DICAS DE FILMES

 DICAS DE FILMES

cena de Old Boy de 2013

Fala galera, vou dar 3 dicas de filmes, consequentemente, os último 3 filmes que vi recentemente. São dois filmes de terror e um de ação. Todos, vocês podem encontrar facilmente no You Tube.

O primeiro dele é do ano de 2015 e dirigido por Can Evrenol, numa produção entre Turquia e Estados Unidos.

O nome do filme: Baskin.

BASKIN (2015)


O filme conta a história de alguns policiais que estão em um bar, comendo e jogando conversa fora, eles já  estão em fim de turno e são acionados para atenderem uma chamada da central.

Mas pouco antes de chegarem ao local do acontecido, eles sofrem um acidente e a van aonde estavam, caí em um rio a beira da estrada. A partir daí uma série de acontecimentos estranhos começam à acontecer.

Com certeza da lista que vou apresentar à vocês, esse é o que mais me chamou atenção. Primeiro por não ter atores norte-americanos. Pelo que percebemos todos são turcos, o clima do filme é pesado e envolvente.



Adoro filmes que se passam em sua maioria à noite e ainda o clima de mistério e as revelações que vão sendo feitas ao longo da história, nos fazem ainda ficarmos mais interessados. O final deixa muitas dúvidas, agradou à muitos, desagradou à outro tanto de acordo com críticas que li na internet, mas enfim, não é um filme qualquer e só por isso já vale apena. Então se gosta de um bom filme de terror, veja.

Outra coisa que me agrada é ver filmes com essa narrativa, com atores desconhecidos e aqui todos os atores são muito bons e fazem bem cada um o seu papel. Os diálogos são em alguns momentos até um pouco longos, mas tudo dentro de um contexto. O filme é visceral e as cenas de violência, são impactantes.

Muitas perguntas ficam depois de assistirmos Baskin, mas só o fato de não ser clichê e não imitar outro filme, já faz dele, um filme que merece nossa atenção.  

Outro destaque, fica por conta do líder das estranhas criaturas Mehmet Cerrahoglu. O cara é aquele tipo sábio, frio, calculista e muito, muito, mais muito mal!!! Vocês também ficarão com raiva dele.

O diretor Can Evrenol que tem aqui seu primeiro longa, atua como roteirista do filme também. Além desse, ele dirige Housewife de 2017 e The Field Guide To Evil de 2018.

Bom, vamos para o próximo!!!


OLD BOY (2013)

A versão original desse filme, já entrou em algumas listas de filmes mais violentos de todos os tempos. Mas infelizmente eu assisti primeiro a versão norte-americana. Ele na verdade é um remake do filme de 2003, filme sul-coreano que foi muito elogiado pela crítica.

O filme norte-americano conta a história de Joe Doucett, um executivo que após uma tentativa frustrada de negócio, caí de cabeça na bebida e é intoxicado por uma misteriosa oriental usando um guarda-chuva amarelo. Ele acorda num espécie de quarto de hotel, num primeiro momento ele pensa ter levado a mulher para a cama, mas em pouco tempo ele percebe que entrou numa cilada. O quarto o mantém preso e a única movimentação que ele vê é alguém entregando comida por debaixo da porta.


Mas depois de longos 20 anos, ele é solto e saí em busca de respostas de porque ficou preso todo e esse tempo.

O filme apesar dos seus 104 minutos, tem um bom ritmo e o diretor Spike Lee consegue prender o espectador. Quem viu o original sul-coreano, diz que a versão original é infinitamente superior, mas a versão norte-americana é fiel ao primeiro pelo que apurei. Destaque para a bela Elisabeth Olsen, que por horas pensamos que ela é uma aliada do protagonista, depois pensamos que não é aliada, depois ficamos na dúvida se ela é ou não uma pessoa que pode ajudá-lo, até o desfecho final.

O ator Josh Brolin passa por diversas transformações no filme. Vemos ele um cara gordo, relaxado no começo, depois acabado pelo tempo de reclusão, depois cabeludo, barbudo desleixado novamente e por fim, um cara já renovado, em forma e disposto à se vingar de maneira cirúrgica.

Samuel L. Jackson, o cara que trava o Wikipedia quando vamos procurar a filmografia dele, tem boa atuação, mas não é principal vilão da história.

(Chinese Woman)

Gostei também da presença da Jung Tan, o braço direito do vilão.



VIOLÊNCIA GRATUITA (2007)




Funny Games de 2007, também é um remake de um filme austríaco de 1997. Esse sim, é um cópia exatamente fiel do original inclusive dirigida pelo mesmo diretor Michael Haneke.

O filme conta a história de uma família que vai viajar para uma casa de campo e logo ao chegar estranha o comportamento dos vizinhos (amigos) que já conhecem há muito tempo.

A mãe da família é uma atriz que gosto bastante, Naomi Watts que interpreta Ann. Além do filme O Chamado de 2002, ela já atuou em outros filmes de grande repercussão como: 21 Gramas de 2003, The Impossible de 2012 (sim, aquele do tsunami), O Chamado 2 de 2005, o premiado Birdman de 2014 entre outros.


A história do filme já dá para sacar logo no começo. Dois jovens de boa aparência, vestindo roupa de jogadores de golf e extremamente educados, pedem ovos emprestados a Ann. Até aí tudo bem, o problema se dá é quando eles não querem mais sair da casa da família e nem a presença do marido de Ann, George, vivido por Tim Roth os pedem para sairem, eles se recusam. A partir daí é um show de violência, com diversos abusos por parte dos jovens, que fazem a família sofrer mals bocados.

Michael Pitt

O filme não é explícito, em muitas cenas violentas dá a entender apenas o que aconteceu e não mostra literalmente o que de fato aconteceu naquele momento. Mesmo eu não gostando do resultado final, tenho que reconhecer que é um filme tenso e que incomoda a gente. Os vilões são irritantes e a gente chega a ter vontade de entrar na história só para enfiar uma faca neles, de tão ruins que eles são com a pobre família. Mais uma vez, quem assistiu ao filme original, diz que o original é melhor, mas há quem diga que o norte-americano não deixa nada a dever para o antigo, até mesmo porque o diretor procurou copiar até os mesmos enquadramentos de cena do antigo no novo. Os atores desse filme de 2007 são muito bons, como disse anteriormente, principalmente os vilões, são bem convincentes e a atuação de Naomi, mais uma vez, é o ponto alto do filme.

Agora tem um comportamento dela, que não consegui engolir no filme. Se você que acessa o blog, assistir o filme comenta aqui para vermos se nossos pensamentos batem.


Notas dos filmes respectivamente: 7.0, 6.0, 6.0. 

Até a próxima!!!






























Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA