O misterioso: Geraldo Vandré

Geraldo Vandré: "O Mito que não quis mais saber da pessoa que foi e da importância que teve para a música brasileira e porque não, para a política desse país"

por Leonardo G. Pereira

Geraldo Vandré

Sem sombra de dúvidas, um dos mais misteriosos cantores brasileiros, e que felizmente já tive a oportunidade de conhecer sua obra. Sou fã dele desde criança, quando eu nem sabia o tanto que eu admirava suas canções, ouvia ainda pequeno, brincando na sala, enquanto minha mãe, limpava a casa. Ela sempre gostou de suas canções e foi a principal responsável, por fazer eu conhecer a obra desse artista, ou mito??? Do qual quanto mais leio sobre ele, mais sinto curiosidade de saber mais e mais.

Apresento à vocês, Geraldo Vandré ou como ele mesmo gosta de ser chamado Geraldo Pedroso de Araújo Dias Vandregísilo, segundo ele próprio, o Geraldo Vandré que o Brasil conheceu, morreu em 1968.
Muitos boatos, ao longo dos anos, disseram que ele ao sair do Maracanãzinho, após sua música ter sito tocada no festival, que os militares o prenderam e o torturam seguidamente por vários dias, ele mesmo, diz que isso é fantasia, que nunca aconteceu e que ele próprio, se auto-exilou. Esteve supostamente no Chile e na França, antes de voltar para o Brasil.

Se eu fosse jornalista, gostaria de entrevistá-lo, ou mesmo conversar com ele, como um amigo, porque a mente desse cara, é rara, ele conseguiu, na minha humilde opinião, com músicas "aparentemente" simples, transmitir uma emoção em suas canções que poucos cantores conseguem passar com tanta sinceridade. Conseguiu, ter uma música sua, transformada em Hino da Luta contra a Ditadura e hoje, ele renega qualquer coisa ou qualquer imagem que o coloque como muitos colocaram, o "Che Guevara da música".

"Para não dizer que não falei das flores" sua música mais famosa, é tão bela e ao mesmo tempo, tão histórica, é tão triste e ao mesmo tempo tão tensa, toda vez que eu ouço essa música, eu sinto que estou vivendo o Movimento Contra a Ditadura Militar no Brasil, que permeou os anos 60. Me sinto como um membro da UNE, marchando contra uma fileira de soldados armados.

Esse post é para quem não conhece suas músicas, as qual recomendo fortemente e para quem já o conhecia um pouco de sua trajetória, segue alguns links de algumas das coisas mais recentes que saiu sobre ele, na mídia.

Geraldo ainda jovem...

Links:

Entrevista "bombástica" feita pelo jornalista Geneton Moraes Neto para a Globo News, depois de anos e anos de silêncio:

http://www.youtube.com/watch?v=TYextKTVePY

E duas matérias muito interessantes de pessoas que o conhecem e que explicam, algumas coisas interessantes sobre esse misterioso cantor brasileiro.

http://revistatrip.uol.com.br/revista/191/reportagens/nao-e-o-vandre.html

http://revistatrip.uol.com.br//revista/191/reportagens/geraldo-vandre.html

Discografia:

1964: Geraldo Vandré (álbum)
1965: Hora de Lutar
1966: 5 Anos de canção
1968: Canto geral
1974: Das Terras de Benvirá
1985: Fabiana

Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE