Reencarnação



Luz, do quase-morte...



Vida ao longo dos anos...



REENCARNAÇÃO

Hoje vou falar de um assunto polêmico. A Reencarnação.

Começando com o conceito.

Reencarnar significa voltar à carne novamente, tornar a nascer.
Equivale-se ao renascimento.
Entretando, o renascimento deve ocorrer exclusivamente dentro da mesma espécie, conforme o que se tem observado até agora.

A crença na reencarnação é antiquíssima e bastante difundida. Ela sempre constituiu o dogma básico da maioria das religiões primevas.
Nem todas as descobertas empíricas ou téoricas foram imediatamente aceitas e incorporadas ao sistema dominante dos conhecimentos científicos. Pelo contrário, algumas chegaram a ser energicamente combatidas.

No Velho e Novo Testamentos há várias passagens em que se notam alusões à crença na reencarnação, cultivada pelos primitivos adeptos do Judaísmo e do Cristianismo, Ei-las: Velho Testamento: Job, 1:21: Jeremias, 1:5; Malachias; 1:2-3, Novo Testamento: Matheus, X17-15;XVI:1-14, XVII:10-13 Marcos. VIII:27-28, IX:11-13: Lucas, 1:17, VII:24-28, 1X:18-19: João:1-13, VII:56-58. IX-3: Efésios, 1:3-5.

A reencarnação é um dos pontos fundamentais do Espiritismo, codificado por Allan Kardec, do Hinduísmo, do Jainismo, da Teosofia, do Rosacrucianismo e da filosofia platônica. Existem vertentes místicas do Cristianismo como, por exemplo, o Cristianismo esotérico que também admite a reencarnação.

A referência como já dito acima, a conceitos que poderiam lembrar a reencarnação ou a crença nela na maior parte das religiões, incluindo as religiões do Egito Antigo e algumas religiões indígenas também.
Reencarnação e Ciência

A reencarnação é no fundo, objeto de crença dos fiéis de determinados segmentos religiosos ou simpatizantes desses segmentos. Da mesma forma que a ressureição é para outros. A ciência por sua vez não se presta a provar ou não a reencarnação, isso porque entre outros argumentos a ciência faz um determinado recorte da realidade que pode ser provado, demonstrado, testado etc. O aspecto subjetivo que sustenta as idéias da reencarnação dificulta eventuais demonstrações, fazendo com que tais idéias aportem no âmbito da fé e da crença, o que não significa necessariamente qualquer falta de mérito de qualquer de uma delas, senão que se limitam ao campo da fé e da experiência individual. Por mais evidentes que possam parecer alguns relatos, cientificamente sob os atuais domínios do conhecimento científico, não podem ser provados...

Ainda assim...

Existem hoje, professores de faculdade, inclusive da USP (Universidade de São Paulo) e de outras universidades não só aqui no Brasil, como nos Estados Unidos e em alguns outros países, interessados em tentar provar a existência da reencarnação e da realidade das experiências do "quase-morte".

Experiências de quase-morte

Hoje, os céticos reportam os inúmeros fenômenos em inúmeras localidades no mundo, (no qual pessoas, alegam terem chegado muito perto de uma luz, ou de algo que indicaria a suposta passagem da vida terrena para a vida espiritual), como algo impossível de acontecer. Alguns médicos e religiosos contrários a idéia, alegam diversas explicações para confrontarem a idéia do quase-morte.

Alegam que a pessoa por exemplo, numa sala de cirúrgia em posição grave de saúde, pode ter alguns distúrbios no cerebro, justamente pela situação em que ela se encontra, brigando para viver. Alegam que os pacientes estava em estado de inconsciência, podem gerar ilusões das mais diversas e dentro dessas, poderiam estar as experiências do quase-morte e por isso, acabam vendo coisas, que no dia a dia, numa situação normal, só veriam usando alucinógenos, ou algum outro tipo de droga pesada.
Por outro lado, quem crê, pede uma explicação plausível dos que não acreditam naqueles casos mais graves que a pessoa já tinham pouquíssimos sinais de vida e mesmo assim, descreve coisas que aconteceram na sala de cirurgia de forma impressionante. Vou exemplificar: o susposto paciente consegue ter uma vista do alto da sala de cirúrgia. A pessoa supostamente se projeta para fora do corpo e vê o próprio corpo sendo operado.

Nesses casos, até já se foi falado de pessoas que viram determinadas ações, conversas, gestos dos médicos durante a operação, mesmo estando "apagadas" e depois falaram com os médicos sobre isso, supreendendo à todos, pela riqueza de detalhes e pela impossibilidade daquilo ser possível cientificamente falando. Já foram relatados casos de pessoas que falaram para os médicos até algo que eles conversavam entre dois médicos, em voz baixa e longe da mesa, o que numa situação normal, seria algo impossível de acontecer com alguém debilitado. Como que a pessoa aumentaria o campo de audição, estando entre a vida e a morte e inconsciente??

Céticos

Para tudo que existe crença nesse mundo, existem aquelas pessoas que duvidem. Você pode colocar qualquer enquete na internet, por mais que um assunto seja de opinião pública, sempre terá alguém que irá fazer parte do menor valor da estatística daquela pesquisa, certo?? pois bem....

As pessoas que não acreditam na reencarnação, seja por motivo religioso, ou por ceticismo, alegam que não existe a possibilidade de coisas como as que descrevi acima acontecer, mesmo não sabendo como explicar casos como esse que contei. Eles alegam que exista em alguns outros casos a fraude e outras coisas mais.

Céticos criticam tais estudos de casos, por melhor descritos que sejam, por serem evidências anedóticas coletadas retrospectivamente, além de não eliminarem a possibilidade de fraude. De fato, normalmente não há controle contra a fraude, porém os reencarnacionistas apontam que existem características típicas de tais casos que seriam difíceis de serem fraudadas, tais como os defeitos e as marcas de nascimento, e as fobias
demonstradas pelas crianças. No entanto, tais casos são descritos retrospectivamente - uma fobia específica, determinada marca de nascença ou preferências pessoais, são explicadas encontrando-se relatos de pessoas que morreram de determinada forma, tiveram algum tipo de lesão ou tinham determinadas preferências. Como qualquer fobia pode ser relacionada a alguma pessoa que já apresentou morte pelo objeto da mesma, não há nenhum local do corpo onde se possa ter uma marca de nascença que alguém não tenha se ferido e preferências pessoais não são exclusivas, para eles, tais relatos não teriam grande valor científico.

Se acontecesse exatamente como algumas doutrinas como o espiritismo diz, muitos não sabem, mas os indícios de um ser voltar, morrer denovo, voltar e morrer denovo, para voltar em outro corpo, explica bem como alguém poderia "pagar" pelos seus erros na Terra e depois "desfrutar" como uma espécie de "pagamento" por boa conduta. Quem crê em reencarnação, não acredita que podemos viver uma vida inteira, que pode se acabar a qualquer momento e pronto, acabou e nada mais acontece. E aquela memória fotográfica da nossa vida, para aonde vai?? E os ruins?? aonde ficam?? E os bons momentos??? fica tudo no passado?? Nada pode ser corrigido num futuro não muito distante?? Enfim, são muitas as perguntas que podemos fazer baseando na idéia daqueles que acreditam e muitas perguntas também se baseando naqueles que não acreditam em reencarnação. Se não voltamos à Terra, para aonde vamos?? Como pagamos as nossas dívidas, ou seja, uma mulher que traiu o marido por anos, depois de morrer, como que ela seria "punida" por tal falta??

Independente da sua crença, achei interesssante para finalizar esse tópico e abrir a polêmica de vez, postar um link que para mim, foi muito interessante.

O link abaixo, mostra a possível mudança de um ser para outro, enfatizando a reencarnação ao longo dos anos e nesse caso específico, foram destacadas pessoas famosas.

Observação:
Quem acredita em reencarnação, afirma com convicção que isso aconteça todos os dias, com qualquer um de nós e não só agora, isso já vem de muito tempo, com o objetivo de buscar sempre a evolução dos seres. E vai continuar acontencendo...

Bom, chega de blá-blá-blá e vamos ver o vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=T3fB6XXNkCE

Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE