Hard Rock Anos 80

HARD ROCK 80' YEARS

NITRO

Bom pessoal, hoje vou falar de uma outra vertente do rock que gosto muito o Hard Rock.

É lógico que gosto desse estilo não mais que o heavy-metal, até mesmo porque, conheci o metal antes do hard rock, mas mesmo esse estilo já não tendo tanta força hoje, de certa forma ele fez parte da minha vida (infância/adolescência), porque as bandas de hard lançaram inúmeras canções nas rádios, canções consideradas hits e mesmo quem não curtia na época, ouvia meio que por osmose essas canções, porque se tocava muito hard rock nas rádios e na TV, para vocês terem uma idéia, até mesmo nas novelas da Globo era comum ouvirmos músicas que hoje são consideradas clássicas.

E hoje eu posso dizer que conheço melhor esse estilo, do que na época que realmente ele era forte.
Conheci melhor o hard rock atráves da minha esposa,  que me apresentou algumas bandas, fez indiretamente com que eu conhecesse algumas outras bandas e atualmente, posso dizer que conheço um pouco da grandiosa obra deixada pelas bandas que tocaram hard rock nos anos 80.

Para entender bem o que foi essa cena dos anos 80, precisamos explicar algumas coisas antes.
O Hard-Rock e o Glam Metal/Glam Rock se misturam. São nomenclaturas que foram dadas ao longo dos anos e que muitas vezes confundem quem não conhece sua história, ou quem não conhece nada de rock. Alguns críticos ainda deram além desses nomes citados acima, a classificação de "metal farofa" pela quantidade de bandas que de certa forma banalizou um pouco o estilo, pelo excesso que essas bandas tinham, quando o assunto era a sua imagem e pela simplicidade de algumas canções do gênero também, de bandas que queriam copiar outras mais bem-sucedidas, mas isso não se aplica à todas as bandas dessa época e vou lhes explicar porque.

Isso talvez se tornou uma marca ou esteriótipo, por causa do estilo que essas bandas usavam na época, como disse acima.

Cabelos cheios de pompa, enormes, bem altos, maquiagens, roupas coloridas, alguns músicos se vestiam de maneira tão estravagante que até de certa maneira pareciam mulheres no palco. Esse jeito de se apresentar meio que "contaminou" a grande maioria das bandas dos anos 80, que faziam o hard rock.

Para mim, esse estilo se resume a bandas que faziam excelentes baladas (músicas lentas), que muitas vezes se tornavam hits nas rádios e que imitavam até certo ponto, o heavy-metal, mas sem ser tão "revoltado" como o metal. Algumas bandas até se pareciam com metal, como é o caso do W.A.S.P, do T.N.T, do  Quiet Riot e da banda do Alice Cooper. Outras já eram a cara do que eu entendo como hard rock, como por exemplo: Poison, Motley Crue, L.A. Guns e Cinderella.

W.A.S.P

ALICE COOPER

O Glam foi marcado pelos trajes e performances com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas, paetês e trajes elétricos dos cantores. Eram os tempos da androginia e do glamour e suas músicas agitadas de rock n’ roll esbanjavam energia sexual. Aliás, o nome Glam vem disso, de Glamour.

KING COBRA

Observem acima, a foto dessa banda, chamada King Cobra. Era realmente um exagero sem fim. Diríamos que algumas dessas bandas, até passavam pelo limite do bom senso, ou do senso de ridículo. Essa banda emplacou um hit chamado Iron Eagle.

RATT

Olhem essa outra foto, de uma banda bem famosa desse meio, o Ratt. É algo realmente constrangedor. Eu não sei como esses músicos hoje, (enxergam tudo isso), devem com certeza terem saudades da época é claro, mas também devem sentir alguma vergonha, não é possível que não sintam. Olhem os brincos do vocalista que parece um pouco até com Paul Stanley do Kiss.

Outra característica da época, era o uso de nomes parecidos com de outras bandas, vejam essa sequência:

 STEELER

 STEELHEART

STEEL PANTHER

Aliás essa última, não tem como vermos essas calças e não rirmos... hehehehehehehe

Continuando com as bandas que eram bem extravagantes temos essa abaixo:

PRETTY BOY FLOYD

O terceiro cidadão da esquerda para a direita, (perdeu nesse dia), todo o senso de ridículo que ele tinha, se é que um dia ele teve.

Mas também tinham excelentes bandas e que hoje, ao meu ver, se comportam de maneira bem diferente, daquela época, um exemplo, é o Whitesnake:

WHITESNAKE

Com uma poderosa e aveludada voz, David Coverdale se tornou o "bambambam" da mulherada. Não sei o que realmente as mulheres viam nele. Elas costumam dizer que sabem que ele não é tão bonito assim, mas ele tem alguma coisa que atraí os olhares femininos. Independente disso, o que posso dizer é que o vi num show do Live In Louder aqui no Brasil e posso dizer que o som da banda, realmente é muito bom. Por um momento fechei os olhos e fiquei só ouvindo a voz desse vocalista sensacional, muitos falavam que ele parecia ao vivo, um cd tocando e realmente o som parecia um cd tocando de tão perfeito. O clip da música em questão fez muito sucesso aqui no Brasil, This I Love que é aquele que a mina dança para ele e depois faz uma coreografias em cima da cama. Essa modelo pelo que li, fez outros diversos clipes do Whitesnake e imagino que o Coverdale, deve ter dado uns ralos com ela, com certeza, porque ela era muito bonita.

Outra banda que eu classifico como excelente é o Europe. Que tem nos vocais o grande Joey Tempest. Voz do clássico clip The Final Countdown. Esse clipe eu gravei há muitos anos atrás de um programa de TV chamado Clip Trip (passava na hoje Tv Gazeta).

Quem estiver lendo esse post e tiver a idade próxima da minha deve lembrar desse programa. Foi um dos primeiros clipes que eu gravei com o videocassete e que para mim é simplesmente perfeito. Aliás o solo dessa faixa, é algo que mostra bem a energia do hard rock e a sua força.

EUROPE

Recentemente eles vieram  ao Brasil, inclusive meu primo sortudo foi à esse show.

E para aqueles que pensam que eles são norte-americanos, se enganam, pois eles são suecos. Também são donos da balada Carrie e de outros hits que agora não vou listar aqui. Carrie foi um grande sucesso, que tocou muito nas rádios nos anos 80 e acredito que em algumas rádios, toca até hoje.

POISON

O Poison é uma banda que eu vim conhecer melhor há pouco tempo atrás enquanto eu via um filme chamado: A Ressaca. O poster desse filme, vocês veram no final dessa matéria.

Na história desse filme, alguns amigos de infância se reúnem para uma viagem e no local aonde no passado, (eles passaram os melhores dias de suas vidas), eles se hospedam num antigo hotel aonde encontram uma jacussi (uma espécie de banheira). Ao entrar na jacussi para se refrescarem, a banheira os transporta para os anos 80, mais precisamente no Festival de Inverno de 1986, aonde bandas como o Poison e o Motley Crue estão tocando. O filme em si é muito engraçado e é legal ver no filme o que para muita gente seria um sonho, poder voltar no tempo e reviver os anos 80. Tenho certeza que muita gente toparia essa viagem. Muitos amores, muitos amigos, muitas baladas, momentos inesquecíveis, principalmente para quem viveu intensamente essa época e principalmente nos EUA, deve sentir muita falta.

Tenho certeza que quem veio de vários pontos dos EUA e até do mundo, parar justamente ali, na Sunset Strip em Los Angeles e ver shows de bandas como o Poison, Motley Crue, Skid Row e Twisted Sisters, deve sentir falta dessa época que não volta mais.

Continuando foi nessa época também que o Ozzy se consolidou como músico solo e chegou a fazer um som bem hard rock.

OZZY OSBOURNE

Lançou diversos sucessos e isso tudo começou com o álbum Blizzard of Ozz, que vendeu muito bem. Abaixo falarei mais sobre isso.


QUIET RIOT

O Quiet Riot começou em 1973 com o vocalista Kevin Dubrow. A formação original era composta por Randy Rhoads (guitarra), Kelli Garni (baixo) e Drew Forsyth (bateria).

O maior sucesso da banda, é impossível alguém nesse planeta não conhecer e que se tornou um hino do hard rock.

Porque essa música tocou tanto, mais tanto, que as rádios ou quem trabalhava nas rádios, devem até ter agradecido, quando puderam parar de tocar essa música, de tanto que ela tocou. Não por ser ruim, muito pelo contrário, mas porque tocou demais e tudo que toca demais, uma hora enjoaa. Essa canção deve tocar até hoje, principalmente na KISS FM (Fazendo propaganda de graça..rsss) a canção é: Cum On Feel the Noise. O clipe dessa música é muito legal também, recomendo para quem nunca viu, ver.

O cantor  Kevin DuBrow, foi encontrado morto, no dia 25 de novembro de 2007, em sua casa em Las Vegas ele tinha 52 anos e era o único integrante que fazia parte da formação original da banda,

Abaixo mais algumas bandas que fizeram parte dessa história maravilhosa do hard rock / glam metal:

 DOKKEN

Essa é uma banda que quero conhecer mais, conheço pouco do Dokken. Então não vou falar muito de uma banda que conheço pouco, mas que sei que tem importância na cena.

 EXTREME

Todo mundo lembra do Extreme quando houve More Than Words e pelo fato do seu vocalista Gary Cherone já ter participado do Van Halen.

 FIREHOUSE

Banda do hit I Live My Life for You. Não fez tanto sucesso assim, como algumas outras que citei aqui, mas tem a sua importância.

 KEEL

Não conheço nada. Mas sei que fez parte também da cena com até uma certa intensidade.

 LA GUNS

A fusão dessa banda com outra chamada Hollywoord Rose (foto abaixo) deu origem a nada mais, nada menos que o Guns N' Roses.

HOLLYWOOD ROSE

O Tuff também teve alguma importância, mas nada que demande eu escrever muita coisa.

TUFF

HARD ROCK: DEFINIÇÃO

Hard rock teve suas raízes no rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960, que se caracterizava por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos. A formação típica era constituída por bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado, além de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos. Nos finais dos anos 60, os termos hard rock e heavy metal eram praticamente usados como sinônimos, mas o último gradualmente começou a descrever um estilo de música tocado ainda com mais volume e intensidade.

Há ainda outra diferença chave, entre ambos sub-gêneros: Enquanto o hard rock manteve sua identidade blues e algum swing na batida, as melodias do metal são frequentemente ditadas por riffs agressivos de guitarra, desprovidos de swing.

O termo hard rock normalmente é usado para definir aquelas bandas de rock que tinham ou têm um som muito pesado e veloz para serem identificadas simplesmente como rock and roll, mas que também não têm ou não tinham um som tão pesado assim para serem identificadas como heavy metal. O termo é associado erroneamente a diversos estilos do rock, ou até mesmo do heavy metal, que têm como aspecto comum apenas estarem igualmente distantes do pop rock - embora esta associação não seja correta. Alguns exemplos disto são o punk rock, que usa tempos mais rápidos, menos melodia, menos riffs e letras mais agressivas do que o hard rock, e o grunge.


Em 1980 o Led Zeppelin acabou, após a morte acidental do baterista John Bonham, após uma overdose. Bon Scott, o cantor principal do AC/DC, também morreu no mesmo ano, por motivos similares. Com estas mortes, a primeira onda do chamado hard rock "clássico" veio ao fim. Algumas bandas, como o Queen, se afastaram de suas raízes no hard rock, em direção ao pop rock. No mesmo ano o AC/DC gravou o álbum Back in Black, com seu novo cantor, Brian Johnson; o disco foi o quinto álbum mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos e obteve grande sucesso ao redor do mundo. Ozzy Osbourne, ex-vocalista do Black Sabbath, lançou seu primeiro álbum solo, Blizzard of Ozz, com o guitarrista americano Randy Rhoads.

AC/DC

Em 1981 a banda britânica de hard rock Def Leppard lançou o seu segundo álbum, High 'N' Dry, com canções como "Bringin' on The Heartbreak." A banda norte-americana Mötley Crüe surgia com o glam metal, com seu lançamento, Too Fast for Love. No ano seguinte o estilo se expandiu, com bandas como Twisted Sister e Quiet Riot.

MOTLEY CRUE

DEF LEPPARD

Em 1983 o Def Leppard lançou o álbum Pyromania, que chegou à segunda posição nas paradas americanas. O mesmo álbum ainda continha as músicas "Foolin'" e "Too Late for Love", que chegaram às paradas. "Photograph" também foi o videoclipe mais exibido na MTV naquele ano, ultrapassando até mesmo as marcas obtidas por "Thriller", clipe de extremo sucesso então do cantor Michael Jackson.
Naquele mesmo ano Mötley Crüe lançou o álbum Shout at the Devil, que fez muito sucesso. 1984, do Van Halen, também foi muito bem-sucedido, chegando ao segundo lugar nas paradas de álbuns da revista americana Billboard; a canção "Jump" chegou à primeira posição na parada de singles, onde ficou por diversas semanas. No mesmo ano o Scorpions lançava o disco Love At First Sting e conquistam de vez o povo americano e ficando entre os 10 melhores do mundo, graças às músicas Still Loving You e Rock You Like A Hurricane, o álbum Love At First Sting gerou o segundo álbum ao vivo: World Wide Live.
Após diversas mudanças de formação, e um hiato de oito anos, a formação clássica do Deep Purple, responsável pelo Machine Head, fez um retorno bem-sucedido no fim de 1984, quando lançou Perfect Strangers. O álbum chegou ao quinto lugar nas paradas do Reino Unido, e sexto na Billboard 200, nos EUA.
O fim da década viu um dos períodos de maior sucesso comercial do estilo.

BON JOVI

Diversas bandas e intérpretes do gênero conseguiram emplacar seus sucessos nas principais paradas. Um destes foi o álbum Slippery When Wet (1986), da banda americana Bon Jovi, que permaneceu por um total de oito semanas no topo do Top 200 da Billboard, e se tornou o primeiro álbum de hard rock a conter três singles a atingir o Top 10 - dois dos quais chegaram à primeira posição (incluindo "Livin' on a Prayer", que foi considerada a maior música da década de 80, e é até hoje, ao lado de Thriller de Micheal Jackson, o clipe mais exibido da história da MTV). Esse álbum já vendeu aproximadamente 28 milões de cópias até hoje. Além disso, o anthem rock The Final Countdown, do grupo sueco Europe, foi lançado em 1986, atingindo o primeiro lugar nas paradas de 26 países, e chegando em 3º lugar no top 100 da Billboard com a balada "Carrie". Também neste ano, o Van Halen lançou o seu primeiro álbum com Sammy Hagar nos vocais, que substitituiu Dave Lee Roth; o álbum 5150 chegou ao primeiro lugar, onde permaneceu por três semanas, e vendeu mais de seis milhões de cópias nos EUA.

GUNS N' ROSES

No ano seguinte vieram os maiores sucessos do gênero da década, na forma de Appetite for Destruction, da banda californiana Guns N' Roses, e Hysteria, do Def Leppard; os dois chegaram na primeira posição na parada de álbuns da Billboard, vendendo bem mais de dez milhões de cópias nos EUA, e de 20 milhões ao redor do mundo até hoje. Appetite for Destruction produziu três singles a chegarem ao Top 10, incluindo "Sweet Child o' Mine", e até hoje é listado como o álbum de estreia de maior vendagem de qualquer artista na história (já vendeu cerca de 28 milhões de cópias). Hysteria foi responsável por sete hits (mais do que qualquer outro grupo ou intérprete de hard rock na história). Naquele mesmo ano o Mötley Crüe lançou Girls, Girls, Girls, o Aerosmith marcou o seu retorno com o álbum Permanent Vacation e o Whitesnake lançou o seu álbum homônimo.

AEROSMITH

Em 1988 e 1989 os sucessos de maior destaque no gênero foram New Jersey, de Bon Jovi, Pump, do Aerosmith, OU812, do Van Halen, e Dr. Feelgood, de Mötley Crüe. New Jersey colocou cinco singles no Top 10, o máximo já obtido por um álbum de hard rock, tendo mais de 18 milhões de cópias vendidas até hoje. Em 1988 a banda Skid Row foi formada, e seu primeiro álbum, Skid Row, foi lançado no ano seguinte, chegando à sexta posição na Billboard 200. No mesmo ano o Mr. Big foi formado, embora só tenha obtido relativo sucesso na década seguinte, com o hit "Green-Tinted Sixties Mind", em 1991, e no ano seguinte, com a "acústica" "To Be With You", primeiro lugar na Billboard Top 100.

MR.BIG


AS MINHAS BANDAS PREDILETAS DO ESTILO

KISS

Essa aí acima, dispensa apresentações. O Kiss, eu nem sei se é certo classificar eles dentro de um documentário sobre hard rock, o que sei é que muitas de suas canções não podem ser consideradas metal. Como banda "dinossauro" que é, pela grandiosidade, talvez não se encaixe em nenhuma classificação possível, mas resolvi colocar eles nesse post que conto um pouco da história do hard rock anos 80, porque com certeza além de fazer hard rock, o Kiss influenciou uma pancada de bandas.

Não vou me estender na história do Kiss, porque é tão grande, que merece um post só para ela. Qualquer dia, eu posto aqui para todos os leitores do blog, uma história resumida dessa fantástica banda.


STRYPER

Em Fevereiro, os músicos da banda de White Metal, Stryper desembarcarão no Brasil. O Stryper também está nesse post, porque apesar de muitos classificarem eles como White Metal, eu acho que eles são hard rock e também porque eles lançaram diversas músicas mesmo com temática voltada à Deus, mas com o estilo hard rock de ser, nas melodias, na vestimenta, nos clipes, nos cabelos, enfim, eles tinham que estar aqui.

Destaques para as canções: Lonely, Honestly e More Than A Man.

T.N.T

Essa próxima é talvez a banda que eu mais goste de hard rock no momento. Muitas vezes namorou com o metal, mas ainda a considero hard, estou falando do T.N.T.

Sei que muita gente vai ficar p da vida comigo depois que eu postar essa matéria, mas pessoal, essa é a minha visão, pode não estar 100% correta, mas também está longe de estar 100% incorreta.

Essa banda teve em sua melhor fase, o sensacional vocalista Tony Harnell que hoje está em carreira solo. Recomendo muito que ouçam na sua voz, canções como: Intuition, Everyone's Start, Deadly Metal, Seven Seas, entre outras.

O vocal desse cara é impressionante recomendo também que ouçam Northern Lights da carreira solo dele.

WHITE LION

O White Lion é outra grata surpresa, que conheci depois de comprar um dvd deles, para a minha esposa, que já os conhecia. Ela me mostrou algumas músicas e hoje posso dizer que estou curtindo e muito o trabalho deles.

Atualmente, eles estão separados, mas foram responsáveis por grandes canções como: Broken Heart, When The Children Cry, Radar Love, Cry For Freedom entre outras.

OTHER IMPORTANT BANDS:

Abaixo listei mais algumas bandas que tiveram algum destaque na cena, mais uma vez seguindo aquela linha das bandas com nomes parecidos com outras, White Lion com White Tiger...rssss:

WHITE TIGER

 WINGER

WARRANT

VIXEN

Essa banda era formada inteiramente por garotas.

E por falar em garotas, falo de uma abaixo, muito especial para o hard rock.


LITA FORD

Essa talvez seja a maior musa do hard rock.


Lita Ford, nome artístico de Carmelita Rossanna Ford (Londres, 19 de setembro de 1958), é uma vocalista e guitarrista de hard rock, que alcançou popularidade na década de 1980.
Lita nasceu em Londres mas tem ascendência italiana. Ela se mudou com a família para os Estados Unidos ainda criança. Lita juntou-se à banda feminina The Runaways aos 16 anos de idade, e após o término do grupo em 1979 iniciou carreira solo. Seus dois primeiros álbuns tiveram um sucesso bastante discreto.
Em 1985 Lita foi indicada para o Grammy de "melhor performance feminina de rock" em Gotta Let Go, junto com Wendy O. Williams e Pia Zadora. Em 1988, com Sharon Osbourne como empresária, Lita alcançou seus maiores sucessos, Close My Eyes Forever (dueto com Ozzy Osbourne, marido de Sharon) e Kiss Me Deadly.
Lita foi casada com Chris Holmes (da banda W.A.S.P.) de 1986 a 1992 e esteve envolvida com Nikki Sixx (do Mötley Crüe) e Tony Iommi. Atualmente, ela é separada de Jim Gillette (da banda Nitro).



VINNE VINCENT INVASION

Banda do ex-músico do Kiss, Vinnie Vincent.

SKID ROW

Essa banda é a cara do hard rock. O Sebastian Bach era tão rosto de moça, que muitas vezes confundia os roqueiros que viam seus posteres...rsss

Eu o vi tocar no último show até então do Guns aqui em São Paulo, no Estádio Palestra Itália, mas solo, sem o restante da banda que tomou outro rumo e que se juntou à outra vocalista.

Anos atrás no Monters Of Rock, o Sebastian Bach levou uma chinela na cara, do público que queria ver as bandas de metal.

Apesar do Ski Row estar no auge, depois de emplacar diversos hits como Quicksand Jesus, In Darkened Room, 18 and Life, entre outros grandes sons, nada fez os headbangers perdoarem ele. Certa vez numa entrevista ele disse que aquele teria sido o pior dia da vida dele como músico e agora recentemente ele disse que teve o melhor dia dele como músico, nesse show que abriram para o Guns. Quando digo abriram, a banda do Sebastian, porque o Skid Row como disse anteriormente tem outro vocalista Johnny Solinger.


TWISTED SISTERS

Twisted Sister é uma banda de hard rock / heavy metal dos Estados Unidos, formada em 1972 na cidade de Nova York. A banda tinha um estilo característico  em que a aparência e a apresentação ao vivo era tão importante quanto a música, e seus membros utilizavam batom, pó-de-arroz, sombra, rouge e roupas espalhafatosas, marcas registradas dos integrantes.

O vocalista Dee Snider é uma figura a parte, que já se envolveu até em tribunais, em casos de pais que acusavam sua música de desvirtuar jovens, no You Tube tem um vídeo muito interessante sobre um desses julgamentos.

Donos de clássicos como I Wanna Rock e Where I Gonna Take It, entre outras canções.


SCORPIONS

SCORPIONS

Os Scorpions não foram uma banda qualquer, está em outra patamar, assim como algumas bandas que mostrarei na sequência.

Formada em Hanôver na Alemanha em 1965 pelo guitarrista Rudolf Schenker, os Scorpions foi a primeira banda de hard rock da Alemanha.
No início eram chamados de Nameless (aqueles sem nomes), depois passou para The Scorpions até o final de 1969, depois foram chamados simplesmente de Scorpions. O primeiro álbum da banda foi o LP Lonesome Crow de 1972, com os irmãos Rudolf e Michael Schenker nas guitarras. No ano seguinte, Michael deixa a banda e foi substituido pelo guitarrista Uli Jon Roth, que gravou os álbuns Fly to the Rainbow, em 1974, In Trance em 1975, Virgin Killer, em 1976 e Taken by Force em 1977.
Aliás, Virgin Killer teve a sua capa proibida em diversos países, porque mostrava uma menina nua e isso provocou diversas críticas à banda, fazendo com que essa capa fosse uma das mais polêmicas do mundo do rock.

O som da banda no início dos anos 70 era originário do hard rock/heavy metal, com nuances de rock psicodélico e com o som mais pesado do que as obras posteriores, já inclinados a uma corrente mais comercial. O último trabalho da "era Uli Jon Roth" é o álbum ao vivo Tokyo Tapes de 1978.

Após a saída de Roth, vem outro jovem alemão Matthias Jabs para ser guitarrista, quando começa o caminho da banda para o mercado dos Estados Unidos com o disco Lovedrive de 1979, que recebeu disco de ouro no país. Na mesma linha seguiria os discos Animal Magnetism em 1980, Blackout de 1982, Love at First Sting, em 1984, Savage Amusement em 1988. Com estes trabalhos demonstraram um som mais comercial, que lhes deram o reconhecimento mundial.

Ao longo de sua carreira de mais de 45 anos, eles lançaram dezenas de singles, álbuns ao vivo, compilações e alguns DVDs ao vivo e tem recebido vários prêmios em nível internacional o que torna a banda mais bem sucedida de hard rock da Alemanha. Seus álbuns já venderam entre de 100 e 160 milhões de cópias mundialmente. Já anunciaram também diversas vezes que iriam fazer uma última turnê, mas toda vez que retornam, dão novas esperanças aos fãs de que a banda não vai acabar.

Para mim, o momento histórico dessa banda foi no Rock In Rio I em 1985, quando tocaram Still Loving You.

VAN HALEN

VAN HALEN

O Van Halen pode ser considerado como o Kiss, uma banda dinossauro. Para quem não conhece a história da banda, vou dar uma breve explicação:

É uma banda de hard rock norte-americana formada em 1974. Foi fundada pelos irmãos Eddie Van Halen e Alex Van Halen, que mais tarde juntou o cantor David Lee Roth e o baixista Michael Anthony.

O Van Halen rapidamente chegou à fama com seu primeiro álbum de mesmo nome em 1978, e é amplamente considerada como um marco nas vendas de rock nos EUA, ocupando a 19ª posição na lista dos maiores vendedores de discos nos Estados Unidos, com 56 milhões e meio de vendas.

É a banda de hard rock e/ou heavy metal detentora de mais singles a chegarem ao topo do Hot Mainstream Rock Tracks, sendo 13 no total. É também uma das cinco bandas de rock a ter dois de seus discos certificados com o Disco de Diamante nos Estados Unidos (Van Halen e 1984, respectivamente). Até o momento, vendeu mais de 90 milhões de cópias de discos mundialmente.


Além de ser reconhecido para o sucesso, a banda é conhecida pelo drama que cerca a saída de antigos membros. As saídas múltiplas de vocalistas David Lee Roth, Sammy Hagar e Gary Cherone foram cercados em controvérsia e cobertura da imprensa, incluindo numerosas declarações conflitantes entre os cantores e a banda. Depois da turnê de 2004 com Hagar, a banda estava em um hiato do público até Setembro de 2007, quando o baixista Wolfgang Van Halen (filho de Eddie) foi confirmado e rumores de que Roth voltaria a banda, ambos os eventos coincidindo com a indução ao Rock and Roll Hall of Fame em 12 de março de 2007. Após anos de especulações, Van Halen voltou a uma turnê com Roth na América do Norte em 2007 e em 2008. Em 2012, a banda iniciou nova turnê e lançou seu primeiro disco em 14 anos, A Different Kind of Truth.

GUNS N' ROSES


Mesmo já citando esses caras lá atrás, eu preciso dedicar um espaço especial para eles. Porque não só para mim, como para muita gente, o Guns N' Roses é a maior banda de hard rock que já existiu. Aí você pode me perguntar, mas Léo, você esqueceu de: Aerosmith, Scorpions, Van Halen e Kiss. Não pessoal, eu não esqueci, e vou lhes explicar porque. O Aerosmith, apesar de ser uma banda sensacional, não conseguiu ao meu ver bater em nível de importância a banda de Axl Rose e cia. Os Scorpions, muito menos, o Van Halen é gigantesco, mas suas mudanças de formações e brigas, também deixam eles um pouco abaixo se comparado ao Guns e o Kiss, que dessa lista poderia ser o único a bater a banda de Axl, ao meu ver junto até com o Van Halen, entra numa categoria de megabanda que já fez um pouco de tudo e que não podemos nos limitar a chamarem eles de apenas hard rock. O Guns não, o Guns tem hard rock na veia e sua legião de fãs devotos, o faz um grupo único. Mesmo com o desmanche provocado por diferenças musicais e pessoais, principalmente entre Axl Rose e Slash, o Guns N' Roses ainda é uma banda importantíssima para a história não só do hard rock, mas como para o rock também. Sim, sei que muitos vão me dizer, há, mais o Guns N' Roses que conhecemos, não existe mais, sim, aquele Guns N' Roses, do jeitinho que conhecemos, não existe, mas seus músicos mesmo em outras bandas, ainda manhentem viva a chama da esperança dos gunners (fãs de Guns N' Roses) de um dia voltarem com a sua formação original, até mesmo porque nenhum dos membros que montam a formação clássica do Guns morreu.
Axl Rose, mesmo sozinho, com vários músicos desconhecidos da grande maioria, leva ainda o nome da banda e por onde passa, é notícia, mesmo com a sua voz, distante do que já foi, o homem que leva o título de homem de várias vozes, 7 no total, ainda surpreende e cada rumor de um lançamento de um novo álbum, vende notícia.

Só por fazer um álbum como Appettite For Destruction (1987) o Guns já merecia um lugar de destaque nessa matéria.

Definição:


Guns N' Roses (às vezes abreviado como G N' R ou GnR) é uma banda norte americana de hard rock, formada em Hollywood, Los Angeles, Califórnia, em 1985. A banda já lançou seis álbuns de estúdio, três EPs e um álbum ao vivo. O co-fundador e líder Axl Rose e o tecladista Dizzy Reed são os únicos membros da formação clássica no atual Guns N 'Roses.

A banda já vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo, sendo cerca de 43 milhões somente nos Estados Unidos. O seu álbum de estréia em 1987, Appetite for Destruction vendeu cerca de 28 milhões de cópias no mundo todo, sendo certificado 17 vezes platina pela RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América).
A formação atual inclui o vocalista e pianista Axl Rose, guitarristas solo Ron "Bumblefoot" Thal e DJ Ashba, guitarrista rímico Richard Fortus, o baixista Tommy Stinson, tecladistas e backing vocals Dizzy Reed e Chris Pitman, e o baterista Frank Ferrer.
Seu último trabalho, Chinese Democracy foi lançado no dia 23 de Novembro (Estados Unidos) e 25 de novembro de 2008 no Brasil e já vendeu (10 de junho de 2010) cerca de 7 milhões de cópias em todo o mundo, atingindo a certificado de platina nos Estados Unidos por chegar a marca de 1 milhão de cópias.


FILMES:

Diversos filmes norte americanos e principalmente, os da década de 80, possuem passagens que falam de algumas bandas de hard rock da época, ou de uma banda, ou de várias bandas, ou alguma passagem rápida, uma canção, enfim, mostrou ao longo dos anos um pouco da cena.

Recentemente, (mas precisamente ontem), assisti um, que é uma espécie de declaração de amor ao hard rock dos anos 80.


Rock Of Ages conta a história de Sherrie (Julianne Hough) que vem para a cidade grande, (vinda do interior) e acaba conhecendo um rapaz Drew Boly (Diego Boneta) que trabalha num bar de rock, na Sunset Strip (famosa rua de Los Angeles que concentra a maioria dos bares que essas bandas tocavam) bar que pertence à Dennis Dupree (Alec Baldwin). O bar fica famoso por fazer o suposto último show da banda Arsenal, liderada por Stacee Jaxx (Tom Cruise) que faz o papel de um rockstar marrento e cheio de viagens filosóficas.

O filme na minha opinião, usou muito mal a caracterização de personagens e num geral é bem fraquinho, mas vale pelas músicas que tocam em forma de musical, até mesmo porque o filme se originou de um musical que aconteceu na Broadway.

Além desse, sugiro que assistam algum da série Quanto Mais Idiota Melhor, Os Cabeças de Vento (poster abaixo) e A Ressaca.


A Ressaca:



Bom galera, é isso aí, desculpem o post gigante, mas acredito que sintetizei nele, o que tem de principal para se falar, quando o assunto é hard rock.

Espero que me deixem comentários falando se gostaram ou não, ou o que gostaram e o que não gostaram, pois só assim melhorarei nos próximos posts.

Um grande abraço e fiquem com Deus.


HARD ROCK LIVE FOREVER AND EVER!!!





























Comentários

Anônimo disse…
Faltou a fase glam/hard do Pantera, que é bem diferente do que fizeram a partir do Cowboys From Hell. Eles lançaram 4 álbuns nessa fase:

Metal Magic (1983)
Projects in the Jungle (1984)
I Am the Night (1985)
Power Metal (1988)

Apenas o último tem o Phil Anselmo já nos vocais. Aqui está uma amostra: http://www.youtube.com/watch?v=KUKneC71HDI

De resto, muito bom! Is we!

\m/\m/
Unknown disse…
Cara, vale a pena vc conhecer Dokken! Meu, é incrível mesmo! Comece pelo 1° disco (breaking the chains) e vá na ordem, aí vc vê a evolução musical deles. Sei lá, pra mim são os melhores do hard dos anos 80, ao lado de Mötley Crüe... Vc comentou do Ozzy, inclusive o The Ultimate Sin é um álbum magnífico, que poucos lembram! Vale a pena, vc vai adorar man.
Leonardo disse…
Obrigado pela dica e por ter acessado a página!!! E sim, Dokken é uma banda muito boa!!!
Anônimo disse…
Apesar de o post ser antigo e somente agora eu tê-lo lido, eu amei. A época de ascenção da maioria das bandas citadas nele coincidiu com a minha adolescência e eu acompanhei o surgimento das bandas dos anos 1980 como a maior fã do gênero. até hoje, gostaria de, naquela época, ter tido a oportunidade de recorrer os shows dessas bandas todas como faço hoje. Todas as bandas citadas neste post estão na minha playlist diária. Agora mesmo, enquanto escrevo isso, escuto Scorpions, com The best is yet to came. Amei mesmo.

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE