RADIOHEAD - GENIAIS?


RADIOHEAD - GENIAIS?


Radiohead


Tem bandas que são difíceis de explicar, o Radiohead é uma delas. Quando ouvi Fake Plastic Trees pela primeira vez, curti a música logo de cara. Não sei se o apelo por passar numa propaganda aonde mostrava crianças excepcionais, talvez isso tenha pesado, o fato é que independente das imagens das crianças, o som da banda me chamou a atenção. Obviamente como sempre faço fui atrás de mais material dessa banda. O que eu não esperava é que encontraria músicas tão geniais quanto a primeira que citei acima, algumas como exemplo: No Surprises (minha favorita), Creep, Karma Police, Street Spirit (Fade Out), High And Dry, Pananoid Android (considerada a Bohemian Rhapsody dos tempos atuais, em referência a música icônica do Queen), entre outras belas canções...

Formada em 1985 entre amigos de escola, os ingleses do Radiohead que anteriormente se chamava On a Friday, devido ao fato de só poderem ensaiar em dias de sexta-feira, assinaram um contrato com a EMI em 1991, depois de tocar em muitos lugares, aliás, foi isso que fez a banda entrar em evidência e chamar a atenção de alguns produtores.

Depois de não ter sucesso com o EP Drill, trocaram algumas pessoas da equipe de produção, lançaram o single Creep, que também não foi muito bem aceito pela imprensa britânica.

Em Fevereiro de 1993 a banda lançou o seu primeiro disco Pablo Honey. Que já teve uma melhor aceitação do público e de alguns da mídia.  Em 1994 a banda lança o single My Iron Lung, que fez relativo sucesso e foi justamente nessa época que começaram a aparecer os fãs, mais fiéis da banda. Foi nessa época também que a banda conseguiu por esse álbum 3 discos de platina. É nesse álbum que você encontrará Fake Plastic Trees, a baladinha bonitinha High And Dry e Street Spirit (Fade Out) Pouco depois foi lançado o segundo álbum, The Bends, lançamento oficial datado de Maio de 1995. Em 1995 também a banda começou a abrir para o REM e o vocalista do REM dizia: -Radiohead é tão bom, eles me assustam!!!

Em Junho de 1997 a banda brindaria o mundo com o que para muitos é considerado uma obra prima, um marco dos anos 90: OK Computer. O álbum que na primeira audição é difícil de ingerir, logo logo vai te conquistando com suas músicas fortes, melancólicas e que tratam do tema, o ser-humano escravo de regras, procedimentos e principalmente, escravo da tecnologia que moldam o ser-humano, para ser cada vez mais padronizado em tudo que faz.

OK Computer


Esse álbum também foi o primeiro álbum da banda a conseguir um primeiro lugar nas paradas do país de origem da banda. Ficou em primeiro no Reino Unido, em décimo segundo nos EUA, mas o mesmo EUA lhes deram um Grammy de melhor álbum alternativo.

É nele também que somos brindados com 4 sonzaços: Paranoid Android, Karma Police, Lucky (o começo dessa música, me refiro a sua introdução lembra muito o começo de Play The Game do Queen, quem conhece há de concordar comigo)e a minha predileta entre todas as canções lançadas pela banda até hoje: No Surprises. O rapaz que escreve para o blog Don Fernando, na seção "Roquenrou" escreve uma belo resumo dos primeiros anos da banda e nesse post, ele diz que se existisse uma canção que ele pudesse escolher para o seu funeral, ele escolheria No Surprises. A música é melancólica, mas extremamente bonita. 

Em 1998 a banda lançou o documentário Meeting People is Easy. O documentário mostra o desafeto da banda com a indústria fonográfica e com a imprensa.

De 1999 a 2001, podemos destacar em Outubro de 2000 aparece o quarto álbum da banda, Kid A. Pouco antes disso, em 1999, o vocalista Thom Yorke, admitiu que a banda chegou muito perto do seu fim e que ele, particularmente entrou em uma depressão profunda. Em 2001esse álbum conseguiu o mesmo feito de OK Computer, também ganhando um grammy, pelo mesmo motivo, melhor álbum alternativo.

Amensiac fora o quinto álbum da banda, elaborado praticamente na mesma época de Kid A, talvez por isso muitos o acham extremamente parecido com Kid A.

Hail to he thief o sexto, lançado em Junho de 2003. Esse álbum conseguiu juntar um apanhado de várias características da banda e marcou também por ser o fim do bloqueio criativo do qual vivida Yorke.

Em Outubro de 2007 a banda lança In Rainbows, sobre forma de download digital. A pessoa que se interessasse em comprar o álbum, poderia pagar o que achasse justo. A banda atingiu a marca de 1,2 milhões de downloads, mas mesmo com esse dado expressivo, nunca relevou dados oficiais de venda em números.
A banda disse que as vendas pela internet, apenas impulsionaram a venda do álbum físico, que tinha algumas características que fogem do comum, de um álbum normal, uma espécie de box.

Em 2009 a banda passou pela América do Sul, em cidades como Buenos Aires, Santiago do Chile, Rio de Janeiro e São Paulo.  

Mesmo, que para alguns, o Radiohead seja considerada uma banda boa, mas não tanto, pois muitos alegam que as críticas a favor da banda, soam exageradas e que a banda não seria tudo isso que é, assim como dizem, eu acho a banda diferenciada.

Não tem como ficarmos indiferentes quando ouvimos algumas de suas canções. Eu como amante da boa música, e principalmente das músicas que me tocam de alguma forma, já estava há muito tempo devendo um post sobre essa banda. Pode até ser que eles não sejam tudo isso que dizem, que a sua genialidade seja algo milimetricamente pensado, para atrair pessoas que se julgam entendedoras de música e arte, o fato é que a banda tem muita qualidade. Thom Yorke com aquele jeitão todo esquisito, mesmo não querendo, ou querendo não sei, é visto como uma celebridade, ainda mais por sua relação com a imprensa não ser muito boa, isso ainda o eleva ainda mais para nível de rockstar, mesmo sabendo que a banda hoje, nem pode ser considerada uma banda de rock. Aliás depois de Kid A, Kid B e outros lançamentos mais recentes, até os fãs mais antigos sentem falta de mais rock na música do Radiohead.

Acho que o importante é eles continuarem fazendo o que acham que devem fazer, sem se apegar ao que os fàs falam ou o que a crítica diz, pois para mim, uma banda só pode ser considerada diferenciada, quando ela faz aquilo com amor e sem se preocupar com o que os outros vão dizer e parece que essas duas coisas, o Radiohead tem como premissa. Ou como disse Diogo Salles do Estadão, a banda possui uma fórmula mágica para o sucesso: carreira sólida, uma inquietude criativa e uma embalagem cool. Isso tudo conquistou a crítica do mainstream e talvez por isso, a banda é tão citada tão positivamente como poucas são hoje em dia.



Agradecimentos às fontes:

www.google.com
http://www.donfernando.com.br/
www.wikipedia.com
http://blogs.estadao.com.br/tragico-e-comico/2011/02/27/radiohead-e-proibido-criticar/
www.whiplash.net






















Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE