Top 13 - Filmes de Horror


TOP 13 - FILMES DE HORROR




Galera,

Fazia tempo que não postava nada. Hoje resolvi fazer um Top 13 em homenagem a franquia Sexta-Feira 13, (uma das minhas prediletas), dos melhores filmes de terror, na minha opinião.

Sem muitos rodeios, segue a minha lista que levou em conta o objetivo principal de um filme desse gênero: assustar o expectador, apavorá-lo, não deixá-lo dormir tranquilo à noite, enfim, causar pânico e qualquer outro sentimento que lhe deixe incomodado, pois bem chega de blá blá blá segue a lista. Por favor opinem!!!

Eu não coloquei por ordem de ano produzido e nem algum outro tipo de organização. Resolvi apenas colocar em primeiro O Exorcista, que para mim é o filme mais assustador de todos os tempos e fui preenchendo as outras 12 posições que filmes que eu saí safisfeito do cinema, ou da sala de cinema. Com certeza faltaram muitos filmes, para isso, criei abaixo da lista um tópico de "menções honrosas" há alguns filmes que mereciam estar nessa lista ou próximo dela. É lógico que mesmo assim, ainda faltam muitos filmes, mas se eu for colocar todos, ficarei o mês inteiro trabalhando nesse tópico.

Obs: Quero deixar bem claro que essa é apenas a minha opinião, fiquem à vontade para comentar.

1) Exorcista (The Exorcist - 1973)



Direção: William Friedkin

Sinopse:

Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão. 

Opinião:

Esse filme além de ser o número 1 na lista de muita gente, é o meu número 1 também. O filme é marcado por muitas tragédias, envolvendo a equipe de filmagem, não tantas é claro quanto o filme que falarei na sequência do top13, A Profecia, mas podemos dizer que foi um filme complicado de se produzir. O fato da atriz Linda Blair ter também passado por diversos problemas após a gravação do filme, só recheia ainda mais o ambiente misterioso que cerca essa película. O filme tem vários momentos assustadores, a grande maioria protagonizado pela persoanagem da menina sendo exorcizada, para quem curte um filme de terror clássico, esse é obrigatório.

Trailer:



2) A Profecia (The Omen - 1976)









Direção: Richard Donner


Sinopse:


Diplomata preocupado em não chocar a esposa em virtude da morte do seu filho ao nascer lheoculta o fato e adota um recém-nascido de origem desconhecida, sem saber que a criança era o AntiCristo em pessoa.

Opinião:

Outro filme fantástico. Poucos personagens, mais personagens grandiosos, de grande personalidade. A trilha é assustadora e a interpretação do jovem ator que faz papel de Damien é digna de aplausos. Recomendo e muito para quem nunca assistiu. E assista essa versão de 1976 e não a mais nova, ou assista primeiro a mais antiga e depois a nova, pois a nova também é muito boa mas não tanto quanto à original.

Curiosidades:

Ocorreram uma série de acidentes durante as filmagens de: A Profecia quando seu título original ainda era "The Antichrist to the Birthmark". O hotel onde o diretor Richard Donner estava hospedado sofreu um atentado com bombas do IRA; o avião do roteirista David Seltzer sofreu um acidente; o ator Gregory Peck cancelou na última hora um vôo para Israel cujo avião sofreu um acidente e todos os que estavam dentro dele faleceram; e ainda os principais atores do filme sofreram um acidente automobilístico quando se dirigiam para rodar uma das cenas do filme.

-Ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Canção Original ("Ave Satani").

Trailer:



3) A Noite dos Mortos Vivos (Night of the living Death - 1990)





Direção: Tom Savini

Sinopse:

Um casal de irmãos, Barbara (Patricia Tallman, de Comando Assassino, 88) e Johnnie (Bill Mosley), estão viajando de carro com destino a um cemitério onde está enterrada a mãe deles. Lá chegando, eles são surpreendidos pelo ataque de um homem com aparência grotesca. Barbara consegue fugir e vai pedir ajuda numa casa de campo, localizada numa fazenda próxima. É ai que começa uma jornada de muito pavor, muito tensa e desesperadora.

Opinião:

Esse filme te deixa tão tenso, mais tão preso à cadeira, que você não consegue nem respirar direito. Até mesmo hoje depois de já tê-lo visto tantas vezes, ainda me causa desespero. Recomendo fortemente, principalmente para essa galera mais nova, que só conhece os zumbis de Walking Dead, pois esse filme foi o começo de tudo. Em 1968, teve sua primeira versão ainda em branco e preto, esse de 1990 é colorido, é na verdade um remake da versão de 1968. Para mim, o primeiro grande filme de zumbis.

Trailer:




4) Psicose (Psycho - 1960)





Direção: Alfred Hitchcock

Sinopse: 

Psicose começa com a secretária Marion dando um desfalque de 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha. É uma tarde quente de sexta-feira e ela pede licença ao patrão para sair mais cedo, e leva consigo o pacote contendo o dinheiro, certa de que seu crime somente seria percebido após o final de semana. Com pouco mais de dois dias para fugir, Marion sai dirigindo sem destino pelas estradas. Cansada, vai parar no Motel Bates, um lugar decadente, que quase fechou suas portas após o desvio da autoestrada. Lá, é recepcionada por um simpático mas estranho e tímido rapaz, Norman Bates, totalmente dominado pela mãe. Após um bate-papo e um rápido sanduíche, acontece o inesperado: Marion é brutalmente esfaqueada enquanto toma banho, numa das cenas mais famosas de toda a história do cinema.

Opinião:

Sensacional. De todos os filmes aqui listado, talvez o que tem o diretor mais famoso. Esse filme é muito, muito, muito bom. Mesmo não tendo tantos efeitos como temos hoje, ele faz você literalmente se "borrar" de medo...rss
O mestre Alfred Hitchcock está mais inspirado do que nunca nessa película. Norman Bates é daqueles vilões que você nunca mais vai esquecer e a cena do banheiro, se tornou uma das mais famosas da história do cinema que inspirouao meu ver, todas as cenas de morte no banheiro de todos os filmes de terror que vieram depois desse clássico.

Trailer:



 5) O Chamado (The Ring - 2003)



Direção Gore Verbinkski

Sinopse:

Rachel Keller (Naomi Watts) é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras mortes com um estranho vídeo, que faz com que todas as pessoas que o assistam morram exatamente sete dias depois. Intrigada com a história, ela agora precisa descobrir um meio que impeça que a profecia se realize, já que ela e seu filho assistiram ao vídeo.

Opinião:

Eu acho que todo grande filme de terror marca época e com certeza, O Chamado, marcou. Depois dele, vieram diversos filmes de meninas assustadoras com cabelo na cara, mas nem todos com a qualidade desse que vos falo. Depois de algum tempo assisti denovo e ainda tomei os mesmos sustos e procurei entender porque esse filme fez tanto sucesso. O vídeo bizarro que é mostrado na tal fita maldita, é realmente algo muito bizarro e que não faz muito sentido, talvez por isso, seja tão intrigante. Boa atuação de Naomi Watts.

Trailer:



6) Tempestade do Século (Storm of the Century - 1999)




Direção: Craig R. Baxley 

Sinopse:

Little Tall é uma pequena cidade que fica em uma ilha longe do continente e está prestes para receber uma violenta tempestade de neve. Paralelamente Andre Linoge (Colm Feore), um forasteiro bastante estranho, chega na pequena cidade e cria pânico e morte entre os moradores. Ele sabe tudo sobre todos e quando Linoge conta a verdade sobre um deles a pessoa nega tal afirmação. Mike Anderson (Timothy Dale), o policial da cidade, tenta manter cada um em alerta contra a forte tempestade e Linoge. O forasteiro, por sua vez, repete sem cessar "Dê-me o que quero e eu irei embora", sem explicar o significado exato destas palavras.

Opinião:

Esse filme marcou muito na minha vida, porque eu estava assistindo ele justamente na hora em que um cara da banda que eu participava, ligou me comunicando que eu estava fora da banda. Mas independente da decepção que tive e da tristeza que eu sentia naquele momento, consegui me desvincular do problema e começei a prestar atenção porque o filme me chamou à atenção. O filme todo é muito bom e não tive como não reconhecer a qualidade do mesmo. Cada vez mais e mais você quer saber o que o protagonista quer daquelas pessoas e isso vai te viciando a ponto de querer que o filme acabe logo, só para sabermos o que realmente ele quer.

Trailer:




7) O Massacre da Serra Elétrica - (remake) - (The Texas Chainsaw Massacre - 2003)
 




Direção: Marcus Nispel e Produção de Michael Bay

Sinopse:

Um grupo de jovens está em meio a uma viagem do Texas para o México, até enfrentarem um problema: a gasolina do carro chega ao fim. Eles param bem em frente a um matadouro, onde começam a procurar desesperadamente por um telefone. Porém o que eles não sabem é que ali vive uma família de canibais, incluindo um homem que mata usando uma serra elétrica. 

Opinião:

Apesar de ter assistido o filme de 1974, que deu origem à franquia, eu resolvi falar desse aqui, porque eu o vi antes do original. E posso assegurar que esse remake foi muito bem feito. Com uma bela produção de um cara que eu sou fã de seu trabalho, Michael Bay e direção de Marcus Nispel, esse Massacre da Serra Elétrica é intenso, violento, trash, agoniante. Esse filme leva o medo ao âmago de cada um que o assiste. Se me perguntarem, qual o filme mais visceral, que você recomenda de terror, sem sombra de dúvidas eu responderei: -o obrigatório Massacre da Serra Elétrica!!! Um que chegou muito próximo desse, foi O Massacre da Serra Elétrica - O Ínicio, que explica o que aconteceu antes da história desse e outra franquia que não tem nada a ver com essa, mais fez um filme muito parecido quando tratamos de violência visceral, é o Halloween de Rob Zombie.
 Essa película tem Jessica Biel no elenco e mesmo os atores que não são muito conhecidos, passam um sentimento verdadeiro em suas atuações. Vale apena ver esse filme, destaco a cena que Leatherface persegue a personagem de Jessica Biel, (Erin), no celeiro. Fantástica!!!

Trailer:





8) Horror em Amityville (Horror in Amityville - 2005)




Direção: Andrew Douglas

Sinopse:

Em 13 de novembro de 1974 a polícia do condado de Sufolk recebeu uma chamada telefônica que a levou ao endereço 112 Ocean Avenue, Amityville, Long Island. Dentro da casa a polícia encontrou um crime brutal: o assassinato de uma família inteira enquanto dormia. Poucos dias depois, Ronald Defeo Jr. (Brendan Donaldson) admitiu que usou um rifle para matar os pais e seus 4 irmãos, alegando ter ouvido vozes que vinham de dentro da casa e que o influenciaram a cometer os crimes. Um ano depois George (Ryan Reynolds) e Kathy (Melissa George) se mudam com os filhos para a antiga casa dos Defeo. Não demora muito para que estranhos eventos comecem a acontecer, afetando a vida da família e indicando que uma presença maligna está oculta na casa.

Opinião: Quando descobrimos que os primeiros minutos do filme, retrata algo que aconteceu de verdade, o filme já se torna mais perturbador. Eu já tinha visto filmes como A Casa do Espanto, A Casa da Colina e até um bem antigo, muito bom também, chamado A Casa que Pingava Sangue, mas se vocês me perguntarem qual é o seu filme referência quando o cenário é uma casa mal-assombrada, eu lhes digo - Horror em Amityville. Com atuações convicentes de Ryan Reynolds, que vive o papel de pai da família que se muda para a casa, Melissa George vivendo sua esposa Kathy, o elenco ainda tem o experiente Philip Baker Hall, a criança da casa é interpretada por Chloe Moretz e para fechar os destaques, ainda temos a bela Rachel Nichols, no papel de uma (ninfeta folgada e sensual), que já atuou em: P2 Sem Saída, o atual Conan - O Bárbaro e o mais recente Gi-Joe.

Trailer:



9) Jogos Mortais (Saw - 2004)





Direção: James Wan

Sinopse:

Jigsaw é um assassino que possui uma marca registrada: ele deixa em suas vítimas uma cicatriz em forma de quebra-cabeças, que faz com que elas cometam atos agonizantes para se salvar. O detetive David Tapp (Danny Glover) é designado para investigar os assassinatos, bem como a capturar seu autor. Porém o caminho evasivo seguido por Jigsaw leva o detetive a desenvolver uma obsessão por capturá-lo.

Opinião:

Jogos Mortais é mais uma daqueles filmes que criou um estilo, copiado por outros. Filme de extrema violência e cenas que não recomendo ver, se você tem estomago fraco, virou um desses filmes que tem diversas sequências. O filme hoje, já visto por muitas pessoas, pode não ser mais tão novidade assim, mas quando eu o vi em 2004, lembro-me até hoje quando saí do cinema e as pessoas ficaram "boquiabertas" com o desfecho da história. Outro filme que julgo obrigatório para quem gosta do gênero horror e se você não viu ainda, assista, pode até ser que depois de tantas sequência, o filme tenha perdido um pouco do seu encanto, mais mesmo assim, ainda merece respeito.

Trailer:




10) O Nevoeiro (The Mist - 2007)





Direção: Frank Darabont

Sinopse:

Após uma violenta tempestade devastar a cidade de Maine, David Drayton (Thomas Jane) e Billy (Nathan Gamble), seu filho de 8 anos, correm rumo ao supermercado, temendo que os suprimentos se esgotem. Porém um estranho nevoeiro toma conta da cidade, o que faz com que David, Billy e outras pessoas fiquem presas no supermercado. Logo David descobre que há algo de sobrenatural envolvido e que, caso deixem o local, isto pode ser fatal.

Opinião:

O que podemos pensar logo de cara de um filme que tem história de Stephen King e direção de Frank Darabont?? Um cara que já fez A Espera de Um Milagre e o outro filme que eu coloco como (número 1 na minha lista de predileto de todos os tempos): Um Sonho de Liberdade eu só posso lhes dizer: - Eu já esperava coisa boa.
O filme é maravilhoso, ele faz aquilo que poucos filmes conseguem fazer, de deixar agoniado ao mesmo tempo que ri, ao mesmo tempo que se zanga, ao mesmo tempo que você torçe para alguns personagens se darem bem e outros se darem mal, enfim, é um filme que mexe com o imaginário, que faz você viver aquela situação como se estivesse realmente lá dentro. Muita gente não gosta do final, mas eu acho que o filme foi perfeito. Recomendo para quem não o viu e para quem já viu, veja denovo, pois você pode descobrir detalhes que não viu na primeira vez. Grande atuação de Thomas Jane que já atuou em: (The Punisher).

Trailer:



11) Encontros Macabros (Grave Encounters - 2011)






Direção: The Vicious Brothers 

Sinopse:

Lance Preston e sua equipe do programa `Grave Encounters´, um reality show caça-fantasmas, está filmando um episódio no interior de um hospital psiquiátrico abandonado, onde fenômenos inexplicáveis têm sido relatados ao longo dos anos. Em nome do entretenimento de qualidade, eles voluntariamente se trancam dentro do prédio durante a noite para iniciar a investigação paranormal, registrando tudo em câmeras. Eles rapidamente precebem que o edifício é mais do que apenas assombrado - ele está vivo - e não tem intenção de deixá-los sair.

Opinião:

Filme que temos que ver mais de uma vez para entender tudo. Esse filme me chamou à atenção logo no trailer. Resolvi ver mesmo achando que ele tinha grande semelhança com Rec e com Atividade Paranormal, aliás desde que começaram esse tipo de filme com o espanhol Rec, muitos e muitos filmes foram feitos da mesma maneira com uma câmera em primeira pessoa, como se você estivesse num jogo de terror do Playstation. Mas esse filme mesmo tendo alguns clichês de outros que citei, ele merece um destaque. O filme te deixa realmente com medo e você fica literalmente se sentindo no lugar da pessoa que está vivendo aquela experiência. Emprestei ele para um amigo meu e no dia que ele me devolveu ele me disse: - Cara, esse é o melhor filme de terror que eu já vi na vida. Sensacional!!! E olha que esse meu amigo é exigente...rss
Não posso dizer que é o meu melhor filme, mais merecia e muito estar nessa lista top 13 que estou escrevendo.

Trailer:



12) Os Mártires (The Martyrs - 2008)
 


  
Direção: Pascal Laugier

Sinopse:

Após conseguir fugir do cativeiro, a garota Lucie é resgatada e levada para um abrigo de menores onde conhece Anne, sua melhor e única amiga. Tempos depois, a jovem Lucie atormentada pelas lembranças das torturas que sofreu na infância e motivada pela vontade incontrolável de se vingar de seus agressores, segue com a ajuda da amiga para realizar seu plano.

Opinião:

O filme mais violento que vi. E olha que eu já vi algo em torno de 300 filmes de horror, esse filme é o que existe de mais extremo quando o assunto é violência. Mas não se baseia só na violência, tem história, tem drama, tem momentos de agonia e repulsa. Com atuações inpecáveis de Mylène Jampanoï e Morjana Alaoui, você além de se assustar, pode até se emocionar e quem sabe ir às lágrimas com o sofrimento vivido por suas respectivas personagens. Muitos críticos disseram que a violência desse filme, tem o objetivo de chocar apenas, mas eu achei que o diretor, diferente de outros não usou a violência como única forma de elevar a qualidade desse filme, o filme tem outros elementos e faz desses elementos na minha opinião a soma para que o resultado fosse o que foi: Esse filme está em primeiro lugar na maioria dos blogs de cinéfilos aqui no Brasil e não é atoa que ele conseguiu essa façanha. Assista e depois me diga o que achou. Ah, eu eu tenho certeza que você vai pegar ódio de uma personagem desse filme: uma velha muito má.

Trailer:



13) Re-Animator - A Hora dos Mortos Vivos (Re-Animator - 1985)





Direção: Stuart Gordon

Sinopse:

Ao estilo Frankenstein, Herbert West (Jeffrey Combs) é um estudante de medicina que desenvolveu um reagente capaz de reanimar criaturas mortas. Ao lado de seu colega de quarto, Dan Cain (Bruce Abbott), West precisa de corpos frescos para continuar suas experiências mórbidas. Porém, seu professor, doutor Carl Hill (David Gale), tem planos de conseguir os créditos da descoberta só para ele… Isso se conseguir manter a cabeça sobre o corpo até o final do filme.

Opinião:

Esse é o filme que a minha esposa mais tem medo...rss
O filme em si, não assusta essa nova geração de cinéfilos que estão acostumados hoje com as séries norte-americanas muito bem produzidas, mas para quem viveu os anos 80 e quem viu esse filme ainda na adolescência, pois quando esse filme foi filmado, eu tinha 6 anos e acredito que só o vi, depois que tinha uns 12, ou 13, esse filme te deixa com muito medo e tem cenas assustadoras, que podem não te assustar muito hoje, mais garanto à você que se você estivesse com a minha idade nessa época que não tinha tantos efeitos como tem hoje, você ia se "borrar" de medo.
Jeffrey Combs atua de maneira odiosa, não por ser ruim, mas por ele ser tão insano, que realmente ficamos com ódio dele. Barbara Crampton (que já fez Puppet Master) interpreta a namorada de Dan Cain e é responsável por uma das cenas que ficaram inesquecíveis na minha memória quando o assunto é (filmes de terror), quando o professor sem cabeça barbariza ela deitada numa mesa de necrópsia, é apavorante. Além de ser nojento também...rsss

Trailer:



OUTROS FILMES

Filmes que não poderia deixar de citar, mas que infelizmente ficaram de fora, porque a minha memória hoje não é lá essas coisas e porque como fiz um top 13, só poderia colocar obviamente 13 filmes...heheheheh

Menções honrosas para: Sexta-Feira 13 Part I e 6, O Bebê de Rosemary, Olhos Famintos II (Jeepers Creepers), Espantalho (Husk), A Noite dos Mortos Vivos 3, Halloween (remake de Rob Zombie), A Casa que Pingava Sangue, Show de Horrores, Brinquedo Assassino, IT, Poltergeist, Colheita Maldita, Cemitério Maldito, Espíritos A Morte Está ao Lado, Dia dos Mortos, 30 Dias de Noite, Resident Evil, Silent Hill, Fome Animal (Braindead), Pânico, A Hora do Pesadelo (remake), Uma Noite Alucinante, Madrugada dos Mortos, O Sexto Sentido, Os Outros, Planeta Terror, Quarentena, Arrasta-me Para o Inferno, A Encarnação do Demônio do mestre do terror brazuca: José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão, Seed - Assassino em Série, Ritual, Filha do Mau e Sobrenatural  e vou parar por aqui pois minha memória sem a minha planilha de filmes não me ajuda muito. Pensando bem, vou preenchendo mais filmes conforme for lembrando, então essa parte fica em aberta ok?? Sugestões???

Abraços à todos, espero que tenham gostado!!!

Peraí, esqueci de um filme que sempre cito como um dos que mais me impressionou até hoje!!!

O EXORCISMO DE EMILY ROSE (The Exorcism of Emily Rose - 2005)

Direção: Scott Derrickson




Sinopse:

Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem que deixou sua casa em uma região rural para cursar a faculdade. Um dia, sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma alucinação assustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem realiza a sessão é o sacerdote de sua paróquia, o padre Richard Moore (Tom Wilkinson). Porém Emily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. Erin Bruner (Laura Linney), uma advogada famosa, aceita pegar a defesa do padre Moore em troca da garantia de sociedade em uma banca de advocacia. À medida que o processo transcorre o cinismo e o ateísmo de Erin são desafiados pela fé do padre Moore e também pelos eventos inexplicáveis em torno do caso. 

Opinião:

Jennifer Carpenter está se tornando uma atriz muito relacionada a filmes e séries de violência. Já atuou em Quarentena, atuou nesse filme que estou relatando aqui para vocês O Exorcismo de Emily Rose e atua na série de sucesso norte-americana: Dexter. Laura Linney, a outra grande atriz desse filme, uma ótima atriz por sinal, (que gosto muito de seus papéis), já trabalhou em A Vida de David Gale também atua muito bem nesse filme que retrata a vida da menina alemã Anneliese Michel que viveu boa parte do que vemos nesse filme na vida real. O filme é muito forte e a cena em que Emily grita o nome das entidades maléficas é baseado numa gravação do exorcismo original da garota alemã que foi a inspiração para o filme. Quem tiver coragem, existe a gravação na internet para se ouvir e baixar, é realmente algo perturbador ao extremo. Eu não recomendo.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=lSy7DldFdUI

E para finalizar, um cartaz do remake de Sexta-Feira 13, daquele que talvez é o maior serial-killer de todos os tempos, ao lado de Leatherface, Freddy Krueger, Mike Myers, Jigsaw, Seed entre outros.


Jason Voorhees



























Comentários

Me disse…
Só filme FODA, principalmente a Noite dos Mortos Vivos, Massacre da Serra Elétrica (esse remake é realmente sensacional), e Jogos Mortais! Parece que quando o filme é menos "espiritual" e mais mutilação, a tensão no público aumenta 300 vezes! Eu vou procurar esse Martyrs, de 2008, parece ser bom demais...

Na sua lista eu incluiria Extermínio (28 Days Later), pra mim um clássico onde os zumbis não te deixam nem respirar direito; O Silêncio dos Inocentes, com a melhor atuação da vida do Sr. Anthony Hopkins; e The Woman, de 2011, um filme bem menos conhecido mas MUITO tenso!

Eu lembro que eu estava no RJ pra ver o Maiden no Rock In Rio III, em 2001, porém alguns dias antes eu estava aproveitando a praia de Copacabana lendo o livro "A Profecia" num sol de +40oC! huahuahuahuahuahua

Quero ver o novo do Rob Zombie, chamado The Lords of Salem: http://www.imdb.com/title/tt1731697/. Deve ser bem legal!

http://journeyman666.wordpress.com/

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE