The Lord Of Steel - Manowar

Pessoal,

Esse post é para dar a minha impressão sobre o novo álbum do Manowar: The Lord Of Steel.
Como fã da banda, tenho que admitir que esse ainda não é o álbum que a maioria dos fãs esperava desde o lançamento de Gods Of War.
Nesse meio tempo a banda lançou alguns álbuns que não são considerados de carreira:

EP Thunder in The Sky (o pouco que ouvi, gostei muito)
Battle Hymns MMXI (ficou legal é o antigo Battle Hymns com uma mixagem melhor e mais moderna).

Mas pelo menos não é tão cansativo como o Gods Of War que tem inúmeros coros e orquestrações.
O álbum foi pré-lançado com uma versão, chamada de Hammer Edition, vendida junto com a revista Metal Hammer. Depois postarei a capa dela no final desse post. E abaixo é a capa definitiva do álbum.


Ficha técnica:

Data de lançamento: 19 de Outubro de 2012
11 álbum da banda;
Tempo de duração: 55:01

Músicos:

Guitarra: Karl Logan
Baixo: Joey DeMaio
Bateria: Donnie Hamzik
Vocal: Eric Adams


Vou comentando faixa a faixa com as minhas opiniões sobre o álbum depois de uma ou duas audições do próprio:

1) The Lord Of Steel

A faixa que abre o álbum é um som bem característico do Manowar dos últimos 5 anos. Lembra alguma coisa das músicas mais rápidas do Warriors of The World. Não gostei do solo do Karl nessa música. Acho que ele poderia explorar melhor, pois a música dava chance para um solo bem melhor. Resumindo é uma faixa razoável. Por começar o álbum, acredito que poderia ter sido melhor trabalhada.

2) Manowarriors

Gostei dessa música. Também acho que o Manowar, pode fazer algo bem melhor, mas não é uma música ruim. Tem um bom refrão e uma pegada legal nos riffs. O solo e encaixou bem nessa faixa, mesmo o Karl tendo capacidade para fazer algo mais elaborado. Não gostei da passagem do final do solo, antes do Eric dar uns gritos e voltar a cantar a letra da música, aonde logo em seguida é retomado o refrão.

3) Born In A Grave

Na versão Hammer, essa música soa melhor, principalmente no começo. Na passagem para a versão final do álbum, eles fizeram uma mixagem que ao meu ver, prejudicaram a música. Que não é ruim, mas que é melhor na versão Hammer. Gostei muito da letra dessa música e do jeito que Eric leva as linhas vocais cadenciadas.

4) Righteous Glory

Essa é a balada do álbum. Não chega aos pés de clássicos como Mountains do álbum Sign Of The Hammer, mas é uma boa balada, gostei muito da melodia. Vocês podem perceber que tenho repetido muito esse lance de (não é como antes, mas até que tá bom) porque realmente, como fã da banda, sei que eles podem fazer muito mais e melhor, o Manowar atingiu um nível muito alto para uma banda de heavy metal. Quando a banda atinge um nível assim e lança algo abaixo do esperado, o povo reclama. Isso não é privilégio do Manowar, o Iron já foi criticado também por lançarem álbuns considerados inferiores aos clássicos, o Judas também já sofreu disso, enfim acontece com todas as grandes bandas. O problema do Manowar é que enquanto as outras bandas estão se recuperando em álbuns novos, o Manowar tem lançado albuns, que não empolgam o fã, como fazia antigamente e isso deixa a gente sempre na espera que o próximo seja melhor. Estamos acostumados com coisa boa, essa é a verdade. E é fato também de que já faz tempo que o Manowar está devendo.
Essa canção não muda muito da versão Hammer Edition para a Final Cut.

5) Touch The Sky

Essa faixa tem um bom começo, o refrão é muito clichê, não gostei. Muita gente não gostou do solo e o que vem depois dele, muita gente incluindo eu. Fraca, bem fraca. Essa é a típica faixa que não cheira e nem fede.

6) Black List

A pior faixa do álbum, essa com certeza está na "Black List" das músicas que não poderia estar nesse álbum, assim como a que comentei acima. Começa até bem, mas o começo além de ser muito longo, faz com que a pessoa não saiba como e quando a linha vocal vai entrar. Depois ela se torna muito cansativa por causa do vocal repetitivo. Faixa desnecessária.

7) Expendable

Essa faixa foi inspirada no filme de Stallone. É uma faixa que eu não gostei, mas não é tão ruim quanto as duas de cima.
Também é bem cadenciada, não é uma canção rápida e nem tem muito a pegada antiga do Manowar. Para mim, outra faixa que não acrescenta muito ao álbum, ficou conhecida por ter sido inspirada no filme. Muitos headbangers curtiram essa faixa e alguns arriscam dizer que é a melhor do álbum.

8) El Gringo

Essa faixa apesar de ainda estar longe do padrão de qualidade do Manowar, ou do que sabemos que a banda pode alcançar, é um das boas faixas do álbum. Gostei muito da levada inicial e da melodia da música que basicamente é a mesma do começo a fim da faixa. Me arrisco à dizer que é a melhor faixa das todas que ouvi.

9) Annihilation

A música começa muito bem, alterando os riffs do canal direito para o esquerdo, depois um berro daqueles bem ao bom estilo Eric Adams. Depois quem fala alto é o baixo. A letra é simples, sem muita frescura. Enfim, uma faixa bem direta que acredito funcionar muito bem ao vivo. Depois até vou ver se assisto algum vídeo no You Tube desse som ao vivo, se é que eles já tocaram ela ao vivo.

10) Hail, Kill and Die

Essa música é fraca. O título é uma mistura de várias outras canções do Manowar, mas nem isso empolga. Letra fraca e a música como um todo. Essa música realmente parece que a banda estava já meio com preguiça de fazer algo novo. O que não é muito comum no Manowar, que sempre prezou pela qualidade à qualquer custo e tempo que fosse necessário para que isso fosse alcançado.
Analisando bem, ela é pior que Black List.

11) The Kingdom Of Steel

O começo dessa canção é bem calmo. (Lembra até uma ópera que agora não vou me lembrar o nome e nem o autor).
O estilo da música lembra um pouco o som de algumas baladas que já ouvi do Hammerfall, faixa para fechar o álbum mesmo, até de certa forma longa, com 7 minutos e 20.
Obs: Essa faixa você só encontra no álbum que destaco abaixo, versão especial.

Resumindo:

Um álbum fraco para uma banda do tamanho do Manowar.
Um álbum razoável para quem ouve sem muitas expectativas.
Um álbum excelente para um novo fã.

Capa do álbum The Lord of Steel - Hammer Edition


Esse álbum foi uma edição limitada lançada pela revista Metal Hammer.

Letras do álbum:

http://www.darklyrics.com/lyrics/manowar/thelordofsteel.html#2 

Obs: Esse post retrata apenas a minha opinião, com certeza outras pessoas podem ter opiniões diferentes da minha, resolvi postar só para deixar o fã da banda mais informado sobre o álbum.

Créditos aos sites: Wikipedia, Whiplash, Darklyrics e Google.


Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA