MATA HARI: A PRIMEIRA "FEMME FATALE" DA HISTÓRIA


MATA HARI: A PRIMEIRA "FEMME FATALE" DA HISTÓRIA

Mata Hari

Nunca é demais reforçar, que esse blog não fala só de música, mas também de cinema e curiosidades. E hoje, com muito prazer, eu consegui reunir material para contar a incrível história de uma mulher a frente do seu tempo.

Estava indo dormir há alguns meses atrás, quando ouvi, pelo celular da minha esposa, a história dessa mulher sendo contada em algum canal do You Tube e depois que passou um tempo, a minha esposa não lembrava o nome dessa mulher. Fiquei meses procurando, sem ter o nome dela, apenas colocando na internet, como mulher misteriosa que viveu na França e outras maneiras de procurar, até que ontem finalmente encontrei. E hoje, vou-lhes contar um pouco da história dessa mulher que se tornou um ícone mundial, por sua coragem, pela sua ousadia e principalmente, pela sua maneira intensa de viver a sua curta vida. Afinal, ela só viveu 43 anos.


Mata Hari

Nascida em 1876 e falecida em 1919, Margaretha Geertruida Zelle, foi a primeira mulher no mundo, a ser chamada pela expressão femme fatale. Vamos explicar o porque disso mais abaixo.

Mas muito mais que a expressão que se tornou conhecida em todo mundo, Margaretha, ficou conhecida como Mata Hari, uma mulher que virou espiã por amor, viveu intensamente e morreu de uma maneira como poucos ao longo da história.

Ela nasceu em Leeuwarden, Holanda, no dia 7 de Agosto de 1876. Filha de um comerciante holandês, Adam Zelle e Antje van der Meulen, sua mãe, a garota levava uma vida de privilégios, até os 13 anos de idade. Seus pais se separaram e após a morte de sua mãe, com 15 de idade ela foi morar com seus padrinhos. Aos 18 anos, já chegando na idade adulta, ela respondeu a um anúncio do capitão do exército colonial John McLeod, 20 anos mais velho que ela, para ser sua esposa.
Ele tinha como objetivo comandar um batalhão nas Índias Ocidentais Holandesas, aonde hoje, se encontra a Indonésia.

Mata Hari

Casaram-se e mudaram-se para Malanq, cidade localizada no leste da Ilha de Java. O filho do casal, nasceu em 1895 e três anos depois, mais precisamente em 1898 nascia sua filha Jeanna-Louise.

Em Java, Margaretha estudou as tradições indianas e aprofundou-se nos textos budistas. A dança também tomava seu tempo nessa época, estudou muito sobre o tema. Mas mal ela sabia, que a segunda tragédia de sua vida, (pois a primeira foi a morte de sua mãe) estaria muito próxima de acontecer.

Seu filho, Norman de apenas 3 aninhos de idade, morreu envenenado misteriosamente. O casamento já não ia bem e Margaretha sofria dezenas de agressões constantemente do marido, que havia se tornado um alcoólatra.

Margaretha e Rudolf no dia do casamento

Até que no dia 30 de Agosto de 1902, eles finalmente se separam e McLeod abandona de vez a sua família. Margaretha precisava sobreviver com sua filha. Tem a idéia de vender alguns objetos para levantar dinheiro e vai morar na casa de uma tia. Durante uma visita do pai, Jeanne, sua filha é levada com ele.

Em 1903, ela muda-se para Paris, aonde começa a trabalhar em um circo e em pouquíssimo tempo se torna uma dançarina profissional de dança indiana. Foi aí que adotou o nome Mata Hari, que significa "sol em malay", mas se traduzirmos ao pé da letra, seu nome seria algo do tipo, Olho do Dia.

Não demorou muito para ela se tornar famosa entre a elite européia e era vista como uma dançarina exótica. Era vez e outra convidada, para se apresentar em festas luxuosas em mansões de pessoas muito ricas. Suas roupas, eram tão exóticas, quanto a sua dança, com biquínis bordados com joias, ornamentos nos braços e na cabeça e uma espécie de seda transparente que cobria seu corpo parcialmente nu.

Vejam a roupa dela como descrevi acima...

Fotos ousadas

E poses idem

Apesar de não ser nativa das Índias Holandesas, ela gostava de ser reconhecida, como tendo nascido nesse local.

Ela fazia strip-tease em suas apresentações, talvez uma das mulheres mais famosas que já praticaram essa arte.

Em 1905, mudou-se para um hotel em Neuilly, que foi oferecido à ela, por um industrial que tinha muito dinheiro e que cobria ela de mimos. No dia 13 de Março, desse mesmo ano, ela estreou no Musée Guimet e em 1906, seu divórcio foi finalmente oficializado. Teve uma carreira de muito sucesso, mais em 1912, sua carreira já não ia tão bem. Em 1914, se apresentou no maior cassino de Berlim. Voltou para a Holanda, para viver em Amsterdã, de maneira mais discreta, em meio a Primeira Guerra Mundial.

Antes de voltar para Amsterdã, conheceu o chefe da policia local que a contactou com um homem-chave. Eugen Kraemer, consul alemão em Amsterdã e chefe da inteligência alemã.

Nessa volta a Holanda, ela já não se sentiu tão nova, para dançar e aceitou que Kraemer pagasse duas dívidas, em troca, ela lhe passaria informações. Foi aí que se tornou H-21, a mão direita das Forças Prussianas. Voltou para Paris na França e lá conheceu o capitão George Ladoux, oficial da contra-espionagem francesa. Esse homem a usou para obter informações do lado inimigo, ele não confiava nela, mas não deixou que ela notasse, com o objetivo de tentar arrancar alguma informação dela.

Em 1916, ela se apaixonou por Vadim Maslov. Vadim era muito novo, tinha apenas 23 anos, russo, era um jovem oficial. Mas em pouco tempo, o rapaz perde uma das visões em uma batalha e foi aí que Mata Hari decidiu pedir ajuda as autoridades francesas que eram lideradas pelo Capitão Ladoux. Ela precisava conseguir um visto especial de trânsito em guerra, que era necessário para que ela pudesse visitar o seu amado no hospital de campanha. E foi nessa ocasião que ela aceitou o pedido feito por Ladoux para espionar pela República Francesa o embaixador alemão em Paris. Muitos dizem que isso na verdade, foi apenas uma armadilha, que Ladoux fez, para que ela fosse pega.

No dia 13 de Fevereiro de 1917, Mata Hari foi presa. Ela estava no hotel Elysèe Palace em Paris, quando as autoridades francesas capturaram-na. Mas antes que os oficiais a levassem algemada, ela pediu para que pudesse tomar um banho e trocar de roupa. Depois de alguns minutos, Mata Hari volta completamente nua e repartindo chocolates a seus captores com usando um capacete prussiano, que um de seus amantes alemães, havia te dado anos atrás. Não adiantou muito, foi acusada por espionagem, por ser uma agente dupla para a Alemanha e a principal responsável pela morte de diversos soldados.

Ela teria sido levada para Prisão de Mulheres de Saint-Lazane e interrogada durante meses. Nada foi provado contra ela. Fora descoberto um pagamento de 20 mil francos por um agente alemão.

Prisão Saint Lazane em Paris - França

Em 24 de Julho de 1917 ela foi julgada, um julgamento muito controverso, aonde foram ditas muitas mentiras sobre ela, para que na balança do que era a favor e contra, o contra pesasse mais contra ela. Certa vez, ela teria dito: "-Rameira sim, mais traidora, jamais!".

A pena que lhe foi concedida, fora a pena de morte, por fuzilamento.

No dia 15 de Outubro de 1917, o pelotão de fuzilamento de Vincennes, foi escalado para matar Mata Hari.

Henry Wales, um reporter britânico cobriu todo o dia da execução de Mata Hari. Segundo ele, ela teria feito um último apelo ao Clérigo, para a presidência francesa e estava ansiosa pela resposta. O padre Arbaux, acompanhado por duas irmãs de caridade, a capitã Bourchadon e Maitre Clunet, sua advogada, entraram na cela, aonde ela dormia um sono calmo e tranquilo. As irmãs a sacudiram com cuidado e disseram: Sua hora chegou. Posso escrever duas cartas? Teria pedido ela.

Ela rapidamente escreveu as duas cartas e entregou para o seu advogado. Vestiu meias sujas, de seda e colocou seus sapatos. Depois amarrou fitas de seda, ao redor dos seus seios.

Levantou-se, pegou o longo manto de veludo negro, colocou o manto sobre o pesado quimono, que usava por cima da camisola.

Com seus cabelos enrolados em uma trança, colocou um grande chapéu de feltro preto, com uma fita de seda preta em forma de arco. Colocou um par de luvas de pelica e disse: -Estou pronta.

Foi até o carro, que andou pela cidade ainda solitária, afinal eram 5:30 da manhã e mal tinha aparecido a claridade ainda.

Ao atravessar Paris, o carro entrou no local de execução, Caserne de Vincennes, que era o quartel do antigo forte que os alemães invadiram em 1870. Mata Hari desceu por último, os soldados estavam a postos.

Atrás do local aonde Mata Hari seria alvejada, ficava um monte de terra, que absorveria as balas que passassem por ela.

Enquanto o padre falava com ela, pela última vez, um oficial francês chegou com um pano branco. A venda, ele teria sussurrado para as freiras, que estavam próximas e uma delas, entregou a venda a Mata Hari. Eu devo usar isso?, perguntou ela, fitando os olhos no pano. Maitre Clunet virou-se para o oficial com cara de interrogação e o oficial disse: -Se a madame prefere, não faz diferença e logo depois disso, afastou-se rapidamente.

Olhando fixamente para os seus executores, ela testemunhou as freiras e o padre, se afastarem. O escritor inglês, disse que o oficial maior olhava para seus soldados, como um falcão, observando com certo alívio que aquilo, não duraria muito e em pouco tempo soltou o primeiro comando para tomarem posição. Segundo o repórter, ela não mexia um músculo sequer do corpo.

A ordem teria sido data, os tiros disparados e ela caiu devagar, inerte, ela ficou de joelhos, cabeça erguida sempre e sem a menor mudança de expressão no rosto. Segundos depois ela caiu para trás, curvando-se a cintura com as pernas dobradas debaixo dela. Ficou ali, deitada imóvel com o rosto para o céu. Um oficial não comissionado, que acompanhava o tenente apontou um revólver para a têmpora esquerda de Mata Hari e alvejou, para ter certeza total de que ela estaria morta, nem precisava, um dos soldados já havia atingido seu coração.

Abaixo duas das três fotos que encontrei na internet, sobre esse dia triste. A terceira foto que mostra ela morta, eu não tive coragem de postar aqui no blog. Se quiserem, procurem na internet, é fácil encontrar.

Triste momento

Execução


Eram 12 soldados que constituíam o pelotão, mas apenas 4 dos 12, atingiram Mata Hari. 4 tiros, sendo 2 em suas pernas e dois em seu peito, e um deles no seu coração, lhe causando morte instantânea.

A versão que é repetida a exaustão por diversos historiadores e escritores é que no momento que normalmente o condenado, tem os olhos cobertos por uma venda, foi recusado por Mata Hari, que quis olhar diretamente para seus algozes como dito acima.. No momento em que ia ser iniciada a ação dos tiros, ela teria surpreendido à todos e num gesto de muita frieza, mandou um beijo para o pelotão, segundos antes de ser alvejada.

Existe uma versão que diz, que além do beijo, ela teria se despido da túnica negra que vestia, ficando completamente nua, antes que os tiros começassem a atingí-la.

Seu corpo foi dissecado e usado para aulas de anatomia, dos alunos da Faculdade de Medicina Francesa. Mesmo procedimento que foi feito para outros executados na época. Sua cabeça teria sido embalsamada e guardada no Museu de Criminosos da França até 1958. Nesse mesmo ano, um admirador, teria sumido com a peça que até hoje, ninguém sabe aonde foi parar.

CINEMA

Em 1931, ela teve seus últimos dias de vida, contados pela sétima arte. Nada mais, nada menos do que Greta Garbo, a interpretou.

Greta Garbo como Mata Hari

Em 1985, Sylvia Kristel, a interpretou também:

Cartaz do filme de 1985


Em 2016, foi produzida em Portugal, uma série com atores famosos, como Rutger Hauer, Christopher Lambert e Gerard Departdieu, que conta a história de Mata Hari. A atriz que a interpretou, se chama: Vahina Giocante. A atriz ficou conhecida por atuar nos filmes 99 francs e Entre as Pernas de Lila.




Na série, são mostrados os últimos 15 anos da Mata Hari. Dennis Berry, realizador norte-americano radicado francês disse: "-sempre quis mostrar uma história mais lírica sobre os últimos 15 anos de Mata Hari e causar fortes emoções. Além disso, quero mostrar também como foi aquele momento incrível e bizarro que o mundo conheceu como belle epoqué".

Também em 2016, Paulo Coelho lançou um livro, contando a história de Mata Hari, em primeira pessoa. O livro se chama: A Espiã.

Livro de Paulo Coelho sobre Mata Hari


MAIS FOTOS DE MATA HARI

Mata Hari

Mata Hari

Bem ousada para a época

Existe a foto sem tarja na internet

Existe um rumor de que os arquivos que contem documentos, sobre todo o processo de Mata Hari, serão divulgados ao público. Pode até ser que já foram, porque isso estava programado para acontecer em 2017 e já estamos em 2019.

Referências:

https://www.ebiografia.com/mata_hari/
Wikipedia
http://portugal-mundo.blogspot.com
https://veja.abril.com.br
IMDB
Filmow.com
https://www.gazetadopovo.com.br/
https://www.agefotostock.com/
Bonjour Paris









































































Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE