NECRONOMICON - O LIVRO MALDITO


NECRONOMICON - O LIVRO MALDITO



Hoje vamos falar desse livro tão conhecido no mundo e que originalmente era chamado de "Al Azif". O livro teria sido escrito no ano 739, por Abdul Alhazred. Apelidado de "poeta louco" e segundo algumas pessoas, ele morreu devorado por um demônio invisível, em plena luz do dia. Sobre o manuscrito o próprio autor adverte ao leitor, que o livro pode levar a pessoa à loucura, gerar terríveis pesadelos e visões bizarras.

Alguns pesquisadores, acreditam que o livro reúna material referente à antigos cultos, com invocações à entidades, ritos e arcanos, supostamente perdidos pelo tempo.

Apesar de muitos saberem que esse livro, tinha um conteúdo que precisava ser destruído, diversas cópias do livro teriam sido produzidas no século 12.

H.P. Lovecraft

Mas como disse acima, "seria" porque na verdade, a versão mais correta sobre ele, é que não passaria de um livro fictício, criado pelo autor H.P. Lovecraft, autor estadunidense de ficção científica, horror e literatura fantástica. Segundo o autor, o livro teria sido escrito em Damasco por volta de 730 d.C, por Abdul Alhazred, que vivia na região de Sanaa, Iémen.


O "Necronomicon" é o mais famoso livro fictício dos "Mitos de Chulhu", nome dado pelo escritor August Derleth à mitologia criada por Lovecraft e aparece em grande parte de suas obras. Inclusive, um dos exemplares da obra estaria guardado na biblioteca da Universidade de Miskatonic, sediada em Arkhan. O grimório conteria fórmulas mágicas ligadas à magia negra e aos Antigods, seres descritos especialmente em dois contos, Nas Montanhas da Loucura e A Sombra Perdida no Tempo. Usando essa fórmula de atribuição a um autor antigo de um livro, cuja cópia em seu poderia seria a última existente e usando um contexto fantástico, o autor desenvolve a idéia de um livro mágico, creditando possíveis excessos à alma do poeta do "autor" original. Está fórmula literária também utlizada por Jorge Luis Borges e Umberto Eco em suas obras.

O significado do nome Necronomicon não é unânime e são apontadas várias possíveis traduções para ele, as mais comuns que podemos encontrar na internet são: Livro dos Nomes Mortos, Livro das Leis Mortas, Imagem da lei dos Mortos e Livro em Memória dos Mortos.

O conteúdo do livro é composto de numerosos rituais para ressucitar os mortos, contato com entidades sobrenaturais, viagens pelas dimensões onde habitam esses seres, trazer de volta à Terra antigas divindades banidas e aprisionadas, entre outras coisas que dá medo só de pensar...rsss

É mencionado como disse acima, que a sua leitura poderia provocar loucura e morte do leitor.

Abaixo algumas imagens de algumas páginas do livro:





Embora o próprio autor Lovecraft, reafirmar que o livro é uma obra de ficção, ele fornece no livro inúmeros dados supostamente reais a respeito de sua origem e história. Indicou, por exemplo, que o livro fora banido pelo Papa Gregório IX em 1232, logo após a sua traducão para o latim e que dos exemplares ainda existentes, um estaria guardado no Museu Britânico em Londres e o outro na Biblioteca Nacional em Paris. Graças à isso e mesmo o autor por diversas incansáveis vezes ter insistido que o livro é de pura ficção existem relatos de pessoas que acreditam piamente que o Necronomicon é um livro real e o próprio Lovecraft teria recebido cartas de fãs inquirindo acerca da autenticidade do mesmo.

Alguns outros escritores ao redor do mundo, produziram e apresentaram diversos necronomicons. Um deles seria o italiano Frank D. Gipel, fundador da Escola de Mistérios. A Ordem da Rosa Mística. Em um dos seus livros La Magia Lunar, ele fornece uma tradução em castelhano do "verdadeiro necronomicon", que segundo ele, teria sido formulado a mais ou menos 4.000 anos a.C. O Al Azif, seria uma versão diríamos assim, "espúria", adulterada através dos tempos. O que convenhamos não é nada difícil, ainda mais sabendo que até a bíblia pode ter sofrido com isso. O Necronomicon da Ordem da Rosa Mística fundamenta uma série de rituais da Ordem e há quem acredite que todas as entidades ali citadas, são reais. 


CINEMA



No cinema podemos ver algumas referências ao livro, em filmes como In the Mouth of Madness, The Evil Dead e Evil Dead II.

No remake mais recente da franquia, Evil Dead, alguns jovens retornam à um lugar muito especial para um deles e por acidente eles despertam as entidades maléficas. O filme é muito bem feito e eu particularmente gostei e nele você pode ver a cena, aonde um dos jovens lê algumas partes do livro, desencadeando o mal.





















Comentários

Anônimo disse…
biellsantos285@gmail.com

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE