VERTENTES DO METAL: DEATH METAL


VERTENTES DO METAL: DEATH METAL

DEATH METAL

Já falei aqui nesse blog, sobre Thrash Metal, sobre Black Metal, falei sobre a N.W.O.B.H.M e hoje é dia de falarmos de um gênero muito querido dos headbangers, o death metal!!!

Esse sub-gênero do metal, é comum por fazer uso de guitarras com baixa afinação e distorcidas, aonde os músicos utilizam-se de técnicas de palm muting, tremolo picking e vocais urrados. Blast Beat também é muito usado nas faixas produzidas pelas bandas de death metal, com pedais duplos nas baterias. Em geral é um estilo que preza pela rapidez das músicas e pela agressividade com que elas são executadas.

Os temas são os mais variados possíveis: religião, satanismo, ocultismo, histórias de terror em especial, temas como de filmes trash, além de falarem de assuntos extremos também, como mutilação, tortura, canibalismo, estupro e necrofilia.

O death metal surgiu a partir de uma estrutura que já era conhecida no Thrash Metal e pegou um pouco também 1ª Onda do Black Metal Norueguês. Apareceu para o mundo, em 1980.

Venon, Celtic Frost, Slayer e Kreator, serviram de influências para dezenas de bandas que viriam depois. Os pioneiros do gênero, para muitos especialistas em metal extremo são: Possessed, Death, Obituary, Autopsy e Morbid Angel.

Como era de se esperar, o death metal criaria ramificações dentro dele próprio. Melodic Death Metal, Deathgrind, Goregrind e Pornogrind são estilos que se formaram de um casamento do death metal com o grindcore.

Deathcore, seria uma mistura de death metal com metalcore. E temos também o Death N' Roll, que mistura hard rock com heavy metal clássico.

É muito difícil hoje, descobrir de onde vem o termo. Alguns dizem que saiu de uma entrevista de membros do Venon (precursor do Black Metal), aonde disseram: -Somos uma banda de black metal, death metal e thrash metal. A coletânea Death Metal talvez também tenha colaborado, já que o nome do disco que tinha bandas como Helloween, Hellhammer e Running Wild, fazia clara referência ao gênero. Isso ocorreu em 1984 e em 1985 o Possessed lançou a demo Death Metal.

PRIMEIRA GERAÇÃO DO DEATH METAL: ANOS 80

O ano de 1982, foi muito importante para criar a base do que seria esse estilo. Bandas como Hellhammer, Sodom, Possessed, Death e a banda brasileira Vulcano, estavam iniciando suas atividades. Em 1895 o Possessed lança Seven Churches, que é considerado por muitos o primeiro álbum de death metal.

Seven Churches


E no mesmo ano, seria lançado pelo Kreator, o álbum: Endless Pain, o Bestial Devastation da nossa banda brasileira Sepultura, e Hell Awaits do poderoso Slayer.

Mas no ano seguinte, mas precisamente em 1986 é que o Death Metal ia ganhar corpo e começar a se firmar de vez no cenário da música pesada.

Reign In Blood

Outro álbum que foi importantíssimo para o gênero, foi o álbum Reign In Blood, da banda Slayer. Para alguns jornalistas, esse álbum foi considerado na época mais death do que thrash.

Outros álbuns importantes desse ano: INRI (Sárcofago), Pleasure To Kil (Kreator), Antes do Fim (Dorsal Atlântica), Morbid Visions do Sepultura, Obsessed By Cruelty (Sodom), Scream Bloody Gore (Death), Bloody Vengeance (Vulcano), Strapaddo (Slaughter).

Em 1987, a banda Napalm Death lança Scum, álbum que mudaria de vez o rumo de muitas bandas, que optaram pelo grindcore.

Em 1989 a banda Terrorizer lança World Downfall, álbum pioneiro do Brutal Death Metal.

SEGUNDA GERAÇÃO DO DEATH METAL: ANOS 90

Nos anos 90, surgiriam bandas que tocariam um death metal mais trabalhado e até me arrisco dizer de melhor qualidade. Surgiram bandas como Carcass, Morbid Angel, Cannibal Corpse, Deicide, Calvary Death, Obituary, Blot Thrower e a minha predileta de todas das bandas de death metal, o Death.

TESE DE DOUTORADO

Em Março de 2017 foi defendida uma tese realizada na UFU (Universidade Federal de Uberlândia), em um programa de Doutorado em Estudos Línguisticos. E essa tese virou livro, "A Voz Demoníaca Encenada" do autor Lucas Martins Gama Khalil. Lançada pela Paco Editorial em 2018.


A obra aborda o tema, no sentido de atribuição a determinados sentidos à caracterização da voz, aliada a outros elementos que constituem um discurso. Quando se diz, por exemplo, que uma voz parece "demoníaca", tal afirmação se legitima a partir de representações imaginárias que circulam como esteriótipos em uma sociedade.

E é com base nessa hipótese que o autor desenvolve análises sobre o gênero musical death metal.

DEATH

Death

Uma das bandas mais importantes do gênero, o Death teve início com a união de Chuck Schuldiner (guitarra e vocal), Rick Rozz (guitarra), Barney "Kam" Lee (bateria) formaram o Mantas. Venon e Slayer foram as principais influências deles. E em 1984, a coletânea Death by Metal, fez muita gente conhecer esses grandes músicos. Death é da Califórnia, de San Francisco, veio o Possessed que apareceu para o mundo com a coletânea Metal Massacre 6 com a música Swing of The Axe. Quando o Possessed lançou o álbum Seven Churches, ele em pouco tempo viria a ser uma grande influência para o Death.

O Death antes de assinar com alguma gravadora, lança Reign of Terror e Chuck assume os vocais que antes eram feitos por "Kam" Lee. Em 1985, eles lançam Back from the Dead, outra demo. Chuck se separa dos outros membros da banda que se juntam a outros dois músicos e formam o Massacre. Chuck se junta a Chris Reifer e John Hand. Chuck, ficou como baixista. Quando lançam Land Of No Return. Lançam Scream Bloody Gore finalmente com gravadora. Excelente recepção da grande mídia. Zombie Ritual entre outras canções tiveram influência direta do cinema do horror.

Depois a banda lança Leprosy, outro álbum que marcou história. Spiritual Healing de 1989 é o ponto alto da banda. Terceiro álbum. A banda mostra seu desprezo pelos males que a religião causou na humanidade ao longos dos séculos. Human saí em 1991, com um som mais progressivo. Um disco bem diferente dos outros. Individuals Throught Patterns desse disco saí o clipe The Philosopher.
Chuck faz um projeto Control Denied. Depois Chuck volta. Mas em 1999 Chuck é diagnosticado com um câncer. Ele morre em 2001.

CANNIBAL CORPSE

Cannical Corpse

A banda se originou do fim das bandas Tirant Sin e Beyond Death em 1989, em Buffalo, Nova Iorque. O primeiro álbum "Eaten" Back to Life, em 1990, já deu uma clara visão para o público, do que essa banda poderia fazer. Alex Webster no baixo, Bob Rusay e Jack Owen nas guitarras, Chris Barnes nos vocais e Paul Marzurkiewicz na bateria.
O segundo disco foi "Butchered At Birth", em 1991 e em 1992 foi a vez de "Tomb Of The Mutilated". Nessa época o grupo já era muito respeitado no cenário do Death Metal mundial. Logo após este disco, o guitarrista Bob Rusay sai da banda, dando lugar a Rob Barret (Deception, Solstice e Malevolent Creation).

Gravam e lançam, em 1994, "The Bleeding" e sorem mais uma baixa na formação. Desta vez sai o excelente vocalista Chris Barnes, que foi montar o grupo Six Feet Under. Para assumir o posto de frontman, foi chamado George "Corpsegringer" Fisher, com quem a banda lançou "Vile" em 1996.

No disco seguinte, "Gallery Of Suicide", de 1998. Pat O' Brien (Nevermore e Monstrosity) entrou no lugar de Rob Barret.

Em 1999 saí "Bloodthirst", mais um de estúdio, até que em 2000, saí o primeiro disco ao vivo do grupo, "Live Canibalism". Em 2002 é a vez de "Gore Obsessed" e no mesmo ano saí um EP, com seis faixas, incluindo um cover do Metallica: No Remorse é a faixa escolhida pela banda.

KRISIUN



A banda brasileira, formada em 1990 é uma das maiores representantes do estilo aqui no Brasil. E já tem ganho outros países do mundo também.

Formada em Ijuí, no Rio Grande do Sul a banda é formada por Alex Camargo, Max Kolesne e Moyses Kolesne.

Já teve também os integrantes Altermir Souza e Maurício Nogueira.

Show no Mercy do Slayer e Altars of Madness do Morbid Angel encantaram Alex Camargo e com certeza foram grandes influências para o que viria a ser o Krisiun.

Depois que vieram para São Paulo, a luta começou e o Krisiun começou a chamar a atenção pela velocidade com que tocavam. Velocidade e agressividade. Evil Age foi a primeira demo, depois veio Curse of The Evil One e o mini álbum Unmerciful Order. Mais álbum mesmo foi Black Force Domain que saiu pela gravadora, Gun Records em 1997.

1997 foi um ano especial para a banda, que fez muitos shows na Europa ao lado de bandas como Kreator e Dimmu Borgir.

Em 1998, a banda fez outra tour pela Europa, tocou com as bandas: Cradle Of Filth (uma das minhas bandas prediletas), Napalm Death e Borknagar. Foi headliner depois tendo o Soilwork como banda de suporte.

No período de 2000 a 2002, a banda teve um momento marcante que foi o lançamento de um dos melhores álbuns da banda até hoje, Conquerous of Armaggedon.



A banda fez mais de 120 shows no circuito Estados Unidos, Europa e Brasil. Tocaram com bandas como Old's Man Child, Gorgoroth, Soul Reaper e mais 30 apresentações com as bandas Angel Corpse, Immortal e uma banda que eu adoro: Satyricon.

A banda já tem 11 álbuns de carreira, sendo o último: Scourge of the Enthroned

ALBUNS LENDÁRIOS DE DEATH METAL

Necroticism: Descanting The Insalubrious


Listamos aqui alguns álbuns indispensáveis para quem quer conhecer o estilo:

Clandestine, da banda Entombed
For Victory da banda Bolt Thrower
Pierced From Within da banda Suffocation
Legion da banda Deicide
Cause of Death da banda Obituary
Individual Throught Patterns da banda Death
Utopia Banished da banda Napalm Death
Tomb Of The Mutilated da banda Cannibal Corpse
Altars of Madness da banda Morbid Angel
Necroticism: Descanting The Insalubrious

BANDAS OBRIGATÓRIAS PARA OUVIR

Abaixo algumas bandas indispensáveis, para se conhecer o gênero:

Possessed
Morbid Angel
Death
Suffocation
Dying Fetus
Decapitated
Krisiu
Deicide
Cryptopsy
Pestilence
Emtombed
Nile
Cannibal Corpse
Obituary
Cemitério

FINAL

O Death Metal é uma vertente extremamente importante para a história do metal, abrange centenas de bandas e seria muito difícil fazer um post pegando as principais bandas e contando a história de cada uma delas. Então muito provavelmente farei uma parte 2 ou 3 desse estilo.

Espero que tenham gostado!!!

Fontes:

https://alexzuchi.wixsite.com/site/single-post/2017/04/15/Opini%C3%A3o-Os-10-melhores-%C3%A1lbuns-de-Death-metal-de-todos-os-tempos

Whiplash

Google

Wikipedia

Blessed Death

Folha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/8/04/folhateen/10.html

Portal da Arte


























Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE