ASTROS DO ROCK QUE TIRARAM A PRÓPRIA VIDA - POST DE HOJE: PELLE E KURT

ASTROS DO ROCK QUE TIRARAM A PRÓPRIA VIDA...

NO POST DE HOJE: PELLE E KURT


Per Yngve Ohlin

Kurt Cobain

O post de hoje é para falarmos de duas figuras bem conhecidas no mundo do rock.
Um foi vocalista da banda Mayhem e o outro líder da maior banda grunge do planeta: Kurt Cobain.
Mas o que tinham em comum?
Porque as histórias deles, possuem algumas semelhanças?
Mesmo morando em países tão distantes, encontramos traços bem parecidos nas personalidades de cada um deles?

A história de Per Yngve Ohlin, começou no dia 16 de Janeiro de 1969, ele nasceu na cidade de Österhaninge em Estocolmo, Suécia.
Morreu no dia 8 de Abril de 1991, com apenas 22 anos.

Já Kurt Cobain nasceu em Aberdeen, Washington, Estados Unidos no dia 20 de Fevereiro de 1967. Ele era 2 anos mais velho que Pelle, apelido por qual era conhecido Per Yngve.
Kurt morreu também em Abril, no dia 5 de Abril de 1994. Ambos se suicidaram.

O FILHO QUE NÃO ACEITOU A SEPARAÇÃO DOS PAIS 

Kurt Cobain

Seu nome era: Kurt Donald Cobain. Filho de uma garçonete: Wendy Elizabeth Fradenburg e do mecânico Donald Leland Cobain. O pai de Kurt era descendente de escoceses, irlandeses e franceses. Já sua mãe tinha descendência de alemães, irlandeses e ingleses.

Logo cedo, Kurt já teve contato com as artes. Gostava muito de desenhos. Personagens como Aquaman da DC Comics e o Monstro da Lagoa Negra eram seus prediletos, além de outros mais infantis como Pato Donald, Mickey e Pluto da Disney.

Segundo sua avó: Íris Cobain, ele era uma criança feliz e começou a cantar segundo sua tia Mari com 2 anos de idade, aos 4 já tocava algo no piano.

Kurt Cobain

The Ramones, The Beatles eram algumas das bandas que curte gostava. Mas também: AC/DC, Black Sabbath, Led Zeppelin, Aerosmith, Queen e KISS.

Gostava muito também de The Clash e principalmente de Sex Pistols.

Kurt foi muito amigo de Michael Stipe do R.E.M e esse foi padrinho de Frances, filha de Kurt que nasceu em 18 de Agosto de 1992.

Em 1976, a mãe de Kurt, Wendy, pediu o divórcio do pai de Kurt, alegando que ele era muito envolvido com o esporte. Kurt tinh 9 anos de idade e esse fato mudou drasticamente o seu comportamento. Ele se tornou um garoto mais desafiador e recluso. E, 1993, ele disse em entrevista que se sentia muito envergonhado. Queria ter uma família como as outras, com pai e mãe, mas aquela situação, deixava ele muito insatisfeito.

Wendy Cobain e Kurt

Seu pai conheceu outra mulher, Jenny Westeby e sua mãe conheceu um homem, que a tratava muito mal e abusava dela. Kurt se martirizava com essa situação.

Don Cobain o pai de Kurt

Viver com duas famílias, provocou uma bagunça na cabeça de Kurt. Em 1979, sua mãe concedeu a guarda dele ao pai, mas em pouco tempo, o pai pedia arrego devido o constante aumento nas atitudes rebeldes de Kurt que chegou até a passar com terapeuta.

Liberdade em relação à dor, ao sofrimento e ao mundo externo, conceito budista que foi decisivo para que Kurt desse o nome de sua banda de Nirvana. Ele chegou a frequentar a Igreja Cristã por causa de um amigo, mais se identificou com o jainismo e com o budismo.

Outro ponto interessante da história de Kurt, é que ele fez amizade com um rapaz homossexual na escola e outros alunos começaram a achar que ele era gay também. E ele gostava disso, do fato das pessoas acharem que ele era gay, justamente para deixarem ele em paz.

Kurt usando um vestido!

Era na verdade um mix, se as pessoas achassem que ele era gay, além de ficarem longe dele ele ainda de quebra, irritaria os homofóbicos. Em uma oportunidade um amigo tentou beijá-lo e ele tirou o rosto. Disse que não teria problema algum em ser gay, que ele era gay de alma, mas que não sentia-se gay. E que até poderia ser bissexual, se não fosse casado.

Mas vamos falar um pouco agora de Pelle.

O VOCAL INSANO DO MAYHEM

Per Yngve Ohlin

Pelle sofria apnéia do sono e já com 10 anos sofreu um rompimento do baço, segundo ele, resultado de um acidente no gelo.
Entretanto a sua família dá outra versão.
Diz que esse acidente foi um ataque de bullying que ele teria sofrido na escola e foi nesse incidente que ele teve a sua experiência de quase morte. Ele ficou algum tempo tecnicamente morto e voltou.

Justamente por causa dessa experiência extrema, ele pegou uma certa "adoração pela morte" se é que podemos classificar algo dessa forma.

Em 1986, ele fundou o grupo sueco de death e black metal, chamado Morbid. E gravou uma demo, chamada December Moon.

Dead o vocal clássico do Mayhem!!!

No início de 1988, ele chamou a atenção do Mayhem. Ele se comunicava com a banda por cartas e chegou a enviar uma carta com um rato morto, amarrado a uma cruz e em estado de decomposição. Isso obviamente chamou a atenção da banda que o convidou para ser o vocalista. Ele então se muda da Suécia para a Noruega.

Essa passagem da carta bizarra, podemos ver no filme Lords of Chaos, que já comentei aqui no blog. O filme conta um pouco da vida de Euronymous e de alguns integrantes do Mayhem, além óbvio de ter algumas cenas contando um pouco da vida de Pelle.

Cena do filme: Dead e Euronymous

Hellhammer, (Jan Axel Blomberg) músico do Mayhem, afirma que Dead foi o primeiro artista de black metal a usar a pintura facial conhecida como corpse paint. E por isso, seu nome artístico era "Dead" "morto" em português. Mas ao longo do tempo poderíamos ver que não era só por isso, que ele tinha esse nome peculiar, haviam outras características bem incomuns nesse jovem que fizeeram jus ao nome artístico que ele adotou no mundo do heavy metal.

Dead apesar de vocalista da banda, não se dava bem com um dos caras mais importantes da história do Mayhem. Euronymous. As brigas eram constantes.

Já falei do Euronymous também aqui no blog, principalmente no post que falo do filme Lords of Chaos. Fiquem à vontade para quem quiser dar uma conferida nesse post.

Certa vez, Dead teria ido dormir na floresta, por causa de uma música que Euronymous insistia em tocar usando um sintetizador e que irritava muito Dead. Euronymous gostava de música eletrônica, além do black metal, algo que muita gente não sabe. É até estranho pensar que alguém que gosta de algo tão extremo, goste de música eletrônica, mas ele gostava sim.

Dead e Euronymous

Em 1990, em Sarpsborg, os cortes que Dead havia feito em si próprio durante os shows, foram tão profundos, que ele perdeu muito sangue e foi parar no hospital. Membros do Mayhem diziam que ele era um sujeito extremamente deprimido e vivia com a cara fechada. Um cara muito introvertido e que parecia viver em um mundo paralelo. Um mundo só dele.

Além de se cortar nos shows e fazer shows com a roupa recém desenterrada do chão, Dead costumava cheirar um saco com um corvo morto, segundo ele pare sentir a essência da morte. O cara levava realmente essa história de morte à sério. Ele se sentia como uma espécie de zumbi e um outra coisa que poucos sabem é que ele aparece em um clipe da banda Candlemass. O clipe caso queira procurar no You tube é Bewitched e Dead aparece em um certo momento, atrás do vocalista Messiah Macolin, como uma espécie de algo que ele adorava ser, um zumbi.

Um dado interessante, que mesmo alguns acreditando que ele foi o artista extremo, pioneiro no uso do corpse-paint, (digo extremo porque não estou comparando com o KISS), a banda brasileira Sarcófago, usou esse tipo de pintura facil, antes de Dead.

Dead lendo um gibi do Drácula

Aliás, ele era um apreciador da banda brasileira e talvez daí veio a sua inspiração. Gostava mais ainda da banda Sodom. Pelle era um apaixonado por Castelos Cárpatos e porfírinas. Aliás por falar em Sodom, ele vivia com camisetas da banda, segundo relatos das pessoas que conviveram com ele, no período em que ele integrou o Mayhem.

Aliás, o Metallica lançou um clipe recente, que é feito pelos mesmos atores que interpretam a banda no filme Lords of Chaos. Eu acho muito interessante esse clipe, pois nos dá uma noção do que foi uma apresentação do Mayhem naquela época. Tendo em vista que os registros são raríssimos. O diretor do filme e que também dirige o clipe, conseguiu fazer a gente se teletransportar para aquela época e imaginar como se estivéssemos dentro de um show do Mayhem, ouvindo quem sabe Freezing Moon ou Funeral Fog, duas das mais famosas canções dessa banda norueguesa.


Outra foto de Dead com sua pintura facial assustadora!

Algumas pessoas acreditaram inclusive que Dead sofria da Síndrome de Cotard. Pessoas que sofrem dessa rara síndrome, costumam acreditar que seu corpo não é de um ser vivo e sim de um morto. Faust (Bard Guldvik "Faust" Eithuin baterista da banda Emperor, disse certa vez que Dead não era uma pessoa que alguém poderia afirmar 100% que conhecia. Era muito difícil existir uma aproximação com ele, ele tinha ideias muito estranhas segundo o músico.

Hellhammer também o descreveu como um cara extremamente depressivo, melancólico e sombrio. Euronymous disse em uma oportunidade que achava Dead um cara mentalmente insano. Como achar razão em alguém que deixa de comer, para sentir a dor da fome? E que andava sempre com camisetas com expressões fúnebres?

Manheim, outro músico que já integrou o Mayhem, disse que nunca soube se Euronymous em seu fascínio pelo jeito como a personalidade de Dead, se encaixava perfeitamente no Mayhem, se ele o incentivou a se matar ou se ele apenas estava brincando.

O fato é que no dia 8 de Abril de 1991, o jovem de 22 anos, cortou os pulsos e a garganta. Depois colocou uma espingarda em sua testa e atirou. Em um papel deixou escrito: Desculpe pelo sangue. O escrito ainda dizia que ele não era humano e que iria acordar de um sono. Sua alma, pertencia a floresta e aos bosques nórdicos e que tinha ido para aonde ele sempre quis ir.

Euronymous encontrou seu corpo. Foi até a cidade, comprou uma máquina, tirou uma foto com a cena da morte modificada, (ele colocou uma faca perto do rosto para deixar a cena ainda mais impactante). E com essa foto, ele fez a capa do disco: Dawn of The Black Hearts. Desculpem, mais eu não vou colocar a capa do disco aqui, acho que é algo de tremendo mal-gosto, caso queiram ver a capa, acessem o Google.

Necrobutcher terminou a amizade com Euronymous após esse episódio. E saiu da banda. Esse foi o primeiro evento bizarro de uma série de outros que viriam depois a morte de Dead. Ele foi enterrado em Estocolmo, no cemitério de Eastern Haninge.

ELE NÃO SOUBE LIDAR COM A FAMA MONSTRUOSA QUE TEVE... 

Já Kurt em 1 de Março de 1994 foi diagnosticado com bronquite e laringite após chegar de uma turnê na Alemanha. Foi para Roma na Itália se tratar.

No dia 3 de Março sua mulher Courtney Love ao acordar, encontra ele caído, com uma overdose de champagne e rohypnol. Foi imediatamente levado a um hospital, aonde ficou por 5 dias. Voltou para Seattle. Love disse que essa foi a primeira tentativa de Kurt, de tirar a própria vida.

Kurt

No dia 18 de Março, Love liga para a polícia e fala que o marido é um suicida e que ele havia se trancado em um quarto com uma arma. Ele por usa vez dá outra versão. Disse que se trancou no quarto, porque ele estava fugindo de Love e que não era suicida. Depois interrogada pela polícia, Love diz que ele nunca havia mencionado ser um suicida e que não tinha visto ele em poder de uma arma.

Foto da família Cobain em 1993

No dia 25 de Março, junto com alguns amigos, músicos, Love organiza uma tentativa de salvar Kurt das drogas. Isso o irrita profundamente. Ele então se tranca em um quarto, no andar de cima da casa. Depois abre a porta e topa aceitar a ajuda. No dia 30 de Março, ele segue o plano de desintoxicação e se interna no Centro de Recuperação Exodus, de Los Angeles.

Detalhe: Os funcionários do local não sabiam do histórico depressivo de Kurt e nem das tentativas frustradas de suicídio dele.

Sua filha Frances, o visitou no Centro de Recuperação, seria a última vez que veria seu pai com vida.

A bela Frances Cobain

Na noite seguinte, ele saiu para fumar um cigarro e pulou um muro de 6 metros de altura! Horas antes, pela manhã ele teria dito em tom de brincadeira que seria muita estupidez tentar pular um muro daquela altura, o fato é que ele pegou um táxi e voltou para Seattle. No voo, sentou ao lado do baixista do Guns N' Roses: Duff McKagan.

Apesar de Kurt não ir com cara do Axl, líder dos Guns N' Roses, ele foi simpático com Duff. E demonstrou até, estar feliz em ver o músico da outra banda.

Nos disa 2 e 3 de Abril, Kurt fora visto por algumas pessoas em diversas localidades ao redor de Seattle, mais família mesmo, não sabia o paredeiro dele.

Love contratou um detetive e no dia 7 de Abril, a banda saiu do festival Lollapalooza.

No dia 8, seu corpo foi encontrado em casa, no bairro de Denny-Blaine em Seattle. Quem o encontrou fora o eletricista Gary Smith que tinha vindo instalar um sistema de segurança na propriedade. Apesar do sangue no ouvido de Kurt, o eletricista não havia num primeiro momento encontrado qualquer sinal de trauma, até ver a arma, uma Remington. A estimativa é que ele morreu em 5 de Abril e que seu corpo ficou lá por dias até ser descoberto.

Kurt com uma expressão triste

Em uma carta, Kurt fazia referências a uma amigo de infância imaginário, chamado Boddah.

O detetive contratado por Love, disse que em sua análise, a letra da mensagem que supostamente Kurt teria deixado, tem trechos em que a letra não é dele. Disse também que a arma encontrada, não possui as digitais de Kurt. A quantidade de heroína no sangue, impediria Kurt de puxar o gatilho, ele não teria força. Em suma, na visão do detetive, Kurt foi assassinado e não que teria tirado a própria vida.

Essa teoria é defendida no filme Soaked In Bleach lançado em 11 de Junho de 2015, prometendo esclarecer todas as dúvidas da morte de Kurt Cobain.

Mas um dos fatos que mais me chamou à atenção foi um depoimento do pai de Love, que disse certa vez: -Ela seria bem capaz disso, fazendo uma referência a filha no assassinato de Kurt.

UMA OPINIÃO PESSOAL SOBRE TUDO QUE FALAMOS...

Pelle

Um tinha problemas com os pais o outro, era uma pessoa que precisava de tratamento e que ninguém conseguiu enxergar isso a ponto de tentar ajudá-lo. É impressionante como situações que poderiam ser evitadas, chegam ao limite sem que ninguém faça algo para evitar.

No caso de Pelle, era óbvio que ele ia terminar morto. Não tenho como julgar a família mas me espanta o fato de um jovem ter todos esses sinais e ninguém estender a mão para ajudá-lo.

Já Kurt, pode até nem ter se matado, como mesmo disse o detetive, existe uma possibilidade de ele ter sido assassinado. Não tem como culpar Love diretamente, mas é inegável que Kurt poderia morrer de overdose, ou qualquer abuso, pois ele tinha sérios problemas depressivos e mostrava claramente que não tinha forças para lidar com tudo aquilo. Traumas de infância, violência, bullying, situações mal resolvidas, ainda se envolveu com uma mulher extremamente problemática.

Ambos estavam se matando, dia após dia. E era inevitável o final trágico, justamente por não terem tido ajuda adequada. Quantos outros músicos estão vivos até hoje, por terem tido esse tipo de ajuda, que nem Pelle e nem Kurt tiveram.

O atual líder dos Foo Fighters Dave Grohl disse que sabia que Kurt morreria cedo. Por conviver com ele e ver como o líder perfeccionista do Nirvana era. Muitas vezes ficamos lamentando porque certos ídolos se vão, mas não conseguimos entender que determinadas situações vem lá de muito tempo atrás. O resultado daquilo tudo é a somatória de situações mal resolvidas e traumas, que fazem a pessoa atingir o ápice de sua depressão, quando se mata. Tirar a vida, não é nunca a melhor solução.

Caso você se sinta assim, mal, procure ajuda. Procure ajuda de alguém próximo, ou de um profissional. Não lide com isso sozinho. E lembre-se que a vida é preciosa e pode ser maravilhosa, se soubemos tirar o melhor dela.

































































































Comentários

chess disse…
Você está completamento certo. A morte de Pelle poderia ter sido evitada se ele tivesse voltando para a Suécia ao invés de ter ficado em Mayhem.

Øystein era uma pessoa completamente tóxica e que se importava mais com a banda do que com o próprio "amigo", ele adorava aquela imagem que Pelle passava e continuou empurrando ele pra loucura.
E eu acredito que Dead não queria morrer tão rápido dessa forma, eu já li algumas coisas sobre como ele queria virar um cartunista, mochilar pela Europa (visitar Transylvania) e até aplicou em uma faculdade de artes, ele já tinha pensando em um futuro.

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA