NARCOS - PARTE 1 - COLÔMBIA

NARCOS - PARTE 1- COLÔMBIA

Narcos Colômbia

Essa semana eu terminei de assistir a última temporada da série Narcos México. Mas para entender um pouco mais sobre essa série da Netflix, vamos falar da série que antecedeu Narcos México, que foi a Narcos Colômbia. Apresentada apenas como Narcos em 3 temporadas, ela contou um pouco do que aconteceu nos anos que o Cartel de Medelín se formou e depois o domínio do Cartel rival, o de Cali.

Depois pretendo fazer um post apenas sobre a Narcos México, que tem como personagem principal o lendário narcotraficante: Miguel Angel Félix Gallardo.

A primeira temporada conta como Pablo Emílio Escobar Gaviria, o famoso Pablo Escobar se tornou o maior traficante de drogas do mundo. Para vocês terem uma ideia, Pablo Escobar acumulou uma fortuna avaliada em 3 bilhões de dólares!!! E aproximadamente 80% do mercado de cocaína no mundo, nos anos 80, era administrado por ele.

Dinheiro de Pablo Escobar

Quem interpreta ele de maneira magistral, é o ator brasileiro Wagner Moura. Na série, vemos primeiro a ascensão do Cartel de Medelín, que é comandado por Pablo Escobar e depois entramos no mundo do Cartel de Cali, que era o maior inimigo direto de Pablo na Colômbia. Ambas organizações extremamente organizadas e poderosas.

Wagner foi até a Colômbia para aprender espanhol e chegou a engordar 20 quilos para fazer o papel. Ele tinha muito receio, por não dominar o idioma e por ser muito magro, mas Padilha o diretor de Tropa de Elite e produtor da série queria muito que ele participasse do projeto.

Wagner a esq, vivendo Pablo Escobar e Gustavo seu primo

Vocês sabem o que é Drug Enforcement Administration? DEA, é a organização norte-americana que combate os cartéis que controlam o tráfico de drogas no mundo.

E a série é contada a partir do ponto de vista de um dos agentes do DEA. No caso da Narcos Colômbia, coube a Steve Murphy (agente que realmente existiu de verdade) contar a história da caça deles, a Pablo. O ator que interpreta ele é Boyd Holbrook. E o ator Pedro Pascal, interpreta seu parceiro, o agente conquistador de mulheres, Javier Peña.

Peña e Steve na vida real

Steve e Peña a direita

Um ponto interessante aqui é que vemos uma narrativa que não isenta os Estados Unidos. Muito pelo contrário, tem forte crítica contra o país e vemos uma série que aponta os erros dos traficantes e dos policiais também. Em outras palavras, agrada aos dois lados.

O diretor José Padilha dirige apenas os primeiros episódios de Narcos. Os seguintes são dirigidos por Fernando Coimbra, também brasileiro, o mexicano Guilhermo Navarro e o colombiano Andi Baiz.

A trilha principal da série, fica a cargo do ex-Los Hermanos, Rodrigo Amarante que canta Tuyo e Pedro Bromfman como compositor. Eu acho que essa música foi perfeita para a série. Ela é triste e ao mesmo tempo faz a gente imaginar como se tivesse vivendo tudo aquilo, naquela época. É o tipo de tema que marca um seriado. Assim como a música tema da série True Blood.

Os atores, nossa, tem gente de todas as nacionalidades: Chile, Estados Unidos, Brasil, Argentina e obviamente Colômbia.

Logo quando começa a série, temos uma visão aérea da Colômbia que já é um show a parte.

Impressionante a semelhança da Colômbia com o Brasil. Casas coloridas, favelas, um povo trabalhador, povo festeiro, mulheres bonitas, muita fé na igreja católica, a pobreza, aonde as pessoas se vendem por muito pouco, enfim vemos um pouco de tudo e as câmeras nos levam em uma viagem pelas ruas de Medelín, que transportam a gente para dentro daquela Colômbia nos anos 80, que Pablo mandava e desmandava no país.

"O realismo mágico trata de coisas "muito estranhas para ser verdade" que há um motivo para ele ter nascido na Colômbia".

Essa frase para mim é sensacional, logo no começo da série vemos essa frase que tenta explicar o que é difícil de explicar. Muitas coisas que são relatadas nessa série, realmente aconteceram. É tão surreal, que é difícil de acreditarmos. Mas os registros históricos e os depoimentos não deixam sombras de dúvidas de que alguns feitos de Pablo, realmente aconteceram e chega a ser assustador, saber que um homem, tinha um poder tão grande sobre um povo.

FATOS MARCANTES QUE VEMOS EM NARCOS COLÔMBIA

Uma série original Netflix

Um item que me chamou muito a atenção foi saber que o tráfico de drogas teve muita força no Chile e só não foi para frente porque o ditador Augusto Pinochet exterminou todos os narco-traficantes, fazendo a prática ser migrada para a Colômbia. O professor de história da Stony Brook University que fica nos Estados Unidos, autor do livro Andean Cocaine, Paul Gootenberg sustenta essa tese.

De 1950 a 1973, o Chile era o país com maior poder para fazer o refino da cocaína. Quando digo que Pinochet exterminou os traficantes, isso foi na série, porque na vida real, a maioria foi extraditada para os Estados Unidos, ou fugiram.

General Augusto Pinochet

Outra história impressionante é da espada de Simon Bolívar. Sim, o grupo para-militar M19, roubaram a espada do líder histórico. Na série, eles são um grupo de guerrilha rural, mas na verdade eles eram urbanos.

Outra dúvida que muita gente tem, é se realmente o grupo entregou a espada de Simon Bolívar para Pablo Escobar. O próprio filho de Pablo, diz que é verdade, mas o grupo diz que nunca entregou a espada para traficantes. Alguns especialistas no assunto, acreditam que o grupo entregou a espada para o governo colombiano.

Outro fato que realmente aconteceu, Pablo Escobar se envolveu com a política em meados de 1982. Mas diferente de como a série mostra, que Pablo teria procurado os políticos, o que aconteceu na vida real foi o oposto, os políticos teriam procurado Pablo. E ironicamente um dos maiores defensores, do fim dos narco-traficantes, Luis Carlos Galán, teve um membro do seu futuro partido, entrando em contado com Pablo, para lhe oferecer uma chance na política.

Pablo na política!

Galán decidiu expulsar Pablo de seu partido depois, o Nuevo Liberalismo. E uma prisão que aconteceu em 1976, teria sido o fato negativo que fez com que Pablo fosse removido da política. Isso mostra de alguma maneira na série.

Luís Carlos Galán


Entre os dias 6 e 7 de Novembro de 1985, o grupo para-militar M19, realmente invadiu o Palácio da Justiça do Governo Colombiano ferindo mais de 100 pessoas.

Na série, isso foi financiado pelo dinheiro de Escobar. Mas existem estudiosos do assunto que acreditam em outra história. Pablo teria até lamentado, quando Ivan O Terrível, havia sido morto anos depois, Ivan era o líder do M19.

Na série, Escobar é quem dá um fim em Ivan, depois de usá-lo para fazer o ataque.

Ivan - O Terrível

Outro fato que realmente aconteceu, é que entre os 5.000 mortos, por Escobar, existem nomes importantes, como 3 ex-candidatos a presidência da Colômbia. Carlos Pizarro, Bernardo Jaramillo e obviamente Luiz Carlos Galán.

Cesr Gaviria, realmente a pedido do filho de Galán foi o sucessor presidencial e de acordo com os colombianos, apesar de negociar a entrega de Escobar, ele foi muito duro contra o narcotráfico.

Juan Carlos Giraldo teria dito em seu livro "De Rasguño e otros segretos del bajo mundo" que o homem que explodiu o vôo 203 da Avianca em 27 de Novembro de 1989, fora Darío Uzma. Com uma bomba caseira, ele matou 107 pessoas e mais 3 que foram atingidas pela queda do avião e sim, foi a mando de Pablo Escobar. Ele teria tido ajuda de um membro do grupo espanhol ETA. Ainda foi dito que quando Darío foi cobrar o dinheiro pelo serviço, teria sido morto por gente de Escobar.

Avião similar ao que Pablo derrubou

Pablo cometeu vários sequestros de pessoas ligadas a política e uma personalidade que ele teria sequestrado fora Diana Turbay, filha do ex-presidente Júlio César Turbay.

O escritor Gabriel García Márquez em seu livro Notícia de Um Sequestro narra, um pouco do sequestro de Diana que infelizmente depois de 6 meses de cativeiro, foi morta em uma operação de resgate mal-sucedida.

Diana Turbay

Na série mostra que Gustavo, primo de Escobar teria um envolvimento com Marta Ochoa, mas diferente do episódio, não existem registros de que Gustavo tenha tido algo com Marta.

Mas talvez uma das histórias mais incríveis diz respeito da Catedral. La Catedral melhor dizendo, a prisão de Pablo Escobar. Que tinha campo de futebol, colchão de água, video-cassete, tv de 60 polegadas, banheira e até lareira.

La Catedral

Na série vemos caminhões levarem dezenas de prostitutas para La Catedral. Em relatos de alguns sicarios de Escobar, acontecia de tudo lá dentro. Desde mortes horríveis, até orgias entre os homens de Escobar e as prostitutas que eram levadas até lá.

Um dos sicarios mais importantes que trabalharam com Pablo, foi Popey, morto recentemente por causa de câncer.

Mas na série ele não aparece.

Um dos que mais tem destaque é La Quica. Ele foi um dos sicários mais violentos de Pablo Escobar.

Abaixo fotos do ator que interpretou La Quica e o verdadeiro La Quica.

La Quica da ficção

La Quica verdadeiro

Na série também vemos Pablo ter relações com uma jornalista. Abaixo uma foto da atriz que interpretou esse papel

Virgínia na ficção

A verdadeira amante de Pablo Escobar, seria Virginia Valejo, foto abaixo:

Virgínia e Pablo a direita
Em um relato a revista Marie Claire, a hoje apresentadora Virginia, disse que certa vez Pablo a estuprou, pois ficou sabendo que ela poderia se unir a Gilberto Rodríguez, um dos líderes do Cartel oposto ao de Medelín, o Cartel de Cali. Na entrevista, ela confessa que tinha vontade mesmo de ficar com Gilberto.

No livro Amando Pablo, Odiando Escobar ela conta em detalhes o fato.

Outra foto de divulgação da série
Wagner Moura na série está fantástico. Existe uma reportagem aonde o filho de Escobar aponta 28 erros da série, mas ao meu ver, mesmo a série cometendo erros, colocando algumas coisa fictícias e romantizando muitos momentos, não tem como não achar que Narcos Colômbia é uma série muito boa e para mim, uma das melhores que já vi. Vários personagens importantes. Como Pablo, La Quica, os agentes da DEA, a esposa do agente Steve, as mulheres que se envolveram com Pablo, outros traficantes que se aliaram a Pablo, é muita gente, ficaria a noite inteira aqui para escrever sobre todos. A intenção do post é fazer quem assistiu relembrar e principalmente, quem não assistiu, veja essa série.

O CARTEL DE CALI

A queda de um Império!!!

E por falar em Cartel de Cali, na última temporada de Narcos Colômbia, o foco é o Cartel de Cali.

Temos muitas histórias que contam a trajetória dessa organização que era muito mais discreta que a organização de Medelin.

Uma das que me chama atenção é a mulher que se envolve com um dos membros da organização depois de ter o marido morto pela própria.

Miguel e a personagem Maria

Maria é vivida por Andrea Londo

Os sócios e irmãos: Pacho Herrera (vivido pelo ator Alberto Ammann), Gilberto Rodríguez Oreruela (interpretado por Damian Alcazar), Miguel Rodríguez Oreruela (Francisco Denis) e Chepe Santacruz Londono (Pepe Rapazote).

Abaixo fotos deles:

Gilberto
Gilberto começou os negócios da família com empresas de fachada, entre elas, farmácias. Era o número 1 do grupo, um cara que não gostava de chamar atenção, sempre muito discreto, não queria envolvimento com o Estado e nem com políticos. Era um verdadeiro homem de negócios, pacífico. Ficou conhecido como o "Enxadrista" por agir como um jogador de xadrez. Junto do irmão Miguel, patrocinavam o América de Cali. Famoso clube de futebol da Colômbia.

Preso em 1995, em seu luxuoso apartamento, conseguiu sair da cadeia e foi preso novamente em 2004 sendo extratitado para os Estados Unidos, aonde cumpre pena de 30 anos.
 

Miguel
O Miguel era o número 2 da organização.
Coordenou o envio de drogas para os EUA, era o cérebro da organização. Também foi o líder que comandou operações contra Pablo Escobar.
Foi preso em 1995 logo depois do irmão Gilberto, depois extraditado para os EUA aonde pegou em 2005, pena de 30 anos.


Pacho Herrera
A homosexualidade de Hélmer Pacho Herrera que vemos na série, é real. Chamado pela imprensa colombiana de: "O Homem dos mil rostos", se rendeu em 1996.

Ficou 1 ano fugindo da polícia com sucesso.

Foi assassinado em Novembro de 1998, em uma penitenciária de segurança máxima e sua morte desencadeou uma guerra entre Cartel de Norte Del Valle e o Clã Herrera. 


Chepe Santacruz Londono

Chepe tem grande destaque na série. Ele é quem gerencia os negócios de Cali nos Estados Unidos. Fez parte do grupo Los Chemas, se tornou um dos mais violentos da organização conduzindo com mão de ferro os negócios da família em Nova Iorque. Foi preso em Julho de 1995, escapou em Janeiro de 1996.

Sua fuga, fez os Estados Unidos romper relações com a Colômbia e meses depois, aos 53 anos, foi morto pela polícia de Medelín.

Um negócio bem legal é que na Narcos México, ainda veremos muito Pacho Herrera, negociando com Miguel Angel Félix Gallardo. Inclusive ele ganha um tom bem arrogante e que irrita e muito Miguel Angel. Pacho em Narcos México é quem dita as regras do jogo e se apresenta como um profundo conhecedor do mundo do tráfico de drogas.

Ainda não encontrei nada se realmente Pacho Herrera teve encontros com Miguel Angel, fazendo o elo dos negócios de drogas entre Colômbia e México, mas como pretendo fazer um post só sobre Narcos México, se descobrir algo, colocarei no post sobre Narcos México.


CURIOSIDADES SOBRE PABLO ESCOBAR


Fazenda Napoles

Obviamente que a série Narcos Colômbia e suas 3 temporadas, dão grande destaque para Pablo Escobar, mas ele não é a peça principal dessa série, veremos muito sobre o Cartel de Cali, principalmente na última temporada, depois de Pablo já ter sido morto.

Mas não tem como falarmos dessa série e não darmos maiores detalhes sobre esse personagem icônico da história, no que tange o mundo do narcotráfico.

Escobar com 22 anos já era milionário, dá para ter noção de algo assim? Nasceu no dia 1º de Dezembro de 1949 em Rio Negro -Antioquia - Colômbia, teve uma infância muito pobre. Detalhes disso, vocês podem ver na série El Patron Del Mal, que mais parece uma novela de tantos episódios que tem. Comecei a assistir, mais parei, porque achei longa demais. Mas vamos voltar a história de Pablo Escobar...

Pablo e sua esposa

Chegou a entrar no curso de Ciências Políticas quando jovem, mais seus pais não conseguiram pagar o curso e ele teve que abandonar.
Começou no crime, vendendo lápides de cemitério, depois cigarros contrabandeados e bilhetes de loteria falsificados.
 
Em meados de 1970, foi ele trabalhou de guarda-costas e ladrão. Ganhou 100 mil dólares por sequestrar um político importante.

Foi preso em 1974, pelo furto de um carro. Escobar juntou tanto dinheiro que enterrava em vários lugares da Colômbia. Com Maria Victoria Enao ele teve dois filhos: Juan Pablo e Manuela.

Escobar e sua esposa Maria Victoria Enao

O Cartel de Medelín gastava cerca de 1.000 dólares por mês apenas com elásticos que amarravam o dinheiro, estima-se que ele tenha perdido quase 10% da sua fortuna, por deixar dinheiro em lugares úmidos ou que pudessem deteriorar o dinheiro.

No auge, em 1989, foi considerado o sétimo homem mais rico do mundo pela revista Forbes.

Dizem que ele tinha o costume de enviar cartas como uma espécie de convite para o enterro, das pessoas que ia executar.

Dizem também que em uma de suas várias fugas, ele teria em uma montanha, queimado 2 milhões de dólares, apenas para aquecer sua filha pequena que estava com frio.

Escobar teve muitos casos extraconjugais, muitos com garotas menores de idade. Ele também chegou a ser dono do clube de futebol Atlético Nacional.

Pablo e sua relação com o futebol

Em alguns sites que pesquisei, existem relatos de pessoas que afirmam que Escobar tinha preferência por garotas bem jovens e que ele teve dezenas de casos com meninas de bairros pobres de Medelín.

Um dos seus sicários disse certa vez, que Pablo tinha fantasia por colocar uma menina virgem para se iniciar com uma lésbica experiente.

Wagner Moura com Paulina Gaitan

Uma garota certa vez, teria topado ir para a casa de Pablo, no sonho de ganhar dinheiro e uma moto dele.

E ele tinha preferências por meninas bonitas, virgens e de pernas longas.

A famosa fazenda Nápoles, chegou a ter 22 vezes o tamanho do Parque do Ibirapuera. Nesse lugar Escobar chegou a abrigar diversos animais, entre eles: aves tropicais, rinocerontes, búfalos, elefantes indianos, antílopes, cangurus australianos, zebras e ainda um casal de hipopótamos africanos.

La famosa Hacienda Napoles!

Pablo Escobar teria contratado o elenco do seriado Chaves para uma apresentação em uma festa de comunhão de sua filha Manuela Escobar. A história que parecia lenda foi confirmada pela atriz que interpreta Chiquinha. Maria Antonieta disse que realmente isso aconteceu, mas que eles atores não sabiam. Carlos Vilagrán que faz o papel de Quico, teria ficado de fora e se orgulha hoje disso.

Foto alterada

Foto real

No entanto, a foto que circula na internet, com o ator que interpreta Chaves, com Pablo ao fundo é falsa. Foi editada e colocado o rosto de Pablo Escobar em cima do corpo de uma pessoa da equipe.

Foi morto no dia 2 de Dezembro de 1993, por um grupo de colombianos treinados pela agência de inteligência norte-americana.

É engraçado que ficamos com dó de Pablo, ao ser morto na série, mesmo sabendo de tudo que ele fez. Wagner Moura, tem grande culpa nisso...rsss

































































































Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA