VOZES DO ROCK


VOZES DO ROCK

O tópico de hoje é dedicado aos vocalistas.
Sei que a lista é muito maior do que essa, mas aqui, consegui reunir alguns do vocalistas que mais admiro.
Vou citando o nome, colocarei uma foto para quem não conhece passar a conhecer o vocalista em questão e depois dou uma breve descrição de cada um falando do estilo, de algumas grandes canções executadas por ele/ela, das bandas que essa pessoa já passou, enfim, leiam e se divirtam.

Bom vamos lá:

1) ERIC ADAMS (Manowar)


O vocalista do Manowar foi e é ainda, uma influência para diversos vocalistas do gênero heavy metal. Nascido em 12 de Julho de 1954. Com seu estilo baseado no true metal, o vocal de Adams alterna entre sons mais cadenciados e sons mais rápidos, com o uso de diversos agudos e extensões que não é todo vocalista que consegue alcançar. Costumo dizer que ele é o que chega mais parelho com Bruce Dickinson, outro mestre que falarei à seguir.
Eric é um vocalista incansável. Joey DeMaio baixista do Manowar costuma dizer que Eric, se necessário, canta uma mesma música 100 vezes até atingir a perfeição num processo de gravação. Já cantou Nessun Dorma de Puccini, já gravou músicas em dezenas de idiomas, incluindo o português, ouça Pai. Já gravou com Sara Brightman e é eleito por muitos críticos, um dos melhores vocalistas que o heavy metal já apresentou ao mundo. Ouçam na voz dele Gates of Valhalla do Manowar.
Tive o prazer de vê-lo cantar ao vivo em duas ocasiões, em 2010 no Credicard Hall e semana passada, no Monsters of Rock 2015.

Obs: Criei o tópico em 2013, mas resolvi dar um upgrade no post, para repostar.

2) BRUCE DICKINSON (Iron Maiden)



Esse dispensa apresentações. Para muitos, o melhor vocalista de metal que já existiu na história. Nascido dia  7 de Agosto de 1958, (ele tem a idade da minha mãe). A voz de Bruce é como um vinho, quanto mais passam se os anos, melhor fica. Bruce chegou ao Iron vindo da banda Samson cheio de exigências, dizendo que não ia mexer no cabelo, não ia usar roupas de couro e acessórios e depois que o contrato foi assinado, ironicamente fez tudo isso. Ele mesmo já disse isso rindo.

Excelente vocal, referência para milhares de vocalistas de vocal no mundo e hoje, frontman da maior banda de heavy-metal do momento, o Iron Maiden. Deixou a banda para seguir carreira solo, foi substituído por Blaze Bailey, mas para alegria de todos depois de inúmeros álbuns solos, por sinal, excelentes álbuns solo, ele voltou para o Iron, para elevar a banda ao topo e é aonde ela ainda se encontra até hoje.

Recentemente foi diagnosticado com câncer na língua, atualmente em tratamento.

Já o vi duas vezes, uma no show da turnê Dance of Death e Somewhere Back In Time.

3) ROB HALFORD (Judas Priest)



Robert John Arhur Halford, é nada mais nada menos que o frontman do Judas Priest. A banda que melhor representa na minha visão o que é o heavy metal puro e cristalino. Mesmo depois de assumir publicamente que é homosexual, ele não deixou de ser adorado, mesmo por pessoas que possuem ainda o preconceito. Vocalista mestre em agudos, em seu auge, conseguia atingir notas altíssimas, hoje, sua voz não é a mesma, mas ainda é melhor do que de muitos. Rob também assim como Bruce, se aventurou na carreira solo, formou outras bandas, como por exemplo o Fight e hoje está atualmente de volta ao Judas, depois de um longo período ausente.

É considerado por muitos o Metal God, pela sua importância para a cena heavy metal e em especial por ser um dos principais responsáveis pela NWBOHM.

Também assim como Eric Adams e Bruce Dickinson, tive a oportunidade de vê-lo cantar em duas oportunidades.

4) DIO


É, infelizmente ele não está mais conosco. Vítima de câncer.

Esse cara além de cantar muito, de ter participado de diversas ótimas bandas, ainda era um cara 100%.

Muito simples, simpático, gente boa mesmo, o Dio era antes de tudo uma pessoa do bem. Não lembro nunca de ter visto alguma entrevista com algum fã ou músico profissional, que não estivessem falando bem do Dio. Dono de um vocal único, forte, poderoso, ele encantou uma geração de fãs. Tive o privilégio e a honra de vê-lo ao vivo, assim como vi os outros vocalistas acima, com a diferença de que consegui cumprimentar ele frente a frente no show da turnê Magica, (acho que no ano 2000), que ele fez em São Paulo. Ídolo eterno.

Recentemente a banda Manowar, o homenagenou em seu show no Monsters of Rock 2015, em São Paulo.

5) DANI FILTH (Cradle Of Filth)


Fazer o famoso vocal gutural, não é fácil. Fazer ele com variações de timbre, é píor ainda. E fazer isso tudo, por muitos anos, eu diria que é uma tarefa das mais complicadas. Pois é, tudo isso Daniel Lloyd Davey, nascido em 25 de Julho de 1973 consegue fazer e muito bem. Líder da banda Cradle Of Filth, podemos dizer que ele já passou da fase da rebeldia. Antigamente os jornalistas especializados em heavy metal, temiam entrevistá-lo. Ele tinha um comportamento meio a la Axl Rose, mas hoje, casado e tem uma filha, ele já não é mas tão "louco" assim. Excelente vocalista, dizem que ele chegou até a tentar cantar no Maiden, mas não teria passado no teste, o que não tira nenhum pouco os méritos e a qualidade desse frontman inglês.

Também tive o privilégio de o ver por duas vezes, na primeira vez, na Via Funchal, na turnê do álbum Damnation In a Day em 2004, depois em 2010 no Carioca Club, na turnê do álbum Darkly, Darkly Venus Aversa.
Ele é a alma do Cradle of Filth, que já passou por diversas mudanças de formação, mas sempre com ele a frente da banda. Dani é famoso por usar o corpse paint e muda a máscara a cada turnê.

6) TONY HARNELL


Ex-vocalista da banda TNT, já passou por carreira solo e hoje integra o time do Skid Row,  Tony Harnell me chamou atenção no You Tube. Certo dia estava procurando vocalistas que eu ainda não conhecia, independente se eram novos ou velhos (consagrados) e tive a grata surpresa de encontrar vídeos desse cara. Um carinha fez um vídeo colocando diversos vocais que ele admirava e dentre esses muitos, estava o do Tony.

Ele nascido em San Diego, Califórnia, no dia 18 de Setembro de 1962 é um vocalista que em seu auge, conseguia atingir notas altíssimas. Dizem até que ele era um dos poucos que conseguia uma quarta oitavada, não me perguntem o que é isso...rss

Eu só sei que particularmente nunca vi alguém dar agudos tão perfeitos como os dele. Talvez o cara que lembra um pouco ele hoje, seja o vocalista do Metalium, Henning Basse, do qual falarei à seguir.


7) HENNING BASSE


Esse alemão canta muito. Vocalista da banda Metalium, Henning destacou-se pelos agudos e pela força de sua voz. A extensão vocal dele também é excelente e mesmo sendo um vocalista relativamente novo, tem muitos admiradores de seu trabalho. Recomendo ouvir algumas baladas do Metalium, aonde temos como ver o quão versátil ele pode ser com sua voz, ouçam em especial a faixa: Metarmophosis.

8) MICHAEL KISKE


Vocal da melhor fase do Helloween na minha opinião e na de muitos headbangers. Michael ainda muito jovem se destacou cantando na banda que criou o heavy metal melódico ou power metal como alguns preferem dizer. Depois de um tempo na banda entrou em atritos com Michael Weikath (líder e guitarrista do Helloween, sim aquele que toca com um cigarro na boca o tempo todo) e saiu da banda. Durante muito tempo renegou a carreira passada e falou até que não queria mais cantar metal. Até ser convidado por Tobias Sammett, para cantar no projeto Avantasia. No projeto chegou a usar o nome de Ernie, para não ser reconhecido, recentemente admitiu que isso fora uma das coisas mais estúpidas que já fez na vida, esconder seu nome verdadeiro nos créditos do álbum do vocalista do Edguy.

Hoje canta na banda Unisonic, que vi ao vivo no Monsters of Rock 2015.

9) MICHAEL SWEET



Michael Harrison Sweet, nascido no dia 4 de Julho de 1963, EUA. Começou a carreira com 5 anos tocando violão e com 12 anos, começou a cantar.

Vocalista e líder da banda de metal cristão Stryper, antes Roxx Regime. Michael em 1992 resolveu sair da banda, mas voltou em 2003. Ouvi dizer que teve aulas com a mesma professora que deu aulas de canto à Axl Rose. O tom de voz de Michael, lembra muito a voz de uma mulher, mas é um vocalista excelente e que sabe muito bem colocar sua voz, principalmente em músicas mais lentas.

Ouçam Honestly do Stryper e depois me digam o que acharam.

10) DOOGIE WHITE


Cantou muito tempo com Yngwie Malmsteen no Yngwie Malmsteen's Rising Force esse escocês nascido em 7 de Março de 1970 é outro que não poderia estar fora dessa lista.
Tocou nas bandas: Midnight Blue, Rainbow, Cornerstone, Yngwie Malmsteen's Rising Force, Praying Mantis e Rata Blanca. Atualmente trabalha na banda La Paz e na banda britânica de metal: Tank.

11) ANDI DERIS


Antes de virar o frontman do Helloween, Andi tocou na banda Pink Cream 69. Seu vocal não é nem de longe aquele vocal cheios de agudos, como era o do seu antecessor Kiske. Mas isso não quer dizer que não tenha um estilo próprio e bem peculiar de cantar.

Andi tem uma voz mais grave do qual não consigo achar semelhantes para compará-lo. Já o vi no Helloween em 2001 na turnê mundial do álbum Darkride e depois em 2003, na turnê Rabbit's Don't Come Easy. Também o vi ao vivo no dvd Ritual da turnê do Shaaman, cantando Eagle Fly Free. Seu maior sucesso, na minha opinião é Power, do álbum Master of The Rings e procurem ouvir também a balada: The Middle of a Heartbeat.

12) ANDRÉ MATOS


O maior vocalista de heavy metal do Brasil na minha humilde opinião. Integrou as bandas: Viper, Angra, Shaman e hoje segue em carreira solo. Já o vi ao vivo diversas vezes. André Matos já regeu uma orquestra em sua prova final para maestro. É um músico com M maiúsculo. Certa vez disse em uma entrevista que para ele, a maior banda de rock não era os Beatles e nem os Rolling Stones, como a maioria dos críticos de música dizem, para ele, a maior banda de rock and roll que já pisou nesse planeta, era o Queen. Opinião que eu compartilho veemente com ele.

André é conhecido também por fazer inúmeras participações em diversos álbuns. Também cantou no projeto Avantasia de Tobias Sammet, aonde interpretou o personagem Elderane.

13) AXL ROSE


Algumas pessoas no meio do rock, personificam o que entendemos por atitude rebelde, essência do rock and roll. E uma dessas pessoas é o senhor: William Axl Rose. De nome William Bruce Rose e depois William Bruce Bailey, (Axl como é mais conhecido), tem 7 tons de voz distintos. Hoje, obviamente não canta mais como nos anos 80, mas não podemos de forma alguma fazer qualquer lista falando sobre vocalistas do mundo hard & heavy e não falar dele. Famoso por abandonar shows no meio, (por alguma coisa que o desagrada), já foi preso e já pulou em cima de um fã, direto do palco, que estava o provocando durante a sua apresentação. Hoje tem uma mentora brasileira, que cuida da vida pessoal e profissional dele. Felizmente o vi ao vivo em 2010, num show no Palestra Itália. Ouvir November Rain, Paradise City, Welcome To The Jungle, entre outras canções com ele ao vivo, mesmo fora de forma, é uma experiência única. Nesse mesmo show, tivemos um susto enorme, quando ele ameçou ir embora depois que um cara tacou um copo de água nele, felizmente voltou atrás e não abandonou o palco.

Para ele, a maior banda de rock de todos os tempos é o U2. Mas muitos dizem que Steve Tyler, vocalista da banda de hard rock Aerosmith, seria a sua maior inspiração.

Axl recentemente mandou uma carta ao presidente da Indonésia, para que ele libertasse uma mulher que estava no corredor da morte daquele país. 

14) STEVE TYLER


O Bocão do Rock and Roll. Esse cara canta demais. Meu irmão foi à um show do Aerosmith não faz muito tempo e me disse: -Cara, o Steven Tyler realmente canta muito. Eu começei a curtir o show deles, depois de ouvir canções como Amazing e Dream On, mas confesso que não sou tão fã da banda em si, por achar muito comercial. Hoje até posso dizer que gosto do Aerosmith, porque tem muitas canções que curto, mas não sou fã. Mesmo não sendo, não tenho como não admirar o vocal desse vocalista e frontman. Uma curiosidade é que sua filha famosa Liv Tyler, que integrou o elenco do sucesso cinematográfico O Senhor dos Anéis, só fora descobrir que ele era o pai dela, depois de adulta. Tyler certa vez admitiu que até uma certa época da carreira, gravou todos os álbuns do Aerosmith, drogado e que o álbum em questão naquela época da entrevista, seria o primeiro de uma nova fase que ele gravara são.

Drogado ou não, o talento desse cidadão é inegavel.

15) PAUL STANLEY


Símbolo do rock. Símbolo do Super Star. Símbolo de "Frontman". Quando penso num "Frontman Multimídia", penso em Paul Stanley. Multimídia porque ele faz de tudo, desde cantar, tocar guitarra, até voar no meio do público segurado apenas por cabo de aço.
Esse cidadão junto com seus companheiros de KISS, alugaram uma limusine no início de carreira, quando ainda o mundo não conhecia o KISS, mesmo sem ter condições financeiras para isso e fez sua primeira apresentação em um belo hotel. De uma hora para outra todo mundo queria saber quem era esse povo mascarado, que chegou ao hotel de limusine. Ou seja, desde aquela época, eles sempre souberam muito bem o que era fazer um bom marketing pessoal.

Paul forma com Gene uma das maiores duplas do rock, assim como Lennon & McCartney, Mick Jagger e Keith Richards, Page & Plant, David Gilmor & Roger Waters, Axl e Slash, entre outros. Mestres, Paul e Gene, revolucionaram e ainda revolucionam o rock.

Os vi em 1999 no Autódromo de Interlagos, na Psycho Circus World Tour e agora, no Monsters of Rock 2015.

16) SEBASTIAN BACH


Esse cara foi "chutado" literalmente do palco de uma das edições do Monsters Of Rock no Brasil. Os headbangers jogaram de tudo em cima dele. Mas o ápice foi uma sandália Havaianas que chegou a bater no rosto de Bach. Aquilo tinha sido a gota d' agua. Bach entrou no camarim chorando e dizendo que nunca mais voltaria ao Brasil. Ainda bem que ele estava errado, porque em 2010, já solo, ele abriu o show do Guns N' Roses em pleno Estádio Palestra Itália, fazendo um show excelente da turnê de seu disco solo. Esse show, foi considerado por ele, o melhor da sua vida. Ouça Little Wing, I Remember You, 18 and Life, Quicksand Jesus, By Your Side entre outros sons maravilhosos desse ótimo vocalista.

17) BLACKIE LAWLESS


Nascido em 4 de Setembro de 1956, em Nova Iorque, EUA,  o vocalista da banda W.A.S.P,  Blackie Lawless, se destacou nos anos 80, com sua banda de hard & heavy que muito se lembra o KISS.

Fazendo caras e bocas, esse cidadão emplacou diversos sucessos dentre eles I Wanna Be Somebody, Wild Child, Sex Drive entre outras canções e fazia a antítese das bandas que eram bem afeminadas na época como o Poison era. Ele fazia cara de mal, em muitas vezes seu som mesmo considerado hard rock, era mais metal e ele conquistou assim, uma legião de fãs que são fiéis até hoje à sua excelente banda. E antes que me perguntem não, ele não é parente da Xena, atriz de nome Lucy Lawless.

Tocaram no lendário Monsters of Rock de 1992 em Donington. E ainda na ativa.

18) DAVID COVERDALE


Vocês querem saber como é ouvir um artista ao vivo que soa como um cd, ouçam Coverdale ao vivo. Esse cara é perfeito. Sua voz além de muito bonita, é limpa e agradável. Coverdale tem a idade do meu pai, é de 1951 nascido no dia 22 de Setembro em Saltburn-by-the-Sea, Inglaterra. Substituiu o Ian Gillan no Deep Purple só para vocês terem uma idéia da moral do cara. Em 1977 fundou o Whitesnake, grupo de hard rock que fez sucesso com os hits "Is This Love" que teve sucesso em todo o mundo, "Here I Go Again", "Love Ain't No Stranger" e "Still Of The Night", entre outras..

19) IAN GILLAN



Vocal de uma bandinha pouco conhecida, chamada Deep Purple...rss

Nascido em Hounslow, Inglaterra, no dia 19 de Agosto de 1945, diz ter sido influenciado por Elvis Presley, mas seu avô paterno era barítono, (Arhur Watkins), cantor de ópera profissional, formado em Milão, Itália.

Esse cara, revolucionou a história dos vocalistas de rock e é o responsável pela maioria dos vocalista de metal que existem hoje.
Eu não sei explicar o que acontece comigo quando ouço Highway Star. Que som é esse, que vocal é esse???Simplesmente fantástico. Eric Adams do Manowar diz que Ian foi sua principal influência junto com o vocalista da banda Journey.

Eu nunca o vi ao vivo, meu irmão já o viu, várias vezes, mas nem preciso vê-lo ao vivo, para saber da sua importância para a música. Ian está na estrada desde 1960, só por isso e por fazer parte das bandas que ele ja fez, já merece o nosso respeito.

20) OZZY OSBOURNE



Senhor das Trevas, comedor de morcego, comedor de pomba, seja lá qual o nome for dar para esse cidadão, o fato é que ele é uma lenda. Acho que na história da música pesada, nunca houve uma pessoa com uma história tão vasta, tão engraçada e ao mesmo tempo impressionante como o Mr. Madman, Ozzy Osbourne.
Nascido em 3 de Dezembro de 1948 em Aston, Inglaterra.
Líder do Black Sabbath, esse carinha se especializou em encontrar grandes guitarristas: Randy Rhoads, Zakk Wylde, entre outros. Infelizmente ainda não o vi ao vivo, perdi o show que ele fez no Brasil, mas um dia, espero ainda ter esse privilégio, porque como disse anteriormente, esse cara é uma lenda.
Ozzy ficou muitos anos no Black Sabbath, mas depois resolveu curtir uma carreira solo, muito bem sucedida diga-se-de-passagem.
Ele começou a sua carreira aos vinte anos. Montou sua primeira banda chamada The Polka Tulk Blues Band e logo depois o Polka Tulk. Que mais tarde ganhou o nome de Earth. Em 1969, depois de descobrir uma banda anônima. Se uniu à Tony Iommi e Bill Ward e Geezer Butler e decidem adotar outro nome, surgia aí o Black Sabbath.
Ozzy se comparado a outros vocalistas mais técnicos, não é um primor, mas a sua importância é inegável, por isso, ele não poderia estar fora dessa lista.



21) JAMES HETFIELD


Muito se fala do talento do Metallica como grupo e pouco se fala sobre o talento de James Hetfield. Esse cara revolucionou o metal, o trash metal enfim, a cena da música pesada. Com riffs certeiros e um belo vocal James conseguiu junto com Lars, Kirk e Jason ser por um tempo a maior banda de metal do planeta.
Ouçam Nothing Else Matters, One, Whiplash entre outras canções. O vocal de James cai perfeitamente nessas músicas, vocal empostado, bem executado. Excelente vocalista e líder de banda. Teve muito problemas com alcoolismo, chegou até se internar certa vez.
Obviamente, não canta mais como nos tempos aúreos, mas ainda tem a sua devida importância, por isso, não poderia ficar fora dessa lista.

22) ROBERT PLANT


O meu primo Hugo que mora no interior, certa vez me disse que se existe a voz de um anjo, essa voz é de Robert Plant. Nascido em 20 de Agosto de 1948, em West Bromwich, Staffordshire, Inglaterra.

Realmente ele é um vocalista ímpar. Líder da lendária banda Led Zeppelin, ele formou com Jimmy Page, uma daquelas fantásticas duplas do rock and roll. Depois que John Boham morreu, a banda terminou. Voltou até a tocar com o filho de John, Jason, mas não durou muito, para a tristeza dos fãs. Robert Plant foi talvez o nome maior na década de 70. As histórias que contam do Led Zeppelin, das loucuras que as pessoas faziam essa época em especial a banda, caminham entre a realidade e o boato, mas independente disso, é inegável o talento desse músico.

Em sua carreira solo, lançou cerca de 15 albuns. Recentemente tocou no festival Loolapalozza em São Paulo.

23) JOEY TEMPEST


Rolf Magnus Joakim Larsson é vocalista da banda sueca Europe, ele é o responsável pelo hit The Final Countdown e Carrie. Joey Tempest é a cara do hard rock anos 80. Teve seu melhor momento também nessa época. Nascido no dia 19 de Agosto de 1963 é um vocalista de timbre limpo, muito melódico e de ótimo alcance de notas altas. Recentemente vieram ao Brasil e eu infelizmente não pude ir vê-los. Quem sabe ainda os vejo ao vivo algum dia.

24) TARJA TURUNEN


Até hoje os fãs de Nightwish sentem falta da Tarja. Ela saiu e deu ombros para o Nightwish seguindo em carreira solo. Tuomas líder da banda escolheu outra vocalista, mas ela não conseguiu substituir Tarja nem de longe. Tarja foi responsável na minha opinião pela implementação dos vocais líricos femininos no metal, em especial no gothic metal. Até hoje toda vez que ouço o álbum Wishmaster ainda me emociono com algumas canções. Como Come Cover Me, Two For Tragedy e Deep Silent Complete. A voz dela é magnífica. Ela chegou à apresentar um show voltado mais para o lado lírico e músicas finlandesas em São Paulo, quem foi, disse que foi muito bom.

25) SIMONE SIMONS


Essa garota holandesa me chamou muito á atenção quando assisti o dvd We Will Take You with Us da banda Epica.. Uma voz linda, belíssima, que contrasta com a voz do outro vocalista da banda Mark Jansen (ex-After Forever) que faz um som mais gutural. Tive o privilégio de ver eles duas vezes ao vivo. Em 2005, numa turnê que fizeram junto com a banda norte-americana Kamelot e depois em 2008. A Simone além de cantar bem é muito simpática e nem de longe tem o estrelismo que alguns vocalistas de metal possuem.

Uma curiosidade, ela é casada com o guitarrista/tecladista Oliver Palotai da banda Kamelot e tem um filho com ele chamado Vicent. Nascida em 17 de Janeiro de 1985, em Hoesbroek, nos Países Baixos, acredito ser a personalidade mais nova dessa minha lista. 

26) JOACIN CANS



Líder do Hammerfall, Joacin não é nenhum vocalista acima da média, mas é um bom vocalista. Renegade é um dos mais famosos sons, ouça também Unchained.
Há alguns anos atrás foi atacado por um fã num bar e gravou um álbum solo, com músicos convidados.


27) TIMO KOTIPELTO


Professor de canto e excelente vocalista. Timo Kotipelto agaranhou uma legião de fãs, com o power metal veloz do Stratovarius. Hoje, a banda já não conta com Timo Tolkki (guitarrista e fundador da banda) que depois de brigar com o resto da banda, formou outra banda chamada Revolution Renaissence. Já vi o Kotipelto cantando em pelo menos umas duas ou três oportunidades. O som do Stratovarius é excelente e a sua voz se encaixa perfeitamente na temática da banda. Ouça The Kiss Of Judas, Black Diamond (maior sucesso) Speed Of Light, Learning To Fly e a ultra veloz Find Your On Voice. Ele também tem álbum em carreira solo, com algumas canções muito boas.

28) NANDO FERNANDES


O Nando foi vocalista da banda Hangar. Banda liderada pelo baterista do Angra, Aquiles Priester. Possui um vocal encorpado, muito bom, que não deixa a desejar à nenhum cantor gringo. Atualmente pouco sei da carreira dele, mas torço para que entre em alguma banda que possa projetá-lo para o cenário mundial, porque qualidade ele tem de sobra.

29) MIKE TRAMP


O carinha acima aí é o ex-vocal da banda White Lion. Digo ex, porque apesar de ele ter formado uma banda de nome parecido, o guitarrista antigo companheiro dele, brigou na justiça pelo nome da antiga banda. Ele continua em atividade e hoje mesmo vi algumas datas da turnê que está fazendo com a sua banda atual. Destaques dele, para Broken Earth, When The Children Cry, Radar Love e Wait.

30) MAX CAVALERA


O palmeirense Max, que nessa foto está ao lado do seu irmão Igor, marcou época.
Ele junto do irmão levaram o nome do Sepultura aonde nenhuma banda antes tinha conseguido chegar. Max é responsável junto com seu irmão por clássicos do trash metal, como Refuse Resists, Territory, Inner Self, Roots Blood Roots, entre outras pedradas. Depois do Sepultura formou a banda Soulfly que permanece até hoje. Recentemente montou um projeto junto do irmão Igor, chamado Cavalera Conspiracy, que foi muito bem aceito pelo público. Eu particularmente ainda não ouvi, mas quero ouvir, porque dizem que lembra e muito o Sepultura com essa duplinha aí nos seus melhores momentos.

31) TOSHI


Nascido no dia 10 de Outubro de 1965 em Tateyama, Chiba, Japão, Toshi é o homem à frente da megabanda X-Japan.

O Toshi não é um vocalista que você chega e fala: -Nossa que vocalista!!! A voz dele, chega até irritar em determinadas músicas, mas coloquei aqui, porque as baladas do X-Japan e algumas músicas rápidas ficam perfeitas na voz irregular dele. Mesmo não sendo uma voz tão limpa, ele canta com muita devoção e convence.

E também tem o fato de que em 1982, Yoshiki e Toshi, fundaram o X-Japan. Yoshiki disse para todos os membros da banda cantarem, para descobrir quem cantava melhor e ninguém fora melhor que Toshi, que inicialmente queria tocar guitarra. A voz dele alcançou cerca de 3 oitavas, então ele poderia cantar músicas que originalmente são escritas para vozes femininas. Apesar de muito calado, ele era o que tinha a voz mais potente.

Certa vez ele quis terminar o X-Japan e seguir carreira solo para se tornar o maior cantor do Japão. Isso fez com que o guitarrista Hide, entrasse em depressão chegando a se matar. Creio que até hoje Toshi não tenha se perdoado por isso, mesmo sabendo que ele não tinha conhecimento de que as coisas chegariam à esse ponto. Fraqueza do amigo. No show The Last Live, um momento ficou muito marcante. Na hora que ele canta chorando a música a canção Forever Love, aonde lembra do amigo e junto do baterista Yoshiki, executam a música aos prantos até o final, emocionando todos os fãs ali presentes.

Toshi também criou a banda TOSHI with T-EARTH, que ficou conhecida como um novo estilo, o "Eco Hard Rock", que fala sobre temas de proteger o planeta, essas coisas. Em 12 de Outubro de 2008 ele se apresentou em São Paulo.

32) TOBIAS SAMMET


O garoto precoce do metal. Muito jovem, esse cidadão ai, começou a se aventurar pela cena metal. Nascido em 21 de Novembro de 1977, esse vocalista (tenor) criou o seu grande projeto de sucesso, Avantasia em 2000. Nesse projeto ele envolve vários vocalistas e outros músicos de várias bandas e conta uma história com músicas ao bom estilo heavy metal melódico. O sucesso foi tão grande que ganhou continuações e até hoje tem pessoas que conhecem mais o projeto Avantasia do que a própria banda de Tobias, o Edguy que também faz um heavy metal melódico.

33) FREEDIE MERCURY


O que falar do mestre??? Esse cidadão ai estrapolou todos os limites que um frontman pode estrapolar. Em suas entrevistas e aparições em público, muitas vezes se comportava como um semi-deus. Farrokh Bulsara, nascido em 5 de Setembro de 1946, falecido dia 24 de Novembro de 1991, foi músico, cantor, compositor, desenhista, jogador de tênis de mesa, entre tantas outras coisas. Não é a atoa que deixei ele para falar por último.
Freedie Mercury foi o "cabeça da banda". Junto com Bryan May, formou uma dupla poderosíssima. Para mim, responsável pela criação da maior banda de rock que já existiu na face da Terra, o Queen. Falar que ele cantava bem, é a mesma coisa que falar que a água molha. Freedie não cantava, encantava. Suas músicas ficarão para sempre na memória dos seus fãs: Boehmian Rhapsody, o maior single da história. Essa canção ficou por anos em primeiro lugar nas paradas musicais das maiores rádios do mundo.
I Want ro Break Free, Don't Stop Me Now, Save Me, Somebody To Love,  We Are The Champions, são tantas canções que eu estenderia e muito essa resenha, para falar de todas. Freedie foi e sempre será para mim e para muitos o maior. A aids o levou. Numa época em que ninguém tinha a real dimensão do que essa doença poderia causar. Freedie era bissexual assumido pouco antes de morrer. Frequentava todos os bares gays possíveis e inimagináveis. Tinha uma vida promíscua. Vivia de grandes festas que muitos relatavam conter orgias que deixaram o Marques de Sade com inveja. Mas também, foi gênio da música, excelente letrista e principalmente excelente vocalista/frontman. Fez shows no Brasil no Rio e em São Paulo. O show do Rock in Rio é até hoje lembrado como lendário. Quem nunca viu aquela cena dele regendo uma multidão cantando o megasucesso Love Of My Life (música que fez para Mary, o grande amor da vida dele).
No show de São Paulo chegou a quebrar vidraças apenas com a sua voz, no ensaio de passagem de som. Freedie Mercury é insubstituível. Único. O Queen até hoje, não é o mesmo sem ele e com ele, era tudo. Faz muita falta, mas por outro lado, sua morte serviu de exemplo. Milhares de instituições foram criadas no mundo para ajudar pessoas portadores do vírus HIV. Deixou um legado. Será sempre lembrado. King Mercury!!!


Para quem leu até aqui, o meu muito obrigado!!!

Obs: Obviamente faltaram nomes, mas coloquei aqui, tentei pelo menos, colocar os vocalistas que mais admiro. Certamente esqueci de alguns, me perdoem de antemão.















Comentários

Anônimo disse…
Excelente lista! Eu tinha te falado que sem Bruce, Dio, Halford e Freddie eu nem perderia meu tempo lendo... rsrsrs

Lógico que cada pessoa que fizesse ou lesse essa lista faria algumas mudanças... Eu por exemplo incluiria essas grandes vozes aqui:

Chuck Billy (Testament)
Angela Gossow (Arch Enemy)
Phil Anselmo (Down, Pantera)
Matt Heafy (Trivium)
John Bush (Armored Saint, Anthrax)

E quem seria Bruce Bailey??? É Blaze Bayley, bro! hahaha

\m/\m/

http://journeyman666.wordpress.com/
Leonardo disse…
Opa, valeu pela visita e o nome do Blaze, já foi corrigido. :)

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE