GUITARRISTAS


GUITARRISTAS

Hendrix, o maior em 1969!

Top 15 - Os guitarristas mais influentes da história do hard & heavy. Essa lista é bem pessoal, espelha um pouco da minha visão em todos esses anos ouvindo e pesquisando sobre rock e estudando os artistas do hard & heavy, fiz um post baseado no que conheço do trabalho desses artistas.

Obviamente, é humanamente impossível falar de todos os guitarristas que são importantes para a história do rock e ainda limitar a uma lista de apenas 15 deles, mas vou tentar ser o mais justo possível e obviamente ficarei aberto para críticas e opiniões.

Nesses 15 que escolhi, existem duas duplas, que não poderiam faltar, por isso, coloquei dois integrantes em apenas uma vaga. Então podemos dizer que são 17 guitarristas acima da média. Cada um desses artistas me surpreendeu de alguma forma com seus respectivos trabalhos à frente das bandas por onde passaram. Muitos outros bons ficaram de fora, mas eu gosto é justamente disso de provocar nas pessoas que acompanham esse blog The Informetal, a reflexão e em muitas vezes por que não, a polêmica, uma discussão sadia.

Não sou músico profissional, meu irmão é, ele é guitarrista e professor de violão clássico, vou dedicar esse post à ele. Sei o quanto é difícil aprender a tocar um instrumento e em especial, a guitarra elétrica.

Espero que gostem, fiz com muita dedicação e carinho esse post.

Sem mais delongas, vamos aos nomes:


ANDREAS KISSER
Band: Sepultura

Andreas Kisser

Andreas e Dimebag Darrel (ex-Pantera)

Andreas e Bryan May


O primeiro nome da lista é brasileiro. Andreas Rufolf Kisser nasceu em 24 de Agosto de 1968. Começou no Sepultura em 1987. Ele também é guitarrista da banda De La Tierra e da banda Kisser Clan, um projeto seu. Aliás, nesse projeto ele colocou seu filho Yohan Kisser. São-Paulino roxo, Andreas é respeitado no meio, pelo trabalho ao longo dos anos com o Sepultura. Agressividade, muita distorçam em sua guitarra e solos memoráveis. Andreas também hoje, é o cara que manda no Sepultura.

Depois da briga que envolveu a esposa de Max Cavalera ex-vocalista do Sepultura e o restante da banda, Max saiu da banda e Andreas continuou com o irmão de Andreas, Igor Cavalera (baterista).

Atualmente e infelizmente Igor também não está mais na banda, no seu lugar o jovem Elói Casagrande. Mas vamos voltar ao Andreas.

Muita gente não sabe, mais a mãe de Andreas é eslovena e o pai alemão. Entre as primeiras bandas de rock que Andreas ouviu na vida estão: The Beatles, Queen, AC/DC e KISS. Sua primeira banda foi o Esfinge, mas foi com a banda Pestilence que ganhou projeção, até entrar no Sepultura. Certa vez Max disse: "ele trouxe novas idéias e influências para o Sepultura e o resultado disso é o Squizophrenia".
Andreas também já fez algumas trilhas para filmes e foi convidado já de dezenas de shows, de outros músicos.
 
E é o único músico brasileiro a ter seu tijolo no hall da fama do Cavern Club na Inglaterra, aonde tocou com uma banda brasileira cover de The Beatles.

JIMMY PAGE
Band: Led Zeppelin

Jimmy Page

Jimmy Page

Jimmy Page e Lori Madox

O décimo quarto lugar desse desse top 15 é considerado por muitos um dos maiores guitarristas do planeta que ainda está vivo. Jimmy Patrick Page nasceu em 9 de Janeiro de 1944, em Heston, Inglaterra, Reino Unido.

Antes de tocar no Led, foi guitarrista da banda The Yardbirds de 1966 a 1968. Johnny Ramone dos Ramones disse certa vez, que: "-Page é o maior guitarrista de todos os tempos!". E em algumas eleições ele ficou em 2º lugar, provavelmente perdendo apenas para Jimi Hendrix.

Page entrou duas vezes para o Hall da Fama, primeiro com o Yardbirds e depois com o Led Zeppelin.

Suas influências foram alguns guitarristas não muito conhecidos do público: Scotty Moore e James Burton. Baby Let's Play House de Elvis, segundo Page foi a sua grande inspiração para tocar guitarra. Sua primeira guitarra foi uma Futurama Grazioso 1959. Certa vez disse que gostaria quando garoto de ter estudado pesquisa biológica para encontrar a cura para o câncer.

Ele não encontrou a cura para a doença, mas com certeza alegrou o coração de milhões de pessoas no mundo com sua música.

Ainda muito jovem com 14 anos, entrou para um concurso de talentos da tv. Tocou com nada mais nada menos que Jeff Beck e Eric Clapton.

Em 1968 a banda The New Yardbirds, mudou o nome para Led Zeppelin e aí começaria uma história de muito sucesso.  Sua influência no Led, foi determinante para um estilo que viria depois, o hard rock. E seu solo the Starway To Heaven é considerado por muitos críticos o melhor solo de guitarra de todos os tempos!!!

Page sempre foi um homem de muitas mulheres. Mais um caso em especial foi o que teve com a groupie Lori Madox. Em 1972 ele a conheceu. Seu empresário na época Richard Cole, chegou para ela que na época tinha apenas 14 anos e disse: -Jimmy disse que vai ter você, queira você ou não. Então não se mova, ou eu vou machucar você. Ele então a levou para um hotel em Hollywood aonde Jimmy estava hospedado e segundo ele, foi paixão a primeira vista. Eles ficaram meses juntos, escondidos, porque caso o caso deles fosse descoberto, ele com certeza seria preso. Page a trocou por Bebe Buell.

ADRIAN SMITH e DAVE MURRAY
Band: Iron Maiden

Adrian Smith

Dave Murray

Murray e Smith


A dupla do Iron Maiden fica na posição 13ª, eles não poderiam ficar de fora de uma lista sobre os guitarristas que mais influenciaram o hard & heavy.

Vamos começar por Adrian. Adrian Frederick "H" Smith, nasceu em Londres, no dia 27 de Fevereiro de 1957 entrou na banda logo após a saída de Dennis Straton. Adrian é autodidata. Aprendeu a tocar guitarra sozinho e para o seu amigo Murray, ele é sem sombra de dúvidas um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Sua guitarra predileta é uma Gibson Les Paul Deluxe Gold Top 1972. Uma coisa que muita gente não sabe, o vocalista principal da canção Reach Out de 1986, tem Adrian ao microfone.

Adrian começou ainda jovem, tocando Stones, The Beatles e Pink Floyd, três megabandas inglesas. 

Entre projetos pessoais, já tocou com Bruce na carreira solo de Dickinson e tocou também com Michael Kiske ex-Helloween.

Já Murray, nasceu  em 23 Dezembro de 1956 em Londres, Inglaterra. Seu nome: David Michael "Dave" Murray.

Murray junto com Harris, são os únicos membros a tocarem em todos os discos da Donzela. E, 1977, ele saiu da banda por um breve período, mas retornou.

Sua mãe era faxineira e seu pai, se aposentou após um problema de saúde. Dave tem duas irmãs, uma 3 anos mais velha e outra 3 anos mais nova que ele. Seu pai brigava muito com a sua mãe, pela falta de dinheiro e algumas ocasiões ela pegava os filhos e ia para algum dos abrigos do Exército da Salvação para fugir da violência do homem.

Murray foi skinhead quando jovem. Era encrenqueiro e viveu um período de muita confusão até o dia em que ouviu uma música de Jimmy Hendrix. Essa música: Voodoo Child (Slight Return) e tudo mudou. Deixou o cabelo crescer o que provocou a ira de muitos amigos skinheads e começou a usar roupas diferentes das que usava. Foi aí que conheceu o amigo Adrian Smith.

A química entre ele e Adrian é vísivel em diversas músicas do Iron Maiden e uma coisa que me chama muito a atenção é a técnica apurada que ambos possuem. Uma linha de guitarra limpa e precisa. Sem sombra de dúvidas em especial o heavy metal não seria o mesmo sem essa fantástica dupla.

O Maiden ainda tem o Janick Gers, mas eu particularmente considero esses dois, como os principais guitarristas do Iron Maiden, mesmo reconhecendo o trabalho de Gers, que também é muito bom, decidi deixá-lo de fora, afinal, a intenção era falar de duplas.

E a que vem na sequência, considero a maior dupla de guitar hero da história do heavy metal.

K.K. DOWNING E GLENN TIPTON
Band: Judas Priest

K.K. Downing
Glenn Tipton

K.K. Downing e Glenn Tipton

12ª posição desse top 15.

Toda vez que eu penso em uma dupla de guitar heroes, eu sempre penso na dupla que vou falar agora. K.K. Downing e Gleen Tipton são a perfeição em forma de dupla de guitarra de uma banda.

Mas vamos começar pelo K.K. O loirinho para ficar mais fácil quem não conhece eles muito bem...rss

Kenneth K.K. Downing Jr. nasceu em West Bromwich Inglaterra em 27 de Outubro de 1951. Junto do baixista Ian Hill, ele fundou em 1969 a maior banda de heavy metal do planeta na minha opinião: o Judas Priest.

O apelido K.K. foi dado por uma garota dinamarquesa que não sabia pronunciar corretamente seu nome.

Suas influências: Jimi Hendrix, John Mayal e Eric Clapton. Aliás, vocês estão percebendo porque Jimi Hendrix é considerado o maior de todos os tempos? Quase todos os maiores guitarristas do mundo foram influenciados por ele, mas vamos voltar a falar de K.K.

Obs: Observem os nomes que destaco em negrito. Tanto de bandas, quanto de músicos ou alguma outra coisa que mereça destaque.

Ele gravou quase todos os discos do Judas Priest. E colocou o nome da sua banda, como um dos pilares da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal).

Seu estilo e a parceria com Tipton, fizeram sua marca registrada.

Infelizmente, ele aposentou em 2011 e saiu do Judas.

Já Gleen Tipton nasceu: Glenn Raymond Tipton, no dia: 25 de Outubro de 1947. Junto hoje do Metal God Rob Halford e de Ritchie Faulkner, forma o time dos compositores da banda.

Mesmo não sendo da formação original do Judas, ele junto de Ian Hill, tocou em todos os álbuns do Judas Priest.

Glenn nasceu perto de Birmingham e se juntou ao Judas em 74.

No dia 12 de Fevereiro de 2018, a notícia que ninguém queria ouvir, Gleen anunciou que não poderia mais tocar com o Judas Priest devido ao mal de parkinson.

Atualmente, ele está com 72 anos de idade. Mesmo não participando mais de turnês, ele segue no Judas, ajudando nas composições das músicas e outros detalhes e fundou uma organização para ajudar portadores da doença: Glenn Tipton Parkinson Foundation.

RITCHIE BLACKMORE
Band: Deep Purple

Ritchie Blackmore

Blackmore

Blackmore's Night

Na 11ª posição desse Top 15 - As maiores influências na guitarra do hard & heavy!!!

Nascido em 14 de Abril de 1945, Weston-Super-Mare, Richard "Ritchie" Hugh Blackmore, ficou mundialmente conhecido por seus trabalhos nas bandas: Deep Purple e Rainbow. Mas ele não parou por aí e atualmente é o guitarrista da banda de folk rock: Blackmore's Night. Ganhou em 1955 de seu pai um violão. E seu pai lhe deu algumas aulas de violão clássico, mas parecia que ele não levava jeito para tocar o instrumento musical até certo dia seu pai ameaçar a quebrar o violão na sua cabeça, se não aprendesse a tocar. Isso aconteceu quando ele tinha 13 anos de idade.

Sua primeira foi o 2ls Coffe Bar Junior Skiffle Group. E depois tocou o Savages. Big Jim Sullivan foi sua grande influência.

Ritchie Blackmore foi um dos fundadores do Deep Purple em 1968 juntamente com Rod Evans (vocalista), Nick Simper (baixo), John Lord (teclados) e Ian Paice na bateria.

Não demorou muito para banda ter uma troca. Saiu Evans e Simper e entrou Ian Gillan (vocais) e Roger Glover (baixo).

Blackmore definiu Gillan como: "gritos profundos com uma pegada blues".

Na noite anterior a gravação do disco Machine Head um clássico do rock, a banda estava se preparando para gravar em Monstreaux em um Casino. O local estava reservado para um concerto de Frank Zappa. Os membros do Deep Purple estavam na platéia. Mas como sempre tem gente sem noção, um cidadão disparou um sinalizador feito de bambú e isso destruiu o local. Foi aí que surgiu a ideia da música Smoke on The Water, outro sonzaço do Purple.

Em 1974, a banda ia tocar com nomes como Eagles e Black Sabbath. Os artistas que iam se apresentar antes do Deep Purple adiantaram e a banda teve que subir ao palco antes da hora, o sol estava se pondo e Ritchie se negou a entrar no palco, só dando ainda mais razão para chamarem ele de músico problemático. Segundo ele, isso ia atraplhar o efeito de luzes que eles tinham planejado. Depois de muita confusão e de ameaçarem prendê-lo, ele entrou no palco, mais entrou putão da vida e quando uma das câmeras se aproximou dele, ele não pensou duas vezes em atacá-la...rss

Como desgraça pouca é bobagem a pilha de amplificadores pegou fogo e explodiu lançando ele para a frente do palco. Os integrantes da TV ABC ficaram tão furiosos que a banda teve que sair correndo do local e fugiu de helicóptero....ahahahhahaha

Stormbringer deixou Ritchie insatisfeito principalmente pela influência funk e soul, trazidas por Gleen Hughes e David Coverdale. Sendo assim, ele saí da banda e assume o Rainbow.

O vocalista do Rainbow era nada mais nada menos que o ex-vocalista da banda Elf,: Ronnie James Dio. Que saiu em 1980, demitido da banda, se juntou ao Black Sabbath após a saída de Ozzy Osbourne da banda.

Ritchie voltou para o Purple em 84 e saiu denovo em 94.

Sua guitarra predileta sempre foi uma Fender Stratocaster.

RANDY RHOADS
Band: Ozzy Osbourne

Randy Rhoads

Randy Rhoads

Foto icônica dele com Ozzy!


E por falar no Madman, ele sempre foi conhecido por ter um dedo bom para escolher guitarristas com quem ele trabalhou e sem sombra de dúvidas, uma dessas escolhas, foi o 10º lugar dessa lista, a opção que mais mexeu com Ozzy Osbourne: Randy Rhoads.

Nascido na Califórnia em 6 de Dezembro de 1956. Leesburg Flórida. Randall William Rhoads, veio de uma família de músicos. Sua mãe tinha uma escola de música de sucesso, Kelle, seu irmão era baterista e cantor. Sua irmã Kathy, tocava violão.

Se tornou depois de algum tempo um professor muito requisitado. Em 1973 ele fez sua carreira decolar, ele entra no Quiet Riot. E foi nessa época que ele começou a usar a sua guitarra flying V preta. Que se tornou marca registrada de Randy Rhoads.

Ozzy estava procurando um guitarrista e estava já quase desistindo. Foi aí que ele marcou uma audição no hotel em que estava hospedado e Randy não estava muito afim. Mas foi só o Madman ver Randy afinando a guitarra, que ele já sabia que havia encontrado o guitarrista que tanto procurava.

Randy gravou alguns álbuns com Ozzy, mas vivia querendo sair da banda, para poder estudar música erudita.

Em 19 de Março de 1982, Andrew Aycock que havia dirigido a noite toda, desde Knoxville, era piloto e pediu um avião emprestado para levar Don Airey e Jat Duncan para dar umas voltas. O certificado médico dele estava expirado. portanto a sua licença para voar, não era válida.

Perto das 9 horas, ele deixou dois passageiros e Randy Rhoads e Rachel Youngblood (fazia as maquiagens) para dar um voo. Ele passava bem baixinho, perto de um ônibus que seria usado pela sua ex-esposa. Dizem que fez isso para tirar uma com a cara da esposa e depois de passar algumas vezes perto do ônibus, a asa do avião bateu no teto do ônibus e depois de bater em um pinheiro, foi parar na garagem de Jerry Calhoun, explodindo.

Os outros membros da banda que estavam descansando, pois banda ia tocar no Rock Superbowl IXV, junto de Foreign, Bryan Adams e UFO, acordaram assustados. Wanda Aycock e Don Airey ficaram atônitos!

Ozzy ainda entrou e salvou uma pessoa, mais infelizmente Radny veio a falecer.

Randy faleceu, com apenas 25 anos de idade.

TONY IOMMI
Band: Black Sabbath

Tony Iommi

Tony Iommi

Tony Iommi

Se existe o heavy metal hoje. Muito se deve ao 9º lugar dessa lista, esse senhor.
Nascido em Birmingham, em 19 de Fevereiro de 1948. É um dos fundadores da banda Black Sabbath.
A Revista Rolling Stone, definiu Iommi como o Rei dos Riffs. Principalmente pelas músicas: Iron Man, Paranoid e War Pigs.
Uma característica de Iommi é fazer seus solos em pentatônica menor. Riffs vigorosos e extremamente pesados, viraram sua marca. A banda de Hank Marvin The Shadows, foi a sua maior influência.

Em uma prensa mecânica, teve decepado a falange distal dos dedos do meio e anelar. Por ser canhoto, esse acidente lhe prejudicou muito a fazer as notas do braço da guitarra.

Ele recebeu de presente do dono da empresa aonde trabalhava um disco de um artista belga Django Rheinhardt guitarrista de jazz que tocava usando apenas seus dedos indicador e médio.

É algo impressionante pensar que um cara que é responsável por criar um estilo, tenha feito isso, com a mão acidentada. Para vermos que o heavy metal iria surgir de qualquer jeito.

Depois de um tempo ele começou a usar peças de plásticos improvisadas e depois próteses.

Ele foi o único membro do Black Sabbath que nunca deixou a banda. Usa uma Gibson SG até hoje.

Tony Iommi é considerado por muitos jornalistas especializados no mundo, como o maior responsável pelo surgimento do estilo que mais amo dentro do rock: o heavy metal. 

JOHNNY RAMONE 
Band: Ramones

Johnny Ramone

Johnny Ramone

Johnny e mulher

John William Cummings nasceu no dia 8 de Outubro de 1948 em Nova Iorque - Estados Unidos. O oitavo lugar dessa lista.

A guitarra dos Ramones!!! Começou em uma banda chamada Tangerine Puppets. Um cara que ficou conhecido por sua personalidade volúvel, controladora, uma postura anti-social e extrema regidez na condução da banda. Era de extrema direita e fã do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan. É até engraçado isso, saber que o guitarrista da maior banda punk do mundo, logo o punk que é sinônimo de rebeldia, tinha como empresário e comandante da banda, um cara conservador.

Johnny teve vários atritos com Joey Ramone, o vocalista dos Ramones.

Em 2003, a Revista Time colocou entre os melhores 10 tocadores de guitarra elétrica. ficou na posição 16º em uma lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos. Desde a sua morte, o líder da banda Pearl Jam: Eddie Vedder, dedica em todos shows a música Man of The Hour à Johnny.

Vedder disse em entrevista que ele foi o melhor amigo que ele teve na vida. Uma estátua foi erguida no cemitério Hollywood Forever, no condado de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Mas ele não está enterrado no local. Suas cinzas estão com sua esposa Linda Ramone.

Faleceu no dia 15 de Setembro de 2004.

Johnny trazia vigor a música dos Ramones, sua energia contagiava os fãs. A postura arqueada, a calça jeans rasgada e o cabelo sempre caindo no olho se tornaram suas marcas registradas. Veio várias vezes ao Brasil e registrou em um caderno todos os shows que a banda realizou. Mais de 2.000 shows na carreira.

Linda, a mulher de Johnny, foi namorada de Joey e Johnny teria roubado ela do companheiro de banda. Joey tinha 28 anos e linda 19. Se conheceram na época do Rock and Roll High Scholl em 1979.
O relacionamento durou 3 anos e meio e terminou após Linda se aproximar de Johnny. Alguns fãs, a chamam de Yoko Ono Ramone. Mas ela nega. Disse que tinha 20 anos quando se relacionou sério com Joey e quantas pessoas no mundo, ficam até o final da vida, após um namoro aos 20 anos, questionou? Para ela, Johnny sim, foi o grande amor da sua vida e ficou com ele até os últimos dias de vida do músico. Para ela, os fãs, querem insistir em uma tese de que Joey nunca mais foi o mesmo após o término do namoro, mas ela acredita que o Joey viveu dezenas de outras experiências amorosas após o fim do relacionamento deles e que ela não é responsável por qualquer briga que os dois tiveram ao longo do tempo que conviveram juntos.


ANGUS YOUNG
Band: AC/DC

Angus Young

Angus Young

Angus Young

Sétimo lugar!

Angus McKinnon Young nasceu em 31 de Março de 1955 em Glasgow, Escócia. Apesar de escocês é naturalizado australiano. possuindo dupla nacionalidade. Com seu traje colegial e seu jeito de tocar guitarra passeando no palco, teve até batizado o jeito como Duckwalk. Angus é muito querido no meio do rock.

Sua guitarra predileta também é a Gibson SG e considerado o 24º melhor guitarrista do mundo. Mais um título é dele, o maior Riffer de todos os tempos. Para quem não entendeu, é um cara que faz muitos riffs e riffs marcantes, que ficaram registrados na história do rock.

Back in Black, Highway to Hell, Shoot To Thrill, Riff Raff, Black Ice, T.N.T., Let There Be Rock, Hells Bells, Rock N Toll Train e Thunderstruck são apenas algumas músicas que podemos ver todo o talento de Angus.

Angus é o mais novo de uma família de 7 irmãos. Começou a tocar violão com apenas 7 anos de idade e aos 15 anos decidiu largar os estudos. Um dos seus irmãos mais conhecidos do público, é Malcolm Young, que infelizmente faleceu a pouco tempo e também integrava o AC/DC.

Certa vez ao ser perguntando sobre o seu vigor em tocar guitarra, ele respondeu:

"Sabe de uma coisa, você sempre soa como se sente. Eu não me sinto em nada com 60 anos. Quando estou tocando guitarra, sempre tenho 18 anos, da mesma forma como nos apresentamos da primeira vez. Sou uma criança, aprisionada em um corpo de adulto"

Em outra frase:

Tenho um poder, sempre tive isso! Tenho uma segunda personalidade! Visto o uniforme escolar e me torno mais poderoso!

Alguns músicos que Angus Young cita como suas principais influências são: Chuck Berry e Muddy Waters, entre outros artistas de rock / blues.

EDDIE VAN HALEN
Band: Van Halen

Foto mais antiga

Belíssima foto!

Eddie em foto mais recente

E agora o 6º lugar dessa lista, um encrenqueiro genial!

Edward Lodewijk Van Halen, nasceu no dia: 26 de Janeiro de 1955 na cidade de Amsterdã, nos Países Baixos. Ele foi eleito o melhor guitarrista do mundo, em uma eleição da revista Guitar World.

Seus pais Jan Van Halen e Eugenia Van Halen deram esse nome à ele, homenageando um grande músico Ludwig Van Beethoven e ele continuo com essa tradição ao nomear seu filho como Wolfgang Van Halen, em homenagem à Wolfgang Amadeus Mozart.

Em 1962, sua família se mudou para os Estados Unidos, mais precisamente em Pasadena, Califórnia.

Seu irmão também é músico da banda Van Halen.

Eddie revelou uma vez que nunca foi capaz de ler música. Diz ter aprendido assistindo e ouvindo.

Em uma competição anual no Long Beach City College, tocando música clássica, os juízes disseram que ele tinha um jeito interessante de tocar esse tipo de música, ele estranhou, porque na opinião dele, apenas tinha tocado a música como deveria tocar.

Depois de algum tempo Eddie se dedicou a bateria. Tocava bateria e teclado. Com o tempo, o seu irmão Alex Van Halen o superou na bateria e ele decidiu larga o instrumento para se dedicar a outro instrumento, a guitarra. E foi aí que ele encontrou sua real vocação.

Eddie sempre teve Eric Clapton como sua principal influência, mas diz que se sente mais parecido com o jeitão de tocar de Jimmy Page.

Em uma votação da revista Rolling Stone, Eddie ocupou a posição de 8º melhor guitarrista do mundo, aonde foram avaliados 100 guitarristas.

Sua guitarra mais famosa, com certeza uma Frankestrat construída por ele mesmo usando o corpo de uma guitarra Fender Stratocaster.

Steve Lukater da banda Toto, gravou com Eddie Van Halen o solo da icônica música Beat It do Rei do Pop Michael Jackson.


SLASH
Band: Guns N' Roses

Slash com Michael Jackson

Slash

Slash e sua famosa cartola!


Quando pensamos em bons guitarristas é impossível não pensar no 5º lugar dessa lista: Slash. O principal guitarrista dos Guns N' Roses!

Saul Hudson, nasceu em 23 de Julho de 1965 em Hampstead, Londres, Inglaterra. Para mim foi uma surpresa, eu jurava que o Slash era norte-americano. Ele explodiu para o mundo em 1986, com o álbum Appetite For Destruction do Guns N' Roses, que na época até que não foi tão forte, mas hoje é um clássico.

Saiu em 1996 da banda, por atritos com o vocalista Axl Rose.

Mais antes de sair, Slash entrou de vez para a lista dos melhores guitarristas do mundo, com seus belíssimos solos à frente do Guns.

Depois do Guns esteve no Slash's Snakepit e depois formou outra banda, o Velvet Revolver. Nessa banda, foi bem sucedido e só parou, quando o vocalista Scott Weiland deixou a banda. Em 2010, assinou um contrato e iniciou uma carreira com um disco em seu próprio nome, Slash. Já em Setembro de 2014, lança o disco mais pesado de sua carreira, World On Fire.

Voltou ao Guns em 2016, depois de alguns boatos ganharem força após o Festival de Coachella.

Em sua autobiografia, Slash conta muito do que viveu no seu auge com os Guns N' Roses. A fama, as brigas, as mulheres, o vício em drogas. No Brasil o livro foi lançado pela editora Ediouro. Em parceria com o escritor Anthony Bozza, Slash lança o livro que tem seu próprio nome: Slash.

O livro conta em detalhes diversas situações vividas pelo músico desde a sua infância.

Slash é um guitarrista muito especial para mim. Acho que ele foi o primeiro que me fez, mesmo não tocando violão ou guitarra, se interessar por solos. Muita gente acha que só quem toca, adora ver aqueles solos intermináveis e não. Eu sou a prova de um headbanger que gosta muito de solos. Não à toa o primeiro lugar dessa lista é o meu guitarrista favorito.

Mas no caso de Slash, as músicas do Guns sempre foram muito especiais para mim. Lembro da minha adolescência e por ser uma banda que tem muitas baladas, podemos ver grandes solos ao longo da carreira do Guns.

Em 1992, Slash casou-se com Renée Suran, mas depois de divorciar, disse que nunca a amou. Casou porque ela botou pressão nele e porque se sentia muito sozinho na época. O casamento foi conturbado. Muitas brigas e muitas traições por parte do guitarrista. Em 15 de Outubro de 2001 ele se casa novamente com uma mulher que havia se envolvido pouco antes de se casar com Suran e por quem teve uma paixão avassaladora: Perla Ferrar. Teve dois filhos com ela e se separou também dessa, no início de 2015. Atualmente ele namora uma outra mulher.

A famosa guitarra de Slash, é uma Les Paul Gibson, nem precisava dizer isso né? rsss

STEVE VAI
Band: Steve Vai

Steve Vai

Steve Vai

Vai em foto recente


Steven Siro Vai, nasceu em Carle Place, Nova Iorque em 6 de Junho de 1960. 4º colocado na eleição da Guitar World e 4º dessa lista também, é classificado por muitos críticos, como um guitarrista virtuoso e o número 1 do mundo!

Steve Vai é seu nome artístico.

Vencedor de 3 grammys e com o título de Doutor em Música, concedido pelo MI (Music Institute), Vai é diferenciado. Ele poderia tranquilamente estar no primeiro lugar dessa lista. (Obs: Até porque Hendrix é tão acima, que nem no primeiro lugar eu acho que ele merece ficar, Hendrix é como Pelé foi para o futebol, o maior de todos!!).

Vai é um guitarrista ao longo de sua carreira, se reinventou. Tocou com inúmeros músicos de rock e até de outros estilos.

Muitos o conheceram depois de assistir o filme: A Encruzilhada (Crossroads) aonde ele duela com o astro de Karatê Kid, Ralph Macchio.

Seu primeiro instrumento, foi o acordeon. Irônico não? E tocou esse instrumento com apenas 9 anos de idade! Podemos ver que quase todos dessa lista começaram muito cedo. Aprendeu a tocar guitarra em 1974 e tinha como referências Jimi Hendrix e Jimmy Page. Por indicação de um amigo, John Sergio, começou a fazer aulas com Joe Satriani.

Satriani uma vez disse: "Esse cara deve ter um par de músculos extras nos tendões e nas mãos". Vai entrou na famosa escola Berklee, seguindo os passos de Satriani. E depois se formou como Doutor em Música.

Heartbreaker do Led Zeppelin foi a música que fez despertar a vontade de tocar, teve muitas influências de Jeff Beck e do guitarrista Alan Holdsworth.

"Quando eu ouvi aquele solo de guitarra pela primeira vez eu enlouqueci. Eu disse a mim mesmo, eu quero aprender a tocar isso. Eu tenho que aprender a tocar isso". disse ele ainda jovem.

Certa vez, Vai ligou para Frank Zappa e depois de muitos insucessos, Zappa atendeu e disse, o que você quer?

Vai respondeu: Eu quero ser como você!

E Zappa disse: Você é demasiadamente jovem para ficar calvo...rsss

Tocou com Zappa e em 1985, depois de muitos projetos, ele entra para a banda Alcatrazz, para substituir Yngwie Johan Malmsteen.

No primeiro show com essa nova banda, disse rindo que as pessoas não sabiam que a banda já não estava mais com Malmsteen e gritavam o nome dele, ao mesmo tempo em que olhavam para ele (Vai).

Em 1985, juntou-se ao super time de músicos do David Lee Roth Band. Foi um momento aonde David Lee Roth estava em guerra declarada contra os irmãos Van Halen e as comparações entre o guitarrista Eddie Van Halen e Steve Vai foram inevitáveis.

Em 1986, tocou com o líder do lendário grupo punk The Sex Pistols, John Lydon em sua banda PIL.

E no mesmo ano, interpretou um guitarrista demoníaco, chamado Jack Butler no filme A Encruzilhada. A guitarra de Ralph foi dublada por Ry Cooder. A música em que o ator derrota Vai, foi composta por ele. A canção se chama: Eugene's Trick Bag, inspirada na Caprice número 5 de Paganini.

E foi depois desse filme que o vocalista do Whitesnake: David Coverlade, de tão impressionado que ficou com Vai, o chamou para tocar como músico convidado de sua banda. Isso aconteceu também porque Vivian Campbell, havia sofrido um acidente. Esse álbum, Slip Of The Tongue é considerado por muitos, o melhor álbum do Whitesnake.

Em 1994, foi convidado para tocar com Ozzy, no álbum Ozzmosis. Acabou tocando apenas duas canções: My Little Man e Back On Earth.

Em entrevista disse, que não saiu em turnê com Ozzy, porque não se via saindo em turnê com Ozzy e tocando Paranoid. Ele disse que adora Ozzy, mas pensou e disse para ele mesmo: não, não, nã


ACE FREHLEY
Band: KISS

Ace em 76


Ace Frehley


Ace em 1996


Paul Daniel Frehley é o 3º lugar dessa lista, nasceu no dia: 27 de Abril de 1951. Ele tem a idade do meu pai. Nasceu no Bronx em Nova Iorque.

14º maior guitarrista de todos os tempos pela Guitar World, Frehley foi o principal guitarrista nada mais nada menos que do KISS!!!

Rolling Stones, Jimi Hendrix e Led Zeppelin foram suas influências e o jovem Paul, com 14 anos já tocava guitarra.

Confundiu Gene Simmons, que pensou estar vendo um mendigo, mas logo ao ver uma Gibson Les Paul na mão desse homem, viu que não se tratava de um morador de rua e sim do cara que viria ser o guitarrista do KISS. Chegou com uma roupa espalhafatosa, pensando que ia passar na frente de todos na fila, mas teve que voltar para o último lugar da fila. Impressionou a Gene e Paul logo de cara e ainda criou o famosíssimo logo da banda.

De 1975 a 1980, a banda viveu sua fase de ouro!!! Um sucesso estrondoso!!!

Ace se casa com Jeanette, sua companheira desde os 19 anos de idade. Em 1980, Peter Criss deixa a banda e cria a primeira fissura na formação original. Dois anos depois, em 1982, é a primeira vez que Ace deixa a banda. Um acidente de carro ajudou para que isso se concretizasse, mas Ace já estava de saco cheio de toda aquela história de se pintar e de toda a fantasia ao envolto do KISS.

Ace lance o Frehley's Comet, um disco bem diferente do trabalho que vinha executando no KISS.

Em 1988 ele lança mais um álbum para a sua banda. Depois lança mais um terceiro álbum, para tentar recuperar do não sucesso que foi o segundo.

Mas em 1995, no MTV Acústico, um fato inesperado acontece. Ele se junta aos ex-companheiros e toca no programa da MTV.

Em 1996 a notícia que todos queriam ouvir, Ace Frehley, (The Spaceman) retorna o KISS. E participa da Reunion Tour.

E em 2001, Ace deixa a banda novamente. 

Ace disse em entrevista não muito antiga que já está muito velho para voltar para o KISS, mas que sente saudade das turnês, das brigas, dos shows, queria poder voltar no tempo para não ter saído da banda.

Ace é para mim o símbolo máximo!!! Aquelas botas gigantes, aquela roupa preta, a máscara, eu queria ser como Ace Frehley. Obivamente os problemas com drogas e álcool foram decisivos para tirá-lo do KISS. Às vezes fico puto com o jeito que Gene e Paul falam dele, mas também os entendo. Os dois sempre foram extremamente profissionais com o KISS. Já Ace e Peter não. Por isso, ele perdeu essa oportunidade de ouro de ser o principal guitarrista de uma das maiores bandas de rock do Globo.

Tive o prazer de ver o KISS, duas vezes! Uma em 1999, aonde vi meu ídolo Ace Frehley e em 2015, já com o outro guitarrista, o Tommy Thayer. 

Ace usa até hoje a guitarra Gibson Les Paul.

BRYAN MAY
Band: Queen

Bryan May em 76

Bryan em 1985 no Copacabana Palace no Rio

Bryan atualmente


Como posso falar do guitarrista da minha banda predileta?
Como posso iniciar um texto para falar dele?

O ano é 1947, o dia, 19 de Julho, vem ao mundo um guitarrista genial. Bryan Harold May!!!
Ele foi o guitarrista do Smile e da maior banda de todos os tempos na humilde opinião desse quem vos escreve: Queen!!!

Tretou muito com o Freddie, sim com certeza, mas May tinha uma importância para a banda, gigantesca!!! Além de guitarrista, compositor, ele também é astrofísico, para aqueles que não sabiam.

Ele assim como Eddie Van Halen também construiu sua própria guitarra, a Red Special, que todos conhecem. We Will Rock You, Tie Mother Down, The Show Must Go On, I Want It All, Who Wants To Live Forever, Hammer To Fall, são algumas das suas maiores composições.

May é co-fundador do Queen, junto de Roger Taylor e do inigualável Freddie Mercury.

Bohemian Rhapsody foi eleito a maior canção pop de todos os tempos em eleição na Inglaterra e ficou anos nas paradas de sucesso tanto da Inglaterra como nos Estados Unidos.

Em 2005, foi homenageado pela Rainha da Inglaterra, com um CBE Commander, uma Medalha de Ordem do Império Britânico. Na Guitar World é eleito o 2º melhor guitarrista de todos os tempos e coincidentemente é o 2º lugar desse top 15. Na revista Rolling Stone ocupa a posição de 19º melhor guitarrista do mundo e 7º na Planet Rock.

Seus trabalhos, renderam a venda de mais 100 milhões de cópias em todo mundo. Só com o Queen, emplacou 22 sucessos que ele mesmo escreveu, 22 sucessos mundiais! Seus números são impressionantes!!!

Trabalhou para os filmes Flash Gordon e Highlander, com trilhas sonoras.
Atuou em peças de Teatro e fundou com os membros remanescentes do Queen, uma organização para ajudar pessoas com o vírus HIV e que sofram com a AIDS.

Organizou com os outros integrantes do Queen, o Tributo a Freddie Mercury em 1992 e participou do Live Aid com a banda, até hoje um dos maiores shows de rock da humanidade.

Também participou do icônico Rock in Rio 1, no Brasil em 1985, aonde tocou com Freddie Mercury a icônica Love of My Life. Para ele, junto do Live Aid, os dois maiores shows do Queen, de toda carreira da banda. Eu juntaria à esses dois o show de 1986 em Wembley que me fez ficar doente por essa banda.

Bryan é um cara gentil, muito querido no meio. Deu entrevistas no Copacabana Palace, quando o Queen participou do 1º Rock in Rio e seu estilo é inconfundível. Um guitarrista como pouco nesse mundo.

Seu interesse por astronomia, rendeu um material publicado no mundo inteiro: junto do Dr. Chris Lintot, é co-autor do livro: BANG! A História Completa do Universo.

E conseguiu, depois de diplomas honorários das universidades: Hertfordshire, Exeter, John Moore de Liverpool, ele se formou Doutor no DIC - Diploma do Imperial College e ainda pesquisador visitante da Imperial College também.

O cara é muito top!!!

YNGWIE JOHAN MALMSTEEN
Band: Yngwie Malmsteen's Rising Force

Malmsteen na época do Rising Force

Olha a pose do cara...rss

O número 1 para mim!


Finalmente chegamos no primeiríssimo lugar!

Nascido em 30 de Junho de 1963,  em Estocolmo, Suécia: Lars Johan Yngve Lannerbäck, ou mais conhecido como Yngwie Malmsteen.

Conheceu o violão aos 5 aninhos de idade, mas também aprendeu a tocar piano. Influenciando por Bach e Vivaldi, ele começou com as guitarras, como uma Mosrite e depois com uma Stratocaster. Mas foi Ritchie Blackmore do Deep Purple, que fez ele chegar a compositores clássicos, como Bach, Vivaldi, Bethoveen, Mozart e Paganini.

Ele detém o chamado ouvido absoluto que permite a pessoa distinguir notas seja qual for a fonte. O dia 18 de Setembro de 1970, mudaria sua vida para sempre. Ao ver um especial em homenagem ao Hendrix, especial que falava de sua morte e carreira, ao ver o guitarrista tocar fogo em uma guitarra, fez o jovem Lars, enlouquecer.

Entendem porque Hendrix é o maior? Citei ele em diversos músicos que comentei nesse post.

Mas voltando ao jovem Lars, a partir desse momento, ele caiu de cabeça para estudar músicas como s do Deep Purple e outros artistas.

Malmsteen porém nunca gostou de citar nomes de guitarristas, ele sempre destaca músicos clássicos e cita sempre Tchaicovsky. Mas existe sim, um cara que já citei aqui e que vai elogiou que Malmsteen também cita: Alan Holdsworth.

Na escola gostava apenas de inglês e artes. Era brigão, brigou com colegas de escola dezenas de vez, sempre foi um menino extremamente rebelde.

Outra apresentação musical que mudou sua vida, foi ver o violista russo Gidon Kremer interpretando 24 Caprices de Paganini e foi aí que Malmsteen conseguiu compreender como poderia mesclar sua música rápida com música clássica, com blues, rock e heavy metal.

Foi para Los Angeles e entrou na banda Steeler. Mike Varney da revista Guitar Player ouviu uma música dele e alertou a gravadora Shrapnel e ele se muda para os EUA em 1983.

Depois entrou para o Alcatrazz, uma banda que tinha muita influência do Rainbow.

Em 1984 a Polydor ficou chocada com o talento do jovem guitarrista e o convidou para assinar um contrato. Rising Force saiu no dia 15 de Março daquele ano. O álbum contém duelos dele com o execpional tecladista Jens Johansson que atualmente está no Stratovarius e foi um dos poucos músicos a recusar continuar tocando com Malmsteen.

Rising Force foi eleito o melhor disco do ano! O segundo álbum foi Marching Out. Em 1985 ele lance um ao vivo do Rising Force e em 1986, lança Trilogy.

Em 87 bate seu Jaguar, lesiona a cabeça, cria um coágulo que paralisa seu braço. Malmsteen começa um tratamento desesperado para poder voltar a tocar.

Como notícia ruim pouca é bobagem, morre sua mãe e um empresário o deixa com muitas dívidas.

Odissey foi o álbum que manteve a cabeça desse gênio ocupada. Com John Lynn Turner no vocal, ex-vocalista do Rainbow, ele grava o videoclipe Heaven Tonight que lhe rende um disco de ouro.

Em 1990 lança Eclipse e em 1992 Fire & Ice. Esse disco alcançou o número 1 nas paradas japonesas e 100.000 cópias vendidas!

Em Março de 1993, ele percebeu que a gravadora Elektra estava lhe roubando. Em Julho do mesmo ano, rompeu os músculos da mão direita em um terrível acidente e em Agosto foi preso.

Em Setembro, teve as acusações contra ele retiradas e sua mão foi recuperada. Mano, o cara é um monstro de forte!!!

Casou com Amberdaen Landin, mas logo se separou dessa mulher.

Em 1997 grava com uma orquestra e eleva seu trabalho para outro patamar. Grava com a Filarmônica da República Tcheca.

Em 1998, morreu um grande amigo, Cozy Powell.

Em 1999, saiu Alchemy, mais um álbum.

Nos anos 2000, foi surpreendido em 2001 por membros do governo chinês que o convidaram para excursionar pelo país, lembrando que Malmsteen foi o pioneiro a tocar na URSS, trazendo música ocidental para o oriente pela primeira vez.

E em 2004 lança Attack! Eu tenho esse álbum!!! Em 2005, lança Unleash The Fury. Em 2008 lançou outro álbum Perpetual Flame. Nesse ano ele também foi capa da revista Guitar World.

A revista Time Magazine colocou entre os 10 maiores guitarrista do mundo.

Em 2010 lança Rentless e em 2015, o ano que realizei um dos meus maiores sonhos. Assiti a um show daquele homem que para mim é o maior guitarrista de todos os tempos.

Ele tocou no show Monsters Of Rock, que ainda teve: Steel Panther, ele, a banda de Michael Kiske, Accept, Manowar, Judas Priest e KISS. O show que reuniu a maior quantidade de artistas que eu gosto de uma só vez.

Quando Malmsteen entra no palco tocando Rising Force, eu não sabia se chorava, se gritava, um dos dias mais felizes da minha vida.

Malmsteen apesar de ser um artista completo, é na minha opinião, o maior guitarrista dentro do heavy metal e sua velocidade, aliada a música clássica, influenciou uma série de outros artistas. No mundo, nasce um cara como Malmsteen a cada 100, ou 200 anos. Ele realmente é diferenciado. Único!!! 

Espero que tenham gostado!!!
















































































Comentários

Unknown disse…
Belo post Léo, colocaria como menção honrosa BB king e Jason Becker.

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA