DANIEL DUNGLAS HOME

DANIEL DUNGLAS HOME

Daniel Dunglas Home


Nascido em 20 de Março de 1833 em Currie, Escócia, e falecido em 21 de Junho de 1886, Daniel Dunglas Home, foi um espiritualista / médium escocês que ficou muito famoso em sua época, por suas habilidades pouco comuns entre os homens normais. Dentre algumas de suas habilidades, ele poderia manusear carvão em brasa e o fogo, sem se queimar, mover objetos e o mais surpreendente levitar-se à alguns metros de altura, sem apoio algum, ou algo que o ajudasse à realizar tal feito.

Ele foi responsável por conduzir centenas de sessões em 35 anos de atividade pública. Nunca cobrou um centavo por suas apresentações e sessões espiritualistas e foi acompanhado de perto por muita gente importante da era Vitoriana. Segundo ele próprio, o objetivo principal de suas demonstrações públicas era cumprir uma missão de demonstrar a imortalidade.

Daniel nasceu em uma cidade próxima a Edimburgo, ele alegava que era filho de Alexander Home, décimo conde de Home. E que sua mãe, era proveniente de uma família com dons premonitórios. Quando completou 9 anos de idade, mudou-se com seus tios para os Estados Unidos. Em 1850 sua mãe viera a falecer e desde então, a casa aonde morava com os parentes, começou a sofrer com certas batidas e sons que assustaram a sua tia, que o expulsou de casa, acreditando que o mesmo pudesse ter alguma ligação com alguma entidade diabólica. Por esse motivo, saiu pelo mundo, divulgando seus poderes paranormais e se hospedando na casa de amigos, que lhes oferecia casa e comida, em troca de apresentações.

Outra foto de Home


Nunca quis receber dinheiro direto pelas apresentações. Pois acreditava que aqueles dons que tinha, não lhe permitia tirar proveito disso para ganhar dinheiro e porque segundo ele, ele queria interagir com seus "clientes" como se fosse uma troca entre cavalheiros e não um empregado servindo um suposto patrão.

No ano de 1855, ele viajou para a Inglaterra, sua viagem fora financiada por espiritualistas norte-americanos. Era alto, magro, olhos azuis e possuia cabelos ruivos. Possuia uma séria doença pulmonar.

Cientistas como David Brewster, romancistas como Edward Bulwer-Lytton e Anthony Trollope, o socialista Robert Owen e James John Garth Wilkinson (swedenborgiano) foram algumas pessoas importantes a verem seus primeiros feitos fantásticos.

Sir William Crookes alegou saber de pelo menos 50 ocasiões que Daniel levitou de 1 a 2 metros de altura em apresentações em plena luz do dia. Ele preferia inclusive, se apresentar de dia, para afastar qualquer possibilidade de fraude em seu feito.

Nos demais anos, viajou para a Europa continental e em Paris ele fora convocado em Tulherias para desempenhar uma sessão para Napoleão III.

Se apresentou também para a rainha Sofia da Holanda que deu o seguinte depoimento: -"Eu o vi umas 4 vezes e senti a sua mão, tocando a ponta dos meus dedos, vi um sino pesado, se movendo sozinho, de uma pessoa para outra, vi meu lenço se mover sozinho para mim e vir em forma de laço, ele é mesmo um jovem doentio, pálido, bastante bonito, mas sem qualquer aparência que pudesse fascinar ou assustar alguém, é maravilhoso, eu me sinto muito feliz por poder ver tudo isso".

Em 1866 foi uma viúva rica, chamada Sr.a Lyon o adotou e lhe deu £60.000, com o objetivo de se ingressar a alta sociedade. Vendo que isso não aconteceu, pediu o dinheiro de volta e ele concordou em devolver, ato que não fez algumas pessoas importantes se afastarem dele, mesmo sendo muito ridicularizado pela imprensa local.

Lord Adare, um jovem que ficou fascinado com suas apresentações, começou a documentar seus feitos e um dos mais espetaculares descritos por ele, teria sido uma levitação que Home fez, do terceiro andar de um prédio, saindo pela janela e entrando do outro lado em outra janela do quarto ao lado.

Home


Casou-se duas vezes, a primeira com Alexandria de Kroll em 1858, a moça tinha apenas 17 anos e era filha de uma nobre família russa. Tiveram uma menina, chamado Gregoire. Mas em 1862, sua esposa faleceu de turbeculose. No ano de 1871, no mês de Outubro para ser mais preciso, casou-se mais uma vez, dessa vez com Julie de Gloumeline, uma rica senhora russa, nascida em São Petersburgo. Se converteu depois a fé greca ortodoxa e com 38 anos de idade, se aposentou. A turbeculose começou a enfraquecê-lo e seus poderes já não eram os mesmos, vindo a falecer em 21 de Junho de 1886. Fora enterrado no cemitério de St. Germain de Laye junto de sua filha.

O escritor e médico Sir Arthur Conan Doyle, relatou certa vez que Home era um tipo raro de ser humano, pois possuía faculdades especiais em 4 tipos diferentes de mediunidade.

Home levitando


VOZ DIRETA = a habilidade de deixar os espíritos falarem de forma audível
PSICOFONIA = a habilidade de permitir que os espíritos falassem através de si
CLARIVIDÊNCIA = a habilidade de se ver as coisas que estão totalmente fora do seu ponto de vista
MEDIUNIDADE DOS EFEITOS FÍSICOS = Mover objetos a distância, efetuar a levitação de si próprio e a materialização.

Home sempre duvidou de outras pessoas que alegavam ter os mesmos poderes que ele e atuava de maneira a combater supostas fraudes.
Mas ele principalmente, foi acusado por diversas pessoas de cometer fraudes, mas nunca foi comprovado nada contra ele.

Algumas pessoas, alegavam que ele iludia seus assistentes e que em algumas apresentações, a luz, mesmo que presente, era fraca. Certa vez, disseram que notaram um homem sempre próximo à ele, em suas apresentações.

Mas entre os anos de 1870 e 1873, o cientista Sir. William Crookes conduziu experimentos para determinar a validade dos fenomenos produzidos por Home, três respeitados médiuns foram convidados para realizar uma espécie de auditoria: Florence Cook, Kate Fox e D. D. Home. O relatório final deles, concluiu em 1874, que tudo que ele fazia, era inteiramente genuíno e sem qualquer tipo de fraude.

Alexander von Boutlerow, que era professor de química da Univerisade de São Petersburgo e cunhado de Home, também obteve resultados positivos em seus testes com Home.

Dia 16 de Dezembro é comemorado no Brasil, o dia da Levitação em referência ao feito de Home. Presenciado por visconde Adare e o senhor Lindsay, além também do capitão Winne, (prestigiados membros da sociedade londrina) Home teria à 24 metros de altura levitado passando da janela de sua casa em Londres, para a janela do vizinhos.

No vídeo abaixo o mais respeitado espírita do Brasil hoje, desde a morte do grande Chico Xavier, explica um pouco mais sobre Daniel Dunglas Home.



































Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE