INVOCAÇÃO DO MAL (THE CONJURING)


INVOCAÇÃO DO MAL 
(THE CONJURING)



Fala galera,

Fiquei um tempo sem escrever, devido à alguns percalços, mas agora estou um pouco mais tranquilo.
Pois bem, volto para falar de uma franquia que tem feito grande sucesso nos cinemas, que é a franquia The Conjuring, ou no Brasil: Invocação do Mal.

Trata-se de um filme de terror, baseado em histórias vividas pelo casal Warren, casal que já dediquei um post aqui no blog só para falar deles.

http://theinformetal.blogspot.com.br/2015/10/o-casal-warren.html  

Com anos de experiência em investigação de efeitos paranormais e espirituais, não era para ser diferente, que eles tivessem centenas de histórias para contar e mesmo com a morte de Ed Warren, há alguns anos atrás, sua esposa ainda está viva, Lorraine Warren. E foi com a ajuda dela que o diretor James Wan e sua equipe fizeram dois excelentes filmes de terror, o Invocação do Mal de 2013 e o mais recente agora de 2016, Invocação do Mal 2.

Os filmes podem ser vistos separadamente, porque cada um deles, conta uma história diferente. Mas obviamente que se puderem ver o primeiro antes, melhor.

Recentemente assisti os dois e posso lhes dizer que mesmo tendo elementos comuns em filmes do gênero, esse filme vai além. Seja pelo jeito que o diretor James filma, seja pelas tomadas de câmera que entram dentro das casas de maneira muito correta,  seja pela forma, como mostra os personagens em situações críticas e principalmente, por sabermos que parte do que está sendo mostrado no filme realmente aconteceu, pois como disse acima são baseados em histórias reais que o casal Warren viveu na época em que atuavam ajudando as pessoas pelo mundo afora. O casal adquiriu muita fama e respeito de muitas pessoas, até da igreja. Foram também muito ridicularizados pelos céticos, mas nunca se abalaram com as críticas negativas e sempre seguiram em frente, ajudando os outros, o que para mim, é louvável.

Patrick Wilson, que já atuou em Menina Má.com e em outra franquia parecida com The Conjuring, o Sobrenatural (Insidious), faz par com a mãe de Norman Bates na série Bates Motel, a bela atriz Vera Farmiga, que interpreta Lorraine Warren.

Na foto abaixo, podemos ver ela abraçada com a senhora Warren. Eu nem a conheço pessoalmente, mas essa senhora parece ser um amor de pessoa. 

Sra. Warren e Vera Farmiga

Lorraine Warren e Vera Farmiga

O primeiro filme da franquia conta a história da família Perron de Harrisville, EUA, que ao se mudar para uma casa, começou a ser assombrada por diversos fenômenos. Eles depois de sofrerem com diversas situações, resolvem pedir ajuda aos Warrens para que eles de alguma forma deem um fim à aquele tormento.  A príncipio o casal pensou que pudesse ser algum engano, ou exagero por parte da família, mas bastaram alguns dias vivendo dentro da casa, para perceberem que o que tinha dentro daquela casa, era algo muito poderoso e demoníaco.

Já no segundo filme, o cenário é outro, Enfield, Inglaterra anos 70, uma mãe divorciada do marido, mora com os filhos em uma casa relativamente humilde e de uma hora para outra, fenômenos começam a assombrar uma das filhas e consequentemente, esses fenômenos vão envolvendo todo mundo que mora na casa. Só que diferente do primeiro filme, esse caso, vai parar na imprensa, fazendo com que os Warrens tenha a missão de apenas auxiliar o trabalho da igreja, para saber se o caso é realmente verdadeiro ou não, tendo em vista diversos comentários colocados pela própria imprensa, de que a menina inventava tudo que acontecia com ela e que nada passava de uma fraude. A missão deles para apenas ver se era verdade, para aí sim, a igreja atuar, mas o que acontece, é que eles entram de corpo e alma no caso, para mais uma vez, ajudar quem precisa e nesse caso, eles eram as pessoas mais gabaritadas para o caso.




Eu particularmente gostei mais do primeiro filme, mas o segundo também não deixa a desejar. O filme mexe com muitos medos nossos, como olhar debaixo da cama, sombras na parede, barulhos, vozes, possessões, demônios, espíritos, enfim, tudo que se tem direito, mas de uma maneira diferente de outros filmes que estamos cansados de ver.

CURIOSIDADES

Invocação do Mal foi um sucesso no verão de 2013, nos EUA, faturando milhões de dólares tanto lá, quanto mundo afora. Em outras palavras, o filme se pagou e ainda sobrou muito dinheiro.

A produção do filme, sofreu processos dos donos da casa, do primeiro filme, por sofrerem segundo eles, a ação de vândalos.

Roger Perron, da família retratada no primeiro filme, foi com seus filhos, mesmo após todo trauma, as locações aonde foram rodadas as gravações de Invocação do Mal 1.

Outra curiosidade é que o diretor James Wan, teria recebido uma proposta que poderia mudar a sua vida, para dirigir o oitavo filme da saga Velozes e Furiosos, mas que recusou por amor ao mundo dos filmes de terror.

Algo, que já era de se esperar, um padre foi chamado para abençoar o set de filmagens, antes que o filme fosse gravado.

Amityville's House

Ah, uma coisa que muita gente não sabe, que outro caso, muito famoso, além desses dois e da boneca Annabelle, tratados pelos Warrens, foi o caso de Amityville, que deu origem, há alguns filmes famosos de terror.  Em uma entrevista ao Fantástico, a sra. Warren diz que esse talvez tenha sido o caso, mais assustador de todos os tempos, pois em um momento, Ed, seu marido, ficara paralisado e não conseguira se mexer. O caso ficou conhecido por um membro da família assassinar todos os outros da casa.

Abaixo algumas imagens reais, das pessoas envolvidas em ambos os casos citados nos dois filmes da franquia The Conjuring:

Família Perron

Acima as verdadeiras e embaixo as atrizes

Maurice segurando Janet

Janet sofrendo com a ação paranormal dos espíritos

Outra foto

 Li esses dias em um site, que os Warrens possuem outros casos assustadores para mais alguns filmes.

No link abaixo do site Cinepop, podemos ver mais pelo menos 5 casos, que podem, quem sabe, virar filme, todos vividos pelo casal Warren


http://cinepop.com.br/5-casos-reais-de-ed-e-lorraine-warren-que-podem-inspirar-invocacao-do-mal-3-121071

À esquerda os atores e à direita o verdadeiro casal Warren
















 




























Comentários

Unknown disse…
Wan é um diretor incrível! A verdade amo o seu trabalho. Outro dos filmes que eu gosto dele é Insidous. Eu também vi o último capitulo. O ator que fez o papel principal na verdade fez um grande trabalho. Sobrenatural o filme se tornou em uma das minhas histórias preferidas de terror. Eu li em uma resenha do filme que é ainda mais assustador que The Conjuring. Realmente recomendo.

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE