TOP 10 - OS MELHORES FILMES DE DRAMA



TOP 10 - OS MELHORES FILMES DE DRAMA




Com certeza um dos top 10 mais difíceis que já fiz até hoje. Falar sobre filmes de drama é complicado, porque tem muitos filmes que podemos considerar "drama", mas que poderiam facilmente serem classificados em outras categorias, como filmes "baseados em fatos reais", filmes biográficos, filmes baseados em obras literárias, entre outros.

Procurei nesse top 10, escolher aqueles que mais me vem à mente, quando lembro de filmes que de alguma forma, me emocionaram.

Antes que me perguntem, não citei aqui, filmes que entram em qualquer lista de melhores dramas, como A Espera de Um Milagre, Forrest Gump O Contador de HistóriasTitanic, Peixe Grande - E suas Histórias Maravilhosas , Beleza Americana , Coração Valente, A Lista de Schindler, O resgte do Soldado Ryan, Perfume de Mulher, O Pianista, Uma Mente Brilhante, E O Vento Levou, Rocky, Ghost - Do Outro Lado da Vida, Diários de Motocicleta, Diário de um Adolescente, Central do Brasil, A Paixão de Cristo, Rei Leão, O Preço de Uma Escolha,  entre outros, porque o intuinto aqui é justamente fugir um pouco das listas mais comuns e fazer uma lista diferente, mas que também possua filmes excelentes.

Filmes como Cinema Paradiso , A Vida É Bela e alguns outros clássicos, eu mantive de fora também, seguindo a mesma linha, de tentar fazer uma lista, um pouco diferente das centenas de listas que temos similares na internet. Mas quero deixar bem claro, que todos esses, poderiam tranquilamente figurar esse top 10. Como se trata de algo bem pessoal, procurei eliminar alguns critérios e colocar aqui (como disse acima), aqueles que mais me emocionaram e aqueles filmes que mesmo tendo assistido à muito tempo, ainda figuram claros em minha mente.

Faço uma menção honrosa para o filme A Cura, que ficou de fora, mais que eu gosto muito, talvez o primeiro filme que eu lembro me ter feito chorar de verdade assistindo, esse filme é maravilhoso!!! Conta a história de um menino que descobre estar com o vírus da Aids e saí atrás de uma suposta notícia de uma possível cura. No final desse post, colocarei uma foto do cartaz de A Cura.

Bem, vamos à lista!!!



10) GAROTA INTERROMPIDA (Girl Interrupt - 1999)



O ano é 1967. Depois de uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen vivida por Winona Ryder, é diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade", uma aflição com sintomas tão ambíguos, que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Ela é enviada para um hospital psiquiátrico, aonde conhece um novo mundo, repleto de jovens sedutoras e transtornadas. Entre essas está Lisa vivida por Angelina Jolie, uma charmosa sociopata que organiza uma fuga.

Opinião:

Eu me arrisco à dizer que quase gostei mais da atuação da Jolie, do que da Winona. Para mim, o melhor papel da carreira da Angelina Jolie. Pelo menos dos filmes que já assisti dela.
A personagem de Winona, ingere um vidro de aspirinas e mais 4 litros de vodka, para se curar de uma dor de cabeça, o resultado é internarem ela em um hospital psiquiátrico. Lá, como disse acima an sinopse, ela conhece a personagem de Angelina Jolie, uma sociopata que está internada há 8 anos no local. O filme faz a gente entrar em dúvidas, muitas vezes, mas será que o que ela diz é verdade?? Ou é loucura da cabeça dela. O filme ainda tem a presença de Britanny Murphy e de Whoopi Goldberg, como enfermeira do local. Essencial para quem gosta de filmes que tratam o lado psicológico das pessoas, não tinha como ficar fora desse top 10.

Dirigido por James Mangold.



9) SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (Dead Poets Society - 1990)


Em 1959, na Welton Academy, uma escola preparatória de muita tradição, um ex-aluno da escola Keating (Robin Williams), se torna o novo professor de literatura, mas em pouco tempo, seus métodos de incentivo aos alunos, para pensarem por só próprios, cria uma espécie de conflito com a ortodoxa direção do colégio. Principalmente quando ele fala aos seus alunos, da Sociedade dos Poetas Mortos.

Opinião: Naquela época, eram os pais que escolhiam as profissões dos filhos. Bem diferente de hoje em dia, aonde jovens resolvem trabalhar apenas com internet e depois que começam a ganhar dinheiro, seus pais, fazem é incentivar. Pois bem, o professor Keating, faz justamente o contrário do que os diretores ortodoxos e pais entendem como o certo. Ele incentiva os alunos a pensarem sem a influência de pessoas próximas e isso ajuda os jovens em outros conflitos pessoais também.
Partindo desse príncipio, o filme é um caldeirão de emoções, seja da maneira como o professor se esforça para revolucionar a cabeça desses jovens, até como os jovens recebem esse incentivo e tentam colocar em prática. Williams está excelente no papel de professor e alguns atores que interpretam os alunos, se destacam também com boas atuações. Dirigido por Peter Weir.


8) A VIDA DE DAVID GALE (The Life of David Gale - 2003)




Um professor que trabalha em uma Universidade no Texas, é acusado e condenado injustamente de ter cometido um estupro. Defensor de movimentos contra a pena de morte, ele se vê justamente na situação de pessoas que defende. Só que o seu caso, chama a atenção de uma jornalista vivida por Kate Winslet que decide investigar o caso e acima de tudo, a maneira como todo esse processo de acusação e condenação está sendo conduzido.

Opinião:

Kevin Spacey não está na lista dos meus atores prediletos, mas o reconheço como um bom ator. Junto dele nesse filme, além de Winslet (Titanic) está Laura Linney, esta sim, uma das minhas atrizes prediletas, o filme que ainda tem Gabriel Mann no elenco e a deslumbrante Rhona Mitra (Velozes e Mortais), tem ótimos diálogos e atuações muito convincentes. O filme nos deixa num nível de tensão alto e a cada nova complicação, ficamos cada vez mais revoltados com certas injustiças que são afloradas ao longo da história. Vale muito apena assistir, para quem nunca viu esse filme. Dirigido por Alan Parker


7) CRASH - NO LIMITE (Crash - 2004)



Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem- sucedido diretor de cinema e sua esposa e um imigrante iraniano e sua filha.

Opinião: Dirigido por Paul Haggis. O filme obiavamente fala de racismo, de preconceito, mas de uma maneira, (que até o dia em que eu assisti esse filme pela primeira vez), nunca tinha visto. Bom roteiro, boas atuações, principalmente de Don Cheadle (Homem de Ferro 2), Thandie Newton (Norbit) e Sandra Bullock. Filmaço!!!


6) CASABLANCA (Casablanca - 1942)



Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado norte-americano Rick Blaine (Humphrey Bogart), encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede a sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman). Este amor vai encontrar uma nova vida e eles vão lutar para fugir juntos.

Opinião:

Eu ouvia as pessoas falarem de Casablanca (dirigido por Michael Curtiz), mas ficava com um pé atrás, achando que era apenas modinha, pensava que eu poderia pensar diferente de um monte de críticos de cinema, mas não. Quando assisti o filme me emocionei e vi que realmente esse filme merece todos os elogios que já recebeu até hoje.

O filme é excepcional e não à toa entrou para a história do cinema mundial. Sua trilha sonora, ficará para sempre, eternizada em nossa memória e algumas cenas, também. Simplesmente obrigatório para qualquer estudante de cinema ou apenas para os apreciadores da sétima arte.


5) EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA (Finding Neverland - 2004)



J.M. Barrie (Depp) é um bem-sucedido autor de peças teatrais, que apesar da fama que possui, não está passando por um bom momento, em seu trabalho atual que não está sendo bem recebido pelo público. Em busca de inspiração para a sua nova peça, ele encontra algo em alguns passeios que faz pelos Jardins Kensington, em Londres. E é lá também que ele conhece a família Davies, formada por Sylvia (Winslet), que se tornou viúva recentemente e que vive com seus 4 filhos. Não demora muito para ele se tornar amigo da família, ensinando às crianças alguns truques e criando histórias fantásticas para eles, que envolvem castelos, piratas entre outros personagens. Inspirado por essa convivência, ele cria o seu maior sucesso: Peter Pan.

Opinião:

Confesso que fui para ver esse filme dirigido por Marc Forster, com aquele pensamento de hummm, deve ser chato pra caramba, mas lembrei que o Depp dificilmente se mete em filme ruim. Então ao ver o filme, me deparei com um filme muito bem feito, suave em alguns pontos e emotivo em outros, com boas atuações e muito cativante. O filme emociona em algumas cenas e faz a gente olhar para as crianças, com olhos de quem tem uma responsabilidade enorme pela frente. Um filme para a família e que vai mexer com você, com certeza.



4) SOBRE MENINOS E LOBOS (Mystic River - 2003)




Após a filha de Jimmy Marcus (Sean Penn) ser encontrada morta, Sean Devine (Kevin Bacon), seu amigo de infância, é encarregado de investigar o caso. As investigações de Sean, o fazem encontrar um mundo de violência e dor, que ele acreditava ter deixado para trás, além de colocá-lo em conflito direto com o próprio Jimmy, que decide resolver o crime, de maneira brutal. Há ainda Dave Boyle (Tim Robbins), que guarda um segredo do passado que nem mesmo a sua esposa tem conhecimento. A busca pelo responsável pela morte da garota, faz com que os 3 tenham que reencontrar fatos marcantes do passado, os quais todos preferiam que ficasse esquecido para sempre.

Opinião:

Esse filme de 2003 dirigido por Clint Eastwood, tem além dos 3 conhecidos atores, Penn, Bacon e Robbins, Marcia Gay Harden, Laurence Fishburne (Matrix) e Laura Linney como esposa do personagem de Penn.
Li algumas críticas contrárias ao final do filme, mas para mim, o filme foi muito bem conduzido, até poderia ter um final um pouco diferente, mas para mim, ele não comprometeu.
Todos os atores estão muito bem nesse filme, mas principalmente Penn e Robbins (que aliás, é um dos meus 3 atores prediletos).
O filme te envolve e faz com que você sofra com os personagens, numa agonia que parece não ter fim. Com certeza, não existia a mínima possibilidade de ficar fora dessa lista de filmes de drama.



3) UMA LIÇÃO DE AMOR (I am Sam - 2001)





Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma ajuda de seus amigos. Porém, assim que a pequena Lucy completa 7 anos de idade, ela começa a ultrapassar intelectualmente o seu próprio pai e de certa forma, essa situação inusitada chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir daí Sam começa uma batalha judicial com ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de trabalho.

Opinião:

A proposta que o filme coloca para o espectador é clara, levantar a polêmica sobre pessoas deficientes poderem ou não, cuidar de crianças.
O filme é emoção pura e a música dos Beatles, que permeia boa parte do filme, eleva essa emoção a níveis estratosféricos.
Li críticas bem negativas, falando que a diretora exagerou nos cortes de cenas e fez com que o espectador se cansasse das intermináveis cenas de tribunais. Eu particularmente, ignorei esses erros mais técnicos e foquei na mensagem principal que o filme quis passar, um amor sem limites.
O que Sam sentia por sua filha, era um amor, que superava a razão. Sim, todo mundo sabia que ele tinha a mentalidade de uma criança de 7 anos, mas ao mesmo tempo que a razão nos confronta, não queremos de forma alguma, ver a pequena Lucy Diamond, longe de seu pai.
Tenho que confessar que derramei algumas lágrimas assistindo esse filme.

Dirigido por Jessie Nelson.

2) O PAGADOR DE PROMESSAS




Dirigido por Anselmo Duarte, esse filme de 1962 conta a história de Zé do Burro (Leonardo Villar), homem humilde que vive com sua esposa Rosa (Glória Menezes), em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador (Bahia). Um dia, o burro de estimação de Zé, chamado Nicolau, é ferido com a queda de alguns galhos em uma tempestade. Seu dono faz então uma promessa para Santa Bárbara dentro de um terreiro de candomblé e aonde promete doar parte da sua propriedade para agricultores vizinhos e levar uma cruz até uma igreja em Salvador. Só que chegando na cidade, a mulher de Zé do Burro, se envolve com um cafetão chamado Bonitão (Geraldo Del Rey) e além desse problema, Zé encontra resistência do padre (Dionísio Azevedo) que nega veemente a sua entrada com a cruz na igreja, pelo simples fato de sua promessa ter sido feita em um terreiro de macumba.

Opinião:

Opa, um filme brasileiro na lista!!!
Com certeza, o cinema nacional, possue outros grandes dramas que poderiam tranquilamente entrar nesse top 10, isso só não aconteceu, porque desde muito jovem, eu vi muito mais filmes norte-americanos, do que brasileiros. Realidade que estou me esforçando muito para mudar. Tenho procurador ver mais filmes nacionais e quero incentivar as pessoas que me cercam à fazerem o mesmo, pois só assim, conseguiremos fazer o nosso cinema crescer, que é prestigiando os filmes, sejam comprando um dvd original, ou assistindo o filme no cinema, enfim, vamos falar do filme em questão.

Na sinopse, ficou bem clara, toda a trama do filme, o que posso dizer é que esse filme é simplesmente fantástico. Assisti ele, há muitos anos atrás, mas lembro até hoje, de como esse filme me emocionou. Seja pela insistência da fé humilde de Zé do Burro, seja pela raiva, que fiquei, ao ver o cafetão se aproximando de Rosa e tentando tirar proveito da situação, seja pela negativa odiosa do padre em não deixar Zé do Burro entrar na igreja. O filme com uma história tão simples, consegue nos prender todo o tempo e ficamos numa agonia, inexplicável, com toda aquela situação. Eu não vou falar mais nada, assista.


1) UM SONHO DE LIBERDADE (The Shawshank Redemption - 1994)





O ano é 1946. Um homem chamado Andy Dufresne, é um banqueiro com futuro promissor e que tem a sua vida colocada de cabeça para baixo, ao ser condenado por um crime que ele nunca cometeu. O crime seria o assassinato de sua esposa e seu amante. Em pouco tempo, Andy se vê dentro da penitenciária mais temida pelos criminosos, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Sua pena, é pérpetua e nada pior, do que saber que você vai passar o resto da sua vida, dentro de um presídio de segurança máxima, ainda por cima, sendo inocente e ainda saber que sua mulher o traía. É um conjunto de coisas para deixar qualquer um louco. Na prisão, ele conhece Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e o Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os presos literalmente como animais. Andy faz amizade com Ellis Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla todo o mercado negro dentro da prisão.

Opinião:

Dirigido por Fran Darabont de (Walking Dead), esse filme é o que chamo de perfeição cinematográfica.
Quando assisti, a minha surpresa foi tão grande com todo o desenrolar da história, que eu fiquei sem palavras para deescrever tamanha admiração. Eu gosto até do poster desse filme. Liberdade para mim, é uma palavra muito forte e a busca sem a mínima esperança de dias melhores, do personagem Andy, nesse filme é comovente. Mesmo sabendo que sair daquele lugar horrível é praticamente impossível, Andy procura manter a sua cabeça boa, para aceitar aquela nova situação que lhe foi imposta.
Ter Tim Robbins e Morgan Freeman, dois dos meus 3 atores prediletos juntos no mesmo filme, não poderia resultar em um filme ruim. Eu brinco com meus amigos, dizendo que esse filme tivesse o Depp, seria mais perfeito ainda.
Esse filme me ensinou diversas lições e até hoje, falo em todas rodinhas de conversa sobre cinema, quando alguém me pergunta, qual é o melhor filme de todos os tempos na sua opinião, eu respondo sem titubear. The Shawshank Redemption.





MENÇÃO HONROSA -


 A CURA (1995 Dirigido por Peter Horton com Brad Renfro no elenco e  Joseph Mazello)



Fontes:

www.google.com
www.omelete.com.br
www.wikipedia.org
www.adorocinema.com.br
www.uol.com.br
www.cinedica.com.br



































Comentários

Unknown disse…
Eu amo filmes de drama! Eu gosto muito deste tipo de filmes, eles sempre chamam minha atenção por causa da história muito divertida. Atualmente meu favorito é Meu Jantar Com Hervé um dos melhores lançamentos 2018 é muito divertido e eu considero um bom filme para ser visto em qualquer sábado, garantindo diversão para o espectador. Eu acho que o roteiro deste filme foi muito criativo e foi uma peça chave do sucesso que teve.

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE