemplo Alex do Palmeiras em 1999, que jogou no estádio do River, como se estivesse no quintal de casa.
Romarinho do Corinthians também é outro exemplo, que estreiou em La Bombonera marcando o gol de empate do seu time diante do Boca Jrs.
O Morumbi também é outro gigantesco estádio, palco de grandes jogos, seguidos pelo antigo Palestra Itália antes da reforma e do ex-estádio do Grêmio, o estádio Olímpico.
O Estádio do São Paulo futebol clube lota em jogos decisivos e apesar de ser muito grande, não consegue exercer pressão como La Bombonera, pelo fato do torcedor ficar muito longe do campo, mas não deixa de ser um belo espetáculo um jogo nesse grande palco.
O estádio do Palmeiras apesar de pequeno, antes da reforma, não deixava de fazer seu papel. O Palmeiras já venceu importantes jogos no velho Palestra. Um desses jogos inesquecíveis fora um 6 a 1 no Boca Jrs. em 1994, com direito à show do Palmeiras em campo
O Grêmio é outro time que sempre usa muito seu estádio à favor na Libertadores. Esse ano, para a saudade de muitos gremistas o clube irá usar o seu novo estádio e não mais o lendário Estádio Monumental Olímpíco palco de tantas batalhas gremistas diante de seus adversários e principalmente contra o seu arquirival Internacional.
O Peñarol é outro grande clube que tem um estádio histórico. O Estádio Centenário já foi palco de diversas partidas e exerce uma pressão muito forte da torcida local, sobre o time visitante. Veja na foto abaixo uma tomada aérea noturna desse grande palco.
O Independiente como maior vencedor da Libertadores não poderia ficar de fora. Seu tem o nome do torneio: Estádio Libertadores da América
O Estádio Libertadores de América (antes da reconstrução apelidado Doble Visera) é um estádio localizado em Avellaneda (Grande Buenos Aires), Buenos Aires, Argentina. ]
É a casa do time de futebol Club Atlético Independiente.
Inaugurado em 4 de Março de 1928, foi o terceiro estádio da América do Sul a ser construído em cimento.
O estádio começou a ser construído em 1926 numa região pantanosa, levando a crer não ser possível a construção com cimento. Porém, dois anos o início das obras, o estádio é inaugurado num jogo do Independiente contra o Peñarol, do Uruguai. Empate em 2 a 2.
Em 1960 houve uma remodelação, com a construção de um novo lance de Arquibancadas e Tribunas. Em 20 de Agosto de 1961 a reinauguração contra o arqui-rival Racing Club, com vitória dos los rojos por 4 a 0.
O estádio está passando por uma profunda reforma, que incluiu a demolição de quatro lances de arquibancadas. Com as vendas do atacante Sergio Agüero por 23 milhões de euros e do goleiro Oscar Ustari por 8 milhões de euros, o Independiente conseguiu o aporte financeiro necessário para renovar o campo de jogo.
ALTITUDE
A Libertadores também é marcada pelo problema ou solução para muitos da altitude. Alguns clubes usam isso em seu favor, principalmente os bolivianos, chilenos e peruanos e por outro lado, quem vai jogar lá em cima, a não sei quantos metros de altura, sofre com a ausência de ar. Temos diversos casos de jogadores que passaram mal.
Tem até uma história engraçada do Macedo, ex jogador do São Paulo Futebol Clube que disse que estava passando muito mal, mas na verdade ele ainda não tinha chegado ao local do jogo, que era bem mais alto daonde estava. Ao saber que não estava num lugar tão alto assim, (avisado pelos colegas), ele melhorou rapidamente, ou seja, era puramente psicológico.
Depois de algumas horas, já jogando pelo seu clube ele foi orientado pelo técnico Tele Santana a não correr tanto, porque poderia lhe faltar o ar. O técnico viu alguns jogadores dando pique e voltando muito cansados e sem ar e procurou avisá-lo. Ele não obedeceu o treinador e continuou dando piques. Num desses piques ele fez um gol. Depois caiu no gramado e não conseguia mais voltar ao jogo.
Ai numa dessas o Tele Santana muito bravo chegou perto dele e disse: -Eu não falei para você não dar piques!!! Sabia que isso ia acabar acontecendo!!!
E ele para o treinador: - Pô treinador, mas pelo menos serviu para eu fazer um gol....hehehehehehehe
Bom agora que já estamos um pouco por dentro da história da Libertadores, vamos aos jogos desse ano.
GRUPO 1
O grupo 1 é formado entre Barcelona-EQU, Nacional-URU, Boca Jrs-ARG e Toluca-MEX.
Palpite: Muito provavelmente os clubes com chances de classificação nesse grupo ao meu ver serão: Boca Jrs. e Nacional do Uruguai pela tradição. Mas o Toluca pode surpreender.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
Nacional (Uruguai) x Barcelona (Equador)
Boca Juniors (Argentina) x Toluca (México)
2ª rodada
Barcelona (Equador) x Boca Juniors (Argentina)
Toluca (México) x Nacional (Uruguai)
3ª rodada
Toluca (México) x Barcelona (Equador)
Boca Juniors (Argentina) x Nacional (Uruguai)
4ª rodada
Barcelona (Equador) x Toluca (México)
Nacional (Uruguai) x Boca Juniors (Argentina)
5ª rodada
Boca Juniors (Argentina) x Barcelona (Equador)
Nacional (Uruguai) x Toluca (México)
6ª rodada
Barcelona (Equador) x Nacional (Uruguai)
Toluca (México) x Boca Juniors (Argentina)
GRUPO 2
O grupo 2 é formado por Palmeiras-BRA, Sporting Cristal-PER, Libertad-PAR e Tigres-ARG.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
Palpite: Para mim, nesse grupo os prováveis classificados serão Palmeiras e Tigres. O time argentino vem numa fase muito boa e acredito dar trabalho nessa Libertadores.
1ª rodada
Tigres (Argentina) x Libertad (Paraguai)
Palmeiras (Brasil) x Sporting Cristal (Peru) 14/02/2013
2ª rodada
Sporting Cristal (Peru) x Tigres (Argentina)
Libertad (Paraguai) x Palmeiras (Brasil)
3ª rodada
Libertad (Paraguai) x Sporting Cristal (Peru)
Tigres (Argentina) x Palmeiras (Brasil)
4ª rodada
Sporting Cristal (Peru) x Libertad (Paraguai)
Palmeiras (Brasil) x Tigres (Argentina)
5ª rodada
Tigres (Argentina) x Sporting Cristal (Peru)
Palmeiras (Brasil) x Libertad (Paraguai)
6ª rodada
Libertad (Paraguai) x Tigres (Argentina)
Sporting Cristal (Peru) x Palmeiras (Brasil)
GRUPO 3
O grupo 3 é composto de Arsenal de Sarandi-ARG, Atlético Mineiro-BRA, São Paulo-BRA e The Strongest-BOL.
Palpíte: Os brasileiros devem dominar esse grupo, creio que São Paulo e Atlético Mineiro passam. Ah não ser que alguma coisa aconteça, mas a principio meu palpite é esse.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
The Strongest (Bolívia) x Arsenal (Argentina)
Atlético Mineiro (Brasil) x São Paulo (Brasil)
2ª rodada
Arsenal (Argentina) x Atlético Mineiro (Brasil)
São Paulo (Brasil) x The Strongest (Bolívia)
3ª rodada
São Paulo (Brasil) x Arsenal (Argentina)
Atlético Mineiro (Brasil) x The Strongest (Bolívia)
4ª rodada
Arsenal (Argentina) x São Paulo (Brasil)
The Strongest (Bolívia) x Atlético Mineiro (Brasil)
5ª rodada
Atlético Mineiro (Brasil) x Arsenal (Argentina)
The Strongest (Bolívia) x São Paulo (Brasil)
6ª rodada
Arsenal (Argentina) x The Strongest (Bolívia)
São Paulo (Brasil) x Atlético Mineiro (Brasil)
GRUPO 4
O quarto grupo é formado por Deportes Iquique-CHI, Emelec-EQU, Peñarol-URU e Velez Sarsfield-ARG.
Palpite: Fico entre Peñarol e Velez Sarsfield nesse grupo, clubes de tradição e muita garra. O Emelec pode ser a surpresa.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
Desportes Iquique (Chile) x Peñarol (Uruguai)
Emelec (Equador) x Vélez Sarsfield (Argentina)
2ª rodada
Vélez Sarsfield (Argentina) x Desportes Iquique (Chile)
Peñarol (Uruguai) x Emelec (Equador)
3ª rodada
Peñarol (Uruguai) x Vélez Sarsfield (Argentina)
Desportes Iquique (Chile) x Emelec (Equador)
4ª rodada
Vélez Sarsfield (Argentina) x Peñarol (Uruguai)
Emelec (Equador) x Desportes Iquique (Chile)
5ª rodada
Desportes Iquique (Chile) x Vélez Sarsfield (Argentina)
Emelec (Equador) x Peñarol (Uruguai)
6ª rodada
Peñarol (Uruguai) x Desportes Iquique (Chile)
Vélez Sarsfield (Argentina) x Emelec (Equador)
GRUPO 5
O grupo 5 é formado pelo atual campeão Corinthians-BRA, Milionarios-PER, San Jose-BOL e Tijuana-MEX.
Palpite: O Corinthians deve passar fácil como primeiro nesse grupo relativamente fraco. Creio que o segundo seja o Tijuana do México.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
San José (Bolívia) x Corinthians (Brasil)
Millonarios (Colômbia) x Xolos Tijuana (México)
2ª rodada
Corinthians (Brasil) x Millonarios (Colômbia)
Xolos Tijuana (México) x San José (Bolívia)
3ª rodada
Xolos Tijuana (México) x Corinthians (Brasil)
Millonarios (Colômbia) x San José (Bolívia)
4ª rodada
Corinthians (Brasil) x Xolos Tijuana (México)
San José (Bolívia) x Millonarios (Colômbia)
5ª rodada
Millonarios (Colômbia) x Corinthians (Brasil)
San José (Bolívia) x Xolos Tijuana (México)
6ª rodada
Corinthians (Brasil) x San José (Bolívia)
Xolos Tijuana (México) x Millonarios (Colômbia)
GRUPO 6
O Grupo 6 é formado pelos clubes: Cerro Portenho-PAR, Tolima-COL, Real Garcilaso-PER, Santa Fé-COL.
Palpite: Esse grupo aqui é de doer. Creio que o Cerro passe, somado ao Tolima. Não acredito nos outros dois clubes.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
Tolima (Colômbia) x Cerro Porteño (Paraguai)
Real Garcilaso (Peru) x Santa Fe (Colômbia)
2ª rodada
Santa Fe (Colômbia) x Tolima (Colômbia)
Cerro Porteño (Paraguai) x Real Garcilaso (Peru)
3ª rodada
Cerro Porteño (Paraguai) x Santa Fe (Colômbia)
Tolima (Colômbia) x Real Garcilaso (Peru)
4ª rodada
Santa Fe (Colômbia) x Cerro Porteño (Paraguai)
Real Garcilaso (Peru) x Tolima (Colômbia)
5ª rodada
Tolima (Colômbia) x Santa Fe (Colômbia)
Real Garcilaso (Peru) x Cerro Porteño (Paraguai)
6ª rodada
Cerro Porteño (Paraguai) x Tolima (Colômbia)
Santa Fe (Colômbia) x Real Garcilaso (Peru)
GRUPO 7
O grupo 7 é formado por: Deportivo Lara-VEN , Newell's Old Boys-ARG, Olimpia-PAR e Universidade do Chile-CHI.
O grupo 8 é formado pelo Caracas-VEN , Fluminense-BRA, Grêmio-BRA e Huachipato-CHI.
Palpite: Sem muita conversa, Grêmio e Fluminense, qualquer outro resultado diferente disso, para mim, será uma grande surpresa.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
Grêmio (Brasil) x Huachipato (Chile)
Caracas FC (Venezuela) x Fluminense (Brasil)
2ª rodada
Fluminense (Brasil) x Grêmio (Brasil)
Huachipato (Chile) x Caracas FC (Venezuela)
3ª rodada
Huachipato (Chile) x Fluminense (Brasil)
Grêmio (Brasil) x Caracas FC (Venezuela)
4ª rodada
Fluminense (Brasil) x Huachipato (Chile)
Caracas FC (Venezuela) x Grêmio (Brasil)
5ª rodada
Grêmio (Brasil)x Fluminense (Brasil)
Caracas FC (Venezuela) x Huachipato (Chile)
6ª rodada Grêmio (Brasil)Vencedor G2
Fluminense (Brasil) x Caracas FC (Venezuela)
Restam poucos dias para o começo de um dos torneios mais cobiçados pelos clubes latino e norte-americanos, a Taça Libertadores da América.
E essa cobiça é muito forte também principalmente para os clubes argentinos e brasileiros que estão disputando o torneio. Muito pela rivalidade que possuem esses dois países e também pela qualidade de seus jogadores, afinal Brasil e Argentina exportam jogadores para o mundo inteiro.
Pelo lado brasileiro temos os seguintes participantes:
Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2012), Corinthians (Atual Campeão da Libertadores 2012), Atlético Mineiro e Grêmio (classificados pelo Brasileirão 2012), Fluminense (Campeão Brasileiro 2012) e São Paulo (atual Campeão da Copa Sulamerica).
e pelo lado argentino:
Boca Jrs., Tigres, Arsenal de Sarandi, Velez Sarsfield e Newell's Old Boys.
O torneio terá 8 grupos com 4 equipes cada um. Primeiro se disputa uma fase Pré Libertadores e os vencedores desses confrontos entram na segunda fase, aonde todo mundo de cada grupo se enfrenta ida e volta. Depois é mata mata, oitavas, quartas, semi e finais.
CLUBES BRASILEIROS
O Brasil sempre foi forte na Libertadores. E o diferencial para que isso aconteça, muito se dá devido ao talento individual brasileiro. Muitos craques nossos já brilharam nesse torneio, isso faz com que sejamos sempre muito respeitados. O São Paulo é o clube que mais participou do torneio, seguido pelo Palmeiras com muitas participações também no torneio. Não é à toa que o Tricolor do Morumbi tenha 3 títulos no torneio, o maior vencedor junto do Santos de Pelé.
Santos - 1961 - 1962 - 2011
São Paulo - 1992 - 1993 - 2005
Grêmio - 1983 - 1995
Cruzeiro - 1976 - 1997
Internacional - 2006 - 2010
Flamengo - 1981
Vasco da Gama - 1998
Palmeiras - 1999
Corinthians - 2012
CLUBES ARGENTINOS:
Os clubes argentinos também são tradicionalíssimos nesse torneio. E boa culpa disso é da torcida. A torcida argentina tem grande papel no torneio. Arrisco à dizer que a torcida argentina é a mais cantante e incentivadora em comparação com os outros países e seus clubes sabem muito bem fazer uso dessa força que tem o Independiente como o maior vencedor da história do torneio com espetaculares 7 títulos.
O Boca Jrs. segue com 6 títulos, Estudiantes 4 títulos, River Plate com 2 títulos, Racing com 1 e Velez com 1, Totalizando: 22 títulos argentinos
Independiente -1964 - 1965 - 1972 - 1973 - 1974 - 1975 - 1984
Boca Jrs. - 1977 - 1978 - 2000 - 2001 - 2003 - 2007
Estudiantes - 1968 - 1969 - 1970 - 2009
River Plate - 1986 - 1996
Racing - 1967
Velez Sarsfield - 1994
Argentino Júniors - 1985
URUGUAI e PARAGUAI
O Uruguai seria a terceira força na Libertadores. Possuem 2 times de muita tradição e que normalmente são clubes difíceis de serem batidos.
Merece destaque o Peñarol com 5 títulos, sendo que esse clube, foi o primeiro clube à levantar a taça do torneio, depois outro clube que merece um destaque é o Olimpia do Paraguai com 3 títulos e o Nacional do Uruguai também com 3 títulos.
Peñarol - 1960 - 1961 - 1966 - 1982 - 1987
Olimpia - 1979 - 1990 - 2002
Nacional - 1971 - 1980 - 1988
OUTROS PAÍSES
O Colo Colo do Chile tem um título em 1991, a LDU de Quito no Equador, surpreendeu à todos com o título em 2008 e maior surpresa ainda foi o título do Once Caldas da Colômbia em 2004.
TORNEIO AONDE O FATOR CASA FAZ A DIFERENÇA
La Bombonera (Boca Jrs. Stadium)
Alguns estádios são verdadeiros templos lendários de tantos inesquecíveis confrontos. Meu pai sempre me contou histórias por exemplo de quando o Palmeiras jogava em La Bombonera ou no estádio do River, e jogavam de tudo em cima dos jogadores, rádios, pedras, a pressão era enorme. Hoje, não vou dizer que isso não exista, mais diminuiu muito.
Estádio Monumental de Núñes (River Plate)
Os clubes argentinos sempre cultivaram a pressão como uma maneira de intimidar os jogadores adversários de clubes de outros países. Muitas vezes o clube nem era tão forte assim, mas ganhava pela pressão que exercia sobre o outro time.
Jogadores já deram depoimentos de entrarem com as pernas tremendo para jogar em estádios como esses.
Mas também existem aqueles jogadores que não sentem a pressão, como por exemplo Alex do Palmeiras em 1999, que jogou no estádio do River, como se estivesse no quintal de casa.
Romarinho do Corinthians também é outro exemplo, que estreiou em La Bombonera marcando o gol de empate do seu time diante do Boca Jrs.
O Morumbi também é outro gigantesco estádio, palco de grandes jogos, seguidos pelo antigo Palestra Itália antes da reforma e do ex-estádio do Grêmio, o estádio Olímpico.
O Estádio do São Paulo futebol clube lota em jogos decisivos e apesar de ser muito grande, não consegue exercer pressão como La Bombonera, pelo fato do torcedor ficar muito longe do campo, mas não deixa de ser um belo espetáculo um jogo nesse grande palco.
Morumbi (São Paulo)
O estádio do Palmeiras apesar de pequeno, antes da reforma, não deixava de fazer seu papel. O Palmeiras já venceu importantes jogos no velho Palestra. Um desses jogos inesquecíveis fora um 6 a 1 no Boca Jrs. em 1994, com direito à show do Palmeiras em campo
Antigo Estádio Palestra Itália (Palmeiras - São Paulo)
O Grêmio é outro time que sempre usa muito seu estádio à favor na Libertadores. Esse ano, para a saudade de muitos gremistas o clube irá usar o seu novo estádio e não mais o lendário Estádio Monumental Olímpíco palco de tantas batalhas gremistas diante de seus adversários e principalmente contra o seu arquirival Internacional.
Antigo Estádio Olímpico (Grêmio - Porto Alegre - Brasil)
O Peñarol é outro grande clube que tem um estádio histórico. O Estádio Centenário já foi palco de diversas partidas e exerce uma pressão muito forte da torcida local, sobre o time visitante. Veja na foto abaixo uma tomada aérea noturna desse grande palco.
Estádio Centenário (Peñarol - Montevidéu - Uruguai)
O Independiente como maior vencedor da Libertadores não poderia ficar de fora. Seu tem o nome do torneio: Estádio Libertadores da América
O Estádio Libertadores de América (antes da reconstrução apelidado Doble Visera) é um estádio localizado em Avellaneda (Grande Buenos Aires), Buenos Aires, Argentina. ]
É a casa do time de futebol Club Atlético Independiente.
Inaugurado em 4 de Março de 1928, foi o terceiro estádio da América do Sul a ser construído em cimento.
O estádio começou a ser construído em 1926 numa região pantanosa, levando a crer não ser possível a construção com cimento. Porém, dois anos o início das obras, o estádio é inaugurado num jogo do Independiente contra o Peñarol, do Uruguai. Empate em 2 a 2.
Em 1960 houve uma remodelação, com a construção de um novo lance de Arquibancadas e Tribunas. Em 20 de Agosto de 1961 a reinauguração contra o arqui-rival Racing Club, com vitória dos los rojos por 4 a 0.
O estádio está passando por uma profunda reforma, que incluiu a demolição de quatro lances de arquibancadas. Com as vendas do atacante Sergio Agüero por 23 milhões de euros e do goleiro Oscar Ustari por 8 milhões de euros, o Independiente conseguiu o aporte financeiro necessário para renovar o campo de jogo.
Estádio Libertadores da América - Independiente (Argentina)
ALTITUDE
Estádio Atahualpa em Quito - Equador 2.850 metros de altura acima do mar
A Libertadores também é marcada pelo problema ou solução para muitos da altitude. Alguns clubes usam isso em seu favor, principalmente os bolivianos, chilenos e peruanos e por outro lado, quem vai jogar lá em cima, a não sei quantos metros de altura, sofre com a ausência de ar. Temos diversos casos de jogadores que passaram mal.
Tem até uma história engraçada do Macedo, ex jogador do São Paulo Futebol Clube que disse que estava passando muito mal, mas na verdade ele ainda não tinha chegado ao local do jogo, que era bem mais alto daonde estava. Ao saber que não estava num lugar tão alto assim, (avisado pelos colegas), ele melhorou rapidamente, ou seja, era puramente psicológico.
Depois de algumas horas, já jogando pelo seu clube ele foi orientado pelo técnico Tele Santana a não correr tanto, porque poderia lhe faltar o ar. O técnico viu alguns jogadores dando pique e voltando muito cansados e sem ar e procurou avisá-lo. Ele não obedeceu o treinador e continuou dando piques. Num desses piques ele fez um gol. Depois caiu no gramado e não conseguia mais voltar ao jogo.
Ai numa dessas o Tele Santana muito bravo chegou perto dele e disse: -Eu não falei para você não dar piques!!! Sabia que isso ia acabar acontecendo!!!
E ele para o treinador: - Pô treinador, mas pelo menos serviu para eu fazer um gol....hehehehehehehe
Bom agora que já estamos um pouco por dentro da história da Libertadores, vamos aos jogos desse ano.
GRUPO 1
O grupo 1 é formado entre Barcelona-EQU, Nacional-URU, Boca Jrs-ARG e Toluca-MEX.
Palpite: Muito provavelmente os clubes com chances de classificação nesse grupo ao meu ver serão: Boca Jrs. e Nacional do Uruguai pela tradição. Mas o Toluca pode surpreender.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
Nacional (Uruguai) x Barcelona (Equador)
Boca Juniors (Argentina) x Toluca (México)
2ª rodada
Barcelona (Equador) x Boca Juniors (Argentina)
Toluca (México) x Nacional (Uruguai)
3ª rodada
Toluca (México) x Barcelona (Equador)
Boca Juniors (Argentina) x Nacional (Uruguai)
4ª rodada
Barcelona (Equador) x Toluca (México)
Nacional (Uruguai) x Boca Juniors (Argentina)
5ª rodada
Boca Juniors (Argentina) x Barcelona (Equador)
Nacional (Uruguai) x Toluca (México)
6ª rodada
Barcelona (Equador) x Nacional (Uruguai)
Toluca (México) x Boca Juniors (Argentina)
GRUPO 2
O grupo 2 é formado por Palmeiras-BRA, Sporting Cristal-PER, Libertad-PAR e Tigres-ARG.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
Palpite: Para mim, nesse grupo os prováveis classificados serão Palmeiras e Tigres. O time argentino vem numa fase muito boa e acredito dar trabalho nessa Libertadores.
1ª rodada
Tigres (Argentina) x Libertad (Paraguai)
Palmeiras (Brasil) x Sporting Cristal (Peru) 14/02/2013
2ª rodada
Sporting Cristal (Peru) x Tigres (Argentina)
Libertad (Paraguai) x Palmeiras (Brasil)
3ª rodada
Libertad (Paraguai) x Sporting Cristal (Peru)
Tigres (Argentina) x Palmeiras (Brasil)
4ª rodada
Sporting Cristal (Peru) x Libertad (Paraguai)
Palmeiras (Brasil) x Tigres (Argentina)
5ª rodada
Tigres (Argentina) x Sporting Cristal (Peru)
Palmeiras (Brasil) x Libertad (Paraguai)
6ª rodada
Libertad (Paraguai) x Tigres (Argentina)
Sporting Cristal (Peru) x Palmeiras (Brasil)
GRUPO 3
O grupo 3 é composto de Arsenal de Sarandi-ARG, Atlético Mineiro-BRA, São Paulo-BRA e The Strongest-BOL.
Palpíte: Os brasileiros devem dominar esse grupo, creio que São Paulo e Atlético Mineiro passam. Ah não ser que alguma coisa aconteça, mas a principio meu palpite é esse.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
The Strongest (Bolívia) x Arsenal (Argentina)
Atlético Mineiro (Brasil) x São Paulo (Brasil)
2ª rodada
Arsenal (Argentina) x Atlético Mineiro (Brasil)
São Paulo (Brasil) x The Strongest (Bolívia)
3ª rodada
São Paulo (Brasil) x Arsenal (Argentina)
Atlético Mineiro (Brasil) x The Strongest (Bolívia)
4ª rodada
Arsenal (Argentina) x São Paulo (Brasil)
The Strongest (Bolívia) x Atlético Mineiro (Brasil)
5ª rodada
Atlético Mineiro (Brasil) x Arsenal (Argentina)
The Strongest (Bolívia) x São Paulo (Brasil)
6ª rodada
Arsenal (Argentina) x The Strongest (Bolívia)
São Paulo (Brasil) x Atlético Mineiro (Brasil)
GRUPO 4
O quarto grupo é formado por Deportes Iquique-CHI, Emelec-EQU, Peñarol-URU e Velez Sarsfield-ARG.
Palpite: Fico entre Peñarol e Velez Sarsfield nesse grupo, clubes de tradição e muita garra. O Emelec pode ser a surpresa.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
Desportes Iquique (Chile) x Peñarol (Uruguai)
Emelec (Equador) x Vélez Sarsfield (Argentina)
2ª rodada
Vélez Sarsfield (Argentina) x Desportes Iquique (Chile)
Peñarol (Uruguai) x Emelec (Equador)
3ª rodada
Peñarol (Uruguai) x Vélez Sarsfield (Argentina)
Desportes Iquique (Chile) x Emelec (Equador)
4ª rodada
Vélez Sarsfield (Argentina) x Peñarol (Uruguai)
Emelec (Equador) x Desportes Iquique (Chile)
5ª rodada
Desportes Iquique (Chile) x Vélez Sarsfield (Argentina)
Emelec (Equador) x Peñarol (Uruguai)
6ª rodada
Peñarol (Uruguai) x Desportes Iquique (Chile)
Vélez Sarsfield (Argentina) x Emelec (Equador)
GRUPO 5
O grupo 5 é formado pelo atual campeão Corinthians-BRA, Milionarios-PER, San Jose-BOL e Tijuana-MEX.
Palpite: O Corinthians deve passar fácil como primeiro nesse grupo relativamente fraco. Creio que o segundo seja o Tijuana do México.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
San José (Bolívia) x Corinthians (Brasil)
Millonarios (Colômbia) x Xolos Tijuana (México)
2ª rodada
Corinthians (Brasil) x Millonarios (Colômbia)
Xolos Tijuana (México) x San José (Bolívia)
3ª rodada
Xolos Tijuana (México) x Corinthians (Brasil)
Millonarios (Colômbia) x San José (Bolívia)
4ª rodada
Corinthians (Brasil) x Xolos Tijuana (México)
San José (Bolívia) x Millonarios (Colômbia)
5ª rodada
Millonarios (Colômbia) x Corinthians (Brasil)
San José (Bolívia) x Xolos Tijuana (México)
6ª rodada
Corinthians (Brasil) x San José (Bolívia)
Xolos Tijuana (México) x Millonarios (Colômbia)
GRUPO 6
O Grupo 6 é formado pelos clubes: Cerro Portenho-PAR, Tolima-COL, Real Garcilaso-PER, Santa Fé-COL.
Palpite: Esse grupo aqui é de doer. Creio que o Cerro passe, somado ao Tolima. Não acredito nos outros dois clubes.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
Tolima (Colômbia) x Cerro Porteño (Paraguai)
Real Garcilaso (Peru) x Santa Fe (Colômbia)
2ª rodada
Santa Fe (Colômbia) x Tolima (Colômbia)
Cerro Porteño (Paraguai) x Real Garcilaso (Peru)
3ª rodada
Cerro Porteño (Paraguai) x Santa Fe (Colômbia)
Tolima (Colômbia) x Real Garcilaso (Peru)
4ª rodada
Santa Fe (Colômbia) x Cerro Porteño (Paraguai)
Real Garcilaso (Peru) x Tolima (Colômbia)
5ª rodada
Tolima (Colômbia) x Santa Fe (Colômbia)
Real Garcilaso (Peru) x Cerro Porteño (Paraguai)
6ª rodada
Cerro Porteño (Paraguai) x Tolima (Colômbia)
Santa Fe (Colômbia) x Real Garcilaso (Peru)
GRUPO 7
O grupo 7 é formado por: Deportivo Lara-VEN , Newell's Old Boys-ARG, Olimpia-PAR e Universidade do Chile-CHI.
Palpite: Nesse grupo fico com Olimpia do Paraguai e o Universidad do Chile pela tradição que esses clubes tem nesse torneio.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
Universidad de Chile (Chile) x Deportivo Lara (Venezuela)
Newell's Old Boys (Argentina) x Olimpia (Paraguai)
2ª rodada
Deportivo Lara (Venezuela) x Newell's Old Boys (Argentina)
Olimpia (Paraguai) x Universidad de Chile (Chile)
3ª rodada
Olimpia (Paraguai) x Deportivo Lara (Venezuela)
Newell's Old Boys (Argentina) x Universidad de Chile (Chile)
4ª rodada
Deportivo Lara (Venezuela) x Olimpia (Paraguai)
Universidad de Chile (Chile) x Newell's Old Boys (Argentina)
5ª rodada
Newell's Old Boys (Argentina) x Deportivo Lara (Venezuela)
Universidad de Chile (Chile) x Olimpia (Paraguai)
6ª rodada
Deportivo Lara (Venezuela) x Universidad de Chile (Chile)
Olimpia (Paraguai) x Newell's Old Boys (Argentina)
GRUPO 8
O grupo 8 é formado pelo Caracas-VEN , Fluminense-BRA, Grêmio-BRA e Huachipato-CHI.
Palpite: Sem muita conversa, Grêmio e Fluminense, qualquer outro resultado diferente disso, para mim, será uma grande surpresa.
Abaixo as rodadas desse grupo e seus respectivos jogos:
1ª rodada
Grêmio (Brasil) x Huachipato (Chile)
Caracas FC (Venezuela) x Fluminense (Brasil)
2ª rodada
Fluminense (Brasil) x Grêmio (Brasil)
Huachipato (Chile) x Caracas FC (Venezuela)
3ª rodada
Huachipato (Chile) x Fluminense (Brasil)
Grêmio (Brasil) x Caracas FC (Venezuela)
4ª rodada
Fluminense (Brasil) x Huachipato (Chile)
Caracas FC (Venezuela) x Grêmio (Brasil)
5ª rodada
Grêmio (Brasil)x Fluminense (Brasil)
Caracas FC (Venezuela) x Huachipato (Chile)
6ª rodada Grêmio (Brasil)Vencedor G2
Fluminense (Brasil) x Caracas FC (Venezuela)
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem....