Woodstock 1969




WOODSTOCK


Já faz um tempo que não escrevo sobre um dos assuntos que mais gosto, história do rock, aliás, falar de rock e de algo antigo, para um ser nostálgico como eu, é um prazer, então, hoje vou falar de um festival histórico que aconteceu no ano de 1969 nos Estados Unidos, esse festival que reuniu mais de 400.000 pessoas numa fazenda, ficou mundialmente conhecido no mundo por pregar o lema: sexo, drogas e rock and roll, estou falando do Festival de Woodstock.

INTRODUÇÃO

O Festival foi realizado entre os dias 15 e 18 de Agosto de 1969 e fora idealizado por 4 jovens que mal tinham noção da proporção que esse festival ganharia, são eles: John Roberts, Joel Rosenman, Michael Lang e Artie Kornfeld.
À 129 km da cidade de Nova Iorque, numa fazenda em Bethel, o festival tinha uma estimativa de receber algo perto de 100.000 pessoas, mas no final praticamente quadruplicou esse número.

O festival originalmente era para ter acontecido na cidade, que lhe deu o nome: Woodstock, mas os organizadores depois de uma certa pressão dos moradores da cidade desistiram da idéia e mudaram o local do show, para uma fazenda na cidade de Bethel. O festival foi apresentado ao público com o nome: Uma Exposição Aquariana: 3 dias de paz & música.

E o que era para ser apenas mais um festival de música, se tornou no mais famoso festival de música da história desse planeta, muitas bandas que se apresentaram nele, se tornaram lendárias anos depois assim como outras bandas consagradas, se arrependeram e muito de não terem aceitado o convite de tocar no festival.

Eis alguns dos nomes que não toparam estar no festival: The Beatles, The Doors, Led Zeppelin, Jethro Tull, The Byrds, Bob Dylan, Joni Mitchell e The Mody Blues.

No caso dos Doors, algumas das especulações dizem que o show foi cancelado, porque Jim Morrison estaria preso, devido à uma confusão em um show semanas antes, já outra possibilidade que foi ventilada, foi de que Morrison, estava com medo de matarem ele no palco, com algum tiro e por isso, preferiu não tocar no festival com sua banda. Ele teria confessado à algumas pessoas, que tinha um pressentimento ruim de que alguém o mataria no palco.

O festival apesar de cultuar a paz, tem números negativos também. Aconteceram 3 mortes no local, uma por overdose, outra por um atropelamento de um trator e outra, (que até hoje é questionada), aonde uma pessoa teria morrido após uma crise de apendicite.

Estatísticas dizem que 90% das pessoas que frequentaram o local, usaram maconha ou algum outro tipo de droga.


BANDAS

Sexta-feira, 15 de agosto (primeiro dia);

Richie Havens
Swami Satchidananda - deu a invocação para o festival
Sweetwater
The Incredible String Band
Bert Sommer
Tim Hardin
Ravi Shankar
Melanie
Arlo Guthrie
Joan Baez

Sábado, 16 de agosto (segundo dia);

Quill, quarenta minutos para quatro músicas
Keef Hartley Band
Country Joe McDonald
John Sebastian
Santana
Canned Heat
Mountain
Grateful Dead
Creedence Clearwater Revival
Janis Joplin com a The Kozmic Blues Band8
Sly & the Family Stone
The Who começou às 4 da manhã, dando início a um conjunto de 25 músicas, incluindo Tommy
Jefferson Airplane

Domingo, 17 de agosto, para segunda-feira, 18 de agosto (terceiro e último dia);

The Grease Band
Joe Cocker
Country Joe and the Fish
Ten Years After
The Band
Blood, Sweat & Tears
Johnny Winter e seu irmão, Edgar Winter

HISTÓRIA

Os idealizadores do festival colocaram um anúncio sobre o nome de Challenge International Ltd., no The New Your Times e no Wall Street Journal (Jovens com capital limitado buscam oportunidades de investimento legítimas e interessantes, propostas de negócios). Lang e Kornfeld responderam o anúncio e os 4 se reuniram-se no príncipio para discutir a criação de um estúdio de gravação em Woodstock, mas a idéia evoluiu de tal maneira, que chegou a se formar em um festival de música e arte ao ar livre.

Mesmo o investimento sendo considerado bem arriscado, o projeto foi montado e todo orquestrado, tendo em vista um retorno financeiro, obviamente né, porque nem naquela época, ninguém fazia algo grande, de graça. Os ingressos passaram a ser vendidos em lojas de disco e na área metropolitana de Nova Iorque, ou ainda via correio, através de uma caixa postal. Custavam 18 dólares, aproximadamente 75 dólares em valores atuais), ou 24 dólares se adquiridos no dia. Dados indicam que aproximadamente 186.000 ingressos foram vendidos antecipadamente e os organizadores estimaram um público de até 200.000 pessoas. Mas todo mundo hoje sabe que não foi isso que aconteceu de verdade, porque mais de meio milhão de pessoas compareceram, derrubando cercas e tornando o festival um evento gratuito, que nem quando temos jogo de futebol com portões abertos.

Todo esse movimento intenso de pessoas provocou congestionamentos gigantescos, bloqueando a via expressa do estado de Nova Iorque e eventualmente transformando a pacata Bethel em uma área de calamidade pública. As instalações do festival não foram equipadas e nem preparadas para providenciar saneamento básico ou primeiro socorros para uma multidão desse tamanho. Centenas de pessoas tiveram que lutar contra o mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene.

E como disse lá acima, apesar do festival ter essa imagem até hoje de paz e amor, dado o número de pessoas envolvidas, houve duas fatalidades registradas: a primeira resultado de uma provável overdose de heroína e outra após um atropelamento de um trator. Houve também dois partos registrados. Isso mesmo!!! Nasceram crianças no festival, um dentro de um carro preso no congestionamento e outro em um helicóptero, além de 4 abortos.

Mesmo com todos os problemas, o festival satisfez a grande maioria das pessoas que participaram. Mesmo contando com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido em harmonia social e a atitude de seu imenso público.

CURIOSIDADES

Perguntaram uma vez para um ex-soldado do exército norte-americano, se ele deixaria a sua filha ir à um festival como o Woodstock.

Resposta: "Minha filha participou de uma das novas edições do festival, acho que em 1999. Ela se divertiu, mas creio que a experiência toda, não tenha sido a mesma. O que vivemos lá, não pode ser recriado;

- A banda Grateful Dead tocou durante a chuva. Alguns membros da banda tomaram choques durante a sua apresentação e Phil Lesh (o baixista) ouviu o rádio de transmissão de um helicóptero através do amplificador de seu baixo enquanto tocava.

- The Doors inicialmente concordaram em tocar pois acharam que o festival fosse ocorrer no Central Park, mas decidiram ir contra a idéia quando souberam que o festival ocorreria em uma fazenda isolada da cidade. Além disso, Morrison tinha a idéia de que alguém atiraria nele e o mataria quando o mesmo pisasse no palco. No entanto, o baterista John Densmore compareceu no festival; no filme, ele pode ser visto ao lado do palco durante a apresentação de Joe Cocker, quando esse cantava o hino lisérgico “Let’s Go Get Stoned”.

- O grande Jimi Hendrix estava agendado para tocar no domingo, mas, pelas ocorrências inesperadas, acabaram por tocar na manhã de segunda-feira, quando restavam apenas 35.000 pessoas.

- Apesar do festival ter abrangido uma multidão de 500.000 pessoas, apenas 200 pessoas foram presas no local por ofensas, mesmo estando sob os efeitos incontestáveis das drogas.

- Foram documentadas apenas duas mortes no festival: uma pessoa morreu de overdose, a segunda pessoa morreu ao ser atropelada por um trator enquanto dormia no campo. Algumas fontes afirmam que há uma terceira morte, de que uma pessoa que morreu devido a uma apendicite, mas isso ainda não foi provado.

- A banda canadense Lighthouse estava certa de que tocaria no festival, mas, no final, acabaram decidindo por não tocar, pois temeram que aquilo fosse uma cena ruim para a banda. Mais tarde, alguns membros do grupo disseram que se arrependeram da decisão.

- Os promotores entraram em contato com John Lennon, pedindo para que os The Beatles tocassem no festival. Lennon disse que os Beatles não tocariam no festival a não ser se a Plastic Ono Band, da Yoko Ono, também pudesse tocar. Os promotores o recusaram.

- Para comemorar os 25 anos do superevento, 250 mil pessoas se reuniram no Woodstock ‘94, em Saugerties, a 135 km de Nova York. Pagaram 135 dólares para ouvir 40 bandas, entre eles o Nine Inch Nails, Aerosmith, Metallica, Green Day, Red Hot Chili Peppers e músicos como Peter Gabriel, Carlos Santana e Joe Cocker. Outra edição ocorreu em 1999, registrando altos índices de violência. O evento mostrou-se economicamente inviável, e foi a última tentativa, fracassada, de reviver o mito de “paz e amor” do Woodstock original.

- O Brasil também tentou emular a aura hippie. Em 1971, na cidade de Guarapari, foi realizado o “Festival de Verão de Guarapari”, que, devido à falta de verbas dos organizadores foi um fracasso retumbante.

- Já em janeiro de 1975, na Fazenda Santa Virgínia, em Iacanga, interior de São Paulo, aconteceu o primeiro “Festival de Águas Claras”, também anunciado como o pretenso “Woodstock brasileiro”.

- A banda Led Zeppelin foi chamada para tocar no festival, mas o empresário da banda, Peter Grant, afirmou: "Nós fomos chamados para tocar em Woodstock e a gravadora (Atlantic) estava bastante entusiasmada, e Frank Barsalona (o promotor) também. Porém eu disse não pois em Woodstock nós seríamos apenas outra banda na parada". Em vez disso, o grupo foi para uma turnê de mais sucesso.

- The Doors foi considerada uma banda com grande performance, tinham bastante potencial, mas cancelaram a apresentação em cima da hora. Ao contrário do que muitos pensam, esta ocorrência não está relacionada ao fato de o vocalista, Jim Morrison, ter sido preso por postura indecente em um show anteriormente. O cancelamento do show se deu ao fato de que Morrison sabia que a sua voz soaria repugnante por estar ao ar livre. Há também a idéia de que Morrison, em um momento de paranóia, estava com medo que alguém atirasse nele e o matasse quando o mesmo pisasse no palco. No entanto, o baterista John Densmore compareceu no festival; no filme, ele pode ser visto ao lado do palco durante a apresentação de Joe Cocker, quando esse cantava o hino lisérgico "Let's Go Get Stoned".

-Frank Zappa e The Mothers of Invention afirmaram: "Muita lama lá em Woodstock. Nós fomos convidados para tocar lá, mas recusamos" - Frank Zappa.

OUTRAS CURIOSIDADES EM NÚMEROS

"Pessoas que assistiram o Festival, cerca de 500.000, meio-milhão";



"Pessoas que dizem ter ido ao festival: 1 milhão de pessoas";



"250.00 pessoas não conseguiram chegar ao festival"



2.366 eram o número de pessoas que moravam na cidade aonde aconteceu o festival



Portões de acesso ao festival: 2 apenas



Max Yasgur recebeu 50.000 dólares para alugar a sua fazenda para os organizadores;



Comunicado de pessoas perdidas 4



Caso de pneumonia = 1



Coma diabético = 1



Traqueotomias = 3



Pessoas presas por posse de droga = 133



Policíais voluntários = 150



Polícias contratados para trabalharem fora do seu horário de serviço por 0,50 cents ao dia além de 10
comissários locais = 346



Polícias que renunciaram no primeiro dia de concerto  = 346



Vacas que andavam soltas nos 3 dias de concerto, entre os assistentes = 450



Pessoas que acamparam = 100.000



Quilos de comida enviadas por helicópteros = 650



Sanduíches preparados pelo grupo de mulheres do centro comunitário judeu de Monticello e distribuído pelas irmãs do Convento Santo Tomás = 30.000



Preço avaliado do cartaz original do evento, em 1989 = 2.500 dólares;



Pessoas que tiveram os ingressos devolvidos por não conseguirem chegar ao local do evento = 4.062



Preço pago atualmente por um ingresso original da época do evento = 8.000 dólares;



Porcentagem de filhos de uniões livres na geração Woodstock = 27%



Estimativa do custo total do festival = 500.000 dólares;



Custo revisado posteriormente = 2.500.000 dólares;



Cheques devolvidos dos organizadores = 600.000 dólares;



13 meses, após se apresentar nesse festival, morreria Jimi Hendrix;



Depois de 14 meses, morreria Janis Joplin



300 era o número máximo de pessoas que Joe Cocker havia se apresentado antes desse festival.




FOTOS

O grande barato de relembrar o Woodstock, para mim, se resume em três coisas: ler as histórias da época (os depoimentos de quem viveu o festival na pele), ver os vídeos das bandas tocando no festival e ver as fotos. Eis algumas das milhares que encontramos na internet:

Bela Kombi.


Jimi Hendrix

O que dizer dessa imagem??

Belo ônibus.

Essa garota parece a Janis.

Janis Joplin

Distribuição de comida

Vista panorâmica



Multidão




Essa garota está em alfa 4

Lama, muita lama!!!

Nice glasses!!!

Jimi Hendrix
Mais Lama...

Esses aqui não estão nem aí para os shows...

Pessoal com cara de cansados...

O pessoal fumando tudo e mais um pouco...

Pequeno o congestionamento...



Fontes: Google, Wikipedia, UOL/Terra, G1, Revista Life.

Sites:

http://therrame.blogspot.com.br/

http://mundomax.com.br

http://bitsmag.com.br










Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE