INESQUECÍVEIS ANOS 80 - BRINQUEDOS







INESQUECÍVEIS ANOS 80 - BRINQUEDOS


Talvez o brinquedo mais famoso do mundo - Playmobil


Fala meu povo!!!

Cá estou eu denovo aqui, para dessa vez, falar de um assunto que eu gosto muito. Os anos 80.
Vou procurar colocar aqui no blog, diversos temas relacionados aos anos 80 e chamarei essa série de posts de Inesquecíveis anos 80.

Eu nasci em 1979, então vivi boa parte da minha infância nos anos 80, mesmo não aproveitando as baladas, mesmo ainda não conhecendo a música como conheço hoje, mesmo não frequentando lugares que hoje já não existem mais, eu tenho comigo um sentimento saudosista em relação anos anos 80, sobre diversas coisas: Comerciais de TV, brinquedos, séries de tv, novelas, seriados japoneses, desenhos animados, música, carros, objetos colecionáveis, brindes promocionais e etc.

Temos uma infinidade de temas para comentar, coisas que me fazem lembrar da minha infância, que me trazem boas lembranças de momentos que infelizmente nunca mais voltarão...


BRINQUEDOS ANOS 80


Hoje vou falar de brinquedos, mas no futuro, pretendo criar tópicos exclusivos, para músicas, para novelas, seriados, etc.

Os anos 80 na minha opinião, foi um década de muita criatividade. Todos os meios estavam muito criativos, mesmo com todos os problemas que tínhamos na economia, em especial aqui no Brasil. As coisas só foram melhorar de um tempo para cá, mas podemos dizer que ao mesmo tempo que tínhamos um "boom de criatividade", tínhamos também muitos problemas de baixos salários, condições precárias em diversos segmentos, etc etc etc.

Mas mesmo com tudo isso, é inegável dizer que todos que viveram a época, sentem saudades. Saudades da primeira namoradinha da época da escola, dos vizinhos daquela época, que hoje as vezes moram em outras cidades, ou perdemos o contato,  entre diversas outras coisas.

De certa forma, a vida era mais tranquila, as pessoas escreviam cartas umas para as outras, costumavam enfeitar as suas casas com árvores de Natal e preenchê-las com cartões de natal ganhos de outros amigos, enfim, foi um tempo muito bom, que ficou para trás, mas que ainda está muito vivo na memória de muita gente. E pelo que pesquisei na internet, muitas pessoas adoram recordar tudo isso, seja falando suas experiências ou apenas postando matérias em blos pessoais, sobre coisas que mais curtia dessa saudosa época. Mas chega de papo e vamos ao tema. :)

Eu não posso reclamar da vida, porque mesmo com muita dificuldade, meu pai sempre me deu tudo que eu precisava para me desenvolver e também muitos brinquedos. Ele sempre fez o possível e o impossível por mim e pelo meu irmão e eu sou eternamente grato à ele, pelo cidadão que ele formou.

De tudo que ganhei dele e de tios, vizinhos etc, apenas dois brinquedos eu nunca consegui ter. Lembro que sonhava ganhando eles, mas quando meu pai conseguiu um dinheiro para comprar, eles já tinham saído de linha.

Um deles era esse batmóvel da coleção Super Powers da Estrela.

Batmóvel
Eu era vidrado nesse carrinho, porque já tinha os bonecos do Batman e do Robin, mas não tinha o carro deles.

Me recordo que existiam algumas grandes lojas de brinquedos na época. Uma delas ficava no antigo Eldorado, aonde hoje abriga um Sonda Supermercados, na divisa entre Santo André e São Bernardo. Outro lugar que eu ficava louco, quando meus pais me levavam era no Jumbo Eletro, que até pouco tempo, era o prédio do Pão de Açucar em Santo André e hoje se não me engano é Extra.

Tentei encontrar uma foto do Jumbo Eletro de Santo André, mas não consegui, então coloquei essa aí, só para terem uma idéia.



Jumbo Eletro


Tinha também o Mappin, em Santo André, que a loja era enorme. Adorava quando meus pais me levava à esses lugares, eu e o meu irmão já corríamos para as sessões de brinquedos, obviamente nem sempre era para comprar, apenas nos contentávamos apenas em ficar olhando as novidades.

Hoje vejo os brinquedos e as respectivas lojas e não sinto a magia, que tinha nas lojas dos anos 80. Já até sonhei voltando no tempo e comprando uma série de brinquedos que eu não consegui ter, eu sei que é algo meio maluco, mas ao mesmo tempo é engraçado, porque os sonhos são sempre muito reais.

Atuakmente, Lojas como a Ri-Happy e algumas outras, são poucas, perto das que tínhamos antigamente. Brinquedo parece que hoje, não é um segmento que os empresários dê muita importância. Muitas crianças hoje, preferem um celular, um tablet, um laptop,  à brinquedos. E as vendas, ficam muito centralizadas em datas comemorativas como aniversários, Dia das Crianças e Natal.

Eu gosto dos brinquedos dos anos 80, porque ao meu ver eram mais bem feitos. Não que hoje não existam franquias que "capricham" no acabamento dos brinquedos, existe sim, mas na época dos anos 80, parece que tudo era feito de uma maneira mais artesanal.
Uma que me recordo agora de bate pronto, de brinquedo atual que é muito bem feito, são as bonecas da Monster High.

Essa coleção Super Powers abaixo, foi febre na época. Eu tive o boneco do Batman, do Robin, do Superman e a nave do Superman, meu irmão tinha tudo isso exceto a nave do Superman e tinha também a nave do Robin. E nós dois tínhamos esse helicóptero do Batman também.

COLEÇÃO SUPER POWERS

Batcopter

Batcopter

Super Mobile - Nave do Superman

Delta Probe One - Nave do Robin

Além de ter tudo isso, obviamente, queríamos o restante. O que era sempre muito difícil, para crianças de uma família de classe média baixa.
Quando íamos a casa de outras crianças, que os pais tinham melhores condições costumávamos ver coleções dessas quase completas, nossa, ficávamos loucos de ver...Mas sempre tivemos consciência de que existiam crianças que nem aquilo que nós tínhamos, eles sonhavam em ter e isso nos conformava....

Batman

Delta Probe One


Batman da Coleção Super Powers

Batman de costas


Batmóvel dos meus sonhos...rss

Mulher Maravilha

Logo

Propaganda do produto

Heróis da Coleção Super Powers

SuperMobile

Mais bonecos da coleção


 Esse carrinho abaixo, eu também tinha, adorava ele. Acho que dei para meus priminhos do interior.


Turbo Rally da Estrela

 Outra coleção muito legal, era a do Masters of the Universe, dos bonecos do desenho He-Man.


Cartaz promocional

Bonecos


Lembro que uma vez fui à casa de um primo meu de segundo grau e ele tinha quase toda a coleção, fiquei besta ao ver aqueles bonecos.


O dono dessa coleção deve ter gasto um bocado

OUTROS BRINQUEDOS, BRINQUEDOS CLÁSSICOS

Outros brinquedos....



A Estrela, sempre foi uma marca muito forte, quando falamos de brinquedos no Brasil. É óbvio que existiam outras empresas, mas ela, foi com certeza a campeã de lançamentos que se tornaram verdadeiros clássicos e o sonho de muita criançada na época.
Na época que ainda as crianças acreditavam que se deixassem uma meia na janela, o Papai Noel viria trazer um brinquedo para elas. Hoje, isso praticamente não existe mais. O volume de informação é gigantesco e as crianças estão cada vez mais espertas. 

Se bem que essa esperteza tem ressalvas. Muitas crianças hoje em dia, terão sérios problemas de memória, porque devido à internet, hoje pouco se guarda de informação, tudo está muito fácil é só procurarmos no Google. Antigamente, eu acho que as crianças eram mais estimuladas a pensar e muitos dos brinquedos forçavam a memória e o raciocínio, tarefa que hoje, pertencem ao super videogames: X-Box One, Playstation III e IV.

Aquaplay (eu tive esse)


Boca Rica outro brinquedo clássico da Estrela

Ambulância (eu tive esse também)


Pirocoptero (vinha normalmente com um pirulito)

Jogo de botão da Gulliver, febre nos anos 80 e raros hoje em dia



Lousa Mágica

Apesar de aparecer em 1989, faz parte dos anos 80

Genius (clássicaço relançado recentemente)

Pula Pirata

Pega Peixe

Pogobol

FOFÃO

O Fofão foi um fenômeno também, boneco inspirado no personagem da TV Fofão. Existia até uma lenda que o o boneco era maldito, (talvez inspirados pelos filmes do Brinquedo Assasino) e que tinha dentro dele um punhal, que nada mais era do apoio do tronco, que o corpo do boneco tinha, nada além disso. 
Muitos que ainda hoje, possuem esse boneco, não vendem por nada, virou item de colecionador. Lembro que uma vez uma prima minha foi dormir lá em casa e esse boneco pertencia ao meu irmão. Que era novinho. O boneco caiu lá decima do guarda-roupa em cima da minha prima enquanto dormia. Ela quase teve um treco, achando que o boneco estava vivo....rss

Fofão
THUNDERCATS

Outra coleção muito bem feita e que vez a molecada pirar, foi a coleção do Thundercats. Obviamente não teve a mesma quantidade de items, que Lego, Playmobil, Comandos em Ação e Transformers, mas com certeza, era desejada por muitas crianças.

Lion-O

Mun-Ra

Espada Justiçeira

ThunderJet


Coleção

ThunderTanque

Toca dos gatos

PLAYMOBIL

Linha de brinquedos criada por Hans Beck (1929-2009) em 1974 e vendida mundialmente a partir de 1975. A linha consiste em pequenos bonecos com partes móveis e uma série de objetos, veículos, animais, construções e outros elementos com os quais os bonecos irão se integrar, compondo uma série de cenários, sempre dentros de uma temática específica.

No Brasil foi produzido pela Trol nos anos 70 e 80. Depois outras empresas como a Estrela, também fabricaram o brinquero.

Em 2009 fora criado um fórum de admiradores do brinquedo.

Avião Playmobil




BRINQUEDOS CLÁSSICOS 2

Abaixo listei mais uma série de brinquedos clássicos. Muitas pessoas que lerem esse post, com certeza vão se identificar com alguns deles.

Nave do Rambo

Boneco do Jaspion
Ferrorama

Ferrorama
Esse brinquedo era um dos mais desejados pela criançada e até por adultos. Para ser sincero, eu acho que tinha mais adulto querendo um Ferrorama do que crianças...rsss
Era um dos mais caros nas lojas da época, normalmente, não era qualquer um que tinha condicões de ter um desses em casa.

Ferrorama

Carro de bate bate da Estrela
 Esse foi um dos brinquedos que nunca tive, mas que eu queria muito. Achava muito dez, esses carrinhos de bate bate da Estrela. Tinha fusca, corcel, Fiat 147, entre outros carros.


Fiat 147
Monza

Catálogo Maisto anos 80

Autorama
Outro campeão de vendas, o Autorama era o sonho de consumo de muitos meninos nos anos 80. Quem nunca pediu um desses, de presente de Natal??

Pegasus


Maximus
O Maximus eu tenho até hoje, um prata. Extremamente rápido quando estava com a bateria carregada. No controle, iam 6 pilhas AA e ainda tinha a bateria que vemos na foto. 

Transformers

 
Kit Change Pegasus




Lango Lango

Soldadinhos Forte Apache




Rambo

Transformers - Eu tinha esse preto
Topcar

Jamanta Estrela - eu tinha esse, que saudade!!!

Jamanta

Jamanta

O brunquedo predileto de filho de caminhoneiro

Caminhão


Rambo

Boneca da coleção Rambo



 Fonte:

www.google.com
Wikipedia


















Comentários

Anônimo disse…
Tenho vários brinquedos antigos a venda, quartel savage do rambo completo, maximus, pegasus, autorama tcr. Entrem em contato : vendobauru@hotmail.com

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE