Fotografia


FOTOGRAFIA



Hoje vou falar de outro assunto que gosto muito, a fotografia.
A fotografia para mim além de ter aquele signficado que muitos adoram dizer, de que a fotografia eterniza um momento uma situação, eu também acho que além desse significado, ela também nos faz recordar uma época, uma pessoa, um lugar, a infância, uma pessoa que já se foi, ou um momento de glória, a fotografia é tudo isso.
Mesmo com o recuso da filmagem e tantos outros recursos que temos hoje em dia, a foto nunca saiu de moda e se reinventa ao longo dos anos. Desde as antigas máquinas Kodak, até as máquinas modernas de hoje, sempre vemos pessoas tendo momentos prazerosos da vida, registrados por suas câmeras fotográficas e em outros casos, momentos drámaticos, de muita dor e sofrimento registrada por profissionais e por fotógrafos amadores.
O fato é que para quem gosta, como eu, é um mundo à se explorar, seja fotografando, seja vendo fotografias e aprendendo a fotografar. Vamos comigo nessa viagem que hoje é tema desse humilde blog.

Boa leitura!!! 

INTRODUÇÃO

Fotografia (do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste"), por definição, é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.

Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.

Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.

Primeira fotografia que se tem registro em 1826 - por  Nicéphore Niépce

A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Nièpce chamou o processo de "heliografia", gravura com a luz do Sol. Paralelamente, outro francês, Daguerre, produzia com uma câmera escura efeitos visuais em um espetáculo denominado "Diorama". Daguerre e Niépce trocaram correspondência durante alguns anos, vindo finalmente a firmarem sociedade.

Após a morte de Nièpce, Daguerre desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de horas para minutos. O processo foi denominado daguerreotipia. Daguerre descreveu seu processo à Academia de Ciências e Belas Artes, na França e logo depois requereu a patente do seu invento na Inglaterra. A popularização dos daguerreótipos,5 deu origem às especulações sobre o "fim da pintura", inspirando o Impressionismo.

O britânico William Fox Talbot,7 que já efetuava pesquisas com papéis fotossensíveis, ao tomar conhecimento dos avanços de Daguerre, em 1839, decidiu apressar a apresentação de seus trabalhos à Royal Institution e à Royal Society, procurando garantir os direitos sobre suas invenções. Talbot desenvolveu um diferente processo denominado calotipo, usando folhas de papel cobertas com cloreto de prata, que posteriormente eram colocadas em contato com outro papel, produzindo a imagem positiva. Este processo é muito parecido com o processo fotográfico em uso hoje, pois também produz um negativo que pode ser reutilizado para produzir várias imagens positivas. À época, Hippolyte Bayard também desenvolveu um método de fotografia. Porém, por demorar a anunciá-lo, não pôde mais ser reconhecido como seu inventor.8
Imagem da primeira fotografia colorida da história, tirada por James Clerk Maxwell em 1861.

No Brasil, o Francês radicado em Campinas, São Paulo, Hércules Florence conseguiu resultados superiores aos de Daguerre, pois desenvolveu negativos.9 Contudo, apesar das tentativas de disseminação do seu invento, ao qual denominou "Photographie" - foi o legítimo inventor da palavra - não obteve reconhecimento à época.10 Sua vida e obra só foram devidamente resgatadas em 1976 por Boris Kossoy.11

A fotografia então popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888. A empresa Kodak abriu as portas com um discurso de marketing onde todos podiam tirar suas fotos, sem necessitar de fotógrafos profissionais com a introdução da câmera tipo "caixão" e pelo filme em rolos substituíveis criados por George Eastman.12

Desde então, o mercado fotográfico tem experimentado uma crescente evolução tecnológica, como o estabelecimento do filme colorido como padrão e o foco automático, ou exposição automática. Essas inovações indubitavelmente facilitam a captação da imagem, melhoram a qualidade de reprodução ou a rapidez do processamento, mas muito pouco foi alterado nos princípios básicos da fotografia.

A grande mudança recente, produzida a partir do final do século XX, foi a digitalização dos sistemas fotográficos. A fotografia digital mudou paradigmas no mundo da fotografia, minimizando custos, reduzindo etapas, acelerando processos e facilitando a produção, manipulação, armazenamento e transmissão de imagens pelo mundo. O aperfeiçoamento da tecnologia de reprodução de imagens digitais tem quebrado barreiras de restrição em relação a este sistema por setores que ainda prestigiam o tradicional filme, e assim, irreversivelmente ampliando o domínio da fotografia digital.

TIPOS DE FOTOGRAFIA


Existem muitos tipos de fotografia, de paisagem, jornalística, de guerra, foto policial, histórica, panôramica, pessoal entre outras.
E mesmo dentro de algumas dessas categorias temos temas.
Muitos fotógrafos começam a carreira com um tipo de especialidade e muda para outra que segue até o fim de sua carreira e outros que são versáteis e atuam em duas áreas ao mesmo tempo.
Muitas pessoas quando falamos sobre fotografia, e como é ser fotógrafo, já imagina que é um trabalho muito fácil e prazeroso. Prazeroso pode até ser, mas nem sempre é fácil. Até mesmo porque não é todo fotógrafo profissional que só fotografa mulheres nuas, tem também aqueles que precisam fotografar a cena de um crime, ou pior ainda, uma guerra em movimento.
Dentre esses diversos segmentos, sempre vemos alguma foto que marcou época. Como por exemplo essa baixo.


Essa foto que ficou conhecida em todo mundo, foi tirada em 8 de Junho de 1972 pelo fotógrafo Huynh Kong "Nick" Ut da Associated Express e a garotinha na foto se chama Kim Phuc.

Passados vários anos, ela e o fotógrafo já se reuniram diversas vezes para recontar os acontecimentos no dia do bombardeio e suas consequências, principalmente na vida da mulher. Phuc virou embaixadora da boa vontade da Organização das Nações Unidas (ONU), e ajuda vítimas de guerra.

Há anos moradora do Canadá, ela lembra do que foi obrigada a enfrentar depois que o regime comunista do norte tomou conta do sul do Vietnã, onde fica a vila em que ela nasceu. Vendo o potencial de usar a menina como símbolo de suas críticas ao Ocidente, o governo obrigou-a a abandonar a faculdade e passar a atender jornalistas, sempre em visitas monitoradas.

"Eu fui queimada com napalm e me tornei uma vítima de guerra, mas crescer daquele jeito me tornou outro tipo de vítima", lembra a mulher.

Na foto ela com 9 anos de idade corria e gritava, tá muito quente, tá muito quente, o fotógrafo disse que a vontade dele era correr daquela menina, mas a imagem dela na sua máquina o impediu.

"Eu realmente queria escapar daquela pequena menina. Mas parece que aquela imagem não me deixava ir", diz Phuc.

A foto ganhou o prêmio Pulitzer de fotografia.


FOTÓGRAFOS

Richard Avedon

A revista norte-americana Profissional Photographer publicou uma lista com 100 nomes de grandes fotógrafos da história, uns ainda passando um pouco do que sabem para a geração futura e outros que deixaram seu legado aqui para ser admirando. Para deixar, nós brasileiros, orgulhosos, Sebastião Salgado deu o ar da graça na lista. Duas coisas que me chamaram muito atenção foi que a lista se fazia a maioria de norte-americanos. Será que é apenas uma coincidência??? Vou deixar essa para quem ler esse post, responder...
E a outra é que a maioria dos fotógrafos em destaque nessa lista, viveram bastante, isso pode ser uma prova de que fotógrafos bons, normalmente tem vida longa...

http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1160&Itemid=137

O primeiro lugar da lista pertence a Richard Avedon.

FOTOS FAMOSAS

Segue uma lista abaixo de 10 das maiores fotos já tiradas no mundo, as 10 mais famosas.

1) Os Beatles atravessando a Abbey Road (1969) 



1) Uma das fotografias mais famosas da história foi feita no dia 8 de agosto de 1969. A fotografia que imortalizou o fotógrafo escocês Iain Macmillan foi tirada do lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres. Foram feitas seis fotos. Reza a lenda que o fotógrafo só teve dez minutos para clicar os músicos atravessando a faixa de pedestres da famosa rua londrina. Lennon teria dito: “Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”. McCartney aparece de pés descalços na fotografia, fato que alimentou a lenda de que ele estaria morto, vítima de um acidente de carro três anos antes. Fotografia: Iain Macmillan

2) Einsten mostrando à língua (1951)



Einstein acabara de ser homenageado por seu aniversário de 72 anos. Diante da perseguição dos fotógrafos e repórteres que pediam que fizesse uma pose, mostrou a língua para demonstrar seu descontentamento com o assédio. Embora essa versão tenha sido confirmada pelo fotógrafo, existem outras teorias e hipóteses menos críveis, por exemplo, um suposto protesto antibomba atômica. Fotografia: Arthur Sasse

3) Menina afegã (1984)



Sharbat Gula tinha 12 anos quando foi fotografada durante uma reportagem da “National Geographic” sobre a ocupação soviética no Afeganistão. Se tornou uma das fotografias mais conhecidas do mundo. Em 2002, o fotógrafo Steve McCurry, autor da fotografia, reencontrou Gula, então, com 30 anos, numa região remota do Afeganistão. Ela não tinha a menor ideia do impacto que sua foto causou na civilização ocidental. Fotografia: Steve McCurry

4) O Beijo da Time Square (1945)


Fotografia imortalizada pela revista “Life”. Durante o anúncio do fim da guerra contra o Japão, em 14 de agosto de 1945, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrou um marinheiro beijando uma jovem mulher de vestido branco. A mulher foi identificada mais tarde, na década de 1970, como Edith Shain. A identidade do marinheiro permanece desconhecida e controversa. Mas está é apenas uma das versões. Fotografia: Alfred Eisenstaedt

5) Che Guevara - Guerrilheiro Histórico (1960)


Guevara participava de um memorial às vítimas de uma explosão de barco que matara 136 pessoas, quando foi fotografado por Alberto Korda, em 5 de março de 1960. Embora a autoria seja de Korda, a foto foi imortalizada pelo artista irlandês, Jim Fitzpatrick, que criou uma estampa em monotipia baseada na foto e a colocou em domínio público. Fotografia: Alberto Korda

6) Massacre na Praça da Paz Celestial (1989)


A imagem mais famosa da revolta estudantil chinesa de 1989. Um jovem solitário e desarmado invade a Praça da Paz Celestial e anonimamente faz parar uma fileira de tanques de guerra. Sua identidade e seu paradeiro são desconhecidos até hoje. Em 2000, o rebelde desconhecido foi eleito pela revista “Time” como uma das pessoas mais influentes do século 20. Fotografia: Jeff Widener

7) Phan Thi Kim Phúc (1972)


Ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1973 e a mais famosa fotografia de guerra de todos os tempos. Kim Phuc (a garotinha nua) corre ao longo de uma estrada perto de Trang Bang, no sul do Vietnã, após um ataque aéreo com napalm. Para sobreviver, Kim arrancou a roupa em chamas do corpo. Fotografia: Nick Ut

8) Execution of Viet Cong Guerrila (1968)


Ganhadora do prêmio Pulitzer, a fotografia mostra Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia sul-vietnamita, disparando sua pistola contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. Embora chocante, a fotografia não conta toda a história. O homem assassinado havia matado uma família. Fotografia: Eddie Adams

9) Autoimolação (1963)



Em 11 de Junho de 1963 durante uma manifestação na cidade de Saigon, Vietnã, contra a política religiosa do governo, o monge budista vietnamita Thich Quang Duc ateou fogo em seu próprio corpo em um processo de autoimolação. Thich Quang Duc virou um mártir da resistência à guerra na Ásia. Fotografia: Malcolm Browne

10) Mãe Migrante


Um ícone da Grande De­pressão e uma das fotos mais famosas dos Estados Unidos. Florence Owens Thompson, 32 anos, desolada por não ter comida para alimentar os filhos. Jor­nalistas americanos passaram décadas tentando localizar a mãe e seus sete filhos. No final dos anos 1970 ela foi encontrada, não prosperara muito. Vivia em um trailer. Fotografia: Dorothea Lange


FOTOS HISTÓRICAS

Abaixo algumas fotos históricas e fotos de pessoas famosas seja do mundo da música, história, celebridades, etc.


Michael Jackson e Freddie Mercury

Adolf Hitler

Titanic

Bando de Lampião mortos

Billy The Kid

Brasil Campeão 1970 e Edifício Joelma pegando fogo


Marilyn Monroe

Elisabeth Taylor

Dirigível Hindenburg pegando fogo

Ademir da Guia jogando pelo lendário Palestra Itália

Construção do Cristo Redentor no RJ

Torre Eifell em construção

Elvis no exército

Charles Chaplin

Ali e Pelé
Chico Xavier


11 de Setembro

O lendário Ayrton Senna do Brasil
Bomba Hiroshima / Nagasaki


Avião que soltou a bomba atômica
Tripulação do avião que jogou a bomba sob o Japão


Tsunami Japão 2011
Tsunami Japão 2011

Tsunami Japão 2011

Tsunami Japão 2011

Tsunami Japão 2011














Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA