LEGENDARY NIGHTCLUBS: NAPALM


CASAS NORTURNAS LENDÁRIAS: NAPALM



A dica de hoje galera, é de um documentário de 2012, do jornalista Ricardo Alexandre. Napalm: O Som da Cidade Industrial.
Para quem gosta como eu, de se aprofundar na história do rock e pop em geral, seja ela internacional ou nacional, esse documentário é um prato cheio, pois nele, vemos um pouco do que foi a casa Napalm, para o rock nacional.

Tenho assistido muitos docs de vários estilos diferentes. Como Punk de 1980, Botinada a História do Punk no Brasil, Ruído de Minas (que conta a história da cena do heavy metal de Belo Horizonte), um pouco antes, assisti também um documentário da casa Madame Satã, aqui de São Paulo, um outro da Revista Bizz, que influenciou muitos roqueiros pós Rock in Rio 1 e agora foi a vez de um doc da casa Napalm.

A intenção inicial do proprietário era criar um ambiente para as bandas de punk, da capital. Mas logo no primeiro show das bandas Inocentes e Ratos de Porão, ele percebeu que não teria como ter shows de bandas punks ali, por brigas e diversos outros motivos e resolveu aderir à outros estilos de música, priorizando as bandas que estavam em destaque nos EUA e Europa, no movimento new wave e pós punk. Então somado à influência de vídeos e músicas que eram tocadas na casa, que dispunha na época de um moderno sistema de monitores espalhados pelo ambiente, surgiram diversas bandas nacionais, algumas já consagradas hoje em dia e muitas delas passaram por essa casa.

Algumas das bandas que passaram pela casa só para termos uma pequena idéia: Azul 29, Voluntários da Pátria, Ira!, Mercenárias, UTI, Titãs, Ultrage à Rigor, Plebe Rude, Capital Inicial, Legião Urbana entre outras.

A tragetória da casa, foi bem curta, de Julho à Novembro de 1983, mas foi suficiente para deixar saudade em muita gente e por amplificar a onda cultural do rock nacional nos anos 80.
Seguindo o caminho de outras casas paulistanas lendárias já citadas aqui nesse blog, como a Led Slay do Tatuapé e o Madame Satã da Bela Vista, o Napalm não foi diferente e conseguiu reunir muita gente boa, que queria fazer música e divulgar seu trabalho. Aliás São Paulo, não à toa tem o título de melhor noite do país, justamente por essa tradição de ter boas casas, para todos os gostos musicais e de estilo, enfim, de tudo um pouco você pode encontrar na capital.

O documentário tem menos de 1 hora, (52 minutos e 48 segundos para ser mais exato), mas trás entrevistas muito legais com personalidades do rock, como João Gordo do Ratos de Porão, Vicente do Inocentes (presente na maioria dos documentários que tratam a história do rock de São Paulo), Nasi do Ira!, Dado Vilallobos (Legião Urbana) e sua esposa Fernanda que era hostess da casa, entre outros.

Para você que curte, fica a dica e se não for pedir muito, deixe o seu comentário aqui em baixo, que um email é encaminhado diretamente para mim com o que você escreveu.

No you tube, o link para o doc é:

https://www.youtube.com/watch?v=lQCjXA5v7xc






Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE