CIRCO DA MORTE (CARNY)


CIRCO DA MORTE (CARNY - 1980) 




Ontem vi um filme de 1980, que tinha tudo para ser muito bom, mas falhou justamente no fim. Mas nem por isso, pode ser desprezado.

O filme conta a história de algumas pessoas que viajam de uma cidade para outra, com um parque de diversões circense.

O gerente do parque é Robbie Robertson que fez mais sucesso como músico do que como ator. Ele é um cara malandro, que ganha as pessoas de cada cidade por onde o circo passa com muita propina e muita lábia.

Robbie Robertson é Patch (gerente do parque)

Em muitas situações ele se finge de visitante do circo, para incentivar o consumo do parque.

Do outro lado, temos um palhaço, vivido pelo ator Gary Busey, que cá para nós, é feio demais. O homem feio!!! rsssss

E ele, conquista a bela Donna, vivida por Jodie Foster. Donna aparece no filme com seu namorado, Mickey, vivido por Craig Wasson. Mickey surge no filme nervoso, aqueles típicos namorados brigões, ciumento e que cobra atenção da namorada.

Gary Busey

Ao chegar na barraca aonde Frankie, vivido por Gary Busey, que faz um palhaço que provoca as pessoas de dentro de uma jaula, enquanto as pessoas tentam derrubá-lo jogando uma bola, num ativador que irá virar o banco aonde está sentado, fazendo-o cair na água.

Donna (Jodie Foster)

Ao chegar nessa barraca, o gerente do parque incentiva Mickey a jogar a bola para derrubar seu amigo, o palhaço Frankie. Mas a cada jogada sem sucesso, Mickey vai ficando mais nervoso e quanto mais ele erra, mas o palhaço o provoca.

Donna e Mickey (Craig Wasson)

E estranhamente, a sua namorada, a bela Donna, fica olhando para aquela situação e dá algumas risadas. O que irrita ainda mais Mickey. Enquanto Mickey saí por um instante, ela senta e pede um hambúrguer e Frankie chega e começa com aquele papinho furado que muito malandro joga em cima de menina nova.

Ela gosta do jeito meio atrapalhado e cheio de querer adivinhar as coisas do feioso Frankie.

Para a surpresa dele, no dia seguinte a menina vem revê-lo e em pouco tempo, ela se entrega para Frankie sem o menor pudor. Para os espectadores, fica aquela surpresa, uma menia linda, loirinha, rosto perfeito, como poderia trocar o namorado, que aparentemente tem uma boa condição financeira, para ficar com um cara com pouco dinheiro e que ainda se veste de palhaço?

Dias depois, ela vai embora com todo mundo do parque para outra cidade e abandona seu emprego de garçonete e consequentemente seu namorado. O filme não mostra a reação do namorado, o que ao meu ver, foi uma grande falha.


Carny


Aí que começa o problema. Patch, que é o gerente, começa a se incomodar com a presença da menina e ainda mais por achar que ela possa ser de menor.

O tempo vai passando e ele vai tentando cada vez mais convencer o amigo Frankie a deixá-la para trás, ainda mais depois de saber que ela não tem mãe. Mas Frankie está gostando dela. E até dá sinais de que não quer mais aquela vida de ficar com mulheres em cada cidade que passam.

Em uma das cidades por onde passam, Patch tenta apresentar duas gêmeas para Frankie, mas ele recusa.

Patch segue falando no ouvido de Frankie e força a barra para que ele desista dela.

Até que Donna tem a ideia de ser mais útil e se coloca a disposição para dançar junto com as outras mulheres do parque, em um trailer, que elas fazem uma espécie de dança sensual, seguida de strip-tease. O que Donna não tinha noção é de que teria que tirar a roupa e quando chega a hora de ela fazer isso, ela treme na base e para piorar, os homens a agarram, derrubam ela e uma confusão é formada.

Donna na dança sensual


Para piorar o parque é ameaçado por um homem muito poderoso, que domina o entretenimento da cidade aonde eles estão instalados e começa a chantagear Patch. O homem se mostra alguém da pesada e Patch a principio paga para ver, mas em pouco tempo ele vê que o parque está ameaçado pela truculência do homem.


Daí para frente, o filme toma outro rumo que era inevitável, mas ao mesmo tempo poderia ser melhor tratado pelo diretor.

Vale por podermos ver a bela Jodie Foster na flor da idade e alguns outros bons atores. Gosto muito da maneira como Frankie trata Patch, com muito respeito e até quando pega Donna transando com Patch, Frankie não briga com ele. Vemos que ele é uma pessoa de bom coração, mas uma pessoa que depende muito do outro, parece que Frankie não consegue fazer nada, sem que tenha ajuda de Patch que o trata como uma criança.

Para quem gosta de filmes antigos e principalmente anos 70 e 80, como eu gosto, é interessante ver a disposição do parque, o comportamento das pessoas, o jeito como as pessoas vão de civilizados para verdadeiros animais em poucos segundos. De terror, tem quase nada, o título do filme, não combina em nada com o que o filme apresenta.

O lobo e a ovelha

A cena acima, é um pouco tensa, um homem totalmente repugnante, tenta estuprar Donna, que topa ajudar o parque, mesmo quando estava decidida a ir embora e se arrisca nesse jogo sensual, para de alguma forma, retribuir a forma como o parque a recebeu.

O filme termina meio que do nada, sem muitas surpresas. Para você que gosta da atriz Jodie Foster ou que gosta de um filme antigo, vale muito apena ver.

Nota: 6.5.
















Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA