TOP 10 - FILMES DE ZUMBIS
TOP 10 - FILMES DE ZUMBI
Fala galera!! Hoje o top 10 está do jeito que eu gosto, filmes de terror em especial, filmes de zumbi.
Por trás de imagens horrendas e histórias macabras, os filmes de zumbi sempre procuraram ao longo dos anos, passar uma mensagem, seja ela, uma crítica social, muito presentes nos filmes do mestre George Romero, ou algum outro tipo de mensagem por trás de toda aquela violência.
Nesse top, listei os meus prediletos, mas tenho ciência de que filmes como Extermínio (2002) ou Rec (2007), mereceriam quem sabe, estar nessa lista, só não os coloquei pelo simples fato de que eu não os assisti. Sempre em meus top 10, só coloco filmes que eu assisti.
E antes de começar o top 10, eu resolvi fazer uma menção honrosa à um filme que gosto muito, que é o Zumbilândia.
Zumbilândia (2009)
Feito em 2009, esse filme apesar de engraçado, (o que nem sempre é bem visto pelos fãs mais conservadores de filme de terror,) ele é um filme que agrada.
Com boas sequências, ótimas piadas e com um ritmo muito interessante, ele não poderia ficar de fora da lista. Destaque para a atuação de Bill Murray. Vale apena conferir.
TOP 10 - OS MELHORES FILMES DE ZUMBIS
10) A Volta dos Mortos Vivos III (1994)
A Volta dos Mortos Vivos nem é tão espetacular assim, mas a imagem de Melinda Clarke como uma zumbi estilo "Femme Fatale", toda cheia de espinhos, virou um símbolo dos filmes de zumbis.
O filme conta a história de Curt (J. Trevor Edmond) e sua namorada Julie (Melinda Clarke). Eles descobrem que a base militar da região está fazendo uma experiência que é coordenada pelo pai de Curt. Revoltado por não querer mudar com o pai para Oklahoma, Curt resolve fugir com a namorada.
Só que nessa fuga, eles sofrem um acidente de moto e ela morre. Não demora muito para ele pensar que a única maneira de ter a sua namorada de volta é usar o elemento químico da experiência de seu pai.
Essa é a atriz que interpreta Julie, sem a maquiagem:
O filme tem um dos zumbis mais assustadores que já vi:
Ele é um dos zumbis que é usado pelos cientistas, para testes.
9) Terra dos Mortos (2005)
Os mortos nesse filmes já apresentam um certo grau de evolução. Eles nadam!! Nesse filme, como na maioria dos filmes de zumbis, a sociedade se vê acuada com o avanço deles, só que a principal diferença agora, é que eles se organizam. Então os ricos, ficam protegidos em prédios super seguros, enquanto os pobres precisam se virar na rua, matando zumbis para se proteger.
Com certeza não é o melhor filme do mestre George A. Romero, mas não poderia estar fora dessa lista.
8) Planeta Terror (2007)
Planeta Terror conta a história de dois médicos William (Josh Brolin) e Dakota Block (Marley Shelton), de repente eles são surpreendidos por uma multidão de homens e mulheres cheios de feridas e mutilações, que vagam pelos corredores do hospital com olhares vazios. Entre eles está Cherry (Rose McGowan), uma dançarina de boate cuja perna fora arrancada num ataque noturno. Com uma metralhadora no lugar da perna amputada, ela vai liderar junto com El Wray (Freddy Rodríguez), um grupo de pessoas que se rebelarão contra quem é o responsável por aquilo tudo que está acontecendo.
Esse filme é um remake de um filme de mesmo nome, mais antigo. Tem Fergie no elenco, fazendo uma pequena participação.
Nem preciso dizer, ao verem o cartaz, que o filme não tem limites para o exagero e é justamente por esse motivo que acaba se tornando tão legal. Em vista de outros filmes dessa lista, ele é um dos mais fracos, mais não deixa de divertir e muito o espectador.
7) Cemitério Maldito (1989)
Cemitério Maldito até hoje é lembrado pela trilha sonora dos Ramones, mas não é só por isso que o filme tem fãs no mundo inteiro. O filme causou muito medo em milhares de adolescentes no final dos anos 80.
O filme conta a história dos Creeds, que se mudaram recentemente para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto por dois motivos: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa.
Os vizinhos da família Creeds, estão relutantes em falar sobre o cemitério e isso não é à toa.
Aos poucos, o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando um gato da família é atropelado e morre, eles o enterram no cemitério. E essa ação trará sérias consequências.
6) Madrugada dos Mortos (2004)
O cinema voltado para os filmes de zumbi, não apresentava nada que realmente empolgasse. Até o ano de 2004.
Madrugada dos Mortos é um dos meus filmes prediletos de zumbi de todos os tempos, por n motivos.
O primeiro é que o filme tem uma das melhores sequências iniciais de um filme de zumbi, com ângulos de câmera muito interessantes.
Segundo que eu gosto de filmes que me deixem aflito, que me sinta, como se estivesse vivendo aquela história e esse filme conseguiu esse feito. A gente fica torcendo para os personagens conseguirem escapar dos zumbis que os perseguem de maneira sufocante.
Temos também alguns personagens, como o policial, que chega a nos irritar, mas é isso que é bom, sinal de que são personagens convicentes.
E o senso de que tudo vai piorando a cada hora que passa, nos deixa mais angustiados, enfim, não vou contar mais do filme, se você ainda não assistiu, assita.
5) A Legião do Mal (2009)
Norte de Paris, um grupo de policiais envolvidos em corrupção vão à um prédio, aonde está escondido um gângster. Eles possuem o objetivo de vingar a morte de um deles. Em meio à esse problema, uma centena de criaturas sanguinárias e canibais, invandem o prédio o que força gansters e policiais se unirem para sobreviver.
La Horde, de 2009, faz o que sempre imaginei em filmes de zumbis, eles correrem e muito. As cenas são tão rápidas e brutais, que me chamaram muito à atenção.
O filme não é nenhuma obra prima, mas tem bons momentos e cenas de tirar o fôlego.
Não lembro se fica claro no filme, que essas criaturas são zumbis, mas em todo caso, a forma como eles se apresentam no filme, não faz a gente pensar em outra coisa.
4) Fome Animal (1992)
Esse filme já figurou alguns outros top(s)10 que fiz aqui, conta a história de Lionel (Thimothy Palmer), que vive com a mãe isolado em um casarão afastado da cidade. Lionel é o típico pau-mandado e mesmo se apaixonando pela garota da vendinha Paquita Maria Sanches (Diana Penalver), procura sempre fazer as coisas que a mãe dele manda ele fazer. Só que um belo dia, passeando pelo zoológico da cidade, a megera da sua mãe é mordida por um bicho muito estranho e ela se transforma em um zumbi. Daí para frente a vida de Lionel vira um inferno e outras pessoas próximas à ele, também se transformam em zumbi. E agora, o que Lionel pode fazer para esconder todos esses zumbis em casa??? Sem que as outras pessoas da cidade descubram??
Esse filme é trash puro. Resolvi colocar ele nesse top 10, por se tratar de um filme que têm zumbis, mas ele é um trash autêntico, com muito sangue e muitas cenas engraçadas.
Muitos não sabem, mas esse filme foi feito pelo diretor de O Senhor dos Anéis, Peter Jackson.
Para quem ainda não viu, se atentem para a cena do padre metido a Bruce Lee e para o bebê zumbi.
Além disso, s personagens desse filme também são bem interessantes. Vou citar alguns deles: Um padre, que luta artes marciais, um tio folgado, asqueroso e chantagista, a mãe super protetora de Lionel que não quer que ele se aproxime de nenhuma garota, ele próprio Lionel, um jovem totalmente submisso à mãe e Paquita, uma menina jovem sonhadora que se apaixona por Lionel e trabalha numa vendinha.
3) Dia dos Mortos (1985)
Clássico dos filmes de zumbis, considerados por muitos, o melhor filme de zumbis de todos os tempos.
Em Dia dos Mortos de 1985, os zumbis dominam à Terra e os humanos se escondem em bases no subterrâneo. O problema é quando os suprimentos começam à acabar, gerando uma série de conflitos, incertezas e brigas, pela sobrevivência.
Alguns consideram esse filme até depressivo e o seu ritmo lento, não vai agradar quem gosta de filmes mais objetivos, mas a qualidade desse filme é inegável.
O filme é uma crítica ao egocentrismo de alguns seres humanos, uma crítica também a sociedade consumidora e capitalista e até faz referência aos abusos militares.
Uma curiosidade desse filme é que Romero, com pouco dinheiro, recrutou pessoas em Pittsburg para serem os zumbis, com apenas o retorno de um dólar e um boné com os dizeres: "Eu fui um zombie no Dia dos Mortos"; Detalhe, quem já tinha sido zumbi dele, em outros filmes passados, tinha prioridade na seleção;
Tom Savini, ganhou seu segundo Saturn Award pelos efeitos especiais nesse filme, o primeiro teria sido com outro filme de Romero, O Despertar dos Mortos.
Apenas Romero, Clive Barker e John Carpenter, conseguiram desenvolver uma atmosfera claustrofóbica e pessimista com alto teor apocalíptico e mórbido na década de 80.
Muitos críticos na época, não deram o real valor que dão hoje à esse filme.
Tanto é que isso atingiu de certa forma o diretor, que ficou mais de 20 anos sem filmar filmes de zumbis. Depois de Dia dos Mortos, ele filmaria Terra dos Mortos de 2005, que cito nesse top 10, Diário dos Mortos de 2007 e Ilha dos Mortos de 2009.
No filme temos alguns personagens interessantes como Dr. Logan, Capitão Henry Rhodes, Johnson, Steel, Torrez e Bup, um zumbi que fica com um fone de ouvido na cabeça.
Apesar de boa parde do filme se passar no subterrâneo, o final mostra uma sequência muito violenta já na superfície, não vou contar mais, para não tirar o prazer de ver o filme, assistam!!!
2) Re-Animator - A Hora dos Mortos Vivos (1985)
Um jovem promissor Dan Cain (Bruce Abbott) se envolve com a filha Megan Halsey (Barbara Crampton) de uma pessoa importante do hospital aonde trabalha. Sua vida irá mudar completamente depois da chegada de outro profissional Hebert West (Jeffrey Combs) que realiza uma série de experimentos e cria um reagente que anima os mortos. Só que o Dr. Carl Hill (David Gale) se envolve na jogada, o que pode complicar ainda mais os planos de West.
Esse filme foi baseado em um dos contos de H. P. Lovecraft, adaptado para o cinema. O filme é pertubador e tem cenas que se tornaram clássicas, como a do morto gigante que é reanimado pelo Dr. West. Clássico do terror, não poderia ficar de fora dessa lista.
Uma curiosidade, a atriz Barbara Crampton, têm uma vasta carreira atuando em filmes de horror, além de Re-Animator, ela atuou em filmes como Bruxas de Salém (201), O Mestre dos Brinquedos (1989), From Beyond (1986) entre muitos outros. Praticamente sua carreira toda, é baseada em filmes de horror.
Re Animator tem a atmosfera perfeita que poucos filmes de horror, conseguem atingir. Lembro de um desses mais novos, que me chamou muito à atenção é o Arrasta-me para o Inferno. Ambos, tanto Re Animator, quanto esse que acabei de citar, são filmes que possuem uma excelente fotografia e a trilha sonora, somada ao ambiente criado no filme, faz com que você adentre aquele mundo sombrio e sinta as mesmas aflições que os personagens ali estão passando.
Em Re Animator, as cenas rodadas no necrotério, fazem a gente pensar, poxa, será que um dia eu teria coragem de trabalhar como segurança do necrotério como o personagem que ali vemos, ou simplesmente passar uma noite inteira dentro daquelas paredes frias.
Lembro que a primeira vez que vi Re Animator, fiquei impressionado de como o filme te faz sentir medo, que é um dos principais objetivos de um filme desse, você fica numa tensão que não tem como mensurar, é realmente muito interessante.
Obviamente, nem todo mundo tem essa percepção, uma amiga minha por exemplo, assistiu o filme e achou um lixo. Não dá para entender em que ela se baseou, para classficar o filme dessa maneira, se é de uma geração de filmes de horror mais novos, ou se é apenas a opinião dela, enfim, temos que respeitar.
1) A Noite dos Mortos Vivos (1990)
E finalmente chegamos no filme que eu acho mais top de todos esses que citei atrás. A Noite dos Mortos Vivos de 1990, remake do original 1968.
Esse filme para mim, é o filme de zumbis!!!
A Noite dos Mortos Vivos ou Despertar dos Mortos Vivos, foi dirigido por Tom Savini. Romero reescreveu o enredo do original de 1968 do qual havia sido coautor junto a John A. Russo.
Outro remake foi feito em 2006, intitulador Night of the Living Dead 3-D.
Bom a história começa quando um casal de irmãos, Barbara (Patricia Tallman), de Comando Assassino,88) e Johnnie (Bill Mosley), estão viajando de carro com destino ao cemitério aonde está enterrrada a falecida mãe deles.
Chegando lá, eles são supreendidos por um ataque inesperado de um homem com uma aparência grotesca. Barbara consegue fugir e corre para pedir ajuda numa casa de campo, localizada numa fazenda próxima. Porém ela enfrenta mais um ataque violento, do suposto dono da casa, também em forma de zumbi. Em meio à tudo isso, Ben (Tony Todd) que já atuou no filme O Mistério de Candyman de 1992, chega a propriedade guiando uma camionete com pouca gasolina. Ao se encontrar com Barbara, eles ainda descubirão que na casa tem mais outras 5 pessoas. Harry Cooper (Tom Towles), sua esposa Helen (McKee Anderson), a filha do casal, Sarah (Heather Mazur), um casal de jovens Tom Bitner (William Butler), sobrinho do dono da casa e sua esposa Judy Rose vivida por (Katie Finneran).
Em 92 minutos, você vai se sentir sufocado nesse filme. Os zumbis estão por toda parte e esse pessoal que citei acima, fará de tudo para se salvar.
Esse foi o primeiro grande filme de zumbis que assisti e por me assustar tanto, ficou marcado, então não consigo ver algum filme melhor que esse.
Obviamente, a série de TV The Walking Dead elevou o conceito zumbi a níveis estratoféricos, mas para quem gosta de cinema, como eu gosto, não dispenso de forma alguma um bom filme do gênero.
Acho que depois de The Walking Dead, muitos diretores que ainda pensam em fazer filmes de zumbis, precisarão se reinvetar, pois a série trata do tema com maestria. Mas isso não quer dizer que no futuro, tenhamos grandes filmes.
Guerra Mundial Z, é um dos filmes com produção milionária, mais recentes, que eu particularmente não gostei muito. Esperava mais. E tem outros títulos surgindo. Quero muito ver Extermínio, que nem sei se foi feito antes ou depois da série, mas que ouvi muitos comentários positivos.
Se ele tiver ao menos 50% do que tem The Night Of The Living Dead, já me agradará bastante.
O Brasil lançou alguns filmes de zumbis também, de maneira tímida, um dos mais recentes são os dois filmes dirigidps pelo crítico de cinema e cineasta Tiago Beloti, que também tem um canal no You Tube, Meus 2 Centavos. Ele dirige os filmes de maneira totalmente independente. O primeiro Capital dos Mortos de 2008, eu particularmente ainda não assisti, mas pretendo fazer um dia. E o segundo, A Capital dos Mortos 2 - O Mundo Morto, que já teve trailer divulgado na internet. Abaixo os cartazes dos dois filmes que são ambientados na capital do país, Brasília.
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=sMLA_3h4vTo
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=BuN1caNB5cc
Referências:
www.google.com
www.adorocinema.com.br
www.bocadoinferno.com.br
www.filmow.com.br
www.wikipedia.org
www.uol.com.br
www.globo.com
Desenhos do filme Return of the Living Dead III |
Fala galera!! Hoje o top 10 está do jeito que eu gosto, filmes de terror em especial, filmes de zumbi.
Por trás de imagens horrendas e histórias macabras, os filmes de zumbi sempre procuraram ao longo dos anos, passar uma mensagem, seja ela, uma crítica social, muito presentes nos filmes do mestre George Romero, ou algum outro tipo de mensagem por trás de toda aquela violência.
Nesse top, listei os meus prediletos, mas tenho ciência de que filmes como Extermínio (2002) ou Rec (2007), mereceriam quem sabe, estar nessa lista, só não os coloquei pelo simples fato de que eu não os assisti. Sempre em meus top 10, só coloco filmes que eu assisti.
E antes de começar o top 10, eu resolvi fazer uma menção honrosa à um filme que gosto muito, que é o Zumbilândia.
Zumbilândia (2009)
Feito em 2009, esse filme apesar de engraçado, (o que nem sempre é bem visto pelos fãs mais conservadores de filme de terror,) ele é um filme que agrada.
Com boas sequências, ótimas piadas e com um ritmo muito interessante, ele não poderia ficar de fora da lista. Destaque para a atuação de Bill Murray. Vale apena conferir.
TOP 10 - OS MELHORES FILMES DE ZUMBIS
10) A Volta dos Mortos Vivos III (1994)
A Volta dos Mortos Vivos nem é tão espetacular assim, mas a imagem de Melinda Clarke como uma zumbi estilo "Femme Fatale", toda cheia de espinhos, virou um símbolo dos filmes de zumbis.
O filme conta a história de Curt (J. Trevor Edmond) e sua namorada Julie (Melinda Clarke). Eles descobrem que a base militar da região está fazendo uma experiência que é coordenada pelo pai de Curt. Revoltado por não querer mudar com o pai para Oklahoma, Curt resolve fugir com a namorada.
Só que nessa fuga, eles sofrem um acidente de moto e ela morre. Não demora muito para ele pensar que a única maneira de ter a sua namorada de volta é usar o elemento químico da experiência de seu pai.
Essa é a atriz que interpreta Julie, sem a maquiagem:
O filme tem um dos zumbis mais assustadores que já vi:
Ele é um dos zumbis que é usado pelos cientistas, para testes.
9) Terra dos Mortos (2005)
Os mortos nesse filmes já apresentam um certo grau de evolução. Eles nadam!! Nesse filme, como na maioria dos filmes de zumbis, a sociedade se vê acuada com o avanço deles, só que a principal diferença agora, é que eles se organizam. Então os ricos, ficam protegidos em prédios super seguros, enquanto os pobres precisam se virar na rua, matando zumbis para se proteger.
Com certeza não é o melhor filme do mestre George A. Romero, mas não poderia estar fora dessa lista.
Cena do filme |
8) Planeta Terror (2007)
Planeta Terror conta a história de dois médicos William (Josh Brolin) e Dakota Block (Marley Shelton), de repente eles são surpreendidos por uma multidão de homens e mulheres cheios de feridas e mutilações, que vagam pelos corredores do hospital com olhares vazios. Entre eles está Cherry (Rose McGowan), uma dançarina de boate cuja perna fora arrancada num ataque noturno. Com uma metralhadora no lugar da perna amputada, ela vai liderar junto com El Wray (Freddy Rodríguez), um grupo de pessoas que se rebelarão contra quem é o responsável por aquilo tudo que está acontecendo.
A cantora do Black Eyed Peas - Fergie |
Esse filme é um remake de um filme de mesmo nome, mais antigo. Tem Fergie no elenco, fazendo uma pequena participação.
Nem preciso dizer, ao verem o cartaz, que o filme não tem limites para o exagero e é justamente por esse motivo que acaba se tornando tão legal. Em vista de outros filmes dessa lista, ele é um dos mais fracos, mais não deixa de divertir e muito o espectador.
7) Cemitério Maldito (1989)
Cemitério Maldito até hoje é lembrado pela trilha sonora dos Ramones, mas não é só por isso que o filme tem fãs no mundo inteiro. O filme causou muito medo em milhares de adolescentes no final dos anos 80.
O filme conta a história dos Creeds, que se mudaram recentemente para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto por dois motivos: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa.
Os vizinhos da família Creeds, estão relutantes em falar sobre o cemitério e isso não é à toa.
Aos poucos, o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando um gato da família é atropelado e morre, eles o enterram no cemitério. E essa ação trará sérias consequências.
6) Madrugada dos Mortos (2004)
O cinema voltado para os filmes de zumbi, não apresentava nada que realmente empolgasse. Até o ano de 2004.
Madrugada dos Mortos é um dos meus filmes prediletos de zumbi de todos os tempos, por n motivos.
O primeiro é que o filme tem uma das melhores sequências iniciais de um filme de zumbi, com ângulos de câmera muito interessantes.
Segundo que eu gosto de filmes que me deixem aflito, que me sinta, como se estivesse vivendo aquela história e esse filme conseguiu esse feito. A gente fica torcendo para os personagens conseguirem escapar dos zumbis que os perseguem de maneira sufocante.
Temos também alguns personagens, como o policial, que chega a nos irritar, mas é isso que é bom, sinal de que são personagens convicentes.
E o senso de que tudo vai piorando a cada hora que passa, nos deixa mais angustiados, enfim, não vou contar mais do filme, se você ainda não assistiu, assita.
Sarah Polley e Ving Rhames |
5) A Legião do Mal (2009)
Norte de Paris, um grupo de policiais envolvidos em corrupção vão à um prédio, aonde está escondido um gângster. Eles possuem o objetivo de vingar a morte de um deles. Em meio à esse problema, uma centena de criaturas sanguinárias e canibais, invandem o prédio o que força gansters e policiais se unirem para sobreviver.
La Horde, de 2009, faz o que sempre imaginei em filmes de zumbis, eles correrem e muito. As cenas são tão rápidas e brutais, que me chamaram muito à atenção.
O filme não é nenhuma obra prima, mas tem bons momentos e cenas de tirar o fôlego.
Não lembro se fica claro no filme, que essas criaturas são zumbis, mas em todo caso, a forma como eles se apresentam no filme, não faz a gente pensar em outra coisa.
4) Fome Animal (1992)
Esse filme já figurou alguns outros top(s)10 que fiz aqui, conta a história de Lionel (Thimothy Palmer), que vive com a mãe isolado em um casarão afastado da cidade. Lionel é o típico pau-mandado e mesmo se apaixonando pela garota da vendinha Paquita Maria Sanches (Diana Penalver), procura sempre fazer as coisas que a mãe dele manda ele fazer. Só que um belo dia, passeando pelo zoológico da cidade, a megera da sua mãe é mordida por um bicho muito estranho e ela se transforma em um zumbi. Daí para frente a vida de Lionel vira um inferno e outras pessoas próximas à ele, também se transformam em zumbi. E agora, o que Lionel pode fazer para esconder todos esses zumbis em casa??? Sem que as outras pessoas da cidade descubram??
Esse filme é trash puro. Resolvi colocar ele nesse top 10, por se tratar de um filme que têm zumbis, mas ele é um trash autêntico, com muito sangue e muitas cenas engraçadas.
Muitos não sabem, mas esse filme foi feito pelo diretor de O Senhor dos Anéis, Peter Jackson.
Para quem ainda não viu, se atentem para a cena do padre metido a Bruce Lee e para o bebê zumbi.
Além disso, s personagens desse filme também são bem interessantes. Vou citar alguns deles: Um padre, que luta artes marciais, um tio folgado, asqueroso e chantagista, a mãe super protetora de Lionel que não quer que ele se aproxime de nenhuma garota, ele próprio Lionel, um jovem totalmente submisso à mãe e Paquita, uma menina jovem sonhadora que se apaixona por Lionel e trabalha numa vendinha.
3) Dia dos Mortos (1985)
Clássico dos filmes de zumbis, considerados por muitos, o melhor filme de zumbis de todos os tempos.
Em Dia dos Mortos de 1985, os zumbis dominam à Terra e os humanos se escondem em bases no subterrâneo. O problema é quando os suprimentos começam à acabar, gerando uma série de conflitos, incertezas e brigas, pela sobrevivência.
Alguns consideram esse filme até depressivo e o seu ritmo lento, não vai agradar quem gosta de filmes mais objetivos, mas a qualidade desse filme é inegável.
O filme é uma crítica ao egocentrismo de alguns seres humanos, uma crítica também a sociedade consumidora e capitalista e até faz referência aos abusos militares.
Uma curiosidade desse filme é que Romero, com pouco dinheiro, recrutou pessoas em Pittsburg para serem os zumbis, com apenas o retorno de um dólar e um boné com os dizeres: "Eu fui um zombie no Dia dos Mortos"; Detalhe, quem já tinha sido zumbi dele, em outros filmes passados, tinha prioridade na seleção;
Tom Savini, ganhou seu segundo Saturn Award pelos efeitos especiais nesse filme, o primeiro teria sido com outro filme de Romero, O Despertar dos Mortos.
Apenas Romero, Clive Barker e John Carpenter, conseguiram desenvolver uma atmosfera claustrofóbica e pessimista com alto teor apocalíptico e mórbido na década de 80.
Muitos críticos na época, não deram o real valor que dão hoje à esse filme.
Tanto é que isso atingiu de certa forma o diretor, que ficou mais de 20 anos sem filmar filmes de zumbis. Depois de Dia dos Mortos, ele filmaria Terra dos Mortos de 2005, que cito nesse top 10, Diário dos Mortos de 2007 e Ilha dos Mortos de 2009.
No filme temos alguns personagens interessantes como Dr. Logan, Capitão Henry Rhodes, Johnson, Steel, Torrez e Bup, um zumbi que fica com um fone de ouvido na cabeça.
Apesar de boa parde do filme se passar no subterrâneo, o final mostra uma sequência muito violenta já na superfície, não vou contar mais, para não tirar o prazer de ver o filme, assistam!!!
2) Re-Animator - A Hora dos Mortos Vivos (1985)
Um jovem promissor Dan Cain (Bruce Abbott) se envolve com a filha Megan Halsey (Barbara Crampton) de uma pessoa importante do hospital aonde trabalha. Sua vida irá mudar completamente depois da chegada de outro profissional Hebert West (Jeffrey Combs) que realiza uma série de experimentos e cria um reagente que anima os mortos. Só que o Dr. Carl Hill (David Gale) se envolve na jogada, o que pode complicar ainda mais os planos de West.
Esse filme foi baseado em um dos contos de H. P. Lovecraft, adaptado para o cinema. O filme é pertubador e tem cenas que se tornaram clássicas, como a do morto gigante que é reanimado pelo Dr. West. Clássico do terror, não poderia ficar de fora dessa lista.
Uma curiosidade, a atriz Barbara Crampton, têm uma vasta carreira atuando em filmes de horror, além de Re-Animator, ela atuou em filmes como Bruxas de Salém (201), O Mestre dos Brinquedos (1989), From Beyond (1986) entre muitos outros. Praticamente sua carreira toda, é baseada em filmes de horror.
Re Animator tem a atmosfera perfeita que poucos filmes de horror, conseguem atingir. Lembro de um desses mais novos, que me chamou muito à atenção é o Arrasta-me para o Inferno. Ambos, tanto Re Animator, quanto esse que acabei de citar, são filmes que possuem uma excelente fotografia e a trilha sonora, somada ao ambiente criado no filme, faz com que você adentre aquele mundo sombrio e sinta as mesmas aflições que os personagens ali estão passando.
Em Re Animator, as cenas rodadas no necrotério, fazem a gente pensar, poxa, será que um dia eu teria coragem de trabalhar como segurança do necrotério como o personagem que ali vemos, ou simplesmente passar uma noite inteira dentro daquelas paredes frias.
Lembro que a primeira vez que vi Re Animator, fiquei impressionado de como o filme te faz sentir medo, que é um dos principais objetivos de um filme desse, você fica numa tensão que não tem como mensurar, é realmente muito interessante.
Obviamente, nem todo mundo tem essa percepção, uma amiga minha por exemplo, assistiu o filme e achou um lixo. Não dá para entender em que ela se baseou, para classficar o filme dessa maneira, se é de uma geração de filmes de horror mais novos, ou se é apenas a opinião dela, enfim, temos que respeitar.
1) A Noite dos Mortos Vivos (1990)
E finalmente chegamos no filme que eu acho mais top de todos esses que citei atrás. A Noite dos Mortos Vivos de 1990, remake do original 1968.
Esse filme para mim, é o filme de zumbis!!!
A Noite dos Mortos Vivos ou Despertar dos Mortos Vivos, foi dirigido por Tom Savini. Romero reescreveu o enredo do original de 1968 do qual havia sido coautor junto a John A. Russo.
Outro remake foi feito em 2006, intitulador Night of the Living Dead 3-D.
Bom a história começa quando um casal de irmãos, Barbara (Patricia Tallman), de Comando Assassino,88) e Johnnie (Bill Mosley), estão viajando de carro com destino ao cemitério aonde está enterrrada a falecida mãe deles.
Chegando lá, eles são supreendidos por um ataque inesperado de um homem com uma aparência grotesca. Barbara consegue fugir e corre para pedir ajuda numa casa de campo, localizada numa fazenda próxima. Porém ela enfrenta mais um ataque violento, do suposto dono da casa, também em forma de zumbi. Em meio à tudo isso, Ben (Tony Todd) que já atuou no filme O Mistério de Candyman de 1992, chega a propriedade guiando uma camionete com pouca gasolina. Ao se encontrar com Barbara, eles ainda descubirão que na casa tem mais outras 5 pessoas. Harry Cooper (Tom Towles), sua esposa Helen (McKee Anderson), a filha do casal, Sarah (Heather Mazur), um casal de jovens Tom Bitner (William Butler), sobrinho do dono da casa e sua esposa Judy Rose vivida por (Katie Finneran).
Em 92 minutos, você vai se sentir sufocado nesse filme. Os zumbis estão por toda parte e esse pessoal que citei acima, fará de tudo para se salvar.
Esse foi o primeiro grande filme de zumbis que assisti e por me assustar tanto, ficou marcado, então não consigo ver algum filme melhor que esse.
Obviamente, a série de TV The Walking Dead elevou o conceito zumbi a níveis estratoféricos, mas para quem gosta de cinema, como eu gosto, não dispenso de forma alguma um bom filme do gênero.
Acho que depois de The Walking Dead, muitos diretores que ainda pensam em fazer filmes de zumbis, precisarão se reinvetar, pois a série trata do tema com maestria. Mas isso não quer dizer que no futuro, tenhamos grandes filmes.
Guerra Mundial Z, é um dos filmes com produção milionária, mais recentes, que eu particularmente não gostei muito. Esperava mais. E tem outros títulos surgindo. Quero muito ver Extermínio, que nem sei se foi feito antes ou depois da série, mas que ouvi muitos comentários positivos.
Se ele tiver ao menos 50% do que tem The Night Of The Living Dead, já me agradará bastante.
O Brasil lançou alguns filmes de zumbis também, de maneira tímida, um dos mais recentes são os dois filmes dirigidps pelo crítico de cinema e cineasta Tiago Beloti, que também tem um canal no You Tube, Meus 2 Centavos. Ele dirige os filmes de maneira totalmente independente. O primeiro Capital dos Mortos de 2008, eu particularmente ainda não assisti, mas pretendo fazer um dia. E o segundo, A Capital dos Mortos 2 - O Mundo Morto, que já teve trailer divulgado na internet. Abaixo os cartazes dos dois filmes que são ambientados na capital do país, Brasília.
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=sMLA_3h4vTo
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=BuN1caNB5cc
Referências:
www.google.com
www.adorocinema.com.br
www.bocadoinferno.com.br
www.filmow.com.br
www.wikipedia.org
www.uol.com.br
www.globo.com
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem....