Jogos Pan Americanos Toronto 2015


JOGOS PAN-AMERICANOS 2015



Com certeza para muitos atletas o melhor teste antes das Olimpiadas. Os Jogos Panamericanos oficialmente denominados XVII Jogos Pan-Americanos, são um evento multiesportivo realizado entre os dias 10 de 26 de Julho em Toronto, na província de Ontário, Canadá. Além de outras 17 cidades da região metropolitana do Golden Horseshoe em Ontário.Serão 36 categorias que abragem 41 comitês olímpicos nacionais das Américas.

O Canadá já havia sediado o evento em 1967 e 1999, em Winipeg.

Categorias e número de eventos para cada uma entre parenteses

Outra informação importante é que doze dias após o encerramento dos jogos Pan-Americanos, serão realizados os Parapan-Americanos de 2015.

Medalhas que serão usadas nos jogos

Mascote do Pan 2015





O Brasil como já era esperado, não poderia estar de fora dessa disputa e com grande expectativa de medalhas obviamente.
Temos chances de medalhas em diversas categorias, na verdade até já conquistamos algumas e isso tem colocado o Brasil na quinta posição até o momento no ranking geral de medalhas.

Até o presente momento o quadro de medalhas é esse abaixo (tem mais países, mas procurei colocar apenas os 11 primeiros):





Dessas 43 medalhas conquistadas pelo Brasil, ontem, uma das que foram muito comentadas, foi a conquista do ouro por Arthur Zanetti nas argolas.

Arthur Zanetti

Ele continua sendo uma das maiores esperanças de medalha do Brasil nos Jogos Olimpicos do ano que vem no Rio. Zanetti confirmou a expectativa executando o exercício de maneira extremamente competente e precisa.

Tivemos ouro também com o judô (Luciano Correa e David do Carmo), com Érika Miranda (judô feminino), natação (Leonardo de Deus e revezamento 4x100 livre), (ginástica artística como já falamos acima do Arthur), canoagem (Isaquias Queiróz).

Judô

O primeiro ouro do Brasil no Pan foi de Érika Miranda

Outros destaques, ficaram pelas medalhas de Giovanna Gomes e Ingrid Oliveira (sim, aquela mesmo da polêmica foto que gerou comentários maldosos na internet) no salto ornamental.

Um dia antes do feito, Ingrid havia caído de costas em seu salto, o que provocou um susto em todos que torciam para ela, além de dores fortíssimas nas costas, quem viu o vídeo até se assustou, pois a costa dela ficou extremamente vermelha, como se alguém tivesse batido nas costas dela), mas felizmente a garota não se abateu e conquistou essa medalha de prata com a sua parceira Giovanna no salto duplo.

Ingrid a esquerda e Giovanna

Giovanna Pedroso

Ingrid Oliveira

Foto que causou polêmica no Instagram
Quem também se deu bem foi Talitha Haas, de apenas 20 anos, natural de Novo Hamburgo-RS, conquistou a medalha de prata na patinação artística. ela já havia competido em 2011.

Talitha Haas

Talitha competindo

Outro que conquistou medalha na patinação foi o sempre favorito Marcelo Stürmer, Tetracampeão Panamericano. Deve dar um orgulho danado, você poder dizer que venceu 4 vezes!!! Parabéns para o campeão!!!

Marcelo Stürmer
E para quem pensa que o Brasil não tinha representantes no Levantamento de Peso, se enganou, não só tinha como conquistou medalhas também. Depois da inédita medalha de Bruna Piloto, ontem, foi a vez de Jaqueline Ferreira (foto abaixo) conquistar bronze, na categorria 75kg.

Jaqueline Ferreira


Abaixo Bruna Piloto a outra atleta que conquistou medalha:

Bruna Piloto




O casal Luciano Correa e Joanna Maranhão também conquistaram medalhas. Ouro no judô categoria 100kg, enquanto a nadadora garantiu a medalha de bronze nos 200 m borboleta.
Para ele a competição já acabou, agora para ela, ainda está inscrita em 4 provas. Ela busca a sua quinta medalha, enquanto o namorado tem 3.


Luciano Correa e Joanna Maranhão

Joanna Maranhão

Infelizmente não deu para as irmãs Lohaynny e Luana Vicente na final do badminton. Hoje a dupla brasileira perdeu para Eva Lee e Paula Lynn Obanana, dos EUA, as brasileiras ficaram com a medalha de prata, o que não é démerito nenhum, muito pelo contrário, a gente fala infelizmente, porque elas chegaram muito perto do ouro, mas voltarão com medalhas para o nosso país e isso é o que importa, parabéns para elas!!!


Irmàs Vicente

Por outro lado o Nado Sincronizado, que é uma das categorias favoritas minhas, junto da natação e da corrida em 100 metros rasos, teve o pior resulado dos últimos 20 anos. A equipe encerrou sua participação nesse sábado passado dia 11, sem conquistar uma medalha sequer, seja na competição por equipe, ou dueto. Durante a apresentação, representaram um desfile de escola de samba, o Cristo Rendentor e até passo de funk.

Equipe de nado sincronizado do Brasil


Desde 1999, que o nado sai sem uma medalha. Naquele ano, conquistamos bronze com o dueto.
a CDBA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) contratou a renomada técnica canadense Julie Sauvé, mas nem isso deu jeito.


Coreografia das atletas do Nado Sincronizado


OPINIÃO:

A dedicação desses atletas, (às vezes de uma vida inteira), merecem todo o nosso respeito, apoio e torcida, porque realmente não é fácil conquistar o que eles tem conquistado. Ainda mais em nosso país, que ainda não possui patrocínios fortes para a maioria das categorias o que dificulta e muito o desenvolvimento do atleta e dificulta também que esse atleta consiga competir em iguais condições com outros atletas de outros países.

Muitos por exemplo, criticam Cuba, aqui no Brasil, ficou evidente principalmente, quando o governo federal lançou o programa Mais Médicos, mas essa mesma Cuba, (mesmo sendo um país pequeno), possui nada mais nada menos do que a terceira posição atualmente no ranking de medalhas, algo que com certeza deve deixar o povo cubano extremamente orgulhoso.

O Brasil precisa se espelhar em países assim, para que a cada ano, conquiste novas medalhas, porque o esporte transforma as pessoas. Quantos meninos hoje, não se encantaram com os feitos de Zanetti e podem quem sabe, serem os Zanettis do futuro?? Quantas meninas não se inspiraram por exemplo, nos feitos de Talitha Haas na patinação, ou ainda no salto com Ingrid Oliveira??? Criança treinando, querendo aprender o esporte, não vai ter tempo para pensar em caminhos desvirtuosos, crescerá como cidadão e como pessoa.

O esporte é tão maravilhoso que já vimos inúmeros casos de pessoas que estavam condenadas por algum tipo de doença e o esporte livrou essa pessoa do mal, trazendo ela novamente à vida, fazendo com que essa pessoa com a motivação que o esporte nos proporciona, desafiasse qualquer lógica médica.










Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE