VISU

VISU

QUAL É O ESTILO PREDILETO DE CADA ROQUEIRO??



Hoje vou falar do estilo que ditou a moda de roqueiros do mundo inteiro, ao longo dos anos. Headbangers, punk rockers, black metallers, góticos entre outros.
Muitas pessoas não sabem, mas cada vertente do rock e do hard and heavy (que é o mundo que eu conheço um pouquinho melhor) tem seu estilo próprio. Obviamente que nos anos em que determinado estilo estava fazendo sucesso, era muito mais comun vermos pessoas vestindo roupas que combinavam com aquele estilo ou época.
Por exemplo no caso do hard rock dos anos 80 era comum você ver pessoas vestidas com roupas que hoje não vemos mais, mas quando se vai à uma balada dessa vertente do rock ainda hoje em dia, você pode ver muita gente se vestindo como tal. As pessoas possuem um sentimento saudosista, ou quem sabe, querem manter aquela cena ainda viva, mesmo que em alguns certos casos, ela na verdade já esteja agonizando.

O "visu", como muitos bangers vulgarmente dizem, caminha junto com o estilo da pessoa. Se fizessemos uma viagem no tempo agora, voltando aos anos 80 e fossemos dar uma volta na Galeria do Rock, você poderia facilmente trombar com os mais variados estilos e esses seriam muito facilmente indentificados. Punks, black metallers, góticos, headbangers anos 80, trashers (que são os fãs de trash metal) e alguns outros estilos.

Cada um desses, tem suas características próprias. Por exemplo, nos anos 90 com a explosão do grunge de Seatlle, as camisas flaneladas, marcavam quem era fã de bandas como Nirvana, Pearl Jam, Alice In Chains, Faith No More entre centenas de outras bandas, (procurei citar as mais conhecidas do público em geral.

Já na época que surgiu o tecno, fãs de grupos musicais como Prodigy, The Chemical Brothers também tinham um jeito muito peculiar de se vestirem.

Bom chega de papo e vamos falar de alguns desses estilos, suas vestimentas, acessórios enfim, suas características abaixo:


PUNK ROCK

Punk Rocker Style

Sid Vicious
Punk

O Punk Rock sempre foi um estilo bem peculiar. Apesar de sempre quando olhamos para alguém que é punk, nós indentificamos facilmente, mesmo dentro do punk, existem algumas vertentes.

A moda punk, em sua maioria, é deliberadamente contrastante com a moda vigente e por vezes apresenta elementos contestadores ou ofensivos aos valores aceitos socialmente — no entanto, um número considerável de punks e alguns subgêneros apresentam uma aparência menos chamativa (por exemplo, o estilo tradicional hardcore). Há, também, indivíduos intimamente ligados a esta subcultura que não têm interesse algum ou deliberadamente se recusam a desenvolver uma aparência punk, em geral motivados pelas diversas críticas que a moda punk recebeu durante sua história.

Um dos principais nomes da cena, sem sombra de dúvidas foi Sid Vicious ex-baixista dos Sex Pistols. Ele virou ícone depois de sua morte, pela rebeldia, pela atitude, pelo jeito anárquico de ser e também por ser para muitos críticos de música, o símbolo maior do que foi o movimento punk no mundo.

Vale lembrar que o empresário dos Sex Pistols tinha uma loja de roupas e fez da sua nova banda, experimento para divulgação dessas mesmas roupas. Sim, Johnny Rotten e cia, vestiam roupas da grife de Malcolm em shows dos Sex Pistols.

Johnny Rotten (Sex Pistols)


Agora o que seria além desse movimento todo, a cultura punk??
Sem sombra de dúvidas a influência dessa cultura, foi enorme.


Denomina-se subcultura punk os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo o princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura. Entre os elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento (podendo incluir ou não princípios éticos e políticos definidos), expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação. Surge dentro do contexto de contracultura, como reação à não violência dos hippies e a um certo otimismo daqueles.


Calças rasgadas, cabelos moicanos, botas, são alguns dos elementos que compõem esse estilo. O punk até hoje dita moda.
 
HEAVY METAL NWOBHM

Bruce Dickinson

Bruce Dickinson

Heavy Metal 80 years Style
Peter "Biff" Byford
A NWOBHM foi a nova onda do heavy metal britânico. Cansados do punk, muitos músicos queriam fazer algo novo. Algo mais elaborado, músicas não tão rápidas e muito menos com poucos acordes. Foi aí que com esse movimento surgiu a New Wave of British Heavy Metal.
As bandas da época: Angel Witch, Judas Priest, Iron Maiden, Saxon são algumas das principais desse movimento.
Alguns dos músicos dessas bandas influenciaram uma geração de adolescentes ingleses e quiça do mundo, com suas vestimentas pouco convencionais, muitas vezes ditadas por empresários e em outros casos, mérito ou demérito do próprio músico que tentava ditar a sua moda.
Alguns desses ícones do movimento heavy metal dos anos 80, podemos citar Bruce Dickinson (Iron Maiden), Peter "Biff" Byfford (Saxon), Rob Halford (Judas Priest), entre outros.

Aliás o Halford foi um dos maiores responsáveis até hoje, pelos headbangers gostarem de usar braceletes, roupas de couro, tachinhas, correntes, botas de couro e outros idumentários que transformam uma pessoa que está vestida com roupas normais, num autêntico headbanger.

Rob Halford (Judas Priest)

O estilo de um headbanger anos 80 incluia tênis branco, calças jeans ou lycra, jaquetas com os famosos patchs de bandas, cintos de balas entre outras coisas.
Em uma entrevista certa vez, Bruce Dickinson, disse que ao ser contratado pelo Maiden, disse que não ia deixar o cabelo comprido, nem usar jaquetas de couro e muito menos adereços. Quando ele se deu por conta, já estava vestido com tudo isso, fazendo diversos shows ao redor do mundo. Ou seja, a fama, o dinheiro e tudo mais que envolvia ser líder de uma das maiores bandas de metal do planeta, não deixaram Bruce fazer o que nem queria e ele acabou cedendo ao apelo dos empresários, da mídia, do marketing que envolve uma megabanda desse porte e outras cositas mas...


BLACK METAL

Black Metal Style


Black Metal Culture

Mostra de modelos Black Metal


Mayhem

Death vocalista do Mayhem

Talvez o estilo visual mais agressivo, seja o Black Metal, em especial o Black Metal Noruguês. Os black metallers realmente chocam à primeira vista.
O estilo surgiu com a banda Venon que lançou o album de mesmo nome: Black Metal. É marcado pelo corpse paint no rosto, roupas carregadas com cintos de baladas, braceletes com espinhos, nos clipes vemos também muitos machados, tochas de fogos e algumas referências à mitologia nórdica.
O black metal tem seu berço na Noruega e apesar de ser motivo de chacota de muitos outros bangers que curtem outros estilos, é um estilo que merece ser respeitado, porque normalmente quem curte esse estilo é muito fiel unicamente ao black metal. Invariavelmente temos algum fã de black metal  que namora com o trash metal, ou com o death, pela agressividade comun em ambos os estilos, mas o verdadeiro black metaller só ouve black metal e nenhum outro estilo de metal o agrada se não esse.

Um clipe que recomendo fortemente para quem quiser entender tudo isso que falei, com imagens, assista Mother North da banda Satyricon. Esse clipe foi eleito um dos melhores clipes de black metal da história e tem toda aquela encenação bem característica de clipes de bandas desse estilo. Músicos que mais parecem entidades do mal, andando no meio da floresta, uma virgem sendo sacrificada por eles, muito sangue e uma a música com tons extremamente sombrios e penetrantes.

Dizem o pessoal mais das antigas que as brigas entre black metallers e outras "tribos" do som pesado eram comuns na Galeria do Rock em São Paulo nos anos 80. Punks, skinheads, trash metallers, góticos entre outros, protagonizavam alguns confrontos. Hoje a Galeria do Rock é um lugar bem tranquilo até para se ir até com a família.

TRASH METAL

Sepultura






O Trash Metal é outra vertente do metal que tem sua característica própria. Fãs de banda como Metallica, Slayer, Kreator, Anthrax, Megadeth, Nuclear Assault, Overkill, Exodus, Death Angel, Forbideen, Agnostic Front, Violator, Korzus, Sarcófago, Executer entre outras.

O pessoal que curte esse tipo de som, curte uma bermuda grande, normalmente do exército, ou flanelada, ou ainda, como mostra a figura acima, com jaquetas de patch assim como os headbangers anos 80, cintos de balas e tênis tipo all star.



GRUNGE

Camisa flanelada, calça jeans rasgada e tênis imundo. Esse é o estilo mais comun do grunge. Bandas de Seatlle como Nirvana, Pearl jam são alguns dos maiores nomes. Alice in Chains, Faith No Moore são alguns outros grandes nomes.

HARD ROCK

Hard Rock Style

Axl Rose


O hard rock não poderia ficar de fora dessa lista, porque também é uma vertente do rock, (não do metal), que tem um jeito de se vestir e um estilo próprio.
Obviamente nos anos 80 era mais fácil ver pessoas nas ruas, em especial se você estivesse por exemplo na Sunset Street. Mas caso você vá a uma baladinha hard rock, como algumas que acontecem em algumas casas de rock aqui de São Paulo, você ainda poderá ver uma turminha vestido assim.

Os músicos das bandas mais famosas de hard rock, com certeza eram muito mais exagerados. Principalmente aqueles das bandas que participaram da era do glam rock. Mas alguns itens de alguns músicos, também são facilmente encontrados hoje em dia, como bandanas, lenços e outros acessórios.

Músicos influentes dessa época/estilo: Axl Rose, Bret Michaels, Vince Neil, David Coverdale, Paul Stanley entre outros.


 GÓTICO

Gothic Style

Gothic Style

Robert Smith (The Cure)

O estilo gótico seja talvez um dos mais variados. Porque a quantidade de acessórios e roupas que eles usam são infitamente superiores aos dos outros estilos aqui citados.

Bandas como The Cure, The Smiths, The Sisters Of Mercy, New Order entre outras, influenciaram uma legião de fãs.
Na verdade essas bandas que citei são verdadeiros ícones para os fãs do estilo e como não poderia ser diferente o jeito de se vestir, de usar o cabelo e tudo mais desses músicos viraram referência para milhares de seguidores.
Robert Smith do The Cure é considerado por muitos, um símbolo desse mundo góticos, com seus cabelos altos, sombras nos olhos, batom vermelho na boca e olhar triste, deprimido, ele atravessou os anos levando boa música para o mundo inteiro com os clássicos de sua banda The Cure. 

Os góticos em São Paulo frequentavam muito casas como O Madame Satã fotos abaixo:

Madame Satã

Madame Satã à noite

Pista do Madame Satã

Outra foto da pista
Nessa casa tocavam muito dessas bandas que citei, principalmente New Order e The Sisters of Mercy. Eu particularmente só fui duas vezes à essa casa, mas ouvi Ramones e outras boas bandas, sempre um repertório muito interessante. Abaixo uma foto do logo da casa, que vira e mexe distribuía alguns flyers e adesivos com esse mesmo logo.

Adesivo que às vezes davam para os frequentadores

ALGUMAS CAMISETAS DAS MAIS VENDIDAS DA HISTÓRIA

As camisetas de bandas de rock também são acessório indispensável para quem gosta de se vestir assim. Listei abaixo algumas campeãs de vendas aqui no Brasil. É óbvio que tem mais do que isso, mas procurei listar aqui as que são mais procuradas.

O Iron Maiden eu coloco como primeiro lugar, seguido pelo Metallica. Mas KISS, AC/DC, Motorhead, Ramones e Rolling Stones também vendem muito, ah e o Guns N' Roses é claro.

Eu particularmente gosto muito das camisetas das bandas que eu mais gosto, como Manowar e Cradle Of Filth e estou procurando adquirir logo logo uma do Judas e outra da banda Motley Crue.

Já ouvi dizer que as camisetas gringas são de qualidade muito maior que as daqui, não sei se isso é verdade, alguns dizem que as nossas, parecem mais pano de chão, mas eu prefiro um dia ver com meus próprios olhos e comparar do que ir pelo o que os outros dizem.








Muitos músicos também costumam usar camisetas ou das suas próprias bandas ou de bandas que eles admiram.
O vocalista do Helloween por exemplo, costuma usar camisetas da própria banda que ele pertence.

Andi Deris
Nessa foto mesmo, podemos ver ele com uma camiseta do próprio Helloween.























Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE