TOP 10 FILMES TRASH - VOLUME 2

Cena de The Video Dead

TOP 10 FILMES TRASH - VOLUME 2

Há um tempo atrás, mais precisamente no dia 21 de Maio de 2015, fiz um post sobre filmes trash, uma espécie de Top 10.  Naquela época, eu tinha apenas 4 anos de blog e de lá para cá muita coisa aconteceu. Estamos em 2020 e espero ainda continuar com o blog por muito tempo.

Filmes "trash" é um assunto que adoro falar e notei que estava precisando fazer um novo top 10, com outros filmes que já assisti e que gosto de recordar. Então vou hoje fazer mais um top 10 sem repetir nenhum dos títulos que comentei no post passado.

Alguns filmes dessa categoria, já falei deles, isoladamente. Quando o filme me chama muito a atenção, eu crio um post só sobre esse filme e fiz isso com: A Noite dos Demônios ou Rock Em' Dead, O Rock do Dia das Bruxas ou Rock do Horror entre outros.

Portanto mesmo eles merecendo um lugar aqui, não vou falar, porque seria redundante falar deles novamente, sabendo que dediquei um post exclusivo aonde conto tudo do filme, incluindo spoilers, fotos e curiosidades.

Outra coisa, essa lista não quer dizer que esses são os melhores filmes trash que já vi, mais cada um tem algo especial e por isso resolvi colocar na lista.

Uma observação importante, essa lista não é exclusiva de filmes antigos, tem filmes recentes também, o que torna ela ainda mais interessante. Inclusive, tem até um filme da Netflix.

Sem mais papo furado, vamos aos títulos, espero que gostem!!!

Preparem o estomago, tirem as crianças da sala, porque agora é hora de terror!!! Aí que meda!!!!


10) MANGUE NEGRO (2008)

Mangue Negro - 2008

O legado de José Mojica Marins o nosso querido Zé do Caixão que há pouco tempo nos deixou, já pode fazer a gente sentir muita saudade, mas também inspirou novos diretores brasileiros a se aventurarem no gênero do horror e isso já está rendendo frutos.

O décimo lugar dessa lista é um belo exemplo disso.

E um desses diretores dessa nova safra inspirada pelo grande mestre Zé é Rodrigo Aragão que também é profissional em efeitos especiais. Ele nos presenteia com um filme 100% nacional e muito competente. Mangue Negro de 2008 é uma mistura de Fome Animal, A Morte do Demônio e algum outro filme do mestre de filmes de zumbis George A. Romero. Mangue Negro custou 50 mil reais.

E a grande vantagem desse diretor, é que ele mistura elementos já conhecidos, com muita coisa regional, isso dá ao meu ver mais autenticidade ao seu trabalho.

A história gira em torno do romance platônico de Luís (Walderrama dos Santos), que é apaixonado por Raquel, vivida por (Kika de Oliveira), uma mulher casada que trabalha de lavadeira.

Cena de Mangue Negro

Luís é um cara esquisito, daqueles tipos "virgenzão" que além de pobre não é nenhum pouco atraente. Mas tudo muda, quando a vilazinha aonde ele vive, é atacada por uma espécie de zumbi.

A benzedeira, é uma atração a parte, gosto muito também da atuação do pescador. Um filme modesto mas que não deixa em nada a desejar dos clássicos do terror norte-americano dos anos 80.

9) MAR NEGRO (2013)

Mar Negro (2013)

Agora o que foi bom em Mangue Negro, melhora ainda mais em Mar Negro de 2013. Também dirigido pelo capixaba Rodrigo Aragão, esse filme ainda é mais divertido que o seu antecessor. Ele ainda dirigiu: A Noite dos Chupacabras e A Mata Negra, talvez o seu filme mais trabalhado, mas vamos se ater aqui a Mar Negro.

O ator Walderrama dos Santos está novamente trabalhando com Aragão e nesse filme vive o personagem Albino, personagem que já havia aparecido em A Noite dos Chupacabras só que com outro ator Eduardo Moraes.

Albino é apaixonado novamente por um personagem de Kika Oliveira, dessa vez ela vive Indiara. Ela é casada com o pescador vivido pelo ator Marcus Konká que é mordido por um peixe estranho logo no começo da película. Isso é apenas o começo do que virará aquela pacata vila.

Uma atração à parte é a inauguração de um bordel, comandado pelo travesti: Madame Ursula, vivido pelo ator Christian Verardi. E sabe como é o nome desse bordel que está pronto para receber os clientes da região? Sururu's Club....rssss

Mar Negro (2013)

Não tem como não rir com isso!!! rssss aliás a atuação de Verardi é um show à parte e rouba a cena do filme. Aliás, muitas das cenas do bordel, são protagonizadas por ele e essas cenas por pouco que não ficaram fora do filme.

Mariana Zani e Gisele Ferran são algumas das prostitutas do local, que tem até a visita de uma cantora mexicana, vivida pela mulher do diretor Aragão: Mayra Alárcon.

O filme é levado em um bom ritmo, mas ganha mais velocidade ainda nos fatos do ato final. Não vou contar muita coisa, para você que acompanha o blog, poder assistir e depois deixar aqui a sua opinião. Eu gostei muito desse filme e me diverti horrores!!! Trasheira brazuca de primeiríssima qualidade.

8) A COISA (1985)

A Coisa (1985)

Esse clássico que passou um milhão de vezes no SBT é obrigatório para todo fã de filme trash. E para a molecada que vem descobrindo esse gênero tão peculiar, é quase que uma obrigação assistir à esse filme.

Dirigido por Larry Cohen que também dirigiu Maniac Cop de 1988, esse filme teve um orçamento até modesto, 1 milhão e 700 mil dólares.

O filme conta a história de uma meleca gosmenta branca que parece um iogurte ou algo como chantili que caí no gosto do povo norte-americano. De sabor agradável, o negócio logo viraliza e vira um produto quase que essencial na mesa das famílias. 

Cena clássica do filme: "A Coisa"

Logo um ex-agente do FBI David Mo Rutherford (Michael Moriaty) se une a uma mulher que ajudou a fazer a propaganda do produto, Nicole (Andrea Marcovicci) e ainda a um garoto que testemunhou uma cena estranha envolvendo esse creme Jason (Scott Bloom) que vai ajudar o casal, nessa empreitada.

O filme passa uma mensagem clara sobre o consumismo norte-americano e em algumas cenas, destaca também o orgulho americano pelo exército. Simplesmente, imperdível para qualquer fã do gênero.

Esse filme passou diversas vezes na antiga TVS e atual SBT e um dos programas que lembro aonde esse filme passou, foi o famoso Sessão das Dez do SBT.

7) THE SLUMBER PARTY MASSACRE (1982)

The Slumber Party Massacre (1982)

Esse filme é mais um slasher do que um filme trash propriamente dito. Mas achei interessante colocá-lo no sétimo lugar dessa lista.

*SLASHER: Filme que conta normalmente com um serial killer que saí matando um monte de gente, por algum motivo específico, ou às vezes em motivo aparente.

Dirigido por Amy Holden Jones, O Massacre como ficou conhecido no Brasil traz aquela forma bem usada nos filmes norte-americanos de 1980 à 1989. Mulheres gostosas, com rapazes atléticos sendo atacados por um maníaco psicopata.

Engraçado que no Brasil, a sequência desse filme: The Slumber Party Massacre 2 de 1987 chegou primeiro que o primeiro filme da franquia.

Outra curiosidade desse filme é que além de ele ter uma diretor mulher, Amy Jones, ainda teve também uma roteirista mulher: Rita Mae Brown.

Cena do filme

Aí você pensa, poxa, um filme dirigido e roteirizado por mulheres, será diferente da grande maioria dos filmes que seguiam essa linha na época. Vai ter menos cenas de mulheres nuas, menos cenas de mulheres aparecendo como objeto e uma história que não salve as garotas virgens e mais certinhas e que puna as mais promíscuas. Se você pensou nisso, errou feio!!! Muito pelo contrário, esse filme tem até mais apelo sexual que outros dirigidos por homens. E todos os clichês de filmes considerados pelo público feminino, como machistas.

Valerie (Rob Stille) é uma garota nada popular. Além de ela se vestir muito mal, não tem namorado e não tem muitos amigos.

Já Trish é a garota popular e dará uma festa em sua casa. Trish é vivida pela atriz Michele Michaels. Valerie vai passar a noite com sua irmã Courtney (Jennifer Meyers) e paralelo à tudo isso, um assassino está à solta: Ross Thurn (Michael Villella).

O filme é uma caçada do maníaco aos jovens. Ele usa uma espécie de quebrador de gelo, como arma. Uma espécie de objeto pontudo e que pode machucar muito!!!

Algumas curiosidades sobre esse filme:

O orçamento do filme foi em torno de 250 mil dólares. O ator que interpretou o assassino não tinha contato algum com as atrizes, para justamente causar mais pânico nela nas cenas. O filme teve outros dois nomes antes de ficar com o nome que conhecemos: Don't Open The Door e Sleeplees Night.

Mesmo não sendo um filme considerado bom, por quem entende de filmes trash, ele é o caso daqueles filmes que caem no gosto do povo e por ter várias sequências, é adorado pelos fãs de filme trash. Inclusive tanto nos Estados Unidos, quanto no Brasil, existem fãs da franquia, que adoram conversar ou arrumar itens raros que remetam ao filme.


6) NECROMANTIK (1987)

Necromantik (1987)

Esse filme...olha, vou lhe falar...
O título original é NEKRomantic. Dirigido por Jorg Buttgereit esse filme alemão chocou até mesmo aqueles que estão acostumados com filmes de terror.

Confesso que esse filme me causa certo incomodo. Robert é um faxineiro de áreas criminais. Ele compartilha com sua namorada, o estranho hábito de colecionar partes de corpos já em decomposição.

Em uma das cenas, enquanto a sua namorada toma banho em uma banheira toda cheia de sangue, ele assiste a um programa de tv. Nesse programa o especialista diz que quando a pessoa tem muito medo de alguma coisa, se ela trazer para junto dela, algo que lembre esse medo, ela terá uma relação próxima com aquilo que de certa forma lhe causa um trauma.

Ah como o amor é lindo!

Isso a gente entende depois ao lembrar de uma cena, aonde um colega de trabalho dele, reclama para o chefe que Robert fica tenso nas cenas de crimes aonde tem que remover os mortos, talvez por isso ele traga algumas partes de pessoas para casa, para justamente lidar com esse medo. E fazer com que esse medo amenize.

A cena mais famosa desse filme envolve, Robert, a sua namorada e um cádaver. Se você ainda não assistiu esse filme, vou parar por aqui.

Depois que assistir, quero que dê a sua opinião aqui e o que entendeu desse filme.

5) THE BLACK ROOM (2017)

The Black Room (2017)

Esse filme é daqueles que você começa a assistir e pensa que é um filme bobo e quando vê, se diverte tanto, que pensa, nossa como eu não sabia que esse filme estava à disposição aqui na Netflix? Que ao meu ver é bem fraca quando o assunto é filmes de horror.

Dirigido por Rolf Kanefsky, esse filme que tem no elenco Lynn Shaye (Rota Mortal, Sobrenatural, Invocação do Mal) entre outros filmes de terror, tem também a bela Natasha Henstridge. E uma atriz não muito famosa, que também dá o ar da graça logo na primeira cena do filme, Alex Rinehart (Dawn Black).

O espírito na espreita da bela mulher dormindo


Ainda no elenco: Dominique Swain vive Stacy. Milena Gorum (Succubus).

Bom, o filme trata da lenda de Incubus, um espírito vampiresco que se alimenta da energia sexual das mulheres. 

Mas não espere que o filme siga a risca a lenda desse espírito. Aqui além de ele poder assumir a forma humana, ele ainda pode modificar algumas partes do corpo de quem deseja.

É bom lembrar que esse diretor já dirigiu alguns filmes da saga Emmanuelle e Party Bus To Hell que todo mundo fala muito bem, mas esse aqui quem vos escreve ainda não assistiu.

Ah no filme também tem o espírito de Sucubus, que é o inverso, um espírito vamos dizer assim feminino que suga a energia sexual dos homens.

A cena inicial, aonde uma moça é molestada sexualmente por um agressor invisível, apesar de bizarra, dá uma boa introdução do que está por vir. O filme tem momentos engraçados e momentos no sense.


4) ANIVERSÁRIO SANGRENTO - BLOODY BIRTHDAY (1981)


Blood Birthday (1981)

Esse filme de 1981, reúne vários elementos do que um bom filme de terror dos anos 80 precisa ter. Dirigido por Ed Hunt, lembra muito outro filme: A Aldeia dos Almadiçoados.

Três crianças nascem em pleno à um eclipse. Depois o filme avança até os anos 80 aonde já mostram os três fazendo aniversário de 10 anos.

Meadowvale é a cidade californiana fictícia escolhida pelo diretor para ambientar esse filme. As crianças são Debbie, vivida pela atriz Elizabeth Hoy que depois de 3 anos após fazer esse filme encerraria sua carreira de maneira misteriosa.

Curtis (Billy Jane) que atuou naquele filme do cachorro assassino Cujo. Steven (Andrew Freeman) que vive o papel do loirinho endiabrado.

Debbie seria uma espécie de líder desses pequenos assassinos. E além de já ser algo estranho ver crianças matando, ainda vemos a pequena e bela Debbie, extorquir dinheiro de meninos, que desejam ver a sua irmã mais velha trocando de roupa. Sua irmã Beverly é vivida pela atriz Julie Brown que anos mais tarde viria a ser VJ da MTV norte-americana.

A irmã sendo observada pelo buraco da parede

Do lado do bem, se é que podemos assim dizer temos Timmy Russel, vivido pelo ator K. C. Martel que fez dois filmes bem conhecidos: Horror em Amityville e E.T.), Joyce Russsel sua irmã fã de astrologia é interpretada pela atriz Lori Lethin que fez entre outros filmes: Return to Horro High (1987), The Prey (1984) e The Day After de 1983 entre outros filmes.

Esses dois descobrem que as crianças não são anjinhos e partem para o ataque, ou melhor, seria defesa? O filme tem cenas muito boas e todos os elementos de filme do gênero, como mortes violentas, muito suspense, cenas de nudes, entre outras coisas. Além de é claro todo aquele clima de anos 80, que eu adoro. Vi esse filme a pouco tempo e me deliciei com ele, é puro terror anos 80, recomendo e muito!!!

Uma cena que gosto muito, é a cena do aniversário. Todo mundo reunido em volta do bolo, muitos enfeites, crianças, adultos, fiquei me imaginando naquela época, comemorando um aniversário na casa de norte-americanos. Simplesmente fantástico!!!


3) BRIDE OF RE-ANIMATOR (1990)

Bride of Re-Animator (1990)

Não é melhor que Re-Animator - A Hora dos Mortos Vivos (1985), mas A Noiva de Re-Animator tem méritos para estar nessa lista.
Dessa vez os dois vizinhos de casa, Dr. Hebert West e Daniel "Dan" Cain resolvem ressucitar uma mulher a partir da soma de outras partes de corpo de outras mulheres. Em meio à essa idéia para lá de absurda, ainda tem um detetive que está investigando eles desde os acontecimentos do primeiro filme e o assustador Dr. Hill que também está de volta para infernizá-los.

O filme obviamente não tem toda magia e toda a veia clássica do primeiro, mas tem alguns bons momentos.

Oito meses após os eventos do primeiro filme, os dois personagens principais estão trabalhando em meio a guerra civil peruana. Eles usam o reagente em pessoas, devido as muitas baixas que tiveram no local. De volta para Arkham em Massachusetts, eles voltam a atuar no Hospital Universitário Miskatonic e West retoma as pesquisas anteriores no mesmo porão da casa de Dan.

Cena do filme Bride of the Re-Animator

Em seus testes bizarros o Dr. West fazendo de partes roubados do necrotério do hospital, descobre que pode reanimar partes isoladas de um corpo. Logo depois ele descobre o coração da finada namorada de Dan, a belíssima Megan Halsey e mais uma vez convence Dan a ajudá-lo nesse novo projeto.

Paralelo à isso, Dr. Wilbur Graves, descobre o frasco reagente de West e reanima a cabeça do Dr. Hill.

Leslie Chapham é o detetive que investiga o caso. Chapham odeia West e Dan, pois além de eles serem os únicos sobreviventes do massacre anterior, eles ainda usaram o cadáver de sua ex-esposa nas experiências.

E daí para frente vocês já imaginam o que pode vir, trasheira total, muito gore e tudo que um bom filme trash precisa.

A franquia ainda tem uma continuidade espanhola, que todos os fãs consideram o pior dos três.

2) A HORA DAS CRIATURAS - CRITTERS (1986)

Criaturas (1986)

Dirigido por Stephen Herek esse filme teve outras continuações: 1988, 1991 e 1992.

Olha a viagem, essas criaturas peludas, fogem de uma prisão em um asteróde e roubam uma nave espacial que tem como destino o nosso planeta.

Eles aterrissam em uma área rural de uma pequena cidade norte-americana e são perseguidos por dois caçadores de recompensas que possuem cabeças verdes sem feições e que podem copiar o rosto de qualquer humano.

Essas pequenas criaturas alienígenas adoram causar e comer descontroladamente e decidem a atacar a casa da Fazenda da Família Brown. Jay é vivido por Billy Green Bush e temos também no filme Dee Wallace Stone, que entre outros filmes, atuou em: Quatrilha de Sádicos, Grito de Horror, E.T. O Extraterrestre e Cujo.

Esse filme é produzido pela New Line Cinema, que foi responsável pelos filmes A Hora do Pesadelo.

As criaturas desse filme, possuem grande semelhança com os Gremlins de 1984. O ator Billy Zane de vilão de Titanic, ainda jovem nessa película é namorado da April como Steve Elliott.

Billy Zane no filme

O filme é repleto de humor negro e momentos engraçados. Recentemente uma nova obra foi feita, podemos agora entender que existe uma quadrilogia da franquia e mais um filme de 2019, Criaturas: ao Ataque!

Uma curiosidade, porquê do filme se chamar aqui: A Hora das Criaturas. Nessa época muitos filmes vinham para cá como se fosse ficção científica, mas nem todos eram. Tinha A Hora do Espanto, A hora do Pesadelo, A Hora do Lobisomen, A Hora dos Mortos Vivos entre outros. 

1) THE VIDEO DEAD (1987)

Video Dead (1987)

O número um para mim já entrou para a lista dos filmes clássicos de trash. The Video Dead é simplesmente perfeito!!!

Uma televisão é entregue por dois homens que trabalham para uma empresa de entregas. Eles tocam a porta de um homem, um senhor pra lá de asqueroso. Ele não dá muita bola para essa TV mas aceita receber depois da insistência dos homens.

Ao começar assitir a tv, zumbies saem da tv e o matam.

O filme avança para a chegada de uma jovem a casa de seus pais que estão viajando. Lá ela vai ter que conviver com seu irmão, um adolescente que não está nem aí para nada e que descobre a tv em casa.

Ao assistir a tv, ele tem uma espécie de fantasia sexual. Aonde uma mulher atraente, o seduz, mas como ele estava usando maconha, ele acha que é apenas uma brisa que ele teve e esquece de certa forma que foi a tv que causou aquilo.

Jeff sendo seduzido pela misteriosa mulher

Em pouco tempo ele conhece uma loirinha, que é vizinha a casa aonde ele e a irmã está morando. A loirinha logo faz amizade com ele e depois pede ajuda pra o jovem rapaz, para procurar a cachorrinha que sumiu. Não precisamos ser muito espertos para descobrir que a cachorrinha foi atacada pelos zumbis da tv e esses zumbis vão causar e muito nesse bairro.

O filme tem toda aquela atmosfera dos anos 80. Seja nas roupas dos personagens, seja nas frases que são ditas nos filme, seja nos clichês presentes nesse tipo de filme, que tanto adoramos.

A irmã do garoto é vivida pela atriz: Roxanna Augesen (Zoe Blair), seu irmão é vivido por Rocky Duvall (Jeff Blair), Jennifer Miro é a mulher misteriosa e sedutora que o garoto vê na tv, Victoria Bastel é a linda April Ellison e Melissa Martin (doméstica da casa de April).

Victoria Basel

Os zumbis lembram muito os do filmes de George Romero, com aquele tom azulado. As cenas de ação são fantásticas e hilárias ao mesmo tempo. Quem gosta de filme trash como eu, consegue ver em The Video Dead, tudo que um bom filme trash anos 80 precisa ter. Detalhe para a cena da serra elétrica, para mim o auge do filme.

O filme foi lançado em blue ray e foi dirigido por Robert Scott.

Vejam o trailer:  



Espero que tenham gostado.

Referências:

Boca do Inferno
Plano Crítico
Café Com Tripas
Sangue Tipo B
Cine Players.com
Wikipedia
You Tube
Getro
IMDB
Adoro Cinema
Shout Factory
Planeta Terror
Blog da Josiane Vargas
Raro Cinema
Canal do Matheus Felipe
Aussie Road Show

















Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA