SLEEPAWAY CAMP

SLEEPAWAY CAMP

Poster do filme

Ae pessoal, como estão vocês?? Espero que bem.

Antes de mais nada, quero agradecer imensamente os novos acessos à página do face, os acessos ao blog e os comentários deixados (todo comentário vem para o meu email pessoal). Fica aqui o meu muito obrigado!!! É muito legal saber que existem pessoas apaixonadas por cinema, por hardrock, heavy-metal e assuntos curiosos, que são os temas que coloco aqui no The Informetal.

Hoje venho dar mais uma dica de filme. :) 
Filme de terror e principalmente para quem curte o gênero slasher. 

Bom se não sabe o que é o gênero slasher, acesse um post antigo desse mesmo blog, aonde listo alguns dos mais famosos do gênero, o link deixo aqui embaixo:

Link: http://theinformetal.blogspot.com.br/2015/02/os-melhores-slashers-que-vi-na-vida.html 

Bom, continuando, o filme que falo hoje virou clássico cult para fãs de terror do mundo inteiro, o nome dele é Sleepaway Camp. 

No Brasil, ele não foi lançado. Apenas as continuações dessa franquia fora lançada e com o nome Acampamento Sinistro. E curiosamente o que na verdade seria o 2, no Brasil foi lançado como Acampamento Sinistro 1 e o que era para ser o 3, fora lançado como 2. Enfim, esse que venho à comentar hoje, vem antes desses dois citados, seria o primeiro filme da série e o mais ovacionado entre os fãs.

O filme começa com um pai e dois filhos, em um lugar náutico, aonde pessoas se divertem andando de barcos num grande lago e com locais para acampar, fazer um lanche, etc. Muito semelhante à uma represa.

A HISTÓRIA

Um casal de adolescentes vem guiando um barco, com uma amiga sendo puxada por eles, esquiando na água. O rapaz guia o barco e depois de muita insistência da garota que está ao lado dele, ele a deixa guiar o barco por alguns minutos, talvez pensando que por tomar essa atitude, a garota venha mais para frente, dar alguma bola para e é justamente nesse descuido, que uma grande tragédia acontece.

A garota perde o controle do barco e atropela aquele pai e aquelas crianças que comentei lá no começo, vitimando o pai e uma das crianças.

A outra que sobrevive vai para a casa da tia, (uma tia muito louca por sinal) e 8 anos depois essa tia, resolve mandar essa criança e um filho dela, para um acampamento de férias, chamado: Acampamento Awarak.

Chegando lá, a garota Angela, começa a ser maltratada por todos, pelo seu jeito estranho e pela aparência traumatizada ainda com a acidente que ela presenciou.

Só que entre brincadeiras e zueiras dos jovens que frequentam o local, uma série de assassinatos começam à acontecer.

O diretor do local, o senhor Mel, procura de todos os jeitos, encobrir o que está acontecendo para não gerar uma má reputação do local, imagine, se você ia querer deixar seus filhos, crianças e adolescentes, num local, aonde vários assassinatos começam à ocorrer, pois bem...

O FILME E SUAS CURIOSIDADES

O filme trata de vários assuntos polêmicos, entre os principais estão: traumas e bullying. 

O diretor Robert Hiltzik, tinha 25 anos quando o filme foi rodado e apesar de sabermos que Sexta-Feira 13 veio antes de Sleepway Camp, que é de 1983, ele fez tanto sucesso quanto o famoso filme do assassino Jason Voorhess.

Custou $350.000 dólares na época, um orçamento considerado muito baixo e só no primeiro final de semana, já se pagou, rendendo mais de 400.000 dólares, isso mesmo o que falei "apenas no primeiro final de semana".

O filme deixou o diretor em boas condições financeiras, sua esposa também trabalhou no filme como co-produtora, mais curiosamente, ele Robert nunca mais viria a emplacar outro grande sucesso no cinema.

Olha a roupa desse cidadão
Tente assistí-lo se livrando de preconceitos, como por exemplo, as roupas que as pessoas usavam naquela época, realmente são ridículas, mas temos que lembrar que estamos no começo dos anos 80. E até aqui no Brasil, esses shortinhos apertados, eram usados por homens, algo impensável nos dias de hoje.

Outra coisa interessante e que deve ser levado em consideração, é o fato do filme usar crianças, o que não era muito comum na época. Vemos diversos filmes dessa época aonde os diretores preferem usar jovens com mais de 25 anos, para interpretarem crianças e adolescentes e em Sleepway Camp, você vê realmente crianças, interpretando crianças. A jovem Angela por exemplo, tinha 13 anos de idade, quando o filme foi gravado e o primo dela na história, tinha 17. 

Outro fato curioso do filme, é a aparição de um policial que começa a investigar as mortes. O ator que interpretou o policial, não sabia que voltaria a gravar com o filme e removeu o bigode que usava. Lá pelos 20 a 30 minutos finais do filme, ele volta a aparecer com um bigode ridículo, aparentemente apenas pintado com tinta escura. 
Certa vez, em uma entrevista, o ator se explicou falando, que não sabia que teria mais participações no filme, por isso tirou o bigode e quando soube que teria mais algumas cenas para gravar, fizeram ele usar aquele bigode improvisado mesmo, o que virou motivo de piada, por muitos anos. Ele até brincou dizendo, que será sempre lembrado, como um dos bigodes mais mal-feitos do cinema norte-americano. O filme usa de diversos recursos bem simples e as mortes também não são um primor. Tem mortes por afogamento, as clássicas mortes no chuveiro e até picadas de abelhas. 

Garota tomando banho

Outro fato engraçado é que o acampamento aonde o filme foi rodado, era visitado pelo diretor quando criança e muitos que aparecem descendo dos ônibus, em uma cena inicial, quando as crianças e adolescentes chegam ao local, eram parentes do diretor, para vocês verem o quão ele improvisou e usou a criatividade, por não ter muito cache, para fazer uma grande produção. Muita gente que faz cinema, reclama de falta de grana e principalmente de patrocínio, mas pense em filmes como Sleepaway Camp e A Balada do Pistoleiro. Ambas películas extremamente baratas e que fizeram da equipe técnica, usar a criatividade para o filme sair do papel. Aliás, por falar nisso, chegaram até a fazer alguns storyboards nesse filme, que foram dispensados depois. Para quem não sabe o que é isso, são desenhos que ilustram como seria a cena, antes que ela seja filmada. 

Sleepaway Camp, pode parecer tosco, para quem está acostumado à filmes de terror atuais, mas como disse antes, tente olhar o filme pela ótica da época, crianças sendo mortas, bullying, inveja, pedofilia (sim, o filme também trata desse assunto), homosexualismo, entre outras coisas.

Ah outro fato muito interessante, é que o Ben, responsável pela cozinha do acampamento, é nada mais, nada menos do que pai do ator que fez a voz do Darth Vader em Star Wars. 

As personagens Judy e Meg 

Bom fica aí a dica, se você gosta de um bom slasher para ver com a namorada no final de semana e ainda mais, se gosta de filme dos anos 80, esse filme é um prato cheio, porque além de você rir muito com o visual do povo na época, vai gostar do enredo do filme, que tem um desfecho inesperado e que se tornou entre os fãs de slashers, talvez um dos melhores finais de filmes slashers anos 80 de todos os tempos.

Eu quando assisti, a príncipio achei muito tosco. Mas lendo as críticas de pessoas que manjam mais de cinema do que eu e aprendendo mais sobre o filme, entendi porque esse filme é tão adorado entre os fãs do gênero. Dizem até, que hoje, quem tem a fita vhs original do filme, ou o dvd, tem um artigo de colecionador em casa, porque pessoas do mundo inteiro, disputam esses itens e pagam até um bom dinheiro, para quem desejar vender. 

Grande abraço à todos!!!











































Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE