Merveilles



MERVEILLES - Malice Mizer - 1998


Com certeza esse álbum da banda japonesa Malice Mizer, é um dos que mais ouvi na vida.
Não sei muito bem explicar o porque, dentre tantos álbuns que já ouvi, escolher justamente esse um dos que mais ouvi, mas posso lhes assegurar que não é a toa.

O álbum cria uma atmosfera de algo novo, pode não ser tão virtuoso, ou cheio de técnica, mas com certeza, é um álbum que lhe chama a atenção logo de cara, quando ouvimos. Músicas como Syunikiss, Bel Air, Au Revoir, Le Ciel (Heaven), Gekka no Yasoukyoku se tornaram verdadeiros clássicos do visual key, tanto pela sua melodia, quanto pelos seus videoclipes.

Depois desse álbum o Malice Mizer se tornou uma das bandas mais importantes da história do Japão.

Com a seguinte formação:

Gackt – vocais e piano

Mana – guitarra e teclado
Közi – guitarra e teclado
Yu~ki – baixo
Kami – bateria


O Malice Mizer se consolidou no Japão e alguns outros países do mundo também, após o lançamento desse álbum que foi o terceiro álbum da banda. Muitos fãs podem  até discordar de mim, mas para mim, esse foi o álbum que catapultou a banda para o estrelato. E ele é base para o show Merveilles L' Espace que a banda gravou em dvd também meses depois.

Inicialimente a banda tocou no Nippon Budokan, aonde teve um grande espaço para a realização do espetáculo que contou com uma excelente estrutura para a realização da montagem do palco. Foi um sucesso enorme. O show tem diversos efeitos especiais e contou com uma estrutura de iluminação e som, invejável e tudo isso foi pensado, porque o tipo de espetáculo que o Malice Mizer se programava para apresentar, iria requerer casa recurso ali empregado, seja pela musicalidade, ou pela maneira teatral como o grupo apresentaria suas músicas.

Esse show foi lançado em home vídeo como Merveilles L'Espace.
Em julho de 1998, na Arena de Yokohama seria o último show do vocalista: Gackt, que em janeiro de 1999, no auge do sucesso do Malice Mizer, deixou a banda para seguir carreira solo.


Poucos meses depois de sua partida, o baterista Kami morreu de uma hemorragia subaracnóidea em 21 de junho. Mas a banda continuou na ativa, como Kami foi substituído por um membro não-oficial, um novo vocalista foi recrutado, seu nome: Klaha. Até então, a banda tinha abandonado o som mais leve que tinha como base uma música pop e que foi também o som base da era Gackt para uma mistura dramática de música barroca, gótica, metal e música eletrônica.

CONHECENDO MAIS A BANDA:

Vamos explicar aqui, porque acima, usei o termo "ERA" para definir uma fase da banda.
Na verdade a banda se dividiu em "eras", baseadas nos vocalistas que passaram pela banda, porque toda vez que um deles passava pela banda, toda temática da banda, sofria modificações:

A era Tetsu: (1992 - 1994) 
a era Gackt: (1995 - 1999)    
e a era Klaha: (2000 - 2001)

COMO SURGIU:


Malice Mizer (マリス・ミゼル Marisu Mizeru?) foi uma das bandas mais influentes do movimento visual kei que existiu, sendo um dos pioneiros no estilo (junto com X Japan e Luna Sea), e tem seu período de atividade de 1992 a 2001. Formado por Mana e Közi, o nome da banda vem de "malícia e miséria", extraído de "Nada além de um ser de maldade e miséria" - resposta para a pergunta a pergunta "O que é humano?". A música nos primeiros momentos da banda tem a sonoridade clássica e pop, e em em momentos finais, afastou-se do romantismo francês e incorporou aspectos gótico-vitoriano após várias tragédias que se abateram sobre a banda.
O Malice Mizer foi famoso tanto pela sua música como por suas apresentações ao vivo, com luxuosos figurinos históricos e cenários, peças curtas de teatro mudo antes de várias canções, coreografias extravagantes, e até mesmo o palco sendo uma réplica em dimensões reais de uma catedral, para ilustrar um álbum. Ao longo de sua história, a banda passou por várias formações diferentes e três mudanças drásticas de imagem.
Em 11 de dezembro de 2001, foi anunciado que Malice Mizer entraria em hiatus indefinido. No entanto, de acordo com a Mana, três dos membros (Mana, Közi e Yu~ki) recuperaram contato freqüente a partir de meados de 2008. Depois, em 27 de dezembro, sete anos após o anúncio do hiatus, Közi tocou com Mana e seu projeto solo, Moi dix Mois, no evento "Dis Inferno Vol.VI). Em 2009, Közi fez uma pequena turnê com seu amigo intitulada "Deep Sanctuary". Um ano depois, em julho de 2010, fizeram novas apresentações com o nome "Deep Sanctuary II", com Yu~ki como convidado especial no Akasaka BLITZ no dia 17. Esta foi a primeira vez em nove anos que os membros originais de Malice Mizer tocaram juntos de novo.


Hoje o Moi Dix Mois é a banda principal de Mana e o sonho dos fãs de ver o Malice Mizer com a sua formação principal juntos novamente, parece um sonho distante, quiça quase impossível, primeiro porque mesmo que se reunissem, o baterista Kami, já faleceu como disse anteriormente, teriam que arrumar um substituto à altura para um membro tão querido pelos fãs, como foi Kami e principalmente porque o vocalista Gackt, por diferenças musicais, prefere seguir em carreira solo. Recentemente chegou até a participar como ator de um filme norte-americano.

O ÁLBUM:


O álbum foi lançado em 18 de março de 1998, pela Columbia. Na semana quinta semana de Março alcançou o número dois nas paradas da Oricon, com vendas de 169.290 cópias, enquanto na primeira semana de abril, alcançou o número 12, com vendas de 41.900 cópias. Depois foi relacionado para 16 semana. Até o final do ano, havia vendido 307.450 cópias, foi o 73 álbum mais vendido do ano.

Além disso, os singles do álbum são os de maior sucesso na história da banda. Em 1997, "Bel Air" e "Au Revoir" foram lançados e ambos alcançaram o número 42 e 20 respectivamente nas paradas das rádios, enquanto a última foi a primeira da banda a entrar no top 10 das paradas, e ficou por lá por 11 semanas.
Em 1998, antes do lançamento do álbum, "Gekka No Yasoukyoku" foi lançado e alcançou o número 11 por onde ficou por 12 semanas.
Mais tarde foi seguido por "Illuminati", que alcançou a posição de número 7 e "Le Ciel", que chegou a posição de número 4.  Foi o único single da banda que foi escrito e composto pelo ex-vocalista Gackt.



TRACK LIST:

NOME DA FAIXA                                             COMPOSITOR                                     TEMPO DE DURAÇÃO:


1. "~De Merveilles" (...of wonders)     Mana                                         1:07

2. "Syunikiss ~Nidome no Aitou~" (Syunikiss 〜二度目の哀悼〜; Second Mourning)    Yu~ki 4:14

3. "Bel Air ~Kuuhaku no Shunkan no Naka De~" (ヴェル・エール ~空白の瞬間の中で~; Within Moments of Nothingness)                       Mana                                         5:34

4. "Illuminati"                                  Közi                                          5:12

5. "Brise"                                          Közi                                          5:03

6. "AEGEN ~Sugisarishi Kaze to Tomo ni~" (エーゲ〜過ぎ去りし風と共に〜; Aegen ~Gone with the Wind~)                                                Mana                                          4:58

7. "Au Revoir" (Goodbye)                Mana                                          4:54

8. "Ju te Veux" ([sic] I Want You)        Közi                                          4:37

9. "S-Conscious"                          Mana                                          3:20

10. "Le Ciel" (Heaven)                        Gackt                                  5:00

11. "Gekka no Yasoukyoku" (月下の夜想曲; Nocturne in the Moonlight) Közi            3:45

12. "Bois de merveilles" (Forest of Wonders)








FICHA TÉCNICA:

Lançado em 18 de Março de 1998
Estilo: Rock Gótico, eletrônico, art rock, rock simfônico
Duração: 47 minutos e 39 segundos
País de origem: Japão
Idioma: Japonês
Gravadora: Columbia Music Entertainment
Produção: A produção ficou a cargo do próprio Malice Mizer

Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE