STARSHIP - O AVIÃO DO LED ZEPPELIN


STARSHIP - O AVIÃO DO LED ZEPPELIN

Foto icônica

Se carenagens do Boeing 720 pudessem falar...ai ai ai...esse avião foi nada mais, nada menos que o avião do Led Zeppelin e também abrigou outros artistas famosos do mundo da música. Bob Gruen foi o fotógrafo por trás dessa foto tirada no aeroporto de Nova Jersey no ano de 1973. A rota destino era Pittsburgh.

A estrutura da aeronave obviamente foi adaptada para receber os músicos. E não eram só eles que faziam uso do avião, técnicos, managers e convidados também desfrutaram do conforto interno e das festas que foram realizadas dentro desse gigante. E foram muitas festas! Fabricado no fim dos anos 50, esse avião voou comercialmente por 12 anos, até ser comprado por Bobby Sherman, um cantor pop, que desembolsou a bagatela de 750 mil dólares na época! Hoje, algo em torno de 4 milhões de dólares. Ward Sylvester foi um empresário que o ajudou.

Outra bela foto!

Visando lucro, ele resolveu alugar a aeronave para grandes bandas de rock, ele observou que as turnês exigiam algo assim e com a oferta, não demorou muito para ter interessados. Cada hora de voo custava cerca de 2.500 dólares, hoje, algo em torno de 13 mil dólares. Ou seja, não era para qualquer um. Tanto é que mesmo algumas outras bandas, não se arriscaram a fazer o mesmo.


Led em 1975
O Led Zeppelin usou o avião entre 1973 e 1975 nos Estados Unidos. As cores: prata, marrom e dourado, se tornaram marca registrada. Ganhou o logo da banda e os símbolos da banda. Eu particularmente não achei bonita essa combinação de cores, mas não posso negar que o aviso era pomposo e um símbolo de uma banda que chegou ao topo.

Foto colorida do Starship

Alguns jornalistas da época, disseram que foi gasto 200 mil dólares, para remodelar o interior, diminuíram de 150 para 40 lugares. Na cabine principal, havia um bar com poltronas e mesas. E um sofá de quase 10 metros de cumprimento.

Outras bandas que usaram a aeronave: Deep Purple, Rolling Stones, Allman Brothers, Alice Cooper, Elton John e Peter Frampton. Em 1976 o avião parou de voar, pois começou a apresentar alguns problemas no motor e a manutenção era caríssima!!!

Elton John a bordo do Starchip!

De 77 até 79 ele ainda teve mais alguns donos, mais parou de vez, quando finalmente foi desmontado. Poderia ter ficado montado em algum museu de aeronáutica, para que fãs pudessem visitar, já pensaram que legal?

Elton John e Robert Plant

Ah, uma curiosidade, normalmente, ele tinha duas aeromoças ao dispor dos passageiros, para servi-los. Profissionais que estavam ali, apenas para fazer o trabalho que aeromoças fazem mesmo.

Hoje vemos o Eddie One da banda Iron Maiden, entre outras bandas que possuem algo parecido, mas ter algo assim naquela época, era realmente para poucos.

HISTÓRIAS DO STARCHIP

Os Almann Brothers teria uma vez, sido recebidos com as palavras de bem-vindos, escritas com fileiras de cocaína. Robert Plant, segundo o que relatam fez muito sexo com groupies e fora agraciado com sexo oral por muitas delas, principalmente em momentos de turbulência. Na verdade, essa historia da turbulência foi contada por alguns que a garota teria feito esse "agrado" nele, para o lider dos Zeppelin se acalmar. 

Plant parece incomodado com a foto

David Libert empresario de Alice Cooper, fazia uma espécie de placar sexual, marcando quantas mulheres havia tido relações sexuais, algo que teria irritado Cooper profundamente. Ele teria usado o radio de avisos do avião para fazer isso. O que deixou Alice Cooper muito nervoso. Cooper teria dito algo como, me deixe de fora de seus jogos sexuais.

Um rumor grande diz que o baterista do Led, John Bonham teria guiado o avião de Los Angeles a Nova Iorque.

Dizem que o avião possuía camas king-size e colchão de água. lareira falsa, sistema de som e uma coleção de filmes que ia desde filmes de ação ate filmes pornográficos. Um desses filmes, era o famoso Garganta Profunda.

Abaixo um esquema bem legal, aonde podemos ter uma boa noção da divisão das áreas internas do avião.

Esquema da aeronave


É surreal imaginar que naquela época, enquanto pessoas viviam com tanta dificuldade, tiro pelos meus pais, um grupo de jovens de vinte e poucos anos, pudessem ter todo esse luxo.

E eles usaram esse gigante de aço, em um momento em que a alta do preço da gasolina, tornava essa ostentação ainda mais escandalosa.  E a imprensa, como sempre, caiu matando. Fizeram diversas reportagens algumas até com um tom de noticia criminal, para tocar no assunto e fazer polêmica.

Plant deitado em convera com empresário: Richard Cole

Plant, mesmo casado, se envolveu com uma groupie de 16 anos de idade. E apenas largou a menina, quando encontrou outra ainda mais nova, de 14. Fica a pergunta, será que ele cometeu algum crime de pedofilia dentro do aviso? Afinal, quem iria descobrir?

Outra coisa que fico imaginando, quantas músicas, a banda deve ter tido ideias, dentro desse avião? A minha favorita é Rock and Roll. Será que alguma canção foi composta dentro do gigante Starchip?

Richard Cole apelidou a nave de Palácio de Gin. Dave Bryan da banda Bon Jovi disse certa vez ao ver a foto icônica dos integrantes do Zeppelin à frente do avião  que era isso que ele queria como músico.

Peter Frampton disse que desciam do avião e já iam direto para a limusine.  A esposa de um gerente da Atlantic Records também lembrou de um episodio em que um manager do Led apontou uma arma em pleno voo, apos uma confusão.

Abaixo uma foto de Elton John:

Elton John a frente do Starchip

Outro que fez loucuras, foi o manager Peter Grant, ele pegava algumas garotas, sumia com ela por algumas horas e só aparecia quando o voo chegava ao seu destino.

Plant e Page
Neal Preston


Fontes:

Correio Brasiliense
Revista Rolling Stone
Arte Sonara
Whiplash.net
UOL Entreternimento
Billboard.com
EltonJohn.com
Pintest
bp.blogspot.com





















































Comentários

Unknown disse…
Ótima matéria Léo

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE